Dirigentes da organização não governamental STVBrasil - Sociedade Terra Viva se reuniram com o Prefeito de São José de São José de Mipibu, Arlindo Dantas.
A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, e foi satisfatória.
A conversa tratou de temas de fundamental importância para vida e o futuro da população mipibuense, como a questão das nascentes dos rios Mipibu e Pituba e suas respectivas matas ciliares, todos em estado crítico de poluição e devastação. Também foi discutida a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica de São José de Mipibu, enquanto instrumento de proteção e recuperação destes importantíssimos ecossistemas.
O Prefeito Arlindo Dantas reconheceu a necessidade e assumiu compromisso de envidar todos os esforços para a criação das duas unidades de conservação (Bica e Pituba) e também da elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, já determinando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sociedade Terra Viva, adote as medidas necessárias para iniciar o processo.
A conversa também tratou, entre outros, de temas como o Dia Municipal de Luta pelos Direitos Humanos e o Dia da Consciência Negra, que são objeto de lei municipal e promovidos pela STVBrasil anualmente, obtendo sinalização positiva do gestor e confirmação de apoio para ambos os eventos.
Também fora abordada a situação da rua lateral da loja Adriano Móveis, no centro da cidade, mais conhecida como "Beco de Afrânio", local em que há anos vem sendo dificultado o acesso da população e que só não fora doada pelo governo anterior em razão das pressões dos voluntários da Sociedade Terra Viva, que chegaram a acionar a Justiça para impedir tal imoralidade. Em relação ao assunto o Prefeito Arlindo Dantas garantiu que "aquela rua não será doada" e que pretende contar com o apoio da STVBrasil para, juntamente com a Secretaria de Obras, realizar estudo para viabilizar a melhor forma de devolver aquele bem ao povo mipibuense.
De acordo com a diretora executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, "A reunião foi proveitosa e, a partir desta reunião, está claro que São José de Mipibu está vivendo um novo momento. Um governo aberto ao diálogo com a sociedade e disposto a ouvir as vozes da cidade. Pela primeira vez tivemos a garantia dada pelo próprio gestor municipal da adoção das medidas para proteção de nossos principais mananciais. Em toda a história de nossa cidade jamais avançamos tanto e esperamos ver concretizados os sonhos que não são apenas nossos, dos voluntários da Sociedade Terra Viva, mas um sonho sonhado junto pelos mais de 40.000 habitantes desta cidade. Entendemos que está plantada a semente do futuro pelo qual tanto lutamos."
.
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário