O Ministério Público Federal denunciou à Justiça Federal Gledson Golbery de Araújo Maia, ex-chefe de engenharia do Departamento Nacional de Infra-Estrutra de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT) e Túlio Gabriel de Carvalho Beltrão Filho, funcionário da empresa Arteleste Construções LTDA, pela prática do crime de corrupção passiva. Para o MPF/RN, Gledson Maia solicitava e recebia, em razão da função pública, propina da empresa Arteleste.
Os dois foram presos em flagrante, em 4 de novembro, no estacionamento de uma churrascaria de Natal. Na ocasião, foram apreendidos R$ 58.950,00 em posse do ex-servidor do Denit Gledson Maia. Com ele também foi encontrada lista com uma relação de empresas de engenharia e valores associados. Para os procuradores da República que assinam a ação, trata-se de um elemento indicativo das parcelas de propina recebidas ou a receber das empresas que tinham contrato com o DNIT.
A empresa Arteleste foi contratada pelo Departamento de Infra-Estrutura de Transportes, em março de 2010, através de dispensa de licitação, no valor de R$ 13.778.908,64. A empresa deveria realizar obra emergencial na ponte Felipe Guerra, sobre o rio Assú, num prazo inferior a 180 dias. O prazo encerrou-se em 18 de setembro, sem que o DNIT tivesse tomado qualquer providência.
Nos depoimentos prestados à Polícia, Túlio Gabriel informou que os valores apreendidos eram da Arteleste para pagamento de empregados e fluxo de caixa. Mesmo assim, nenhum dos denunciados quis assinar o auto como sendo detentor da quantia apreendida, no momento do flagrante. O mesmo não aconteceu com os autos de apreensão de outros objetos, cuja propriedade foi reconhecida.
"O denunciado, que se disse preocupado com a segurança, não soube explicar, todavia, porque não efetuou o saque na Agência do Bradesco em Assú (RN) (evitando viajar com tanto dinheiro). Além disso, deixou o dinheiro vulnerável no carro estacionado e somente o retirou para levar ao carro de Gledson", destaca o texto da denúncia.
Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem é crime (artigo 317 do Código Penal), com pena de reclusão de um a oito anos e multa. No caso de Túlio Gabriel, o denunciado agiu em coautoria, concorrendo para a prática do crime.
O MPF/RN destaca que a denúncia de Gledson Maia e Túlio Gabriel diz respeitos aos fatos da prisão em flagrante. Os demais envolvidos na Operação Via Appia, que investiga a prática de uma série de crimes relacionados à obra de duplicação da BR 101, Lote 2, entre os estados do RN e PB, devem ser denunciados, em tempo oportuno, quando da conclusão do inquérito policial.
___________________________________
6 comentários:
meu amigo imagine se o mpf visita-se nossa terra seria um deus nos acuda pois tem gente que esta desde ja contando para que a prefeita faça seu sucessor ou as coisas irão se tornar muito escabrosa para essa gente que simplismente rouba na nossa cara
isso é achincalhamento a moral e a conduta etica dessa nobre familia,esse rapaz é honesto e incente da pra ver no semblante e na maneira que se veste sem falar que é sobrinho de joao maia e de agaciel que tambem foi vitima do achincalhamento da imprensa que foi peversa e como prova maior ele foi inocentado pela justiça e pelo povo que revoltou-se com as injustiças da imprensa e o elegeu deputado distrital mais votado de brasilia
E VERDADE LEVA ELE E OS OUTROS LALAU PARA A TUA CASA. VOCE DEVE SER DA QUADRILHA. CUIDADO A PM TE PEGA TAMBEM
Caro anônimo do 3º comentário, o companheiro do 2º comentário só quis ironizar, entenda! É isso que o povo tem quando não aproveita a oportunidade durante as eleições de mudar nossos governantes e sempre deixa essa corja mamando nas tetas do poder e esse mesmo povo sempre padecendo e sofrendo as consequências.
PS. Ainda ficam dando uma de defensores da Pátria, quando deveriam defender as causas sociais com convicção e no tempo certo, e ainda se incomodam quando são chamados de demagogos, por tentar se aproveitar de várias situações.
Taí o retrato da desordem no País, o Rio de Janeiro. O governante é o exemplo da maioria dos governantes das outras Unidades da Federação, que não têm qualquer compromisso com o povo. É só balela e conversa fiada no período eleitoral... mas quando passa, by, by povo, até a próxima para serem enganadoso ou se deixarem enganar, ou até mesmo fazere isto conscientemente. Investimento na Saúde, Segurança e Educação já era. No entanto, deveria estar bem, já que o povo o reelegeu para mais quatro anos enrolar o carioca e consequentemente os fluminenses das outras áreas do estado. Ah! Ainda querem sediar jogos da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas 2016. Faz pena, mas faz mesmo!
o 2º COMENTÁRIO FOI FEITO PELOS COCOS, ACREDITEM!
ESSE POVO SÓ SE ALIA COM QUEM NÃO PRESTA.
Postar um comentário