sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO?

01/01/2011

Por Fran Moura

No fim de ano a maioria das pessoas costumam se congratular e desejam uns aos outros: Feliz Natal e/ou Feliz Ano Novo. Mas o que me deixa espantada é a hipocrisia de muitos, pois há pessoas que nós encontramos durante todo o ano e sequer chegam a nos cumprimentar e “movidos” pelo “desejo” de aparecer passam a nos cumprimentar do Natal ao Início do novo ano. A essas pessoas hipócritas confesso que tenho uma enorme ojeriza(nojo). Não quero seus falsos cumprimentos de Feliz Ano Novo! Nem seus apertos de mãos fracos, que parece ter nojo de minha mão! Não quero seus sorrisos falsos, nem tão pouco as suas falsidades. Quero a sinceridade! Não seja hipócrita! Não quero seus falsos cumprimentos de: bom dia ou boa tarde! Prefiro não falar com você, a ter sua falsidade! Sou o que sou e pronto! Não posso mudar o mundo, mas posso mudar a mim mesmo, prefiro a minha sinceridade do que a sua hipocrisia... E espero que se vocês me encontrarem por aí, não me dirijam a palavra para me desejar um Feliz Ano Novo. Ficarei calada, meu silêncio dirá tudo! Não sou hipócrita, preciso ser autêntica, isso doa em quem doer, mas às pessoas mais humildes poderei responder docilmente com: Igualmente!

Cresci vendo a falsidade das pessoas e sempre procurei ser autêntica, apesar de alguns resvalos durante a vida, amadureci, e assim me tornei uma mulher livre, livre de pensamento, livre de preconceitos e livre de coração. Não entendo porque as pessoas no início de cada ano acham ser normal sair distribuindo frases soltas ao vento como: “Feliz Ano Novo!” Feliz ano novo? Ora, ora! Como tudo será novo se as pessoas são as mesmas “Pessoas Velhas”, cheias de egoísmos, de ódios e de falsidades? Acredito piamente que, o Ano que se inicia só seria Novo, se as pessoas renovassem seus corações, se buscassem não prejudicar os irmãos, se agissem em favor dos irmãos sem nenhum interesse, mas o que vemos na prática não é isso... Alguns usam e escravizam seus irmãos mais humildes roubando-lhes a liberdade... Menoscabando suas qualidades e cerceando seus direitos!

Feliz Ano Novo? Oh! Não, posso conceber que o ano será novo se as pessoas são velhas! E aí vocês dirão comigo: “O que será novo?” Eis aí o x da questão! Novo? Você sabe o que significa a palavra “novo?” Adjetivo masculino singular, que quer dizer: “Que existe há pouco tempo.” Em relação ao tempo o ano é novo, mas em relação as pessoas já não podemos afirmar a mesma coisa, uma vez que dentro do tempo haverá pessoas de corações velhos!

Um dia quando na passagem de um ano para outro, as pessoas amarem mais e respeitarem seus irmãos; onde todos possam dar as mãos sem falsidade e sem formalidade; onde as pessoas entendam que a bebida não é a razão de tudo, e que ser sóbrio é tudo; que muita comida à mesa não é tudo, se há tantos mendigos nas ruas; que o som alto perturba seus vizinhos; que os presentes não representam nada se não forem dados de coração; que os abraços e apertos de mãos nada significam se forem sinceros; que paz vem de dentro de nós e não das coisas materiais, aí sim, poderemos dizer: Feliz Ano Novo!

20 comentários:

Anônimo disse...

espero que nesse ANO NOVO aconteça algo novo e não de novo e NÃO FALTE AGUA nas nossas casas apesar de pagarmos uma taxa mensal,que a prefeitura resolva o problema dos buracos dos calçamentos,e que fação as calçadas, que substituam as lampadas queimadas que nós ja pagamos por ela, que faça melhorias na avenida pedro ferreira e no cemtro da cidade incluindo uma boa iluminação visando o transito dos pedrestrtes e ciclistas,que a policia militar seja mais atuante principalmente aos fims de semana, que a educação publica seja mais participativa e comprometida com a ética civica, que o atendimento a assitencia a saude publica não signifique demoras sacrifiantes e exaustivas, que a minha geração se livre de todo tipo de droga incluindo o alcool, e da prostituição,e que as praças publicas sejão realmente praças publicas e não um amontoado de bares e bodegas, e que nesse novo ano nossos politicos derrubem todos os muros da VERGONHA,que não sejão fracos nem mediocres e etc......
olhif ed ubipim

Anônimo disse...

Fiquei torcendo pra chover, pra economizar a queima de fogos, e assim a prefeitura puder nos pagar (servidores publicos).

Anônimo disse...

perceval o que é ser mediocre?

Anônimo disse...

pergunta ao padre foi ele que disse q os pulitico tudo era medroso fraco e medicre. hoje anda de lado de tudinho

Anônimo disse...

perceval sugiro ao blog o mipibuense uma pesquisa, não da atuação dos mediocres mais uma pesquisa que avalie a realidade que vive a nossa terrinha, que ja perdemos até o direito de atravessar a br 101,no centro ter cuidado para não ser atropelado pense num transito esculhambado, e não sabemos se o saae vai nos abastecer com agua não tratada essa semana, e se a noite quando tivermos que sair as ruas sempre levar uma lanterna,para não pisar no lixo ou cair num buraco ou ser assaltado

Anônimo disse...

mediocre por siveira bueno. adj.que esta entre mau e suficiente,insignificante,aquilo ou aquele que tem pouco merecimento

mediocridade s f qualidade de mediocre,falta de merito,vulgaridade,pessoa mediocre

Anônimo disse...

Parabéns! Você expressou bem o que algumas pessoas sentem ao chegar o ano novo. A hipocrisia dos políticos em achar graça da miséria do povo na casa branca. Tudo junto e misturado mesmo!!! Aff

Anônimo disse...

2 de janeiro de 2011 11:58
Anônimo Anônimo disse...

pergunta ao padre foi ele que disse q os pulitico tudo era medroso fraco e medicre. hoje anda de lado de tudinho.

DIZ-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS. Frase do religioso

Anônimo disse...

o unico que não é mediocre é o vereador roberto que é doido e dsmantelado

Anônimo disse...

"Onde as pessoas entendam que a bebida não é a razão de tudo, e que ser sóbrio é tudo;

que muita comida à mesa não é tudo, se há tantos mendigos nas ruas; que o som alto perturba seus vizinhos;"

FRASES QUE DEVERIAM SER REFLETIDAS PELAS PESSOAS SENSATAS.

PARABÉNS PELO TEXTO

Anônimo disse...

Melhor a gente refletir melhor o texto... Se a gente colocar em prática o verdadeiro AMOR aí a gente teria um ano novo de verdade... Texto reflexivo e autêntico, característica da autora.

Anônimo disse...

cuidado em falar em bebida nesse blog por que o veriador R..(alcoolotra) vAI pensar que estão dando cerveja de graça E vai ai atras de uma...O garrafão ambulante so nos envergonha.

Anônimo disse...

o VERIADOR EM QUESTAM SO ENTENDI DE CALCAMENTO, PRINCIPALMENTI SE FOR O DE TABORDA.

Anônimo disse...

Esse texto lembra que as pessoas deveriam ouvir o som baixo, em qualquer época do ano seria melhor, pois há pessoas (filhos de vereadores) e pseudos candidatos ao executivo local que ligam os sons dos carros causando uma verdadeira poluição sonora e obrigando as pessoas a ouvirem músicas cujo teor das letras é o mais baixo possível. O meu próximo não é obrigado a ouvir tudo que eu ouço. SERÁ QUE ALGUÉM VAI SE TOCAR E MUDAR A CONDUTA? TÁ NA HORA!!!

Anônimo disse...

"Onde as pessoas entendam que a bebida não é a razão de tudo, e que ser sóbrio é tudo!"

QUANTAS PESSOAS SE EMBRIAGAM E ACHAM ISSO NORMAL. BEBIDA A DESGRAÇA DO MUNDO DEVERIA SER COMBATIDA PELA PRÓPRIA IGREJA, QUE NA FESTA DOS PADROEIROS VENDEU BEBIDA ALCOÓLICA.

ISSO É SER MEDÍOCRE!!! FAÇA O QUE EU FALO E NÃO O QUE EU FAÇO! FARISEUS

Anônimo disse...

Ah! Quem o blogueiro que foi despejado de uma casa e que foi afastado da Cooperativa por desvio de verbas?

Anônimo disse...

Ei ganho o que se eu acertar?

Anônimo disse...

Porventura é aquele que viajou com a indústria dos côcos?
hehehe
Mereço o troféu de LEITOR MAIS INFORMADO DO ANO!

Anônimo disse...

Ahhhhh!Num vale relatar e depois comentar sobre seu próprio comentário...

Seja criati@ pelo amor de Deus!

Anônimo disse...

esse blogueiro é o maior incentivador a hipocrisia e a mediocridade,para ele vale tudo para se dar bem com os ricos e poderosos

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009