sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

03 DE DEZEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O que temos à oferecer às pessoas com deficiência em São José de Mipibu?


Como uma pessoa em uma cadeira de rodas ou mesmo uma pessoa idosa tem acesso a esta calçada e outras da cidade?

5 comentários:

Anônimo disse...

Cadê os "Amarelinhos"?
Jogar a culpa para os outros é fácil. Quero ver agir quando é necessário.
Desde o ano de 1997, com o advento do Código de Trânsito Brasileiro, o sistema de gerenciamento do trânsito foi municipalizado. Aliás, como alguns outros serviços (educação e saúde p. ex.) que não funcionam, porque a maioria dos municípios não têm vontade política ou acredito ainda mais, não têm condições e competência para gerir esse sistema, principalmente, por causa de uma mentalidade mesquinha em relação à política, ou seja, têm medo de fazer os procedimentos corretos para não perder votos na próxima eleição.
Quando digo no começo que culpar os outros é fácil, é porque não se assume a responsabilidade que é sua. Neste caso, muitas vezes, os gestores do município para se livrar da responsabilidade, querem cobrar da Polícia Militar e até mesmo da Polícia Civil, através do Delegado, que têm suas atribuições constitucionais específicas, e que para fazer o seu trabalho, dependem que outros órgãos públicos funcionem. No entanto, o poder público municipal não faz nada para por em prática de fato e de direito essa municipalização, criando os respectivos cargos através de concurso público para que as coisas funcionem realmente.
Ah! Para concluir, se o problema for a formação desse pessoal, é só ter boa vontade e procurar convênio com os órgãos competentes como o CPRE (Comando de Polícia Rodoviária Estadual - PMRN, quando tive conhecimento que há alguns atrás, o próprio comandante desse órgão na época, se disponibilizou em uma reunião com autoridades locais para a formação desse pessoal, através de um convênio, como manda a lei. Portanto, é só ter vontade, e não só isto, e sim também querer fazer.
PS. Vale lembrar também que a participação da sociedade quando à educação é muito importante. Mas, sabe como é o brasileiro não é? Por isso, é que para haver educação, também tem que haver a reprimenda, como acontece em alguns países mais civilizados no mundo. Quando se obedece as regras de convívio social, sofre as consequências por isso, e com uma ação rápida, sem arrumadinhos, como ocorre aqui em nosso País.
Um abraço a todos!!!

Anônimo disse...

Só uma correção no tópico anterior: Quero dizer que é quando "NÃO se obedecem as regras de convívio social".
Obg!

Anônimo disse...

É! Não adianta reclamar da falta de estrutura para formação e qualificação desses profissionais de trânsito, para que eles saibam realmente o que fazer quando estiverem em suas funções, tendo inclusive, conhecimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ter educação, e ainda, quando necessário, usar o bom senso (não confundir bom senso com arrumadinho ou falta de energia para agir).
Exemplo de como se fazer não falta, temos alguns, e se os responsáveis que assessoram o Executivo Municipal não souberem esse procedimento, procurem outros municípios que já o fizeram, ou ainda os próprios órgãos do Estado (CPRE/Polícia Militar, etc.) que eles vão orientá-los. Os municípios de Ceará-Mirim e Monte Alegre (iniciou o curso no mês de maio e já foi concluído) e firmaram convênio onde seus profissionais da Guarda Municipal foram formados e qualificados na Academia da Polícia Militar, que tem estrutura e profissionais para a realização dos cursos de formação. A Prefeitura de Natal, nesta semana firmou convênio para a qualificação dos guardas municipais também através da Polícia Militar, a fim de que eles possam utilizar arma de fogo em serviço, como manda a lei (mais especificamente a Lei 10.826/2003 - Estatuto do Desarmamento), e a Polícia Federal exige em suas fiscalizações que exista essa qualificação, como requisito para o bom funcionamento do serviço, com responsabilidade acima de tudo.
Enquanto isso, São José de Mipibu amarga e fica a mercê de Secretários incompetentes (principalmente Trânsito e Obras - inclusive os que já passaram), e a população de quase 40 mil habitantes sofre as consequências com a falta de estrutura e vontade política dos encarregados em suas respectivas áreas de atuação que não fazem nada, exercem os cargos só, ao que me parece, para receberem o dinheiro "do povo", que é quem paga os salários deles.
Senão vejamos: aos sábados, o trânsito é um caos na cidade (além da desorganização da feira livre), quando da realização de algum evento público na cidade, algum desfile cívico das escolas, procissão ou desfile de qualquer igreja ou segmento religioso, não existe nenhum guarda de trânsito para orientar e a população sofre os riscos de acidentes, fora a falta de educação de alguns motoristas sem escrúpulo, que mesmo sem sinalização deveriam usar o bom senso e respeitar o seu próximo, e quando a secretaria coloca alguns "amarelinhos", às vezes, no sábado, parece que eles não sabem o que fazer e esperam apenas o tempo passar.
Ah! Os guardas municipais, se existissem organizadamente, bem que poderiam auxiliar a Polícia na guarda e proteção dos bens, serviços e instalações do município (Escolas, Postos de Saúde, Praças, Estação Rodoviária, etc.) como manda a Constituição Federal em seu Art. 144 § 8º.
Poderia até citar mais algumas leis, inclusive a nossa Carta Magna, mas acho que aqui não vem ao caso, pois Assessoria Jurídica e profissionais competentes existem para isso, subsidiar os governantes, então eles deveriam ou devem saber como fazer, pelo menos o que se espera deles. Portanto, é só querer fazer. Fica aí a sugestão!

Anônimo disse...

Quando eu digo que nada dessa adiministração funciona...E que nossa cidade está entrega às baratas, sempre algum babão tenta justificar.

Anônimo disse...

claro e vc e o que naum e de Arlindo???? kkkkkk isso e coisa da oposição mesmooooo agora aguentaaaaaaaaa...........sao so mais uns aninhos e naninha e rosinhaaaaaa...

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009