quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa e suas lições para a história

Barbosa critica pergunta de repórter negro


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa disse ontem (21) a um repórter negro que sua pergunta repetia estereótipos repetidos por jornalistas brancos.

"Eles [os demais jornalistas] foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?".

O relato foi publicado pelo "Blog do Noblat". Barbosa falava em "off", jargão jornalístico para a situação na qual o entrevistado fala com o jornalista sob a condição de não ter sua identidade revelada. Havia repórteres de vários meios de comunicação presentes à conversa relatada, inclusive da Folha.

O jornalista Luiz Fara Monteiro, da TV Record, havia perguntado a Barbosa se ele estava "mais tranquilo, mais sereno", após a sua primeira sessão presidindo o STF --ele assume efetivamente o cargo hoje à tarde.

Fara, que é negro, fez a pergunta baseado no histórico de rispidez nos debates entre Barbosa e seus colegas.

"Nesses dez anos, o ministro Joaquim botou para quebrar aí, quebrou as cadeiras? Gente, vamos parar de estereótipo, tá?", queixou-se Barbosa, segundo o blog.

"Logo você, meu brother!", disse então, dirigindo-se ao repórter. "Ou você se acha parecido com a nossa Ana Flor [repórter da agência Reuters, que é loira]? A cor da minha pele é igual à sua. Não siga a linha de estereótipos porque isso é muito ruim. Eles [os demais jornalistas, majoritariamente brancos] foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?"

Procurada hoje, a assessoria de Barbosa disse que ele não iria comentar o caso.
_____________________________________________
Fonte: Folha on line

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009