O que está acontecendo agora em nosso país não precisa necessariamente nos levar à destruição: pode ser um recomeço. Mas para aproveitarmos essa oportunidade e criarmos um Brasil Limpo, o povo precisa ser mais forte do que a política.
Pela primeira vez na história, a corrupção nos níveis mais altos do governo está sendo investigada. É uma oportunidade única. Mas para quem? Não vamos nos enganar: não é apenas o PT que está em maus lençóis. Todos os outros grandes partidos também estão sob investigação. Entretanto o PSDB e o PMDB estão tentando usar esta crise para aumentar seus poderes.
Como fica o cidadão diante disso tudo?Primeiro temos que reconhecer que isso envolve todo o sistema: quase todos os principais políticos parecem estar envolvidos em casos de corrupção. Em segundo lugar, temos que ter a coragem de implodir esse sistema e começar de novo.
A melhor saída é exigir que o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal passem um pente fino em todo o sistema. Se eles expandirem as investigações para mais membros do Legislativo e partidos políticos, e garantirem um julgamento justo e imparcial para todos os acusados não apenas do Executivo – mas também em relação a Eduardo Cunha e todos aqueles que estão destruindo nossa democracia – demonstrariam verdadeira tolerância zero com a corrupção. Se não exigirmos investigações mais amplas agora, políticos corruptos vão se aproveitar desse momento em benefício próprio. Junte-se à campanha para pedir que o Ministério Público e o Supremo expandam as investigações e julguem a todos, e depois que todos os políticos corruptos estiverem sob o crivo da Justiça, aí sim criaremos uma nova era de política limpa, um Brasil Limpo.
Alguns de nossos melhores governantes, pessoas que fizeram o seu melhor para trabalhar dentro de um sistema corrupto e acabaram afetados por ele, vão cair. Mas um Brasil Limpo, uma nova era de política limpa, é uma causa pela qual todo grande líder deveria estar disposto a se sacrificar.
Sabemos que não podemos confiar em todos os nossos juízes – alguns deles trabalham a favor dos políticos. E a intervenção excessiva do Judiciário na política pode fazer com que políticos usem a Justiça para se livrar de adversários, ou atrapalhar a responsabilização por crimes cometidos.
Mas com o julgamento da Lava-Jato sob a responsabilidade de Zavascki, o Supremo se mostrou a instituição mais confiável que temos. Se o Ministério Público e o STF forem capazes de atribuir responsabilidade tanto ao Legislativo quanto ao Executivo, teríamos a confiança de que a informação ao nosso alcance é clara e justa.
Os velhos esquemas de corrupção continuam a existir porque têm muita gente com rabo preso. Isso significa que ninguém pode combater ou denunciar a corrupção se estiver envolvido nela.A melhor forma de combatê-la é tirar os antigos representantes do poder, trazendo novos líderes para a nação. Se o Supremo Tribunal Federal focar apenas no PT, vamos trocar o governo do PT por outro igualmente, se não ainda mais, corrupto. Apenas nós, o povo, podemos evitar que isso aconteça. Vamos fazer com que o Supremo mostre que o problema da corrupção não está em indivíduos, mas no sistema. Junte-se ao clamor para que o STF exponha o sistema:
Nossa comunidade desempenhou um papel fundamental para aprovar a Lei da Ficha Limpa, uma lei considerada por alguns uma “revolução política” porque evitou que milhares de candidatos condenados por corrupção concorressem a novo cargo eletivo. Mas a Ficha Limpa foi apenas o começo. É hora de terminarmos esse processo.
Com esperança por um Brasil melhor,
A equipe da Avaaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique aqui e deixe o seu comentário!