(Toni Reis - Presidente da ABGLT) NOME SOCIAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NA BAHIA - ABGLT PARABENIZA O SECRETARIO VALMIR ASSUNÇÃO
A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 220 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste sentido vimos parabenizar o Secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do Estado da Bahia, Valmir Assunção, pela instituição da Portaria N° 220 de 27 de Novembro de 2009, que prevê o uso do nome social de Travestis e Transexuais no âmbito dos serviços do Sistema Único de Assistência Social prestados por esta Secretaria.
O uso do nome social para Travestis e Transexuais é hoje uma das principais bandeiras do Movimento LGBT Brasileiro, pois visa incluir cidadãs e cidadãos que historicamente foram colocados à margem na nossa sociedade e invisibilizados tanto pela população quanto pelo Estado.
Entendemos que o direito à livre orientação sexual e identidade de gênero é inalienável e que aqueles que lutam por este direito precisam ter como resposta um Estado atuante na perspectiva da garantia e universalização destes direitos a todas e todos.
É valorizando os direitos já alcançados e tendo esperança que outros tão importantes avanços ainda virão, que vemos, hoje, esta conquista como um passo a mais na promoção dos direitos da nossa população, mostrando como é importante reconhecer e respeitar as diferenças dentro da construção de uma sociedade mais democrática, igualitária e justa para todas e todos.
A ABGLT luta para garantir que as vozes de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, assim como de seus defensores, sejam sempre ouvidas e respeitadas, pois acreditamos que só assim poderemos garantir efetivamente a construção de uma sociedade em que a dignidade, a justiça e a felicidade sejam vistas como um direito que todas e todos temos.
Atenciosamente,
Toni Reis
Presidente da ABGLT