quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Diálogos sobre a biodiversidade

A STVBrasil, representando a Rede Nacional de ONG da Mata Atlântica, participou do evento nacional DIÁLOGOS SOBRE A BIODIVERSIDADE, série sociedade civil, em Brasília, nos dias 26 e 27 de setembro de 2011.


"A conservação da biodiversidade no Brasil foi tema de debate nos dias 26 e 27 de setembro em Brasília, quando representantes de cerca de 50 organizações da sociedade civil se reuniram para contribuir com a elaboração de uma estratégia nacional de conservação da biodiversidade para 2020.

A redução da poluição, a proteção de áreas terrestres e de águas continentais em unidades de conservação, a redução significativa da taxa de perda de habitats nativos, o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade e a mobilização de recursos financeiros para conservação foram alguns pontos debatidos durante o encontro.


O evento faz parte de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, WWF-Brasil, União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), chamada “Diálogos sobre a Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020”, que visa elaborar de forma participativa um marco legal e plano de ação para garantir a implementação das metas globais de conservação da biodiversidade para 2020 no Brasil.


Tais metas globais, conhecidas como Metas de Aichi, foram acordadas entre 193 países, entre eles o Brasil, em conferência internacional que aconteceu em Nagoia, na província de Aichi (Japão), no ano passado: a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 10 da CDB).

Resultados

Durante dois dias, os representantes das instituições debateram as Metas de Aichi e definiram como elas devem ser adaptadas à realidade brasileira. Em muitos casos, como o da proteção de áreas terrestres e marinhas em unidades de conservação, o setor optou por ir além do determinado pela meta global.

Entre os destaques da reunião, as organizações não-governamentais apontaram aspectos que consideraram fundamentais para a implementação das metas no Brasil, tais como expandir o conhecimento sobre biodiversidade por meio de inclusão do tema em currículos escolares e de cursos universitários, estimular a criação de unidades de conservação municipais, estaduais e privadas, eliminar incentivos lesivos à biodiversidade até 2020, elaborar uma lei de pagamentos por serviços ambientais e instituir compras sustentáveis nas três esferas do governo."
_________________________________________
Fonte: WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e deixe o seu comentário!