PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS IMPLEMENTADOS
PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO EM 2013
1ª) Encontro com os
Gestores
A Secretária de Educação de São José de Mipibu
- professora Lúcia Martins - e sua Equipe, promoveram reunião com os gestores
das escolas municipais para a abertura do ano letivo de 2013 e reconheceram,
através de premiação, as escolas e suas equipes por méritos alcançados em 2012
e 2013, além de sortear brindes com os demais presentes.
Dos homenageados, destacamos os seguintes
Gestores:
* Adriana Matias e
Fátima Silva- Escola Municipal Josefa Generosa de Melo e CEMEI Professor Mário
Alexandre (pontualidade)
* Rondinele Rangel, Maria das Neves e Aparecida -
Escola Municipal Maria Mirtes da Silva, Escola Municipal Eusa de Melo Palhano e
Escola Municipal Marcina Galvão (entrega em tempo hábil de documentação na
secretaria)
* Mário Alexandre e Cristina - Escola Municipal
Professor Severino B. de Melo (aprovaram o maior número de alunos no IFRN)
* Rosemeire Mafra e Jocélia Maria - Escola
Municipal Maria Salete de Lima ( alcançaram maior média no último IDEB)
Entre tantas propostas discutidas, ficou firmada a
parceria entre diretores e secretaria para a realização de um trabalho
conjunto, objetivando o crescimento e um melhor desempenho na educação de nosso
município.
2ª) Jornada Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de
Fevereiro a 01 de Março, a Jornada Pedagógica com o Tema: Comunidade Escolar:
Possibilidades e Desafios da Educação Mipibuense.
Na abertura da Jornada Pedagógica, foi proferida uma palestra
relacionada ao tema, pela Professora Doutora, Sandra Maria Borba Pereira e
contou com a participação de toda a rede municipal de educação. Nos demais
dias, foram desenvolvidas oficinas temáticas para os vários segmentos de nossa
educação. Tais como: Secretários Escolares, Merendeiros, Auxiliar de Serviços
Gerais, Vigilantes e Gestores Escolares. As oficinas foram ministradas
respectivamente para todos os segmentos acima citados, por vários
profissionais: Profissionais do Departamento de Inspeção Escolar da SME,
Nutricionista da SME, Psicólogos do CRAS e CREAS – SEMTHAS, Policiais Militares
da CIPRED – Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas e ainda,
membros do Núcleo Sindical de São José de Mipibu.
Concomitante com todas essas atividades, aconteceram ainda,
reunião com pais e/ou responsáveis em cada Unidade de Ensino.
3ª) Levantamento da estrutura física das
escolas e reparos necessários
Em parceria com a Secretaria de Obras, foi feito uma análise
da estrutura física de todas as Unidades de Ensino, em seguida deu-se início
aos devidos reparos, priorizando as que se encontravam em estado mais crítico.
Os reparos continuam sendo executados por profissionais da
Secretaria de Obras de forma gradativa e o nosso principal objetivo é atender a
contento a todas as necessidades no menor prazo possível.
4ª) Aquisição do
transporte Escolar para os Universitários do turno vespertino e ampliação do
número de veículos no turno matutino.
Em parceria com a Secretaria de Transportes, ampliamos o
número de veículos para atender a demanda do turno matutino - que passou de um
para dois ônibus escolares - asseguramos a mesma quantidade no turno noturno e
ainda ampliamos a oferta do serviço, colocando um ônibus para atender a
clientela do turno vespertino.
5ª) Implementação da Política Municipal de
Educação e Saúde na escola
Em parceria com a Secretaria de Saúde, implementamos a
Política Municipal de Educação e Saúde na Escola. Inicialmente, objetivando
identificar e prevenir possíveis problemas auditivos, profissionais da área,
realizam procedimentos necessários para uma avaliação precisa.
O atendimento acontece as quartas e sextas-feiras no Centro
de Referência, e são encaminhados nesses dias, pela equipe da Secretaria de
Educação, exatamente trinta alunos.
6ª) Reimplantação do PROERD (Programa
Educacional de Resistência às Drogas)
Considerando a extrema importância do Programa, defendemos a
sua reimplantação em nossas escolas. Inicialmente, cinco escolas da rede
municipal de ensino foram contempladas: Angelina Vasconcelos, Eusa de Melo
Palhano, Maria Aparecida de Carvalho Ferreira, Cloris Trigueiro e Severino
Bezerra de Melo. Pretendemos, até o término do ano letivo, contemplar as demais
escolas onde funcionam turmas do 5º ano do ensino fundamental.
8ª Articulação para a Implementação do PRONATEC
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA
COM A UFRN, ESCOLA DE MÚSICA E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU
TRAÇARAM METAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC EM NOSSO MUNICÍPIO.
A Secretária Municipal
de Educação, professora Lúcia
Martins e a Coordenadora Administrativa, professora Maria dos
Prazeres, reuniram-se no início do ano letivo, precisamente em 23/01, com a
Coordenadora Geral do PRONATEC, a professora Raquel Carmona com
o objetivo de traçar metas para a implementação do PRONATEC em nosso município.
Em seguida reuniram-se com a Subcoordenadora da SUEP – na Secretaria de
Educação do Estado – a professora Suerda, responsável pelo programa naquela
Secretaria, a fim de viabilizar o mais rápido possível a implementação do
Programa.
O Programa
Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi
criado pelo ‘Governo Federal, em
2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e
tecnológica.
O início dos
cursos tinham início previsto para março de 2013 e a meta de atendimento seria
de 130 alunos do Ensino Fundamental II (6º – 9º ano) assim distribuídos:
*50 vagas para
músico de orquestra.
*50 vagas para
músico de banda.
*30 vagas para canto
popular.
As articulações já haviam
sido feitas no inicio da atual gestão, em reunião realizada com a Secretária
Lucia Martins e sua equipe, Prefeito Arlindo Dantas e Ângela Freire –
Secretária do curso técnico de música e auxiliar técnica administrativa do
PRONATEC da escola de música. Tendo em vista a impossibilidade da implementação
dos cursos através da Secretaria de Educação, unimo-nos a secretaria de
Assistência Social e estamos em parceria implementando o projeto, cujas
inscrições já estão sendo realizadas na SEMTHAS.
9ª
Implantação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) (parceria com o
SEBRAE)
Com o objetivo de despertar
o interesse pelo empreendedorismo nas crianças de 06 a 14 anos de idade, a
Secretaria Municipal de Educação e o empresário Alcimar Cortez, reuniram-se com
o Gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE e a técnica responsável
pelo Projeto – Rosina Ciarlini, na perspectiva de implementar o JEPP nas
escolas municipais.
No Curso Jovens
Empreendedores Primeiros Passos, os professores serão capacitados por
facilitadores do SEBRAE e repassarão as informações obtidas, para seus alunos.
As primeiras articulações
já foram feitas, e o curso terá início ainda essa semana na Escola Municipal
Professor Severino Bezerra de Melo.
10ª) Viabilização dos Programas: BRASIL ALFABETIZADO, GEEMPA,
MAIS EDUCAÇÃO, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Programa Brasil
Alfabetizado, continua esse ano, com as ações referentes ao ano base 2012, para
tanto, foi necessário vários acessos ao sistema para mudança da gestão,
finalizar a situação dos alunos (aprovados, reprovados ou desistentes) de 24
turmas, baixar e imprimir as ações desse ano, tais como: testes de entrada e de
saída dos alfabetizadores e alfabetizandos.
Articulamos a viabilização
da continuidade do Programa GEEMPA, que oportuniza a correção do fluxo escolar
na alfabetização, atendendo alunos a partir de oito anos de idade.
O Programa Mais Educação,
que atende a escolas com baixo IDEB, visa fomentar projetos e ações de
articulação de políticas sociais e ações sócio-educativas oferecidas a
crianças, adolescentes e jovens. É uma estratégia do governo federal em
parceria com o município, cujo objetivo principal é a ampliação da jornada
escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
Inicialmente o Programa foi implantado em apenas quatro escolas, recentemente,
fizemos a adesão para mais nove, oportunizando assim um atendimento em tempo
integral a um maior número de educandos.
O Pacto Nacional pela
Alfabetização na idade Certa, foi mais uma importante viabilização que
articulamos para o nosso município. Visando assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental, o programa contribuirá na formação dos professores do 1º ao 3º
ano do ensino fundamental, objetivando melhorias na prática pedagógica e
consequentemente no aprendizado do aluno.
11ª) Processo Seletivo para Bolsa Monitoria
Realizamos o
processo seletivo para Bolsa
monitoria destinado a alunos do curso de Pedagogia a fim de ocuparem 75 vagas
de professores auxiliares em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
que atendam portadores de necessidades especiais.
12ª) Criação de Conselhos Escolares
Estamos em
processo de implantação dos Conselhos Escolares nas escolas do município com a
perspectiva de conclusão até o mês de Junho do ano em curso.
13ª) Encontros por Polos com a Equipe
Pedagógica
Realização de
encontros de formação por Polos com professores da Educação Infantil ao 9º ano
do ensino fundamental.
14ª) Oficina de Educação Musical
Oferta de
Oficinas de Educação Musical para professores do município, em parceria com o
Programa Continun da UFRN, que atende também a professores das vizinhas cidades
de Monte Alegre e Nísia Floresta.
15ª) Processo Seletivo para Salas
Multifuncionais
Organizamos o
Processo Seletivo para o preenchimento de vagas nas Salas de Recursos
Multifuncionais, destinado a professores do quadro efetivo. Todas as medidas
cabíveis já foram tomadas, restando apenas a realização da Seleção, que
acontecerá nos próximos dias 24, 25 e 26
de abril do ano em curso.
16ª) Formação Continuada para professores do
AEE
A Secretaria promoveu
no período de 04 a 08 de Março, a Semana de Estudos em Atendimento Educacional
especializado com foco nos Transtornos de Aprendizagem. Os professores das
Multifuncionais, seguirão um calendário de formação continuada semanal
envolvendo o estudo das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento,
altas habilidades e superdotação. A programação dos estudos, está organizada em
palestras com temas específicos, oficinas e estudos de caso; todos destinados à
inclusão escolar do aluno portador de necessidades especiais.
17ª) Articulação para sediar o I SEMPED (
Seminário de Pedagogia da Região Agreste)
Com o
objetivo de viabilizar o encontro de estudantes, docentes e profissionais de
pedagogia da região agreste, promovendo uma vasta discussão sobre os elementos
constitutivos fundamentais na formação destes profissionais do conhecimento e
suas muitas atuações, a Secretaria de Educação do Município, sediará o I
seminário de Pedagogia da Região Agreste,
com o tema: “O pedagogo
do Século XXI e os novos desafios da pedagogia contemporânea”
O Seminário -
coordenado pela Educadora Corporativa na Empresa Logus Gestão de Conhecimento, Valêska Alburquerque Valdiviino, - está
previsto para acontecer, no próximo mês de Junho do ano em curso, com data a
ser definida.
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Fonte: Gabinete da Secretaria Municipal de Educação
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