Após toda uma manhã de trabalho na STVBrasil, recebo a visita de um trabalhador em educação que nos procura para tirar algumas dúvidas.
Ele(a) afirma que tiveram uma reunião com o sindicato e que duas perguntas foram suscitadas durante o evento e que, para tais, a resposta caiu como uma pá de areia nos ânimos da categoria.
Segundo o(a) nosso(a) trabalhador(a), alguém perguntou aos representantes do sindicato o porque das escolas públicas estarem literalmente caindo aos pedaços. A resposta foi pronta: "A prefeitura não tem dinheiro para resolver esses problemas."
Ora, minha irmã e meu irmão leitores, nunca jamais na história desse país se viu um sindicato defender governo. Salvo, quando há algum nível de comprometimento do pseudo-sindicato com os governantes e isso é sinal de que está tudo errado. Sindicato é espaço de luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora e nunca o contrário. Esta conduta ofende e avilta os direitos daqueles que tiram de seus minguados salários altas quantias anuais para sustentar verdadeiras hordas de oportunistas.
A segunda pergunta feita foi sobre o pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores, pago pela prefeitura em 2011, e que, segundo informações algumas pessoas receberam com erro para menos. Diante da questão, segundo a nossa fonte, a resposta do sindicato foi que umas pessoas receberam a menos e outras receberam a mais. E que o sindicato não iria fazer nada, sob a argumentação de se o sindicato viesse a acionar a justiça para cobrar os valores de quem recebeu a menos, quem recebeu a mais teria que devolver os valores recebidos.
A resposta é inexorável. Não convence e não há o menor teor de verdade neste posicionamento. De acordo com a CLT, cabe ao sindicato o dever de representar os interesses gerais da categoria ou individuais dos associados relativos a atividade ou profissão exercida. Mas, em sendo verdade as afirmações que nos chegam, o que estamos vendo é o retrocesso, a inversão dos papéis em prejuízo da grande maioria da classe trabalhadora.
Trabalhadores e trabalhadoras mipibuenses, orai e vigiai, posto que o inimigo está entre nós.
.
..