quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESTÁ EM VIGOR O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA


Entrou em vigor na última terça-feira, 13, o novo Código de Ética Médica, que passa a reger a profissão do médico e as relações entre médicos e seus clientes.



Alterações importantes foram feitas e nós elencamos, abaixo, algumas delas, para que você possa estar ciente de como deve ser tratado a partir de agora.



Veja algumas novidades constantes do novo Código.



LETRA LEGÍVEL

A receita e o atestado médico devem ser escritos de forma legível, não sendo permitidos aqueles garatujos que muitas vezes nem o próprio médico sabia decifrar.



DIREITO DE ESCOLHA

O médico deve apresentar todas as possibilidades terapêuticas, cientificamente reconhecidas, e aceitar a escolha do cliente.



CONSENTIMENTO ESCLARECIDO

O cliente precisa dar o consentimento a qualquer procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte.



ABANDONO DE CLIENTE

O médico não pode abandonar seu cliente.



PRONTUARIO

O cliente tem o direito de receber cópia do seu prontuário.



SEGUNDA OPINIÃO

O cliente tem o direiro a uma segunda opinião médica e a ser encaminhando à outro médico.



SIGILO MÉDICO

O médico deve manter o sigilo sobre as informações dos seus clientes, mesmo após a morte destes.



FALTAR PLANTÃO

É FALTA GRAVE faltar o plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.



Na ausência do médico plantonista substituto, a DIREÇÃO TÉCNICA do estabelecimento de saúde deve providenciar a substituição.



Estas regras valem também para o SUS, ou seja, Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros, APAMI, e etc.



Irmãos e irmãs mipibuenses, o Novo Código foi feito para ser respeitado. Portanto, fiscalize e denuncie o descumprimento do Novo Código de Ética Médica.



Sua denúncia pode ser feita pelo site www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp?portal=rn clicando no link SERVIÇOS à POPULAÇÃO.


Telefones: 4006-5333 ou 4006-5308.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caros da STV, leio em outro Blog, que apenas três vereadores seram "homenageados" em Recife fruto de uma pesquisa de "Opinião" publica, e então Eu me pergunto,quais foram mesmos os projetos relevantes em prol da coletividade que ele fizeram? lástimavel,que quem trabalhou,implatou,teve varios projetos bons aceitos outros até Lei, bem fundamentados com uma produção exemplar tenha ficado de fora, Vc já deve saber a quem reporto-me, ao Vereador jamaci, ele mesmo.acredito até que vcs da STV deveriam sugerir um titulo de cidadão Mipibuense para ele, pois ainda é o unico a Encarar de frente as organizações F.F, de vez em quando mas tenta..e se a enfermeira de Tangará têm, pq não ele..que nos agraciou com o segundo sábado de dezembro..
então fica a sugestão.
Helena B.

Anônimo disse...

é revoltante o vereador roberto ferreira o mais dinamico e trabalhador não receber essas homenagens no recife

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009