Em uma manhã de novembro de 2011, fomos procurados por uma jovem mipibuense quem nos contara que havia trabalhado para uma empresa e que havia meses que não recebia o seu salário mensal. Que mesmo trabalhando diariamente horas excessivas não recebia sequer um salário mínimo e que, apesar de sua dedicação ao trabalho, o tratamento que recebia do seu patrão era sempre com desdém e sobreçarias.
Pois bem, essa jovem nos contou de seus sonhos e planos para o futuro e do seu desejo de ganhar o seu estipêndio e com ele cuidar de suas expensas. Iniciar sua vida de forma digna e como uma cidadã de bem.
Ocorre que, para seu desencanto psicológico e profissional, em um determinado dia, o patrão simplesmente lhe deixou de pagar o minguado salário e sem qualquer motivo aparente lhe dispensara também do trabalho.
Desiludida com a situação a que fora exposta, a jovem nos procurou para pedir ajuda e saber quais eram os seus direitos naquelas circunstâncias e como lutar para que eles fossem assegurados.
Após uma longa conversa e esclarecimentos através da equipe de assessoria jurídica do Centro de Referência em Direitos Humanos da Sociedade Terra Viva, aquela jovem que chegara cheia de dúvidas e sofrendo com o abandono e desrespeito aos seus direitos, agora sorria e seus olhinhos brilhavam cientes de que alí ela encontrara o apoio e a resposta que tanto buscava.
Nesta manhã de quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012, no Tribunal Regional do Trabalho, em Natal, vimos mais uma vez aquele sorriso e o brilho dos olhos daquela jovem reafirmarem a crença na nossa justiça e na luta dos homens e mulheres voluntários que fazem a STVBrasil e que arduamente laboram para que milhares de mipibuenses conheçam a felicidade.
Com um forte e apertado abraço aquela jovem nos agradeceu e nos despedimos. Ela seguiu para São José de Mipibu e nós para mais uma luta em defesa dos direitos de outros tantos e tantas que aguardam uma oportunidade.
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos." (Mateus 5:6)
.
..
Mais uma vez parabéns para todos da STV.
ResponderExcluir