sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação / III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza

Durante cinco dias, cerca de mil pessoas e 50 palestrantes participarão do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)


Dentro de uma semana, Natal (RN) será transformada na capital da conservação da natureza. É que de 23 a 27 de setembro acontecerá no Centro de Convenções de Natal o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que será realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Nesses cinco dias, cerca de 50 especialistas em conservação estarão proferindo palestras nese evento, que é considerado o mais importante palco científico para discussão e debates sobre conservação de áreas protegidas.

A abertura do evento está marcada para o dia 23, a partir das 19h30, com a participação da diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. Em seguida, os quase 1.000 participantes do VII CBUC serão recepcionados com um show de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.

O VII CBUC tem como tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade” e o objetivo é debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, sobretudo as áreas marinhas e oceânicas.

Nas conferências e painéis, serão abordados vários aspectos das áreas protegidas terrestres e marinhas, como a “Biodiversidade e o Desenvolvimento Econômico”, “Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica”, “Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas” e “Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas”.

Dentre os destaques da programação estão três conferências: “Benefícios econômicos das áreas protegidas marinhas”, que será proferida por Stephen Mangi, economista do Plymouth Marine Laboratory, do Reino Unido; “Riscos à biodiversidade pela exploração de petróleo em águas profundas e no pré-sal brasileiro”, abordada por Fabio Moretzsohn, cientista da Harte Research Institute for Gulf of Mexico Studies e da Texas A&M University; e, “O contexto mundial e as metas de conservação do Brasil”, que será apresentada por Sarat Babu Gidda, Oficial do Programa de Áreas Protegidas do Secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

A programação do VII CBUC contempla ainda o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que acontece em paralelo ao Congresso. As palestras do simpósio ocorrerão de 24 a 26 de setembro, a partir das 14h30, e englobarão quatro grandes temas: Áreas Naturais Protegidas: Gestão para Resultados; Proteção da Biodiversidade Marinha; Negócios e Áreas Protegidas; e, Planejamento na Escala de Paisagens e Unidades de Conservação.

Os interessados em participar do evento ainda podem fazer inscrições na secretaria do evento, no Centro de Convenções de Natal, nos seguintes dias e horários: 23 de setembro, das 10h às 18h; nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8h às 18h; e, no dia 27 de setembro, das 8h às 13h30. Os valores no local serão de R$ 900,00 pra profissionais e R$ 530,00 para estudantes, funcionários públicos de órgãos ambientais, mediante comprovação.

Além do VII CBUC, será realizada, no Pavilhão Morton Mariz do Centro de Convenções de Natal , a IV Mostra de Conservação da Natureza. A Mostra reunirá dez expositores que irão apresentar as ações que empreendem na área ambiental e é aberta à visitação pública. A Fundação Grupo Boticário vai expor na Mostra os resultados de 22 anos de ações de conservação da natureza.
________________________________________
Fonte: www.fundacaogrupoboticario.org.br

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009