Por Fran Moura
Hoje acordei com o senso crítico aguçado e meio pesarosa pela situação da nossa querida cidade de Mipibu, é com profunda tristeza que vejo o momento atual. Temos visto portas importantes se fechando para o povo de nossa humilde aldeia. Quando somos obrigados a engolirmos a seco os abusos de poder, onde pessoas contratadas para nos servir se acham donos do cargo que ocupam e chegam a impor “normas” sem fundamentos. Penso que daqui a um ano, mais precisamente no mês de janeiro de 2012, veremos muito “cão de guarda” dando “o pulo do gato”, ou seja, quando o barco estiver afundando definitivamente pularão fora do barco, pois a gestão atual, com certeza afundará igualmente o Titanic e apenas os gatos sobreviverão. E aí os políticos de direita e de esquerda se fundirão, formando um eixo doutrinal, mas esperamos que os eleitores se conscientizem que a maioria dos políticos são farinha do mesmo saco. Desde já podemos definir o caráter político de alguns falsos representantes do povo. Quando para muitos o viver bem é mais importante que o bem comum. Há em Mipibu políticos e assessores, que visam apenas cuidar do seu bolso e quanto às promessas de campanha, essas caem no esquecimento. Pessoas que outrora eram cheias de ideais e se diziam de esquerda hoje comungam com os opressores dos mais humildes, chegando às vezes a exacerbarem na bajulação, pessoas que deram e darão o verdadeiro “pulo do gato”.
Sabemos que os bens materiais são importantes, mas que pode ser usado em favor da coletividade e que não podemos aceitar que alguns tenham muito em detrimento da miséria de outros. Que alguns poucos enriqueçam ilicitamente (surrupiando o erário público).
Para poder escapar do sofrimento, assim como, Milan Kundera em sua obra “A insustentável leveza do ser”, eu busco refúgio no futuro. Assim minha dor em ver esta terra sendo devastada pela oligarquia local é minimizada, quando sonho em ver um dia a justiça social reinar nesta aldeia.
Há algum tempo li na Rerum Novarum (das coisas novas) do Papa Leão XIII que debate as condições das classes trabalhadoras e apoiava a formação de entidades sindicais, esse documento devia ser lido por todos e servir como fonte de inspiração para uma verdadeira democracia. Que esta doutrina influencie todos os cidadãos a repensarem sua conduta em relação ao próximo, se alguém ao menos ler algumas linhas verá que o pensamento Leão XIII pode ser aplicado na atualidade.
Para mim o que importa é “conhecer a realidade e desmascarar a alienação em todas as formas santas e não santas (sociais, políticas e econômicas)”.
Aqui fico imaginando como a novela “O Pulo do Gato”, exibida em 1978 e que reprisada na política local em 2012.
Parece que ja tou vendo a vereadora de Japecanga, a vereadora de cargos dos hospitais, o vereador do calçamento de Taborda, a vereadora das Laranjas e o Vereador JAMAIS AQUI.
ResponderExcluirTUDIM QUERENDO DESCER A LADEIRA.
E HAJA RAÇÃO PARA TANTOS GATOS...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
lÁ EM BAIXO NÃO TEM LUGAR PRA ESSE POVO NÃO , LÁ JÁ ESTÁ OCUPADO COM O POVO SOFRIDO DE SJM, O POVO Q NÃO TEM SÁUDE, O POVO Q NÃO TEM VEZ, E NÓS VAMOS DAR A RESPOSTA EM 2012, NÃO ADIANTA VIM CANDIDATO DE SP OU DE NATAL, COM CHIADOS E QUERENDO APARECER NÃO O POVO QUER UM AUTÊNTICO DAQUI, E NÓS JA SABEMOS QUEM É!
ResponderExcluirlindinho espera todos de bracos abertos e sem recentimentos eita homen do coração generoso
ResponderExcluirSERA QUE O POVO VAI VOTAR EM QUEM MANDA CALAR O PROPRIO POVO?
ResponderExcluir