segunda-feira, 11 de março de 2013

Ambientalistas cobram estudos sobre a carcinicultura

Integrantes da Rede Ambientalista Potiguar se reuniram nesta segunda-feira, 11, para cobrar do governo a realização de estudos técnicos que comprovem a sustentabilidade ambiental da carcinicultura do Rio Grande do Norte.


O estopim da discussão foi a criação de uma instrução normativa elaborada pela SAPE RN, que propõe a inclusão da carcinicultura no rol das atividades agrossilvipastoris, o que beneficiaria o setor e favoreceria a destruição de grandes áreas de mangue no estado. A instrução será apresentada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (CONEMA) e, se aprovada, representará um grande retrocesso para a questão ambiental e prejuízos imensuráveis às gerações futuras.

De acordo com Rogério Câmara, da ONG SOS Mangue, a carcinicultura é uma atividade altamente impactante sobre o meio ambiente e seus prejuízos são incalculáveis. Segundo Rogério, "Grandes áreas de manguezal já foram devastadas pela ganância dos carcinicultores. É preciso dar um basta!"


Para o presidente da ONG Baobá, Haroldo Mota, "o manguezal é um dos mais importantes e ricos ecossistemas e fonte de vida marinha. A carcinicultura destrói o mangue e também uma incalculável quantidade de vida marinha que dele necessita para viver."


De acordo com os ambientalistas presentes a reunião, o movimento não é contra o progresso, a geração de emprego e renda. "Não  devemos ser irresponsáveis e, diante da realidade atual de grande perda de cobertura vegetal e do pouco que resta no Rio Grande do Norte, não podemos cruzar os braços. Se nos omitirmos hoje, estaremos condenando os nossos filhos, netos e futuras gerações a um futuro incerto. Apesar da previsão legal, o CONEMA, há muito tempo, alijou a sociedade civil  do debate, em uma patente parcialidade benéfica aos carcinicultores e declarada entrega dos mangues aos grandes produtores."  Afirmou Perceval Carvalho, militante ambientalista da ONG STVBrasil, membro da Rede Nacional de ONG da Mata Atlântica e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


Nesta terça-feira, 12, ambientalistas do estado farão mobilização durante a reunião do CONEMA para retirar da sua pauta a instrução normativa que gerou a polêmica até que sejam realizados os estudos técnicos necessários.
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009