terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma ideia que nasceu nas ruas

Caros amigos do Brasil,



Muitos disseram que nunca conseguiríamos aprovar a Ficha Limpa, mas provamos a todos que eles estavam errados. Agora, temos uma chance de terminar o trabalho que começamos e aprovar uma nova reforma proposta pelo movimento. Uma proposta que tiraria o dinheiro das empresas da nossa política e daria aos eleitores mais voz sobre o rumo da nossa democracia. Temos dois dias para expressar nosso apoio a plenos pulmões. Assine agora e compartilhe com todos

Assine a petição

Há não muito tempo atrás, assistimos a história sendo escrita de forma viva, pulsante e enérgica em nossas ruas. Agora, se agirmos rápido, de forma inteligente e juntos, poderemos transformar essa explosão de revolta em todo o país em uma reforma eleitoral verdadeira e profunda, limpando o sistema mercantilista de nossas eleições para sempre. O momento é agora

Todos sabemos porque as ruas estavam pegando fogo: estádios caríssimos ao lado de escolas e hospitais caindo aos pedaços, altos impostos, alto custo de vida, corrupção desenfreada e políticos que, após nos implorar por votos, desaparecem e só dão as caras na próxima eleição. A corrupção que vemos em todo o Brasil está escritos no DNA dos nossos sistemas político e eleitoral. Mas essa semana, um ousado projeto de reforma eleitoral para acabar com a corrupção e dar um novo começo à nossa democracia está fazendo barulho. E a comunidade brasileira da Avaaz – já somos quase 5 milhões! – pode desempenhar um papel principal no andamento da proposta. 


Já fizemos isso antes – quando milhões de nós se uniram pela Ficha Limpa, que dificultou a vida de corruptos tentando chegar a cargos importantes. E agora nós podemos fazer de novo – dando todo o nosso apoio à proposta “Eleições Limpas”, que pode mudar as regras do jogo. 

Use alguns minutos para escrever a história do Brasil que todos queremos, e assine a petição pedindo ao Congresso que acolha essas medidas para acabar com a corrupção e melhorar nossa democracia. Em apenas dois dias, nossos parceiros irão lançar a campanha “Eleições Limpas” com cem deputados no Congresso – assine agora e compartilhe com todo mundo que você conhece


Os brasileiros nas ruas de norte a sul estão exigindo uma democracia mais representativa e participativa, que leve em conta nossas necessidades básicas e as preocupações do povo. A proposta "Eleições Limpas" dá ao povo mais poder para decidir o rumo das nossas eleições desta forma:

    1. Votar em uma ideia, não em uma personalidade. Atualmente, a maioria dos nossos poíticos não são eleitos por causa de suas ideias, mas porque eles têm fama e um nome reconhecido. Um exemplo é o Tiririca, que recebeu mais de 1 milhão de votos usando o bordão "Pior do que tá não fica!". Um novo sistema organizaria as eleições em duas rodadas de votação: primeiro votaríamos em programas e políticas específicas, e depois nos candidatos. Dessa maneira, os partidos serão obrigados a atrair os eleitores com a força de suas ideias, e não com o uso de celebridades ou artimanhas da propaganda eleitoral. 

    2. Eleições Realmente Populares. No sistema de hoje, os mais ricos e os mais poderosos geralmente conseguem aprovar as leis que querem, porque financiam as campanhas políticas e, em retorno, são beneficiados com políticas e contratos que enchem seus próprios bolsos. O financiamento público de campanhas e o financiamento por pequenas doações feitas por pessoas físicas vai permitir que os candidatos honestos entrem na jogada e participem da corrida eleitoral sem precisar andar de mãos dadas com ricos financiadores. Vamos imaginar por um momento: e se nossos representantes prestassem contas a quem os elegeu e não aos ricos doadores de sua campanha? 

    3. Liberdade de Expressão. Quando se trata de eleições, o Brasil do século XXI possui leis restritivas do século passado que limitam a nossa liberdade de expressão em momentos importantes antes das eleições de fato, e que permitem, por exemplo, multar jornalistas, blogueiros ou críticos que escrevem qualquer coisa que potencialmente "ofenda a dignidade ou a honra" dos candidatos! Nossa democracia ainda jovem precisa de MAIS discussão política, não menos, e as pessoas que participam da corrida eleitoral por um cargo público para nos representar devem abraçar essas questões e ouvir a opinião do seu eleitorado.

Precisamos agir rápido e dar a este projeto uma chance. Os interessados em manter o status quo estão mais do que felizes em desviar nossa atenção com “reformas” ruins, mas se nós lutarmos por uma reforma profunda, podemos direcionar a mesma energia das ruas para uma reforma real e tangível. Vamos todos assinar e compartilhar esta campanha e, na quarta-feira, mostrar aos deputados o que entendemos como verdadeira reforma. Cada assinatura que coletarmos será contabilizada como uma das assinaturas necessárias para apresentar a proposta como uma lei de iniciativa popular no Congresso


A história está caminhando rápido em nosso enorme país: um lugar bonito, confuso e diversificado. O trabalho necessário para fazer dele um lugar melhor, mais igual e mais justo não será fácil. Mas a comunidade da Avaaz já enfrentou desafios grandes em todo o mundo e sabe que uma vitória não é algo fora do nosso alcance. Juntos, vamos trazer o nosso país para um novo século e uma nova democracia. 

Com esperança e determinação, 

Equipe da Avaaz

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009