Há milhares de anos as tartarugas marinhas aportam as praias brasileiras para depositarem seus ovos e concluirem seus ciclos de reprodução.
São basicamente quatro espécies que, entre os meses de novembro à abril, atravessam continentes para dar a luz. Elas são das espécies Gigante, de Pente, Cabeçuda e Oliva. As duas primeiras estando incluídas na lista crítica da extinção, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza.
Preocupados com o destino e possível fim destes importantes seres e seus filhotes, a STVBrasil vem estudando o seu comportamento na costa do Rio Grande do Norte, já havendo detectado importantes e consideráveis pontos de desova de tartarugas (ninhos) em áreas em que nem mesmo os órgãos ambientais tinham conhecimento.
Em 2008, a STVBrasil identificou o caso dos ninhos de tartarugas localizados na região norte do estado, entre os municípios litorâneos de Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso, onde não existe nenhuma forma de proteção aos ninhos e filhotes por parte dos governos e proprietários de veículos insistem em circular pelas praias com veículos 4X4, pisoteando e assassinando centenas de pequenas tartaruguinhas. Um prejuízo imensurável para a preservação da espécie.
Nesta quarta-feira, 17, representantes da STVBrasil estiveram reunidos com a Procuradoria da União, através do Procurador Fábio Venzon, e outras ONG segmentos estatais e empresariais, com o intuito de encontrar soluções para o caso e evitar a extinção das tartarugas em nosso litoral.
Durante a reunião ficou acertado que a Procuradoria da União recomendará a presença da Polícia de Trânsito nos principais pontos de ocorrência de ninhos de tartarugas, no sentido de coibir a circulação de veículos nestas áreas e também aos órgãos ambientais para que passem a manter maior vigilância quanto a incidência de luzes na orla marítima.
Foi acordado, ainda, que a Produradoria manterá contato com a Petrobrás no sentido de tentar viabilizar apoio para ações de mapeamento e identificação dos ninhos no litoral norte, para posterior inclusão destas áreas em norma de proteção a ser criada pelo órgão ambiental competente.
Consideramos, este, um grande avanço no rumo da proteção de nossa fauna marinha, tendo em vista que há mais de dois anos a STVBrasil vem cobrando providências para o caso e denunciando o assassinato das tartarugas e destruição dos seus ninhos no litoral potiguar.
STVBrasil - Sociedade Terra Viva
10 anos
"Porque quando a gente gosta
é claro que a gente cuida!"
De qual especie é e tartaruga da foto?
ResponderExcluirCreio que a tartaruga da fotografia é da espécie Verde. Já as que aportam o local da nota são na maioria da espécie de Pente.
ResponderExcluir