sexta-feira, 27 de agosto de 2010

INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

Uma professora da rede pública de ensino nos envia a seguinte mensagem.

"O governo tem alardeado aos quatro cantos do Brasil que está promovendo a inclusão de crianças e adolescentes ao universo das novas tecnologias da informação e da comunicação. Para tanto, tem adquirido e instalado computadores e Internet em grande parte das escolas do Brasil. Eu trabalho em duas escolas e ambas receberam computadores há mais de um ano. Receberam até arcondicionado para os laboratórios de informática. A pergunta que eu faço ao Mipibuense é qual dessas tantas escolas, que receberam os computadores, estão atendendo aos alunos. Quais laboratórios de quais escolas estão funcionando e quantos alunos já fizeram uso dos computadores?"

Querida professora, esta é uma pergunta que, cremos, pegar a todos de surpresa. Não pelo fato de ser este assunto uma novidade, mas pela surpresa de todos e todas sabermos que a sua fala é uma verdade e que mais verdade, ainda, é sabermos que esta realidade está posta há muito tempo, debaixo dos nossos olhos e grande parte de nós estarmos tão displicentes para com esse fato.

É verdade que boa parte das escolas receberam computadores e estrutura para estarem proporcionando a inclusão de milhares de crianças e adolescentes à essas ferramentas importantíssimas de comuicação e informação, mas que, há muito, só servem para deleite de algumas poucas pessoas e para apreciação paisagística. "Coisa para inglês ver."

Mas também é verdade que nós estamos muito distantes daquilo que é a alma da democracia, a participação popular no exercício do controle social das políticas públicas. Estamos mal acostumados e sempre queremos que, para não causar indisposição com colegas de trabalho ou lideranças políticas, alguém assuma as reclamações. E isto se aplica nas escolas, secretarias, sindicatos citeiros e por aí vai. É, por demais, conveniente nos mantermos na tranquilidade de nossas reflexões pessoais e deixarmos as coisas como estão, quando devemos agir e cobrar ação de quem de direito.

Este é o Brasil, este é o estado do Rio Grande do Norte e esta é a nossa província Mipibuense. Terra onde, há décadas, famílias marcam seus nomes em bancos de praça, prefeita usa um carro alugado e pago com o nosso suado e sofrido dinheiro em benefício pessoal e de sua família, amigos da prefeita sugam o sangue do Povo Mipibuense no escândalo mensalinho e ficam impunes, entre tantos outros casos, inclusive este caso em que computadores comprados com o nosso dinheiro estão servindo como pêso para papel em escolas.

É uma vergonha!

Mas também é uma vergonha que não estejamos agindo para acabar com este verdadeiro crime contra as nossas crianças e adolescentes. Quem assim age ou se omite está negando um futuro ao nosso Povo. Negando o conhecimento à nossa juventude.

Se não cuidarmos enquanto é tempo, em breve teremos, nas escolas, verdadeiras sucatas eletrônicas ou "só lembraças" do que poderia ter sido um grande instrumento de inclusão, mas que, por nossa omissão, transformou-se em uma grande lição de exclusão e de desperdício de dinheiro público.

Portanto, estimada Professora e leitores e leitoras dO Mipibuense, enquanto educadores, se é que assim podemos ser chamados, temos que usar da nossa voz e do nosso gesto/ação para denunciar casos como este.

De nossa parte estaremos agindo e encaminhando a sua denúncia às autoridades para o fato seja apurado e as providências possam ser tomadas.

9 comentários:

Anônimo disse...

os computadores existem,mas se funcionam tenho duvidas,porque faz tempo que a poeira tomou conta dos mesmos junto com baratas e ratos.

Anônimo disse...

talvez agora se funcionarem ainda venham a funcionar, estão em plena eleiçâo e usarâo como instrumento eleitoreiro.

Anônimo disse...

porque o sindcit não obrigou como fez com educadores,a smec montar os laboratorios de informatica.
Não são eles os fiscais da smec!

Anônimo disse...

As escolas estão equipadas, mas sabemos que os equipamentos não funcionam sem mãos humanas, sem professor que oriente, também sabemos que a secretaria cadastrou em cada escola um professor para trabalhar nestes laborataórios e até fizeram o curso, mas na prática não estão trabalhando nas escolas, porque quem foram cadastrado estão na secretaria de educação. E os alaunos ficam a mercê sem seus direitos cumpridos e o sindicato esqueceu esta parte. Gente pessoas esclarecidas com acesso a internet não dar voto a ninguém e o que os politicos querem é que não sejam esclarecidos. É uma vergonha mipibuense mas é a realidade, e temos que trabalhar com o real. Ora se tiraram até os coordenadores e secretários da escola imaginem só os laborataório...O que dar dinheiro é a quantidade de alunos e o que dar voto é o analfabetismo.

Anônimo disse...

eita classe aproveitora,já chegou ate TV a cabo nas escolas para verem se enganam os alunos e pais.

Anônimo disse...

Infelizmente parte dessa culpa é nossa por não procurarmos nos especializar, pois esses laboratórios estão disponiveis para serem utilizados.

Anônimo disse...

E AINDA QUEREM FAZER FESTA PARA OS PROFESSORES EM OUTUBRO!
É MUITA CARA DE PAU DESSAS EQUIPES(smec e sinte)!
OS EDUCADORES NÃO ESQUECERAM O QUE VOCES EM CONCHAVOS FIZERAM COM A CATEGORIA!
AS ESCOLAS ESTÃO PRECISANDO DOS PROFISSIONAIS QUE OBRIGARAM IREM PARA SALA DE AULAS,FICANDO SEM FUNCIONAR SALA DE LEITURA,EDUCADORES SEM CONDIÇÕES DE DÁ AULA.PORQUE NÃO EXISTE MAIS O COORDENADOR,A SECRETARIA APENAS COM UM SECRETARIO PARA EXPEDIR DOCUMENTOS DE ALUNOS,ENFIM ACABARAM COM O BOM ANDAMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO,QUE AS DURAS PENAS VINHAM SOBREVIVENDO!

Anônimo disse...

O Comentário 5 diz que já chegaram TV a cabo nas escolas e onde estão? Ei tem escolas que chegaram os homens da embratel para instalar os equipamentos e a TV não estava na escola. Alguém sabe dizer onde estão? Eu mesmo estava na escola quando eles chegaram e disseram que a TV era para estar lá e fizeram um relatório para enviar para o MEC. Onde será que estão estas TVs, ou será que foi apenas na escola que eu trabalho. Em breve contarei mais, aguarde, pode ser que já já eu enviei a resposta do MEC quanto a esta situação e o MEC descubra onde estão as Tvs...

Anônimo disse...

Atualmente já tem de tudo;médico onde não existia,cursos para todas as idades,mundança de fonte de energia para MONTAR sala de informática,professor sendo bem tratado,contratos para substituir professores que estão doentes.
ISTO PQ ESTÁ SE APROXIMANDO O DIA VOTAÇÃO.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. SÃO MUITO CARA DE PAUS MESMO!UM SALÃO DE BELEZA PERDE PARA TANTAS MAQUIAGENS! KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009