segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Emancipação: separatismo ou libertação?

Leitor(a) nos escreve sobre a possibilidade que vem sendo ventilada em Laranjeiras do Abdias de uma suposta emancipação daquela comunidade. Ou seja, a idéia é de separação da comunidade de Laranjeiras do Abdias, que passaria a ser um novo município, tornando-se politicamente independente de São José de Mipibu.

Porque emancipar-se?

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) divulgou pesquisa realizada entre novos prefeitos sobre qual a justificativa para a criação de seus municípios e a resposta, indicada por 62,9% dos entrevistados, mais freqüente foi o abandono ou “descaso” com que antigos municípios de origem os tratavam. Ou seja, em geral, o que motiva a separação nada mais é do que o desejo de tornar-se independente e liberto. De poder ver resolvidos os seus problemas em vez de ficar a esperar respostas que nunca vêm.
 
Boa parte dos teóricos apóiam o movimento emacipacionista e afirmam que as populações encontram na emancipação uma forma de levar mais recursos ao município, de melhorar a saúde, educação, segurança e os serviços públicos em geral. O entendimento que se tem é de que emancipando-se a comunidade que era distante do poder passa a ficar mais próxima de seus representantes políticos e elimina-se a distância que antes precisava ser atravessada para poder buscar ajuda.

Outros alegam que o que os emancipacionista têm em vista são os milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que virão com a separação.

Mais importante do que qualquer outra coisa é que os governos municipais procurem se preocupar mais efetivamente com as comunidades. Que melhorem os serviços públicos nas comunidades mais afastadas. Que criem mecanismos de prestar serviços de qualidade e quantidade de forma igualitária para todos os cidadãos e cidadãs, das áreas urbana e rural. Pois o que se revela na maioria dos processos de emancipação é a insatisfação dos cidadãos para com os governos que os mantém em estado de abandono.

Todavia o processo de emancipação carece de estudos aprofundados para que não sobrevenha irresponsabilidade e mais prejuízos aos contribuintes.

Resta patente a ansiedade e a insatisfação de membros da comunidade de Laranjeiras do Abdias para com os governos atual e passados. Pois, não é de hoje que se ouve falar em emancipação na província e as reclamações da população dando conta do abandono, descaso e desrespeito dos governantes para com Laranjeiras do Abdias e demais comunidades são bem antigas.

Em verdade, as condições ou falta delas se impõem e indicam a necessidade de providências. Caberá a administração pública responder aos anseios de seus contribuintes ou negar-lhes mais uma vez os direitos. Aos sofredores moradores de Laranjeiras do Abdias caberá silenciar ante o abandono ou arregaçar as mangas e lutar pelo que acreditam.
.
..

6 comentários:

Anônimo disse...

Será uma ótima oportunidade para os políticos talvez até daqui do centro se aproveitarem e se tornarem prefeito e vereadores de laranjeiras...porque O POVO É BESTA E MERECE A SITUAÇÃO ATUAL!
Alguém discorda? vamos ver quantos dos atuais vereadores ou apadrinhados deles serão reeleitos neste ano. O povo reclama...reclama...e no final das contas engole o choro. BEM FEITO! CONTINUEM ELEGENDO OS MESMOS SANGUE-SUGAS DE SEMPRE POVO OTÁRIO!!!

Anônimo disse...

Perceval, parabéns pelo seu comentário, o que você postou é realmente a realidade de Laranjeiras do Abdias, aqui estamos abandonados, sem médico, sem atendimento, praça e quadra que começaram e não terminaram e olhem que foi muito dinheiro, água que não tem e a prefeita diz que não tem recursos financeiros. E onde está os recursos per capita por habitantes, se só Laranjeiras do Abdias já ultrapassa os 5.000 habitantes. Os políticos só aparecem por aqui em época de eleição e em formatura, dão as caras e logo vão embora, como teve um ano que Jamaci veio e foi embora antes de começar a missa, aí hoje quer defender Laranjeiras, talvez pensando em ser candidato quando for emancipado, mas por aqui já tem pessoas capazes, não os que já passaram e que se penduraram apenas para terem poder ou para resolverem situações suas ou de seus familiares. Será uma conquista, a realização de um sonho e será com dignidade e respeito ao outro, a uma comunidade sofrida.

Anônimo disse...

É gente as coisas estão mudando, as pessoas estão abrindo os olhos e vendo que os recursos vem, apenas não sabemos para onde estão indo, as obras chegam apenas não são concluídas e não adianta vir terminarem em período eleitoral não, porque aí sim nós iremos denunciar e com muito prazer. Chega estamos cansados de lutar contra a maré. Somos uma comunidade distante do centro de São José de Mipibu e além do mais abandonada por quem tem a obrigação de fazer, por quem recebe todos os meses para isso. A economia de Laranjeiras de Abdias é alta, a população numerosa. Chegou a vez de darmos o grito de liberdade pela insatisfação com o poder público municipal que nos tem deixado a revelia. A governadora do RN está sendo vaiada em várias cidades pelas quais em passado e aí nós esperamos a visita dos candidatos em nossas casas ou em comícios, eles terão de volta o que nos deram nestes 4 e até 8 anos. Já mostramos a Carlinhos do que somos capazes e iremos mostrar a essa fila de políticos que não fazem nada por agente, iremos eliminá-los de 1 em 1. Eles não pensem que continuamos acomodados e pacatos, eles irão se surpreender com Laranjeiras do Abdias. Será uma outra HISTÓRIA A SER CONTADA AS FUTURAS GERAÇÔES DE LARANJEIRAS. Obrigado e Parabéns por você Perceval ter aberto este espaço e com palavras sábias.

MOISÉS GALVÃO disse...

NÃO ACREDITO EM MELHORIA, PELO CONTRÁRIO, VAI SER MAIS UM PREFEITO OMISSO,MAIS VEREADORES COM A MESMA PRÉTICA DOS DE SÃO JOSÉNMAIS PREJUIZO,MAIS CORRUPÇÃO E MAIS MENTIRAS E O POVO CONTINUARÁ PENSANDO RECLAMADO E AGINDO DA MESMA FORMA.VOTANDO POR FAVOR,DINHEIRO E DEOAÇÕES SEM FALAR QUE O NÚMERO DE CHALEIRA NO MINDO TAMBÉM VAI AUMENTAR
O CONSERTO DE ADMINISTRAÇÃO FALIDA NÃO É CRIAR MUNICÍPIOS É DENÚNICA AÇÕES NA JUSTIÇS E ESCOLHER BEM OS SEUS CANDIATOS. SE JULGAR QUE NINGUÉM TEM ESSE PERFIL É SIMPLES " N Ã O V O T E "

Anônimo disse...

Moisés acredito que denuncias também não resolverá as coisas, você lembra do impeachmente que iria fazer com a PREFEITA daqui de São José e em última hora os políticos se reuniram e ficou o dito pelo não dito, todos tiveram medo ou todos tem o rabo preso. Olha só a situação que se encontra lá em Laranjeiras que é Distrito do nosso município, tudo abandonado, quando eles precisam de médico correm para a cidade de Brejinho (que é mais perto) por que senão morre e não se sabe até quando Brejinho vai atender a população de Laranjeiras. A segurança em Laranjeiras não tem sequer um posto policial ou uma ronda policial, a ronda escolar nunca passou por lá. Laranjeiras é terra de ninguém, pois não tem administre, quem mande, quem resolva, tem quem fale muito e nada faça. Eu particularmente acredito que será melhor passando a ser cidade, pois mesmo que apareça puxa sacos, mas são entre eles, e eles vão ter a assistência que não estão tendo, a População está CLAMANDO, GRITANDO porque estão ABANDONADAS EM TODOS OS SENTIDOS. Você não sabe o que é não ter sequer água nas torneiras é como se encontra Laranjeiras do Abdias, lhe afirmo sem medo de errar, pois tenho um irmão que mora lá e é de fazer pena e dó, o ABANDONO com que aquele povo tem sofrido estes anos, bá lá e comprove, tire fotos das construções iniciadas e não concluídas, das filas do povo esperando o médico que não vem, dos alunos esperando o transporte escolar que não chega porque não pagaram os motoristas ou o posto de gasolina, dos alunos especiais que não tem transporte para irem para a escola, dos pais e mães de família sem nenhuma assistência e tendo seus direitos negados. É fácil falar quando não se sente na pele. Só sabe o que aquele povo passa, eles mesmos e eles sabem que tem recursos para todos os seus direitos mas não sabem para onde foi.

Anônimo disse...

E aqui eu mando um alerta lá para o povo de Laranjeiras do Abdias, vocês já tentaram uma vez e os politicos que hoje são os mesmos, tiraram este direito de vocês. Este ano é ano de eleição, todos vão chegar aí bonzinhos, coitadinhos, compadecidos da situação de vocês, um acusado o outro que é para enganar vocês de novo e novamente vocês se acomodarem e passarao a sofrer ainda mais, pois eles só querem se beneficiar, não tem medo e são muitas vezes covardes, tirando da boca de vocês e dos filhos de vocês o que é de direito de vocês. Vejam agora no verão até o carnaval são festas e mais festas em casas de praia, regadas a bebidas, comidas, shows e com quais recursos? Enquanto isso falta médicos, remédios, transportes, a cidade abandonada, não só aí aqui em São José é do mesmo jeito. Mas digo não desistam, direitos vocês tem e devem lutar por eles, a maioria das conquistas do povo foi na luta, na garra, na vontade de ver e fazer a mudança. Não confiem que politico é amigo ou que familiares de politicos vao fazer as coisas por voces por serem bonzinhos, isso nao existe nunca, fazem porque tambem se beneficiam.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009