sábado, 30 de novembro de 2013

Eleição em chapa única e a miséria da democracia

"É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam realmente acontecer!" Disparou, em determinada ocasião, o poeta Caetano Veloso.

E, como a história se repete aqui e alí, vamos falar de vitaliciedade e seus prejuízos à democracia. Mesmo porque tem gente que "se acha" e engana a si mesmo pensando que está enganando a todos.

Lembro bem de um colega, então sargento fuzileiro naval, que fazia questão de repetir, sempre que podia, o chavão: "Você pode enganar alguns por algum tempo. Pode enganar muitos por muito tempo. Mas, jamais poderá enganar todos por todo o tempo". E parece que o tempo da verdade chegou.

Não há nada de glorioso nem tampouco democrático em vencer uma eleição em chapa única e, ainda mais ridículo, em terceiro mandato. Isto, na verdade, deveria ser motivo de vergonha e sinal de que algo está errado. Democracia pressupõe participação e participação nada mais é do que presença de pessoas.

Uma instituição há três mandatos tem uma mesma pessoa a sua frente é digna de desconfiança. Somente o incauto acredita na sua própria verdade e é bem característico dos regimes autoritários a soberba "Fui eleito com tantos por cento dos votos!" Quando todos sabem que o que está em jogo são interesses pessoais e a manutenção do poder e benesses oriundas dele. Fatos como este revelam a crise de liderança institucional, fortalecendo a permanência dos aproveitadores de plantão em prejuízo da coletividade.

Regozijar-se de eleição em três mandatos é ridículo! É a personificação de poder e o discurso particular da mediocridade! Uma forma de tentar sonegar vícios e sobrepujar a democracia. Enganamo-nos ao imaginar que eleição significa solução. Certa vez, o brilhante Eduardo Galeano disse: "A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado."

Algumas pessoas, de tão apegadas ao cargo que ocupam, tendem a acreditar que ele lhe pertence, que é seu. Ledo engano! Tal fato é o sinal de que algo está errado e precisa ser mudado. É o sinal de que os meios para a transformação já existem e que estão a disposição para a mudança.

Eleição em chapa única é a miséria da democracia!
.
..

Nenhum comentário:

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009