(Por Perceval Carvalho)
O problema das drogas ilícitas em São José de Mipibu não é mais coisa de guetos e de estórias de ouvi dizer. Hoje, já está nas portas das escolas, das casas das famílias e até mesmo dos governos.
Lembro-me bem, quando da implantação do tal CAPS em São José de Mipibu, que lutávamos solitariamente para que aquela unidade de saúde fosse criada com capacidade para oferecer atendimento àqueles e àquelas que, em nossa cidade, já estavam envolvidos com drogas e buscavam ajuda para se libertarem desse pesadelo. Naquela época ouvíamos o governo municipal, em coro com a maioria dos membros vitalícios do conselho sem saúde, alegar que era preciso começar devagar, como se as drogas aqui estivessem chegando também devagarzinho, quiçá, a moda governo das Organizações Ferreira. E por pensar assim, fomos voto vencido naquele arremedo de colegiado.
Todavia, como diz o poeta cubano Pablo Milanes, "A história é como um carro que a muitos transportará. Porém, por cima passará, daqueles que querem negá-la", a história mostrou que São José de Mipibu está muito distante da realidade e que a falta de políticas públicas locais voltadas para o enfrentamento do problema das drogas está fora de controle. Que estas fantasias governamentais, tais como o eterno embrião de projeto que nunca sai do papel e nem mostra resultados eficazes como o PROERD, não vão, sequer, ajudar as famílias que perderam seus filhos para drogas como a maconha, cocaína, ... e a verdadeira epidemia, que avança vertiginosamente sobre todo o Brasil, chamada Crack, a enxugar suas lágrimas.
Desafio a todos e todas que aqui dizem "trabalhar" contra as drogas ao debate sobre os resultados destes supostos "trabalhos". Desafio os especialistas locais a informarem quantos e quantas jovens, efetivamente, foram libertados das drogas e quantos estão em tratamento para tanto?
Mas, quantas lágrimas as nossas famílias já choraram pela perda de tantos filhos e filhas, isso nós sabemos.
A pergunta que O Mipibuense lança e deixa no ar é:
Até quando o Povo Mipibuense suportará viver ante a permanente ameaça dos traficantes e a omissão e incompetência declarada do governo?
A única certeza que temos neste momento é a de que até que esta resposta se apresente teremos que, quase que diariamente, chorar nosso pranto e enterrar os nossos mortos na guerra das drogas.
Falando em coisas ruins do governo, existe Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Meio Ambiente (CONDEPA) em Sao Jose? Qual o representante de Ongs por la?
ResponderExcluirE verdade Perceval,infelizmente a cada dia vimos e ouvimso falar sobre o alastramento de drogas ilícitas no nosso município e as Políticas Públicas não acontecem.
ResponderExcluirSÓ TEMOS QUE PEDIR AO NOSSO PAI CELESTIAL QUE TOQUE NO CORAÇÃO DE QUEM DETÉM O PODER NAS MÃOS PARA CONCRETIZAR AÇÕES DE VERDADE.
agora a pouco houve um tiroteio nas proximidade do municipal,dizem que foi acertos de contas pela morte do jovem assassinado na bica, cadê a nossa segurança e segurança de nossos filhos que vão para as escolas inocentemente para serem tragados pelas drogas e pelos marginas, parece até cenas do rio de janeiro e das cidades grandes!
ResponderExcluir