quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A polêmica imagem brasileira no exterior: como melhora-la?

Por Brenda Lívia

..........É inacreditável que um país como o Brasil, em que, com base no IBGE, tornar-se-á, em cinco anos, a quinta maior economia do mundo, tem governantes tão incompetentes e uma sociedade tão desordenada. Bueiros explodindo a todo o momento, assaltos e latrocínios, mortes tenebrosas assustam não somente a população brasileira, mas ao desenvolvimento econômico da área turística, pois, mesmo com tantos pontos de belíssimas paisagens, o Brasil não oferece segurança social de qualidade. O problema maior é a imobilidade da população. Dele partem as inúmeras vertentes, como o péssimo governo, a falta de comprometimento do povo com o social, tendo em vista o individualismo, entre outros fatores determinantes.
..........Esses fatores tornam a imagem do país obscura, tanto no interior quanto no exterior. Nos últimos meses, a rede globo publicou reportagens sobre a explosão de bueiros no Rio de Janeiro. O caso vem desde o ano passado, quando, em junho, atingiu dois americanos, ferindo-os com queimaduras graves. O fato explicita o quão irresponsável é o governo brasileiro e o cuidado que todos nós devemos ter. Como diria a articulista Lya Luft: "Ando cansada de espreitar da janela de meu carro para ver se o carro vizinho me aponta a metralhadora ou se é apenas um conhecido me cumprimentando" . Assim pôde ser explicada a preocupação dos Estados internacionais com os seus cidadãos. Por isso, nós, brasileiros, devemos, de imediato, nos conscientizar sobre o estado de caos do nosso país. Depois de feito, precisamos nos preocupar com a sociedade e tornar pública uma preocupação que enfatiza o direito da população brasileira. Se preciso, devemos sair nas ruas à procura de nossos direitos, exigindo dos nossos legisladores o que tem de ser feito.
..........Porém, o nosso problema é a acomodação. As técnicas do “pão e circo”, oriundas da Grécia Antiga, vêm a exibir uma realidade atual. A entrega de “bolsas miséria” e os festejos disfarçam a roubalheira de um Estado irresponsável e cheio de falcatruas. Falta de responsabilidade com a educação, saúde e toda a conjuntura social são as faces maquiadas do Brasil, faces que o estrangeiro não vê. Imaginemos, então, a quantidade de coisas que podemos mudar,não para agradar a turistas,mas para mudar a realidade de um país economicamente industrializado, porém com a pobreza imperativa. Em suma,devemos ter a vontade de mudar o país para nós, cidadãos dele. A partir disso, podemos mudar os tantos outros fatores que hostilizam ao estrangeiro.
..........Então, para evoluirmos social e economicamente, devemos primeiro, saber em quem votamos e a quem entregamos o nosso Estado. Precisamos valorizar a nossa democracia, adentrando na política e resolvendo os problemas de uma sociedade que é nossa. Assim como em Atenas, berço da democracia, onde era alta a importância da política na vida social. Logo, cobraremos a quem quer que seja o legislador, todos os direitos, a nós assegurados. Temos que buscar o direito de todos os cidadãos, e, quando ocorrer a injustiça, precisamos intervir, pois como diria o grande jurista Rui Barbosa, se a injustiça chega ao teu vizinho, ponha as tuas barbas de molho. Isso se deve à desigualdade causada pela individualidade.
..........Após a preocupação com a responsabilidade da nossa administração, necessitamos de obras públicas, como a criação de um plano diretor que organize as cidades brasileiras, evitando o surgimento de favelas e novos pontos de tráfico de drogas, assaltos, entre outros. Em paralelo, o investimento imediato em segurança faz-se rigoroso, assim como em educação, sendo ela uma solução a longo prazo, mas que com dará retorno.
..........Dessa forma, eu acredito que a nossa sociedade requer da população um esforço rigoroso, mas com bons resultados. Esse esforço tende a ser muito bom não só para os cidadãos brasileiros, mas melhorará bastante a imagem do país. Teremos melhor educação, saúde de qualidade e as desigualdades tenderão a cair em números bem expressivos, dando condições a sociedade, de erradicar a violência no país. Assim, os brasileiros terão mais segurança ao andar nas ruas, poderão viver melhor e com isso terão maior probabilidade de melhorar o caminho dos estrangeiros.
.
..

4 comentários:

Anônimo disse...

Brenda é de pessoas como vc que o BRASIL precisa.xero e parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns Brenda , gostei do texto
que Deus te ilumine cada vez mais e possa te orienta , na busca por conhecimento e justiça para o nosso povo.
Um grande beijo.

Anônimo disse...

Leia a matéria completa em: http://www.nominuto.com/blog/espaco-livre/
Espaço Livre
laurencebittencourt@nominuto.com

Enviado em 07 de outubro de 2011, às 11h53min

BRASIL E COLHER DE PEDREIRO NÃO MUDAM

Karl Marx achava que a sociedade norte-americana era bárbara. Imagine o que diria se conhecesse o Brasil, ou como diria um amigo, especialmente o Maranhão. Nós somos tão atrasados e conservadores que geramos uma das piores classes politica do mundo.

O Brasil trata-se mesmo é de um país extremamente difícil de se renovar, o que fica patente, claro, quando imaginamos que a "nova juventude" que entra na politica vai promover a renovação, melhorando os costumes, e o que se vê é a perpetuação do erro. E por que isso? Porque parece que no Brasil é mais fácil viver do erro do que viver das virtudes que buscaria consertar os erros.
(Continua...)

Anônimo disse...

Brenda Livia , são de jovens igual a você que o nosso Brasil precisa, quem dera que os nossos jovens estivessem preocupados com o desenvolvimento social do nosso pais.Lamentavelmente o que vemos são jovens envolvidos com festas, bebidas e drogas ilicitas.Sinceramente quero parabeniza-la e dizer-te da grande satisfação em acreditar que ainda existe uma esperança para o nosso país e nessa expectativa vejo jovens igual a você pensando de forma diferenciada.
Um grande abraço.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009