segunda-feira, 26 de março de 2012

Limite prudencial ou má gestão?

Sempre que o governo fala de pagamento do justo e digno salário, agora legal, para os trabalhadores, sempre tem algum(a) imbecil de plantão que argumenta sua negação tendo como pano de fundo o tal "limite prudencial".

Mas, afinal, o que significa esse tal "limite prudencial" e porque que ele somente é invocado para limitar o direito do trabalhador de ter um salário definido em lei?

A lei de Responsabilidade Fiscal, Lei 101/2000, em seu artigo 19 - III, determina que o total da despesa com pessoal não poderá ultrapassar o percentual de sessenta por cento (60%) da receita corrente líquida.

E você deve estar se perguntando, e o que é que isso tem a ver com o piso salarial dos professores? Se tivéssemos um governo sério e uma boa administração a resposta seria NADA! Não teríamos problemas em cumprir a lei e pagar o piso nacional à todos os professores de São José de Mipibu.

Um governo de verdade planeja suas ações. Assume o poder com um plano para dar resolutividade aos problemas de seu povo em suas áreas de atuação como educação, saúde, etc. Quando no comando da administração, a tarefa é guiar o serviço público com base na avaliação das situação

Mas, o que temos, em vez de um governo, é, literalmente, uma tragédia governamental abatida sobre o povo mipibuense, um longo e tenebroso período de verdadeira escuridão. Uma prefeita que assumiu o governo em 2005 e que, até hoje, não aprendeu a lidar com a coisa pública. Um governo que nunca planejou uma só ação durante todos estes anos e que assumiu sem um plano de governo e sem respostas para os graves problemas por que passa a cidade.


Irresponsável, incompetente e ladeada por meia dúzia outros tantos semelhantes, a chefe do executivo municipal sucumbe ao despotismo e pretende naufragar consigo o direito da classe trabalhadora mipibuense.


Como se explica um governo não poder cumprir a lei e garantir o pagamento do piso salarial para os professores ao mesmo tempo em que esbanja dinheiro nos cargos comissionados? Que cria cargos tão somente para abrigar parentes e aderentes?


Limite prudencial ou má gestão?


O meu saudoso pai sempre me dizia que vergonha na cara não ficou para todo mundo.
.
..

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, este texto é a nossa realidade mipibuense. Penso eu que ela quer ir para a Câmara de Vereadores para se defender de tantos processos que recai sobre ela, ou para intimidar os demais que lá estão para votarem a favor dela quando chegar a documentação para eles aprovarem. Essa é cobra criada, é sempre estar na defesa, sem nada fazer, é pensar somente nela.

Anônimo disse...

Alguém já refletiu porque o pai J... e N... irmã da Prefeita N... abandonaram, estão indo por outros caminhos? Ora se nem a própria família acredita, confia e acompanha ela, o que se disser de uma criatura desta? Uma mulher que só pensa em si, só vê abaixo do seu umbigo, que não respeita nem mesmo os que conviveram com ela (vereadores), que abandonou nossa cidade, que não fez o minimo do que prometeu em palanque e por isso houve divisões dentro da própria família. há também quem diga que estas divisões são para que todos possam se manterem no Poder. E aí o que faremos? para onde iremos? Seguir a ela? Jamais.

Anônimo disse...

Pergunto a quem postou o texto acima, quando diz assim "vergonha na cara não ficou para todo mundo não", aí eu pergunto você conhece algum político que tenha vergonha na cara? Eu não e ainda digo mais só entra para este meio quem quer ganhar dinheiro fácil, não trabalhar e enrolar o povo. A educação e a saúde é a classe que mais trabalha e que são menos valorizados (sem incluir os médicos)pois todos os dias com hora marcada para chegar e para sair, que dão o melhor de si, que se esforçam, que acreditam no amanhã melhor, que lutam, que fazem festas para os pais e a comunidade e que tão pouco ganham, e além do mais tem que irem as ruas, entrarem em greve. Se professor tivesse vergonha também não votaria nestes vereadores que nada fazem, que não defendem, que se excluem ou ficam omissos diante de tal situação e no final ainda aprovam por total as contas da Prefeitura. Eu escutei estes dias um vereador dizer que aprova porque não sabem nem avaliarem, é tão complexa a prestação que eles não sabem analisarem, não conhecem os estudos e as fórmulas que só os contadores sabem. E o pior de tudo é que não buscam aprenderem, que vergonha, acredito que os professores deveriam ter vergonha do Legislativo e do Executivo de São José de Mipibu que não defendem eles, mas que eles tem na mão o poder de transformar esta realidade.

Anônimo disse...

Pois ao contrário de vc. aí em cima, eu conheço e conheci muito político bom, pessoas íntegras, de vergonha. Vou dar exemplo de um que já se foi: "Seu Almir", ex-prefeito de Nísia Floresta, um ser humano sem igual, a qual tive a honra de conhecer. A questão é que vcs. colocam todo político em um mesmo saco e se quer procuram conhecê-los. Alguns de vcs. não sabem nem em quem votaram. Já estive na Câmara de São José algumas vezes e o que vejo é que a população não participa de nada. como se conhece um político? Quando seus interesses estão em jogo e vc. para se fazer de vítima começam a achovalhar os políticos, sem se quer conversar com eles sobre seus problemas? Quanto a esta gestora que aí esta, realmente fica difícil, ententer como deixar de ser Prefeita para ser candidata a vereadora? Só tem uma explicação. Sobrevivência financeira. Todo mundo sabe que a mesma é uma funcionária nível médio da saúde do Estado e que há décadas não dá um prego numa barra de sabão, e ganha um salário para isso. Como ela vai vever com um salário? Agora, a falta de respeito para com quem a elegeu a prefeita é muito grande.

Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009