sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mortas por terem ido à escola

Caros amigos,




O Taleban deu um tiro na cabeça de Malala, 15 anos, uma ativista pela educação de crianças. Mas ela sobreviveu, ajudou a conseguir mais direitos educacionais para as garotas do Paquistão e vai fazer um discurso na ONU amanhã, pedindo aos líderes mundiais que cheguem a um acordo para colocar todas as crianças do planeta na escola, uma meta alcançável. Vamos apoiar Malala e exigir educação para todos: 

Assine a petição

Um grupo de jovens garotas estava saindo de um centro de estudos de volta para casa, no Paquistão, quando o ônibus escolar em que elas estavam foi bombardeado por terroristas -- 14 delas foram queimadas vivas. As sobreviventes foram levadas às pressas para o hospital, onde outra bomba explodiu e feriu seus amigos e as enfermeiras que chegavam para prestar socorro. 

Às vezes, de dentro de uma nuvem sombria pode sair um raio de luz brilhante. Diante deste horror, Malala, uma garota de 15 anos, teve a ousadia de começar uma campanha pelo direito de garotas como ela terem acesso à educação no Paquistão. Ela levou um tiro na cabeça no ano passado, mas sobreviveu, e com o apoio de quase 1 milhão de nós, ela contribuiu para criar uma nova política do governo paquistanês que colocará todas as garotas na escola! 

Mas ela não vai parar por aí. Nesta sexta-feira, Malala vai fazer um pronunciamento na ONU e propor uma nova meta para o mundo: colocar todas as crianças do planeta na escola. Por incrível que pareça, o pedido de Malala pode ser realizado -- peritos sobre o assunto dizem que colocar todas as crianças do mundo na escola custaria o mesmo que criar duas usinas nucleares! Nas próximas 24 horas, no momento em que ela estiver diante dos líderes mundiais, vamos mostrar a eles que Malala conta com o apoio de milhões de pessoas, e queremos que eles transformem o horror do Taleban em uma nova esperança, a educação para todos:


Malala vai apresentar nossa campanha ao Secretário Geral da ONU na sexta-feira e, junto com um exército de jovens ativistas ao redor do mundo, atuará fazendo campanha no Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma resolução que reconheça a crise de educação global e defina passos concretos para promover a educação para todos. Em seguida, vamos ajudá-los a levar essa mensagem para as capitais de países ao redor do mundo até que os governos assinem cheques e mudem suas políticas educacionais. 

Estes são os pontos principais desse plano: 

  • garantia de igualdade para as garotas e jovens marginalizados, a quem é negado o direito à educação
  • fornecer qualificação rigorosa para os professores
  • aumentar os fundos para educação com mais ajuda financeira de países doadores e que todos os países passem a alocar melhor os recursos para educação e garantir que todas as crianças tenham pelo menos 9 anos de educação

Colocar todas as crianças na escola parece algo ambicioso, mas na verdade é uma meta alcançável por meio de um aumento moderado do apoio financeiro internacional em cerca de US$ 26 bilhões. Isso vai render grandes benefícios para o futuro da paz e prosperidade do nosso planeta. Vamos aproveitar esse momento e oportunidade e tornar isso realidade:


Quando Malala levou um tiro na cabeça, nossa comunidade a apoiou e a ajudou a construir uma estratégica efetiva para levar sua causa a outro patamar. Trabalhamos de perto com o enviado da ONU para a Educação, Gordon Brown, para pressionar o governo paquistanês a anunciar um programa de bolsas para colocar todas as crianças do mundo na escola. Vamos fazer isso novamente agora, e transformar a magia de Malala em realidade ao redor do mundo. 

Com esperança e determinação, 

Equipe da Avaaz

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009