Escola Naval (EN) – Estão previstas 41 vagas para candidatos do sexo masculino e 12 vagas para o sexo feminino (especificamente para o Corpo de Intendentes). Todos os interessados devem preencher requisitos tais como ter 18 anos completos e menos de 23 , ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão, ser brasileiro, solteiro, dentre outros requisitos.
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou Edital para o ingresso de alunos nos Cursos de Graduação da Escola Naval (EN), destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e para o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM). A grande novidade para este ano, é a admissão da primeira turma de Aspirantes femininas no 1º ano da Escola Naval, no Corpo de Intendentes.
Os interessados poderão se inscrever no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013, preferencialmente na página da DEnsM (
www.ingressonamarinha.mar.mil.br
) ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha. Os endereços podem ser consultados no Edital. A taxa é de R$ 20,00.
Os concorrentes serão avaliados por meio de prova escrita objetiva de Matemática, Física, Inglês, Português e Redação (as candidatas para o Corpo de Intendência não realizarão prova de Física). Ainda como parte do Concurso Público, os candidatos passarão por inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos e de dados biográficos.
Os aprovados em todas as etapas do processo estudarão sob regime de internato. O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O Ciclo Escolar realizado pelo aluno na graduação de Aspirante terá a duração de quatro anos letivos, sob regime de internato, para todos os cursos.
Corpo Auxiliar de Praças (CAP) – A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) está com Edital aberto para quem possui curso técnico de Nível Médio. O Concurso Público prevê o preenchimento de 698 vagas para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha do Brasil. As inscrições podem ser realizadas no período de 23 de agosto a 23 de setembro de 2013, através do endereço eletrônico da DEnsM www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em uma das Organizações Militares da Marinha, distribuídas em todo o território nacional. A novidade para este ano é para quem tem curso técnico em marcenaria, com a abertura de 6 vagas.
As outras especialidades são: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado e Telecomunicações.
Entre os requisitos para inscrição estão: ser brasileiro nato, de ambos os sexos, ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade (no primeiro dia do mês de janeiro de 2014), ter concluído o curso técnico de nível médio relativo à especialidade a que concorre e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão, quando existir.
O candidato realizará provas de conhecimentos profissionais e redação e após ser aprovado em todas as etapas do concurso, será matriculado no Curso de Formação como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete. Após a sua aprovação, no curso (com duração de até 17 semanas) será nomeado Cabo do CAP.
Concurso Público para o Quadro Técnico de Praças da Armada (CP-QTPA) – Inscrições abertas, com 80 vagas, para candidatos do sexo masculino que possuam formação em diversas áreas do Ensino Técnico de Nível Médio. Aqueles que ingressarem neste quadro, viverão a experiência única de trabalhar em submarinos.
O candidato terá entre 02 de setembro a 04 de outubro de 2013 para realizar sua inscrição através do sítio eletrônico
www.ingressonamarinha.mar.mil.br
, ou através de uma das Organizações Militares da Marinha distribuídas em todo o território nacional.
Entre os requisitos para inscrição estão: ser brasileiro nato, ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia de janeiro de 2014 e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre. As áreas previstas no Edital são: Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Eletrotécnica Naval, Mecatrônica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Naval, Refrigeração e Climatização, Manutenção de Máquinas Pesadas e Mecânica de Precisão.
O futuro militar iniciará a carreira na graduação de Terceiro-Sargento, recebendo o salário inicial de cerca de R$ 3.000,00, além de diversos benefícios, tais como: plano de carreira, estabilidade, assistência médico-odontológica, alimentação e auxílio para compra de uniformes.
Na 1ª fase do Concurso Público, os candidatos realizarão provas de conhecimentos profissionais e redação. As próximas etapas consistirão, entre outras, de Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física (TAF). Os aprovados em todas as fases farão um Curso de Formação, de aproximadamente 8 meses, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado na cidade do Rio de Janeiro. Durante o curso, os alunos receberão, além da bolsa-auxílio, uniforme, alojamento, alimentação e assistência médico-odontológica.
Informações:
www.ingressonamarinha.mar.mil.br
ou (21) 2104-6006.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Comando do 3º Distrito Naval
______________________________________
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique aqui e deixe o seu comentário!