segunda-feira, 10 de março de 2014

Pré-adolescentes são alvo de campanha de vacinação contra HPV

Uma campanha de vacinação, que começa na segunda-feira, quer prevenir um tipo de câncer muito perigoso para as mulheres: o câncer de colo de útero. As pré-adolescentes são o alvo da campanha. Para eles, namoro ainda é coisa de ouvir falar. E tem cada história!
Meninas, de 11 a 13 anos, são o foco da campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV, que provoca alguns tipos de câncer, entre eles o de colo de útero.
Mas porque vacinar garotas tão novas? “Elas têm uma resposta em termos de produção de anticorpos melhor, mais alta, do que numa faixa etária um pouco mais pra frente”, diz Rosana Richtmann, representante da Soc. Bras. de Infectologia.
O câncer de colo de útero é o quarto que mais mata as brasileiras. A campanha que começa na próxima segunda-feira vem com uma mensagem muito clara. Para proteger mesmo as nossas meninas, as nossas pré-adolescentes é preciso tomar sim as três doses da vacina. A primeira agora, a segunda daqui a seis meses. E a terceira em 5 anos.
A meta do Ministério da Saúde é ousada:  vacinar 80% do público-alvo. Ou seja mais de cinco milhões de meninas. Para isso a campanha de vacinação não vai ficar restrita aos postos de saúde. E deve chegar também às escolas públicas. Claro, com muita conversa.
“Os pais podem ficar absolutamente tranquilos que falar sobre sexualidade não incentiva. Da mesma forma que quando você fala sobre violência, você não incentiva a violência. Você previne. Então falar sobre a sexualidade é prevenção a situações de risco com a sexualidade”, afirma Albertina Duarte Takiuti, coord. Prog. de Saúde do Adolescente – SP.
E tem que conversar mesmo porque eles querem saber. “Se, por exemplo, eu não aprender agora, eu aprender depois, eu posso pegar doenças antes de eu saber isso há muito tempo”, comenta Kaylane da Silva Paixão, de 11 anos.
_______________________________
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009