sábado, 20 de agosto de 2011

Um dia de trabalho no Centro de Referência em Direitos Humanos da Sociedade Terra Viva

TRIBUNA POPULAR

Perceval,

Esta é mais uma grande obra da Prefeita, quebrar a parede que o gestor passado fêz, para fazer outra. Será que esta administração só realiza obras de desfazer aquilo que o outro fez? E agora têm um grande administrador, o ex-marido lá de Monte Alegre, que comanda agora estas obras. E os buracos? E as ruas nas escuras? O Arlindão? o cemitério? A segurança? E os remédios que estão faltando? Exames marcados para o final do ano? As empresas que querem vir para São José e não tem um terreno para doar? Enfim, vai terminar o mandato e não ví uma obra realizada com recursos próprios da Prefeitura. Um abraço.
.
..

Quando a própria autoridade se rende, o povo...

Quem passa pela frente da prefeitura de São José de Mipibu testemunha o retrato mais fiel do estado de insegurança pública em que estamos.

Reconhecendo o abandono da cidade e sem coragem para lutar pelos direitos da grande maioria da população que não recebe R$ 12.000,00 de salário por mês, a prefeita Norma Ferreira mandou instalar grades na entrada principal da prefeitura, para poder se sentir mais segura lá dentro.

Ora, meu irmão e minha irmã, é notória a sensação que todos estamos sentido de estarmos entregues à própria sorte. Alhures teríamos homens e mulheres em cargos públicos estudando as causas e lutando por soluções. Em Mipibu temos as autoridades fechando as portas e instalando grades no mais fiel retrato da incompetência contra a marginalidade.

Os governos não têm respostas para as drogas, para o crime... Estão tõa perdidos que se escondem e se auto-enclausuram em suas próprias incompetências. Trancam-se e deixam o povo a mercê dos marginais.

Temos que dar um basta no nosso maior problema: o governo incompetente.
.
..

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A reação é lenta, mas inexorável.

A comunidade começa a esboçar sua insatisfação ante a situação a que chegou a cidade. A reação é lenta, mas inexorável. Os registros começam a se expor em gestos...

A insatisfação com o atual governo não é mais tônica da oposição, mas ganhou as ruas, vilas, bairros e até templos. Quando isso ocorre é um sinal de que as forças necessárias para as futuras transformações já estão operando e que a cada nova situação se acumulam reforços.

E não venham os giroflexanos alegar que a prefeita não tem nada a ver com a segurança pública, que é coisa para o governo estadual... Está mais do que evidente que a atual prefeita nunca soube o que governar uma cidade. Esta administração, se é que se pode chamá-la como tal, é o que de pior já se viu desde a origem do múnicípio. Um governo e uma governante que fogem do debate, se escondem da crítica e sonegam a informação ao próprio povo. Um desastre administrativo, para não dizer "TUSINAME" como pronunciou a própria prefeita durante um programa de rádio na capital.

Há alguns meses a cidade vem ouvindo gritos de um possível #FORANORMA, sem que seu eco conseguisse reverberar em tom maior. Todavia, este fato novo que se começa a ver nas ruas, a insatisfação escancarada em forma de pedido de socorro vem nos dizer que é chegada a hora de nossa gente dizer o que sente. Dizer de seu sofrimento, das perdas de nossas famílias e seus entes queridos, da nossa juventude para as drogas, das mortes pelo abandono e do entalo que estamos todos sentido nas nossas gargantas. Um manifesto popular coletivo na mais pura essência.

Cabe-nos, agora, tomarmos a bandeira de defesa dos direitos de nosso povo e encampar essa luta indo às ruas gritar o nosso desabafo ou nos calarmos e nos acomodarmos na covardia própria daqueles e daquelas que nos violam.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

José Saramago

"Nunca se pode saber de antemão de que são capazes as pessoas, é preciso esperar, dar tempo ao tempo, o tempo é que manda, o tempo é o parceiro que está a jogar do outro lado da mesa e tem na mão todas as cartas do baralho, a nós compete-nos inventar os encartes com a vida..."




TRIBUNA POPULAR

Caro perceval, há seis anos e um mês a frente da Escola Municipal Felipe Tavares de Paiva, em Taborda, aprendi muitas coisas, dentre as quais o prazer de ter iniciativas que as tornaram apreciável, tanto pelas conquistas pedagógicas, onde fomos a 2ª melhor colocada, no nosso município, em 2009 no ideb e a 1ª em 2010, quanto no cuidado com suas antigas instalações, sempre buscando deixá-la limpa, bem conservada e acima de tudo com uma visão totalmente voltada no sentido de torná-la cada vez melhor para quem de direito, ou seja, o povo.
Obrigado pelo apoio da Sociedade Terra Viva, que nos ajudou a tornar o nosso dia do estudante melhor.
.
..

ESCOLA DE TABORDA ENTREGA MEDALHAS AOS VENCEDORES DOS JOGOS DO DIA DO ESTUDANTE

Em cerimônia simples, mas com forte simbolismo para os estudantes, a equipe da Escola Municipal Felipe Tavares fez a entrega das medalhas para os alunos vencedores dos jogos do Dia do Estudante 2011.



A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 18, nas próprias salas de aula onde os agraciados estudam.




Um gesto humilde, mas de grande relevância para elevação da auto-estima dos jovens que obtiveram melhor desempenho nos jogos que foram realizados na quinta-feira passada, dia 11.


De acordo com o diretor da Escola, Albert Villar, "Esta é uma forma de incentivar nossos estudantes e fazer da escola um ambiente prazeroso e onde eles se sintam bem."


Quanto aos estudantes agraciados com as medalhas nem é preciso falar, basta olhar em seus sorrisos e ver a alegria neles estampada.
______________________________
Imagens de Perceval Carvalho

TRIBUNA POPULAR

"Este blog já havia denunciado esta situação há algum tempo atrás. Isso é uma vergonha.

Porém, ainda existe gente querendo defender os gestores municipais, afirmando que é uma rodovia estadual.

Ora, já falei e vou repetir. Independente de ser federal, estadual ou municipal, o poder público do município tem a obrigação de mostrar, cobrar e exigir junto aos responsáveis por elas.

Isto também só confirma o descaso e a falta de competência desses políticos que só pensam em eleições.

"Os de lá, são iguais aos de cá!" mais fracos "de que caldo de batata", a exemplo o caso da BR-101 em Mipibu.

A desculpa para a demora ou paralisação das obras! Problemas envolvendo corrupção nos Ministérios. Isso é mais vergonhoso ainda, e só confirma o que o povo já sabe: dinheiro não falta, o que falta é vergonha na cara deles e capacidade para administrar a coisa pública.

Finalizando, confirmo: todos são responsáveis pela incompetência, só não vale desculpas esfarrapadas.

Cadê os "Gigantes da política" que aparecem em alguns blogs, provavelmente em matérias compradas e eleitoreiras. Só vêm aqui querendo votos?

Que o povo veja isso e saiba dar o troco nas urnas. 2012 vem aí!!!! "
.
..
PS: Resguardando a prerrogativa do direito ao sigilo da fonte não divulgamos o nome do(a) autor(a) deste comentário. Assim procedendo, garantimos o direito a livre manifestação do pensamento e liberdade de expressão. Quem, por ventura, se achar prejudicado fique a vontade para exigir seus direitos. Este blog é um veículo de comunicação que pratica o jornalismo público. Portanto, estaremos sempre ao lado da verdade e dos direitos do nosso povo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vai para Nísia Floresta? CUIDADO!

Eles esperam por você.


DESIGREJADOS

Por Marcos Inhauser

Acabei de receber telefonema de um amigo de longa data que foi pastor e ele se caracterizou como “desigrejado” atualmente. Ele é um dos muitos que aparecem na estatística publicada nesta segunda-feira dando conta que o número de ex-evangélicos tem subido em proporções inquietantes, de 4% para 14%, o que dá um total de quatro milhões de pessoas que frequentaram igrejas evangélicas e hoje não frequentam mais nenhuma. Os dados comparam os anos de 2003 e 2009, o que me leva a crer que este número é ainda maior, por algumas razões.

O fenômeno não é novo. No início dos anos 90, colegas que estavam fazendo mestrado na área da Ciência da Religião já vinham detectando este fenômeno e alguns que pesquisavam na região da baixada fluminense chegavam a dizer que um terço era composto de pessoas ex-membros de alguma igreja.

Como pastor há quase quarenta anos, venho notando e me surpreendendo com alguns sinais. O primeiro deles é que a nova geração não tem o mesmo compromisso de frequência e participação que eu encontrava no início de meu pastorado. Na primeira igreja que pastoreei eu tinha um senhor que saía todos os domingos às 5:30 da manhã para pegar ônibus e atravessar a cidade de São Paulo e participar da igreja. Em São Carlos eu tinha um que quando viajava, fazia questão de voltar aos domingos para não faltar aos cultos. Hoje, qualquer coisa é desculpa para faltar.

Outra coisa que venho notando é que a filiação formal como membro de uma igreja encontra resistência nas gerações mais novas. Antigamente se media uma igreja pelo número de membros ativos que tinha. Isto acabou. Ninguém mais está para isto. Querem participar sem se envolver com as coisas da administração da vida da igreja. Querem os benefícios, sem as responsabilidades.

Neste quesito entra também a questão dos dízimos e ofertas. Antes as pessoas dizimavam e ofertavam na igreja, que aplicava o dinheiro segundo a decisão de uma diretoria eleita. Hoje elas tem dificuldade em ofertar nas igrejas por uma de três razões: medo de que isto vá enriquecer os pastores, pelos muitos escândalos de bispos e apóstolos que se locupletaram; ou pelo entendimento de que eles sabem administrar melhor e preferem fazer caridade com o dízimo. Não são poucos os que conheço que tem administrado e distribuído seus dízimos de acordo com necessidades que veem. Uma terceira razão é a insensatez de se ter templos faraônicos que são usados poucas horas por semana. Há mausoléus que custam uma fortuna em manutenção e que são usados duas ou três horas semanais. Um verdadeiro desperdício.

Outro fenômeno que venho notando é a gradativa transformação da igreja em negócio. Dias destes um colega pastor, destes que tem a alma pastoral, me ligou e me contou que foi avaliado depois de um tempo na igreja e esta decidiu contratar outro que tivesse perfil mais gerencial. Estavam trocando o pastoral pelo gerencial. Quando a igreja faz isto, perde a sua característica de cuidar das pessoas e passa a cuidar dos números, da quantidade, da arrecadação. Deixa de ser igreja e passa a ser negócio. Há muitas igrejas que trocaram o termo discipulado por mentoring (termo técnico do mundo corporativo), nomeiam gerentes de áreas (Educação Cristã, Ação Social, Diaconia, etc.). Há ainda as que não buscam mais pastores com sólida base teológica, mas sim animadores de auditório. Se ele sabe fazer o pessoal cantar, pular, aplaudir, chorar, motivar a contribuir, é um excelente “pastor”, não importando o quanto de abobrinha vá dizer.

Com este cenário, não é para menos que tenha saltado de 4% a 14% o número dos desigrejados.
.
..

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PUXÃO DE ORELHAS

Comenta-se, a bocas miúdas pela província, que uma prefeita teria ficado  em polvorosa com a sua secretária de educação após receber denúncia dando conta de que várias pupilas da secreta estariam gozando privilégios como, por exemplo, trabalhar um só turno e receber por dois.

Segundo uma formiguinha que costuma trafegar pelos corredores da secretaria, uma cena rara se viu há alguns dias. A tal pre-feita teria visitado a secreta e no momento foram ouvidos gritos e até bofetadas em cima de mesa. Do outro lado só silêncio.
.
..

NÃO FOI

Quais teriam sido os motivos que levaram a pre-feita, de férias, Norma Ferreira a não comparecer para entrevista no programa de rádio Bom Dia Cidade, apresentado pelo radialista Jurandy Nóbrega, em Natal, na 94 FM?

Teria sido medo?
Teria sido vergonha de ter que falar sobre os muitos problemas da cidade?
Consciência pesada?

Fala pre-feita!!!
.
NO VÁCUO
Quem não é besta nem nada e aproveitou o vácuo deixado foi o senhor de engenho, que foi lá e deu o seu recado.
.
..

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Equipe da STVBrasil se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Solane Costa, na última sexta-feira, 12, para discutir a construção da VII Semana dos Direitos Humanos e da Diversidade 2011.


Na reunião, a STVBrasil recebeu a confirmação do apoio da Secretaria de Saúde para realização de atividades de saúde e prevenção durante o evento.

Este ano está sendo estudada a possibilidade de realização do teste rápido para o HIV e também teste para Hepatites durante a Semana dos Direitos Humanos.

A STVBrasil informa que os preparativos para a Semana dos Direitos Humanos já estão em andamento e a comissão organizadora já começou a se reunir. As reuniões são abertas ao público e toda contribuição é bem vinda.
......

domingo, 14 de agosto de 2011

Multidão prestigia Parada Gay

Purpurina, plumas, alegria, faixas com dizeres de combate à intolerância e volência, consciência política e muitas sombrinhas em tons de arco-íris compunham o cenário da 12ª Parada do Orgulho Gay de Natal. Apesar da chuva insistente, uma multidão participa agora do evento, que saiu, às 17h15, das imediações do Supermercado Extra, da avenida Engenheiro Roberto Freire. Embalado por quatro trios elétricos e muita irreverência, gays, lésbicas, travestis e transexuais e muitos héteros seguem por cerca de 2,5 quilômetros até a Praça da Árvore, em Mirassol. Este ano, o tema do evento é "Criminalização da Homofobia - PLC 122 já".

O coordenador da Parada Wilson Dantas destacou que a criminalização significa garantir que os homossexuais não sejam descriminados. "Estamos pedindo o não a violência aos gays, lésbicas, travestis, héteros. Um não contra a violência a todos. Perante a constituição somos todos iguais. Não vamos adiar a parada, porque não podemos adiar o nosso orgulho LGBT", disse.

O casal Raquel Dantas, 60 anos, e Antonio Alves, 45 anos, também estavam lá para dar a apoio ao fim da intransigência contra os casais homoafetivos. "Sempre apoiei e participei dos eventos, em São Paulo, levo inclusive os filhos e netos. É importante a consciência contra a homofobia", disse a educadora.

"A Parada permite maior visibilidade às bandeiras empunhadas pelo movimento LGBT no Rio Grande do Norte", explica a presidente do Fórum LGBT Erica Maia. A assinatura de um Decreto Estadual que garante às travestis o uso do nome social nas repartições públicas da administração direta e indireta do Governo, pela governadora Rosalba Ciarline, ressalta Erica Maia, é uma das grandes vitórias que será concretizada durante o evento.

O diretor adjunto do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde Eduardo Luiz Barbosa garantiu que há um avanço em políticas públicas voltadas para a saúde da população homossexual no pais. "O Brasil tem três programas neste sentido que trabalham diretamente no enfrentamento das DST/Aids, além de assegurar a cirurgia de transgenitalização", lembrou.

As estudantes Cinthia Souza e Márcia Batista participavam pela primeira vez e avaliaram que o caráter político é menor, em virtude das mudanças conquistadas. "Hoje há uma maior liberdade de expressão e queremos mostrar que somos contra, viva a diferença!", disse a estudante. Maria Selma Brito, 70 anos, também foi levada pelos filhos e amigos para prestigiar. "É a festa da alegria", disse.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), médica Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira foi eleita a madrinha do evento este ano.

Durante toda a tarde o trânsito ficou lento, nas proximidades do Supermecado Extra, onde ocorreu a concentração. Com o início do percurso, a avenida Roberto Freire foi interditada a partir desse ponto, no sentido Sul-Centro, formando um congestionamento quilométrico. A multidão segue para a árvore de Mirassol, onde haverá shows com os DJs Marcílio Amorim, Eugênio Bezerra, Paulinho Chacon e as cantoras Mônica Jucá, Kelly Vanuje e Thábata Medeiros.
_________________________________________
Fonte: Diário de Natal

Para recordar...

Corria o mês de setembro de 2011 e, na cidade de Durban - África do Sul, a STVBrasil - Sociedade Terra Viva participava da Conferência Mundial Contra o Racismo. Nela, autoridades de todo o mundo discutiam propostas para eliminação de todas as formas de ódio e intolerância...

(Fidel Castro - participando da WCAR 2001)

Somos da paz e pela paz e contra todas as formas de violência, intolerância, preconceito, racismo e fundamentalismo fomentador do ódio.
...

AO MEU PAI

Meu velho, sinto tanto a sua falta!
Todas as noites, antes de fechar os olhos, em lembro das suas histórias...
Queria tanto tê-lo conosco e contar da minha vida ...
Conversar sobre o passado, presente e dividir com você as novidades...
Caminhar, pelo menos uma úlitma vez, ao seu lado e nos sentirmos Pai e Filho.


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009