terça-feira, 12 de março de 2013

CONEMA

O Conselho Estadual de Meio Ambiente realizou reunião nesta terça-feira, 12, na sede do IDEMA RN, em Natal, para discutir, entre outros temas, uma tentativa de caracterização da carcinicultura como atividade agrossilvipastoril.

Na verdade, trata-se de mais um golpe do segmento produtor de camarão para tentar viabilizar a total liberação da carcinicultura em todo o estado potiguar. Ou seja, o famoso "liberou geral".

Mesmo contra a evidente vontade do órgão ambiental, o IDEMA RN, manifesta por seus representantes no evento, o movimento ambientalista norteriograndense se fez presente e agitou a reunião, somando coro com especialistas da UFRN e IBAMA RN e pequenos produtores estuarinos que se manifestaram contrários a proposta por entender que tal conduta é incompatível com a própria legislação e, em sendo aprovada, abrirá precedente para o avanço da destruição dos mangues, apicuns e salgados do Rio Grande do Norte.

Houve flagrante tentativa de silenciar os presentes que se mostraram contrários a proposta, mas a democracia falou mais alto e terminou por sucumbir o autoritarismo de segmentos como o da indústria, que tentou proibir a participação popular e aprovar, a todo custo e a toque de caixa, a vergonhosa instrução normativa da SAPE.

Após amplo, acirrado e demorado debate, vitória do meio ambiente. A proposta foi retirada de pauta para análise de comissão e posterior retorno.

Os ambientalistas prometem acompanhar o debate e seus desdobramentos no CONEMA e, caso seja necessário, buscar as redes sociais e apoio popular para uma grande mobilização contra o que consideram uma proposta indecente.
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009