sábado, 14 de maio de 2011

INSEGURANÇA LEVA PREJUÍZOS AO POVO MIPIBUENSE

A insegurança nossa de cada dia e a incompetência das autoridades conseguiu chegar ao limite dos extremos.

Nesta semana, um roubo ceifou o sonho de milhares de jovens de São José de Mipibu e região por onde atua a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de São José de Mipibu, mais conhecida como FM Olho Dagua. Segundo informações do nosso grande amigo N Ricardo, mais conhecido como o homem da voz de veludo, por volta das 19 horas, três homens adentraram as instalações da Associação e, em tom de brincadeira anunciaram o roubo, pedindo para que todos e todas abaixassem as cabeças e entregassem os celulares. Em seguida, recolheram cerca de 35 notebooks da Escola Intinerante de Informática e depois fugiram em um veículo.

Este crime revela o estado de insegurança em que se encontra São José de Mipibu. Uma cidade que gasta mais de um milhão de reais por ano com uma Câmara Municipal, para que os vereadores se reúnam uma vez por semana, e paga mensalmente cerca doze mil reais (R$ 12.000,00) à uma prefeita e, de quebra, um deputado estadual cujas depesas anuais, pagas pelo Povo, somam tanto dinheiro que um matuto não conta. Tudo isto para ver o sonho de milhares de pessoas se esvaindo nas mãos de ladões que por aqui circulam sem qualquer preocupação.

O Mipiuense se solidariza com todos e todas que fazem a Associação Comunitária Olho Dagua e com todas as milhares de vítimas atuais e futuras deste crime. Atuais e futuras, pois podemos dizer dos alunos que serão prejudicados com a paralização das aulas, mas é impossível calcular quantos e quantas pessoas perderão a oportunidade de participar dos cursos oferecidos pela Escola de Informática Intinerante.

É preciso pensar e agir rapidamente. Precisamos de respostas urgentes para conter a onda de violência que assola nossa cidade.

E não nos venham com estórias mirabolantes de GG faixada e outras coisas para inglês ver, pois o Povo não acredita mais.

Precisamos é de "ações em vez de palavras."

TRIBUNA POPULAR

"Adoro esse plantão de voces, aproveito que saio da feira e de vez em quando tomo aquele cafezinho com voces e tiro algumas dúvidas juridicas. Abraços a todos da Terra Viva!"

STVBrasil recebe a visita do Presidente do Conselho Tutelar

A STVBrasil recebeu a visita, neste sábado, 14, do Presidente do Conselho Tutelar de São José de Mipibu, o jovem Thiago, quem conversou com a equipe do Centro de Referência em Direitos  Humanos da Sociedade Terra Viva e constatou, de perto, o trabalho pioneiro e voluntário da instituição que há dez anos é excelência em responsabilidade social na região agreste.


A diretora executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, fez questão de reafirmar o compromisso da Sociedade Terra Viva na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de São José de Mipibu e região e ouviu do jovem Thiago o seu compromisso para continuar esta parceria com a STVBrasil a fim de garantir melhor qualidade de vida para as nossas crianças e adolescentes e, consequentemente, para o Povo Mipibuense.

Conceição agradeceu a Thiago pelo seu empenho quando da liberação do veículo para transporte da equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil até a cidade de Ceará Mirim, a fim de realizar diligência em um caso de abandono de uma criança.

São pessoas como Thiago que enobrecem o Conselho Tutelar. Jovem e esforçado, exemplo de cortezia e educação para com a população mipibuense.

TRIBUNA POPULAR

"Acredito q a solução a ser tomada seja a de recuperação as escolas mipibuenses, pois se formos fazer uma visita a maioria dos estabelecimentos escolares de Mipibu, e tivermos olhos clinicos de tecnicos especializados , boa parte ou a maoiria deva ser interditada por está em ruinas, muitas vezes os professores custeiam até os materiais básicos da escola. é vergonho mas infelizmente isso é o retrato de Mipibu. O q encontramos nas escolas, são tetos comidos pelos cupins, pouca iluminação nas salas,ou em alguns casos as escuras,falta de espaço para as crianças pois as salas estão com muitos alunos. as cadeiras dos alunos em calamidade, já para os professores "coitados', como diz a secretária "dê seus pulos", pois em algumas escolas não existem cadeiras nem bancas, se quizer sentem nas dos alunos,ou fique o horário todo de pé,sem falar nos buracos das salas onde as criançãs e professores tem que dá os famosos pulinhos para não cair. Tá ruim mesmo, a situação da educação e quando professores clamam por melhoria é obrigado a escutar gritos de uns e de outros que não querem q a situação seja resolvida.

Desabafo de alguém que clama por melhores condições de trabalho, e por uma educação de qualidade."

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PLANTÃO TERRA VIVA

Neste sábado a STVBrasil - Sociedade Terra Viva, através de seu Centro de Referência em Direitos Humanos, estará oferecendo mais um Plantão Terra Viva para atendimento à população de São José de Mipibu e região.

O atendimento acontece das 08 às 12 horas, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu. E lá você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre seus direitos. No mesmo horário a STVBrasil oferece o saboroso Café da Manhã Terra Viva, gratuitamente para todos e todas que visitam a Sociedade Terra Viva.

Venha conhecer este importante trabalho em defesa dos direitos do Povo de São José de Mipibu.

Mais informações pelo telefone 3273-3980.

MY WAY

NOVELA AMOR E REVOLUÇÃO, SBT, APRESENTOU O PRIMEIRO BEIJO GAY DA TV BRASILEIRA

Primeiro beijo gay da TV brasileira, durante a novela Amor e Revolução, do SBT, dia 12 de maio de 2011.

Vaticano aumenta a pressão para adoção de missas em latim

O Vaticano disse a bispos católicos de todo o mundo nesta sexta-feira que eles têm que obedecer a ordem papal que permite aos padres rezar a missa em latim no estilo antigo para católicos tradicionalistas.

O Vaticano emitiu uma "instrução" aos bispos seguindo o decreto papal de 2007 autorizando adoção generalizada da missa em latim, que estava em uso universalmente antes do Concilio do Vaticano de 1962-1965, que permitiu missas nas linguagens locais.

A reinstauração da missa em latim é uma das demandas dos ultra-tradicionalistas que tiveram os seus líderes excomungados em 1988, na primeira divisão da igreja na modernidade.

O papa permitiu em 2007 a utilização generalizada da missa em latim, na qual o padre fica de frente para o altar e de costas para o público na maior parte da cerimônia.

No entanto, muitos bispos ao redor do mundo disseram, em privado, que a decisão gerou muita dor de cabeça pela pequena quantidade de padres treinados em latim e os problemas logísticos de colocar uma missa em latim na agenda das igrejas.

A instrução do departamento doutrinal do Vaticano, a Congregação pela Doutrina da Fé, deixa claro em cinco páginas que o papa exige que os bispos sigam as suas ordens.

"É a tarefa do bispo da diocese tomar todas as medidas necessárias para garantir o respeito pela 'forma extraordinária'", define a instrução, usando o termo em latim para a antiga liturgia.

Ainda que em uma linguagem educada e institucional, a instrução afirma que as paróquias locais precisam adicionar uma missa em latim dentro das suas agendas litúrgicas se os fiéis tradicionalistas quiserem.

Além disso, o comunicado diz que os padres precisam mostrar 'um espírito de generosa boas vindas' para aqueles que querem a missa no estilo antigo e precisam "permitir esse tipo de celebração".

O retorno da missa em latim foi recebido com resistência em várias partes. A decisão também foi criticada em privada por alguns bispos que ou tomaram as decisões necessárias com muita lentidão ou as deixaram em banho-maria sob o argumento de que tinham temas mais urgentes para serem resolvidos.

A maioria dos católicos vê a missa em latim como nostálgica, rígida e algo que faz o relógio andar para trás nas reformas feitas pelo Segundo Concílio do Vaticano que, para alguns, trouxe a igreja para a modernidade.
________________________________________
Fonte: Folha.com

FRASE

"Você quer ser prefeito? Se candidate!
Vá para as ruas, peça voto ao Povo! ...
Agora, sua diarréia literária jamais vai convencer o nosso Povo. Jamais vai tomar a liberdade da nossa Gente! Jamais vai tirar a dignidade do nosso Povo!
Não pense que você, o lobo do Povo de São José de Mipibu, que quer aviltar os direitos da nossa Gente, que chegou há meia hora em São José de Mipibu, vai conseguir aviltar e violar os direitos da nossa Gente!
Não é com meia dúzia de diarréia literária que você vai conseguir destruir os direitos da nossa Gente!
Não é com essa masturbação literária que você vai conseguir prejudicar o Povo de São José de Mipibu!" (Perceval Carvalho)


Povo mipibuense atentai!

A comunidade do Pau Brasil quer saber: o que levou o Corpo de Bombeiros a interditar a Escola Clóris Trigueiro?

Esta resposta tem que ser apresentada e a solução ou soluções têm que ser adotadas urgentemente.

Aqui mesmo, nO Mipibuense, a STVBrasil pediu a criação da Defesa Civil de São José de Mipibu. Não com o intuito de fechar escolas ou outros equipamentos governamentais voltados para a prestação de serviços públicos, mas com o desejo de ver monitoradas as nossas dificuldades frente as ameaças naturais que se apresentam.

Distante dos e das que somam com o ostracismo vil e a venalidade midiática, pretendemos trazer à luz os fatos assim como estão postos e buscar as soluções para que tenhamos, toda a população mipibuense, melhor qualidade de vida e um futuro melhor. Uma expectativa de felicidade comum e irrestrita.

Todavia, não foi o que se viu pelas alamedas provincianas. Foi preciso a presença da autoridade estadual sublimando a nossa incompetência e nos dizendo que precisamos agir e rápido. Que estamos para além do atraso e do completo marasmo governamental e que urge a tomada do poder pelo Povo. Por forças que possam, efetivamente, conduzir esta cidade para o seu verdadeiro rumo, rumo do desenvolvimento ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

É tempo de arrebentar as amarras que oprimem a nossa Gente e suplantar as forças que historicamente exploram e expropriam o nosso Povo.

Povo Mipibuense atentai!


terça-feira, 10 de maio de 2011

TRIBUNA POPULAR

"Nós, profissionais da Cloris Trigueiro tivemos todo o cuidado ao tomarmos a posição de chamarmos os pais para consultá-los á respeito da paralisação das aulas. O diretor mandou um ofício informando a real situação da escola e após visita de uma comissão da Prefeitura cujo parecer foi de que não seria necessário paralisar as aulas (o que pensamos ser uma preocupação com os 200 dias letivos) , levamos a decisão para os pais e quase por unanimidade ficou decidido que a Defesa Civil seria acionada e técnicos especializados é que apontaram a necessidade de interdição da escola, diante do exposto peço encarecidamente que seja providenciado um local para que possamos continuar ministrando nossas aulas, já que entendemos que de forma nenhuma nossos alunos podem perder o direito a 200 dias letivos." (Adriana)

O reconhecimento do direito à diferença

Por Maria Berenice Dias*

Em um Estado democrático de direito, todos são merecedores da tutela jurídica. É o que diz a Constituição Federal ao consagrar os princípios da liberdade e da igualdade e proclamar respeito à dignidade da pessoa humana. Já no seu preâmbulo, assegura uma sociedade pluralista e sem preconceitos. Também garante, como um dos objetivos fundamentais da República, uma sociedade livre e justa, que deve promover o bem de todos sem preconceito de origem, raça sexo, cor idade ou qualquer outra forma de discriminação.

Todos estes princípios serviam para qualquer um, menos para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O covarde silêncio do legislador, que se nega a aprovar leis que atendam as minorias alvo de discriminação, sempre alimentou o preconceito. Basta lembrar que data do ano de 1995 o primeiro projeto de lei que, tal qual um punhado de tantos outros, vagaram pelas casas legislativas sem nunca terem sido levados à votação. A maioria foi arquivada. Atualmente existem 16 projetos em tramitação, sem que se vislumbre a possibilidade de serem aprovados. Nem mesmo o que criminaliza a homofobia. A única referência se encontra na Lei Maria da Penha que conceitua família como relação íntima de afeto, independente da orientação sexual.

Assim, o Supremo Tribunal Federal, com coragem, sensibilidade e sabedoria, em histórica decisão, reconheceu as uniões homoafetivas como entidade familiar, assegurando aos parceiros homossexuais os mesmos direitos e deveres dos companheiros das uniões estáveis.

Para o reconhecimento de direitos, ninguém pode ficar à mercê do legislador, quando este se nega a legislar, quer alegando motivos de natureza religiosa, quer por temer ser rotulado de homossexuais, ou, quem sabe, por medo de comprometer sua reeleição.

Mas a ausência de lei não significa ausência de direito e nenhum juiz pode se omitir do dever de julgar. Daí os avanços em sede jurisprudencial. Tanto a justiça estadual como a federal, já concederam direitos à população LGBT.

Desde o ano de 2001 são deferidas às uniões homoafetivas direitos no âmbito do Direito das Famílias e das Sucessões. Ora as reconhecendo como entidade familiar, ora aplicando por analogia a legislação da união estável.

As decisões pioneiras são do Rio Grande do Sul, mas todos os demais Estados vêm decidindo no mesmo sentido. De modo recorrente, são concedidos direitos previdenciários, pensão por morte e a inclusão em plano de saúde. Contam-se às dezenas as decisões que deferem direitos sucessórios,

assegurando direito à meação, direito real de habitação, direito à herança bem como o exercício da inventariança. Também são deferidos alimentos e assegurado o direito à curatela do companheiro declarado incapaz. Do mesmo modo, é assegurada a adoção e a habilitação conjunta, bem como declarada a dupla parentalidade quando são usados os meios de reprodução assistida. Ainda que os parceiros sejam gays, reconhecida como doméstica a violência, são aplicadas medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

De tão reiteradas as decisões, alguns direitos são deferidos em sede administrativa. Assim a concessão pelo INSS de pensão por morte e auxílio reclusão; o pagamento seguro DPVAT; a expedição de visto de permanência ao parceiro estrangeiro. Também está assegurada a inclusão do companheiro como dependente no imposto de renda.

O último censo revelou a existência de 60 mil famílias constituídas por pessoas do mesmo sexo. Mas o número não importa. Apesar do preconceito de que são alvo, da perseguição que sofrem, da violência de que são vítimas, não há como condenar à invisibilidade e deixar parcela da população fora do âmbito da tutela jurídica.

Este é o significado maior da decisão unânime do Supremo Tribunal, que conclamado a suprir a omissão do legislador, impôs vigência à Constituição Federal que assegura o respeito à dignidade humana, sob a égide dos princípios da igualdade e da liberdade.
_________________________________________
* Maria Berenice Dias - Advogada, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB

UMA TARDE DE TRABALHO NA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE TAVARES





Na ocasião, os trabalhadores em educação receberam a visita do colega e membro do SINTE RN Jomar, com quem a equipe manteve uma conversa amistosa sobre os problemas da educação, entre outros temas.

POPULAÇÃO DE TABORDA CLAMA POR PROVIDENCIAS POR PARTE DA PREFEITURA

Este é o estado em que se encontra o acesso à comunidade de Taborda. É por ele que os moradores e visitantes têm que passar todos os dias arriscando danificar seus veículos, sofrer um acidente ou memos um dano grave a saúde.



Prefeita, esta comunidade merece respeito! Venha e traga o pessoal da secretaria de obras para fazer os reparos da principal rua da comunidade, antes que a chuva leve tudo embora.

TRIBUNA POPULAR

Seria melhor que a Igreja tivesse mais cautela na formação e avaliação psicológica dos nossos futuros padres, assim como passasse a avaliar psicologicamente os já ordenados, evitando que casos como esse manchem o nome da nossa Igreja Católica. Parabéns a Arquidiocese de Natal por se manifestar contra esse absurdo, através desta nota, mostrando assim que não é conivente com os padres pedófilos.

Fran Moura




segunda-feira, 9 de maio de 2011

A FETAM COMUNICA ...


Dia 11 de maio é dia de paralização em defesa do Piso do Magistério.

Vamos todos(as) aderir a luta.

PARA DIRIMIR QUAISQUER DUVIDAS ...

O Presidente do PSOL de São José de Mipibu, Adivanil Pontes, visitou a Escola Municipal Clóris Trigueiro, no Pau Brasil, e registrou as imagens da interdição feita pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.






EXTRA EXTRA EXTRA

Escola do Pau Brasil está interditada!

Segundo fontes fidedignas, a Escola Clóris Trigueiro foi interditada por estar apresentando problemas graves de estrutura que ameaçam a comunidade escolar.

A interdição da Escola aconteceu na semana passada e ainda não tem data para voltar a funcionar.

É uma pena que tenhamos chegado a esta situação e que aqueles e aquelas que nada tem a ver com esse absurdo é que estejam sendo prejudicados com a falta de planejamento e competência.

Senhora prefeita, esta cidade tem gente competente que pode ajudar muito a melhorar a vida da maioria de todos nós. Convide pessoas com capacidade e vontade de fazer e faça acontecer!

domingo, 8 de maio de 2011

FLORES

Carta aberta ao Supremo Tribunal Federal

Por Toni Reis*

No dia 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal votou unanimemente a favor do reconhecimento da união estável homoafetiva no Brasil. Foi dez a zero literalmente. A decisão inédita me motivou a escrever esta carta de agradecimento e reflexão. Os dias 4 e 5 de maio de 2011 ficarão gravados em nossas mentes e corações como sendo os dias em que nossas vidas mudaram para sempre e para melhor.

Além disso, é um momento de festejar e também de agradecer. Obrigado ao STF por nos ter considerado pessoas – cidadãos e cidadãs – portadores de dignidade que devem ser tratados em pé de igualdade. Nos últimos tempos alguns parlamentares e alguns religiosos homofóbicos tentaram abalar nossa autoestima, humilhando-nos com suas falas obscurantistas, arrogantes e autoritárias a nosso respeito, igual aos que achavam que a terra era quadrada e nos queimaram na fogueira. Não é mera retórica dizer que o STF lavou nossa alma. E lavou com as próprias lágrimas, cheias de emoção. Acima de tudo, o STF nos tirou do vagão de segunda classe e nos colocou no vagão de primeira classe. Ou dito de melhor forma, disse com todas as letras que, no Brasil, não existem vagões de segunda, terceira ou quarta classe. Somos todas e todos iguais!

Não estamos sós na pugna pela igualdade, dignidade e cidadania. O STF agiu de fato como guardião da lei maior, a Constituição Federal. E o melhor de tudo é que Brasil inteiro ganha com a decisão do STF. Ninguém perdeu. O Brasil ficou maior, mais belo, mais colorido, mais humano e mais feliz. O líder indiano Gandhi, se estivesse vivo, nos lembraria que uma sociedade deve ser julgada pelo tratamento que dá às minorias. O STF protagonizou um dos momentos mais emocionantes da história deste país. Pronunciou em alto e bom som um reconhecimento do Estado Laico e do Estado de Direito, de forma firme e vigorosa, assumindo papel de vanguarda, mostrando que, se por um lado ainda vale o ditado “dura lex, sed lex”, por outro a Justiça é maior do que a lei. Sendo mais justo, o Brasil torna-se também melhor, mais atual e mais humanista. E com ele também o mundo.

E o que parece ter sido apenas um passo para o Judiciário constitui-se num grande passo para a comunidade LGBT. A decisão do STF abre caminho para que, aos 60 mil casais homoafetivos recenseados pelo IBGE, se somem milhões de outros casais que ainda vivem sob o medo da chacota, da discriminação e da exclusão social.

Faz-nos recordar o processo que conduziu à libertação dos escravos. A decisão proferida em 5 de maio de 2011 representa, de certa forma, a Lei dos Sexagenários e a Lei do Ventre Livre. Mas importa agora prosseguirmos na luta para chegarmos à Lei Áurea.

Sabemos que a equiparação de direitos entre casais homoafetivos e heteroafetivos não vai, sozinha, aumentar ou diminuir a felicidade, mas ela nos dá segurança que precisamos nos momentos de infortúnio.

Felicidade é algo que todo ser humano almeja, e segundo Aristóteles é a finalidade da vida. A decisão do STF contribuiu para que ela esteja mais ao alcance de uma enorme parcela da população antes excluída, através da busca por afeto e pelo amor. Como disse o poeta Fernando Pessoa, “Importante é amor, o sexo um acidente; pode ser igual, pode ser diferente!"

O amor venceu. Para os religiosos que se posicionaram contrários, eu – como cristão – quero deixar uma mensagem muito transparente, baseada na filosofia cristã, relembrando que nós ganhamos, e vocês também não perderam. O Brasil inteiro ganhou:

“Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente” (1 Coríntios, 13.1). Nossas relações têm amor e devem ser respeitadas.

“De fato, os mandamentos ... se resumem nesta sentença ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ O amor não pratica o mal contra o próximo, pois o amor é o pleno cumprimento da Lei” (Romanos, 9-10).

“Se cumprirem a lei mais importante da Escritura: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, vocês estarão agindo bem. Mas, se vocês fazem diferença entre as pessoas, estão cometendo pecado” (Tiago 2, 8-9).

“Não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. Por que você fica olhando o cisco no olho de seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho?” (Mateus 7, 1-3). Todos somos diferentes uns dos outros, a diversidade humana deve ser respeitada.

Setores minoritários vão criticar a atuação do STF. Porém, o tribunal nada mais fez que exercer seu trabalho esplêndido, o de interpretar, proteger e fazer aplicar a Constituição.

A formalidade e a sisudez são marcas do Supremo Tribunal Federal, portanto não entendam isso como falta de respeito, mas nos próximos encontros faço questão de dar um forte abraço e um afetuoso beijo no rosto de cada ministro e de cada ministra. Tocaram fundo em nossos corações, trazendo uma alegria inigualável com seus votos e manifestações. A seu modo, cada um colocou uma peça que compôs ao final uma bela imagem!

Havíamos conversado com alguns membros da Corte Suprema (fotos anexas). Sabíamos que havia propensão para a vitória, mas não imaginávamos que seria por unanimidade, uma verdadeira goleada. Nossa placar era 7 a 3, ou 6 a 4. Mas 10 a zero foi maravilhoso. 10 a zero para a dignidade, a igualdade e a solidariedade. Zero para o preconceito! “Liberté, égalité, fraternité!” Foi a queda da Bastilha em nosso país, sem que ninguém tenha ido para a forca. Os únicos perdedores foram o preconceito, o estigma e a discriminação.

O Governo Federal tem colaborado conosco há tempo, tal como o Judiciário. Mas agora será a vez do Congresso Nacional. Lá temos alguns aliados e algumas aliadas assumidos, muitos outros “no armário” e ainda um pequeno porém intransigente grupo homofóbico. É preciso que os que estão em cima do muro também venham para a arena do iluminismo e empunhem a defesa dos princípios da nossa Constituição. O STF agiu como uma lamparina e uma lanterna para o Congresso Nacional, mostrou o caminho e forneceu fartos argumentos, todos de primeira grandeza.

Afirmaram, entre muitas outras coisas, que ninguém, absolutamente ninguém pode ser privado de seus direitos nem sofrer quaisquer restrições de ordem jurídica por motivo de sua orientação sexual; que a orientação sexual de cada indivíduo não pode ser utilizada como argumento para se aplicar leis e direitos diferentes aos cidadãos; que é papel do Poder Judiciário suprir lacunas caso o Congresso Nacional, responsável por criar leis, não tenha garantido legalmente direitos civis aos homossexuais; que a união homoafetiva pode ser identificada como entidade familiar merecedora de receber proteção estatal; que todos e todas, sem exceção, têm direito a uma igual consideração; que uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes; que o Brasil está vencendo a guerra desumana contra o preconceito...

O STF conseguiu sistematizar os anseios mais profundos do movimento LGBT e, por extensão, de todas as pessoas que querem um mundo onde impere a igualdade e não a exclusão social. A decisão do STF provocou um tsunami maravilhoso da cidadania brasileira, demonstrando que a ausência de lei não significa a ausência de direitos.

A vida tem a cor com que a pintamos. O STF reconheceu e afirmou que a vida e a sociedade realmente são um arco-íris, símbolo do movimento LGBT no mundo inteiro. Temos a maior parada LGBT do mundo, e ontem o STF se mostrou entre os tribunais mais avançados do mundo. Temos orgulho de ser brasileiros e brasileiras.

Em Brasília a inércia e o conservadorismo do Congresso Nacional deram lugar à agilidade, à temperança e ao bom senso, que rasgaram o papel da hipocrisia. O STF teve coragem e ousadia, sem perder o rigor no seu dever de interpretar a Constituição, enquanto o Congresso permanece inerte, salvo raras exceções.

No dia 18 de maio, por ocasião da II Marcha Nacional pela Cidadania LGBT, queremos dar um grande abraço (hetero e homo)afetivo em volta do STF e soprar para fazer os ventos que façam as luzes do STF atravessar a rua e chegar até o Congresso Nacional.

Vida longa aos que, como Martin Luther King, sonham e pensam numa sociedade em que não haja discriminação, preconceito e estigma. Vida longa à ABGLT, aos movimentos igualitários e a todos nossos aliados e aliadas.

Parabéns ao Superior Tribunal Federal do Brasil, exemplo de convicção e firmeza na defesa da plenitude da cidadania!
_____________________________________
*Toni Reis - Professor, Especialista Sexualidade Humana, Mestre em Filosofia, Doutorando em Educação, Presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (gestão 2010-2012), Secretário do Conselho Diretor da ASICAL – Associação para Saúde Integral e Cidadania na América Latina e Caribe, Conselheiro do Conselho Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Governo Federal.

Dia das Mães Terra Viva: ações em vez de palavras...

CHARGE

MAIS UM ESCANDALO ABALA DA IGREJA CATOLICA

Arquidiocese de Natal afasta padre acusado de atentado violento ao pudor

A Arquidiocese de Natal divulgou uma nota oficial na tarde desta sexta-feira, sobre a acusação imputada ao padre José Irineu da Silva, 31, pároco do município de Ipanguaçu, distante 214 km de Natal. O sacerdote é acusado de atentado violento ao pudor contra uma criança de 10 anos.
Em nota, a Arquidiocese afirma que o padre está suspenso de qualquer atividade sacerdotal e que a instituição dará colaboração as autoridades para a apuração dos fatos. A arquidiocese ainda se solidariza com a família da vítima.
O crime teria ocorrido no último dia 28 de abril, por volta das 10h quando a criança se preparava para a primeira eucaristia na sacristia da capela de São José Operário, zona rural de Ipanguaçu.
A criança teria sido aliciada pelo padre e fugiu. A mãe e a criança foram ao Itep onde não foi comprovada a conjunção carnal. A mãe da criança prestou queixa e o caso foi registrado e será investigado pela delegacia de Ipanguaçu.
...........
NOTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL
"A Arquidiocese de Natal ao tomar conhecimento da acusação imputada ao Pe. José Irineu da Silva que é tipificada pela lei da Igreja como um delito gravíssimo esclarece: 

1. O referido Sacerdote está suspenso cautelarmente de toda e qualquer atividade sacerdotal; 

2. A Arquidiocese prestará toda colaboração às autoridades civis na apuração dos fatos; 

3. O delito em questão, do ponto de vista canônico, é de competência exclusiva da Congregação para a Doutrina da Fé para a qual a Arquidiocese já fez as devidas comunicações; 

4. O delito ora denunciado é reprovável e uma vez comprovado deve ser punido severamente; 

5. A Arquidiocese lamenta o fato e se solidariza com o menor, sua família e com toda a comunidade católica, especialmente os que fazem parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ipanguaçu; 

6. Por fim, a Arquidiocese, mesmo consciente da gravidade do fato, e do enorme sofrimento causado a todos, recorda também o dever que temos de acolher na caridade os que erram: “Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva” (Ez 33,11). 

Natal, 06 de maio de 2011. 
Pe. Aerton Sales da Cunha 
Vigário Geral
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009