terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Consciência Negra

Hoje se comemora em todo o Brasil o Dia nacional da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra é comemorado a partir de 2003 e faz alusão a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695. Todavia, somente em 2011 foi instituída oficialmente a data comemorativa a nível nacional e tem como objetivo lembrar as conquistas da população negra e não deixar cair no esquecimento as barbaridades sofridas.

LOCAL
Em São José de Mipibu o Dia Municipal da Consciência Negra foi instituído através de lei municipal e se comemora todos os terceiros sábados do mês de dezembro.

A data, de iniciativa popular levada à Câmara Municipal pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva, foi apresentada na forma de projeto de lei pelo então vereador Jamaci Oliveira e aprovada por unanimidade.

DESCASO  E PRECONCEITO
Apesar de a data haver sido instituída através de lei municipal, a prefeita Norma Ferreira jamais respeitou a lei e nem tampouco a população negra, revelando seu terrível preconceito. Por todo o seu mandato, apesar das várias tentativas da STVBrasil para entendimentos no sentido da realização de eventos de sensibilização de promoção da igualdade racial, a prefeita sempre se mostrou intransigente e arrogante negando a população negra local o direito de comemorar o Dia Municipal da Consciência Negra.

Com a palavra a senhora prefeita para esclarecimentos.


Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009