quinta-feira, 22 de abril de 2010

A SAGA DO MÚSICO MIPIBUENSE

A perseguição ao cidadão mipibuense, que já dura mais de duas décadas, quer se tornar eterna e exemplo para que outros não ousem desafiar a família Ferreira e lutar, com suas próprias forças, por seu lugar ao sol.
Criada na gestão do então prefeito Janilson Ferreia e ressuscitada no governo da atual prefeita Norma Ferreira, a perseguição àqueles que não se submetem a humilhação e a tortura psicológica e ousam desafiar os grilhões baseados na Lagoa do Fumo, parece não ter fim, mesmo em tempos de democracia.
Ora, irmãos e irmãs, vejam só vocês que distantes da realidade dos que sobreviveram dos guetos provincianos mipibuenses dos idos de 1990, quando jovens mipibuense eram expulsos da cidade pelo simples fato de não votar nos déspotas ferreiristas, assistem ao episódio atual da tentativa de macular o nome de quem, mesmo banido e humilhado, por amor a sua Terra, fez de sua arte o instrumento único e atual de preservação cultural e união de seu Povo, o Hino Oficial de São José de Mipibu.
O que de mais sublime pode dar um homem ao seu Povo e à sua história, senão o melhor de seu ofício, de sua arte, de sua criação?
Cada nota musical impressa naquela obra contém o mais íntimo da essência do compositor e expressa, em demasia, o mais puro amor de um filho a sua Terra, ao seu Povo, sua Gente.
Nem mesmo diante de tudo isto a piedade tocou o coração dos Ferreira. Pois, apesar de cientes de todo este processo, através de inúmeros documentos encaminhados, por vários anos consecutivos, esta família insiste em humilhar um cidadão mipibuense através da negação do reconhecimento de seu trabalho. E mais grave ainda, tentar atribuir a um impostor a autoria de um trabalho de outrem pelo simples prazer de praticar a perseguição.
Veja, irmão e irmã mipibuense, a que ponto chega a maldade humana. Porque negar a própria história ao seu Povo? Que perigo representa aos Ferreira um humilde músico mipibuense, um filho da pobreza que nunca negou suas raizes? Que mal pode representar à poderosa e autoritária família Ferreira, quem foi humilhado nos anos noventa e expulso injustamente de sua Terra, perdeu seu salário e teve violado seus direitos sem qualquer reação?
De onde vem tanto ódio contra a pobreza, contra os mais humildes?
O maior pecado deste simplório compositor foi amar a sua Gente e dedicar a sua vida a sua Terra, a defesa dos direitos de seus irmãos e irmãs e a construção de um sonho de vida melhor para todos os milhares de mipibuenses.
Em um documento, emitido esta semana, a prefeita informa que tomou conhecimento do pleito do autor do Hino Oficial de Mipibu, mas que está solicitando informações junto a Fundação Biblioteca Nacional, órgão oficial do Governo Brasileiro para registro de obras musicais, para verificação da veracidade do registro do Hino. O que é de estranhar, tendo em vista que, ao contrário dos autores legítimos, a prefeitura vem divulgando, há décadas, o nome de um impostor sem qualquer participação na composição da obra, como sendo autor do Hino, sem que qualquer documento houvesse sido apresentado para comprovar a sua autoria.
Na verdade, a prefeita não precisaria ir à Biblioteca Nacional para fazer uma consulta sobre a real autoria do Hino de São José de Mipibu ou mandar pedir informações, bastando, para tanto, no atual mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação, uma visita ao site da Fundação Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/portal/index.jsp?plugin=FbnBuscaEDA) para realizar a consulta e constatar a veracidade do que aqui se expõe.
Até as crianças mipibuenses poderão verificar a autoria oficial do Hino Oficial de São José de Mipibu em menos de cinco minutos, diretamente de suas residências. No entanto, a prefeita Norma Ferreira, no mais indecente exemplo de perseguição diz que está realizando consulta que já perdura por mais de uma semana.
Mas esta é a família Ferreira e as suas práticas tradicionais e históricas. Esta é a verdadeira essência dos Ferreira e a sua mais real tradução.
O poeta cubano disse, um dia, "A história é como um carro que a muitos transportará. Porém, passará por cima daqueles que queiram negá-la".
São José de Mipibu, RN, Brasil, 22 de abril de 2010.
Perceval Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Perseval qual a função mesmo do PROCURADOR GERAL do municipio, POrque como Dr.advogado, Só têm feito miséria Acatando as piores aberrações.
e tá na lei imagine vc se não tivesse?!!
Eitá povo marcado ê....

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009