domingo, 23 de janeiro de 2011

NOVO LIXÃO É INAUGURADO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Após o embargo do lixão do Pau Brasil, realizado no ano 2010, pelos órgãos ambientias do RN, a prefeitura não desistiu e tratou de conseguir, em parceria com o Grupo Tavares de Melo (mais conhecido como Usina Estivas SA), um novo terreno para instalação de um novo lixão, que estão apelidando de aterro sanitário.

Nossa equipe esteve no local, neste sábado, 22, e constatou que não estão sendo atendidas as exigências necessárias para um aterro sanitário e que o lixo está sendo depositado a grosso modo e a céu aberto. O que pode comprometer o lençol freático local e a qualidade da água consumida pelos moradores do entorno da Mata da Malhada (Manimbú e adjacências).

Segundo informações colhidas nos órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental no RN, a prefeitura de São josé de Mipibu não possui licença ambiental para tal obra.

Importante destacar e esclarecer aos irmãos e irmãs mipibuenses, especialmente, residentes na zona sul do município, que da forma que está sendo conduzida a deposição do lixo naquela comunidade o problema tende a se agravar, podendo vir a contaminar as águas que chegam as casas e provocar vários tipos de doenças que são trasmitidas através da água poluída.

Outro ponto importantíssimo a ser enfrentado pelo atual governo é o provável colapso envolvendo a destinação dos resíduos sólidos (lixo) da cidade, caso este lixão também venha a ser embargado, como ocorreu com o lixão do Pau Brasil, no ano passado.

De acordo com levantamento feito junto ao setor de denúncias do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN (IDEMA), o lixão de Manimbú já foi denunciado por duas instituições de São José de Mipibu, a STVBrasil e o Conselho Municipal de Saúde. E, segundo a responsável pelo setor de fiscalização do IDEMA, o órgão, em breve, estará visitando o local e adotando as providências cabíveis.

De acordo com a direção da STVBrasil, o assunto tembém está sendo encaminhado aos conselhos estadual e nacional de Meio Ambiente, Ministério Público e à Câmara dos Vereadores de Mipibu para que tomem conhecimento e procedam segundo as suas competências.

Vamos continuar acompanhando o caso e em breve traremos mais notícias.

2 comentários:

Anônimo disse...

PRESENTE DE ANO NOVO. A PREFEITA DEU O MURO DA VERGONHA PARA O POVO DA ZONA NORTE E O LIXAO PARA A ZONA SUL.

Anônimo disse...

de politicos mediocres só esperamos ações mediocres e muita conversa e imbromação

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009