Sociedade Terra Viva vai pedir revisão do Plano Diretor de São José de Mipibu.
Técnicos da STVBrasil estão estudando o Plano Diretor de São José de Mipibu, onde já foram constatadas necessidades de alterações e que serão encaminhadas à Câmara dos Vereadores para que procedam as devidas alterações através de revisão, conforme previsão legal disposta no Estatuto das Cidades.
De acordo com a Diretora Executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, existem alguns equívocos no texto do Plano Diretor, lei 06/2007, aprovada em 2007 e que até hoje carece de regulamentação e outras providências.
De acordo com o estudo, que está sendo coordenado pelo Sociólogo e Antropólogo Perceval Carvalho, exemplo disso pode ser apontada a indicação da área da Mata da Bica, remanescente de Mata Atlântica que conta com proteção prevista de Lei Federal, como área de interesse turístico, quando deveria estar inserida no Plano Diretor como área de interesse ambiental, em razão de sua importância para a vida do Povo Mipibuense e para as gerações futoras.
É preciso entender que a Mata da Bica tem a função de garantir a boa agua que alimenta o Rio Mipibu em sua nascente e consequentemente garantir também a agua que abastece toda a cidade. Não há como dissociar o binômio Mata da Bica/Rio Mipibu. Pois um seu a outra não sobrevive e vice-versa. E é com esta preocupação e registrando várias outras observações importantes a serem promovidas através de uma revisão no Plano Diretor de Mipibu que a STVBrasil vai pedir à Câmara dos Vereadores que promova a devida revisão para corrigir esta e outras observações ensejadas pelo estudo que está sendo feito.
HISTÓRICO
Apesar de ter disponibilizado espaço e pessoal para assessorar e colabora gratuitamente com a construção do Plano Diretor de Mipibu, a STVBrasil foi alijada do processo pelo governo local que preferiu pagar uma empresa de fora da cidade para construir um instrumento importantíssimo para a vida e o futuro de todo o Povo mipibuense.
Talvez esse seja o preço necessário para que não venhamos a repetir tais atitudes e que, definitivamente, entendamos que temos mipibuenses capazes.
De toda sorte, assim como o foi na fase de elaboração do Plano Diretor e como já é público e notório junto a comunidade, a STVBrasil vai continuar fazendo o seu trabalho voluntário em defesa do melhor para o Povo de São José de Mipibu e ajudando gratuitamente todas as oportunidades que se fizerem necessárias e que for permitido.
essa diferença entre ambiental para turística,como sempre deve ser para beneficiar alguém!
ResponderExcluir