segunda-feira, 5 de julho de 2010

A POLUIÇÃO SONORA E SEUS EFEITOS


ATENÇÃO! O BARULHO PODE PREJUDICAR VOCÊ.


Muitos sons em nosso ambiente excedem estes padrões e a exposição contínua a esses sons pode causar até a perda da audição. A diferença em níveis de decibels é maior do que se poderia esperar: 100 vezes mais energia sonora entra nos ouvidos em um ambiente de 95 dB do que num ambiente de 75 dB.


A perda auditiva típica observada com as pessoas que possuem uma longa história de exposição a ruído é caracterizada por perda de audição na faixa entre 3000 e 6000 Hz . Na fase precoce à exposição, uma perda de audição temporária é observada ao fim de um período, desaparecendo após algumas horas. A exposição contínua ao ruído resultará em perda auditiva permanente que será de natureza progressiva e se tornará notável subjetivamente ao trabalhador no decorrer do tempo. Estas mudanças nos limiares auditivas podem ser monitoradas através de testes audiométricos e isto alertará os médicos que as medidas preventivas deverão ser iniciadas. Nos estágios avançados, uma perda de audição nas freqüências altas afetará seriamente a habilidade para entender a fala normal. Em geral, pessoas com perdas auditivas nas freqüências altas não experimentarão dificuldades para detectar a fala, mas terão problemas para entender conversações.


ZUMBIDO INDUZIDO PELO BARULHO


Embora a causa exata de zumbido seja desconhecida, muitos pacientes que têm história de exposição a ruído apresentam zumbido. O barulho pode ser a causa mais provável do zumbido e este pode ou não ocorrer simultaneamente com perda auditiva. A maior parte dos pacientes que apresenta zumbido também tem problemas auditivos, mas uma pequena porcentagem (menos de 10%) tem audição dentro dos limites da normalidade.


O zumbido como resultado de exposição a ruído pode ocorrer súbita ou muito gradativamente. Quando ocorre subitamente, é freqüentemente percebido a uma intensidade razoavelmente alta e pode persistir nesse nível permanentemente. Entretanto, para outros, o zumbido é temporário e não retorna mais.


Mais comumente, o aparecimento do zumbido induzido por ruído é gradual e intermitente em seus estágios precoces. Os pacientes referem escutar um padrão médio de zumbido por um curto período de tempo após uma exposição prolongada a sons intensos. Uma vez que o paciente deixa de escutar a fonte do ruído, o zumbido desaparece rapidamente e se torna inaudível até a próxima exposição. Este padrão intermitente freqüentemente continua por meses ou anos com períodos de zumbido se tornando cada vez mais longos. Se a exposição ao barulho continua, o zumbido freqüentemente aumenta de volume e torna-se constante.


A maioria dos pacientes que tem uma longa história de exposição a ruído refere um zumbido que é tonal em qualidade e de alta freqüência, que se assemelha aos tons externos acima de 3000 Hz.


PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DE AUDIÇÃO - O QUE VOCÊ DEVE FAZER


Afastar-se do barulho o máximo possível.
Usar protetor auditivo individual quando o barulho for inevitável ou não puder ser paralisado.
Reduzir o tempo que você se expõe ao barulho.
Reduzir o barulho em sua fonte.


COMO O ZUMBIDO AFETA VOCÊ


É comum para as pessoas com zumbido notarem um aumento nos seus zumbidos enquanto estão expostos ao barulho. Em função disto referem que não podem freqüentar locais populares, tais como concertos musicais, danças, festas e eventos esportivos. Elas não podem usar cortador de grama, serras, aspiradores de pó, processadores de comida, ferramentas elétricas e armas de fogo. Algumas pessoas tiveram que abandonar seus empregos ou mudar de função por causa do barulho relacionado ao trabalho. Num curto período de tempo após terem se afastado de suas funções, elas percebem que seus zumbidos retornaram aos seus níveis originais.


OUTRAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE COM RELAÇÃO À EXPOSIÇÃO AO RUÍDO


O barulho é conhecido por ter efeitos nocivos não somente sobre a audição, causando estresse em todo o sistema circulatório, respiratório e digestivo. Exposição prolongada ao ruído pode causar dores de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial. O barulho pode interferir no aprendizado de crianças e até mesmo afetar uma criança por nascer.


Se você contribuir para a redução do ruído em seu ambiente, cada órgão de seu corpo, assim como das demais pessoas ao seu redor, estarão sendo beneficiadas.


Fonte: UNESP

12 comentários:

Anônimo disse...

POLUIÇÂO SONORA? CADÊ A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE?
Cadê a educação em relação a boa convivência? Temos que nos conscientizar tendo ciência que não podemos ouvir nosso som da altura que queremos. 'Em primeiro lugar o silêncio'...Há idosos, doentes, bebês sensíveis ao barulho intenso. Há escolas, há tarefas que precisam de concentração. Há, também, pessoas que trabalharam e querem descançar...
Cadê a secretária do meio ambiente que não dá exemplo em casa. Deveria desmontar o som planeta coco. Digo: desmontar o briquedinho do filho dela dando exemplo. Somente dessa forma, poderia exigir da população o cumprimento da lei do silêncio.Quem mais infringe a LEI DO SILÊNCIO são os filhos da secretária do meio ambiente.
O jeito é apelar para o MINISTÉRIO PÚBLICO. Também seria bom se a CAMARA MUNICIPAL criasse uma lei proibindo e/ou punindo carros de som que estivessem exagerando na potência...
Temos de ter em mente que a poluição sonora é crime. Vamos nos unir e provocar a justiça procurando a promotoria. Afinal, lei não se discuti, se cumpre.

Anônimo disse...

rapaz e a igereja catolica da nossa cidade tambem coloca o som todos os dias nas alturas é muito barulho de longe se ouve!!!o calçadão é cheio de carro de som nos fins de semana e nas feiras é onde acontece o maior abuso de carros de som !o planerta coco nem falo muito pq não é sempre que ligam é até raro so carnaval e copa msm mais é muito alto tambem tem de se ter um bom senso na hora de ligar em galera o som de vcs é legal mais alto de mais não da!!

Anônimo disse...

Primeiro comentario totalmente mentiroso os filhos da secretaria de longe são os que menos desrespeitam a lei do som na cidade !!!Me diga uma coisa você ve o som deles direto na rua???resposta:não 2- você costuma ver o som deles todos os fins de semana no calçadão ? resposta:não 3- todo sabado em dia de feira você vê o som deles na maior altura fazendo propaganda de alguma coisa???resposta:não////só não ve quem não quer mais eu vejo bem que a unica intenção que alguns tem aqui ou na verdade deve ser só um com certeza é colocar o lado politico na questão ta perecendo que so existe o som do planeta coco aqui na cidade ...vamos falar nos carros de propaganda que ligam todo dia na maior altura vamos falar dos trios eletrico de uma certa loja de móveis aqui da cidade que liga o som numa altura imensa,vamos falar na igreja da cidade que é um absurdo sonoro,vamos falar no paredão da familia trigueiro que tambem botou pra lascar de som aqui na cidade e é muito mais alto e mais potente do que o planeta coco,vamos falar dos clubes da cidade que todo fim de semana abusa na altura do som???bora ???quer comentar não amiguinho???sei porque ja! pq vc é mais um viciado na politica com rabinho preso com certos politicos aqui da cidade que estão com inveja porque o nome dos b... esta super cotado para as proximas eleições e os seus candidatos desonestos tambem estão preucupadinhos agora pq a vida inteira nada fizeram por esta terra e agora tem gente que vai entra e vai fazer mudança aqui!!comentários como o seu são só baseados em politica suja eu mesmo não como corda de gente como vc quem quiser que coma...Ja ouvi um ditado que diz:QUEM MUITO BOTA DEFEITO ESTA A FIM DE COMPRAR))) então quanto mais vc fala desses caras eu noto e vejo que é so por politica vc é mais um participante da politica antiga e suja praticada por esses que passaram no poder e alguns q ainda estão.sou amiga muito proxima dos b... e os conheço bem mais antes sou uma mulher de respeito que gosta da verdade e da moral . ... neles !!!

Anônimo disse...

nº3,vc não entende o comentario do 1°,ele que sejam toda e qualquer poluição sonora,seja A,B,C ou todo alfabeto.O que percebo enquanto navego na NET é que quando se fala nessa família cria-se uma polêmica ou seja a populaçao começa postar comentários contra o que a senhora afirma.Isto só faz confirmar que não bem aceitos e se estão tendo pretensões reveja sua popularidade.

Anônimo disse...

Não estamos tratando de política aqui. Estamos falando de poluição que a fabrica produz. Mas os cocos não admitem o que eles causam a nossa cidade. Não tem humildade para admitir suas falhas. Só pensam em si mesmo. Cada vez que tentam se justificar aqui no blog só piora a imagem deles. São poluidores e arruaceiros. Por sorte, 90% dos mipibueses só fala mal deles. Pode ser que por pressão algum operário da fabrica ... neles. Kkkkk

Anônimo disse...

Falar nessa família e começa aparecer sujeira.E haja poluição!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o primeiro comentário. Não podemos ouvir som em casa ou na rua num volume que acabe com paz do vizinho ou das pessoas...Não importando se seja meu aniversário, casamento, batizado, carnaval, copa, etc. Vivemos em comunidade. Quando é festa para mim pode não ser pra você. Sim o PLANETA COCO acha a política DE SÃO jOSÉ DE MIPIBU suja, mas está doidinho pra entrar.

Anônimo disse...

a inveja mataaaa!!!!!!!

anonimo disse...

SÓ QUERO QUE VC ME AQUEÇA NESTE INVERNO E QUE TUDO MAIS VÁ PRO INFERNO

Anônimo disse...

a poluição mata mesmo!quem mora aqui no conjuto está morrendo lentamente,vc q disse inveja matavem morar aqui e morrer de poluição sonora e ambiental!

Anônimo disse...

povo impopular esse não é? é só citar e começa as críticas!

Anônimo disse...

inveja mata? inveja de que? de impopularidade,poluidores e agressores? cai na real.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009