sábado, 16 de outubro de 2010

GANHADORES DO MÊS DE SETEMBRO / 2010 DAS PROMOÇÕES DO GRUPO LÊDA EMPÓRIO

E esses são os ganhadores do mês de SETEMBRO/2010 da Promoção "Cartão Lêda Empório" das lojas Lêda Empório de São José de Mipibú e Goianinha. Confira:

Já essa é o ganhador da promoção "Brinde Surpresa" da Empório Baby&Kids:

Parabéns aos felizardos!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

As eleições e a vitória da ideologia familista cristã

Por Alípio de Sousa Filho*

Mais uma vez, nas eleições nacionais, entra em cena a ideologia familista cristã. De natureza conservadora, para esta, a família somente pode ter existência na forma do casamento entre homens e mulheres, não se tolerando a ideia de família homossexual, homoafetiva ou gay, concretizada pela união de dois homens ou duas mulheres. Até mesmo o termo casamento vira objeto de disputa, não se admitindo aplicar a gays, lésbicas e transexuais. Não é por outra razão que, quando se fala da reivindicação ao reconhecimento dos casais lésbicos ou gays, insiste-se em precisar que se trata de reconhecimento de “união civil” de pessoas do mesmo sexo. O casal heterossexual não apenas seria o único modelo para o qual se tornaria possível falar de casamento, mas constituiria também a experiência única de composição da família, e esta devendo ainda assegurar que nela não se pratique o sexo antes e fora do casamento e o aborto. No familismo cristão, gays, lésbicas e transexuais são seres aberrantes, que não merecem a institucionalização de direitos, e o aborto é pecado e crime. No Brasil, leis e políticas que implementem direitos LGBT e políticas que contemplem o aborto são tomadas como afrontas à propalada família brasileira, e esta pretendidamente uma “família cristã”. É bem fácil de enxergar que o familismo cristão é conservador e homofóbico. Nestas eleições, a atuação de bom número de igrejas cristãs tem constituído verdadeiro cerco em volta das candidaturas presidenciais.

Para prejuízo geral, a luta por vencer tem tornado Dilma e Serra reféns dessa ideologia, produzida pela máquina das igrejas cristãs de todos os matizes. Em nome do pragmatismo político ou das estratégias do marketing, que colocam a ação política sob o signo da dicotomia maniqueísta ou do vale tudo, os dois candidatos rebaixam suas próprias visões pessoais e de seus partidos, pois, não é de se acreditar que pensem o que estão dizendo nas entrevistas, em seus programas políticos, cartas ou documentos que assinam. Fazendo concessões ao familismo cristão conservador, os dois, com poucas distinções, deixam a sociedade escravizada ao seu próprio obscurantismo, quando tinham o dever político de enfrentá-lo, desafiá-lo, contribuindo com avanços culturais, que, até aqui, a sociedade brasileira quase inteira ignora. E aqui vale destacar que, de minha parte, não se trata de tomar um ou outro candidato como vítima ou algoz, menos ou mais cúmplice da ideologia familista cristã ou até mesmo menos ou mais seu manipulador. Fora do maniqueísmo das paixões políticas (muito em alta no momento!) e da lógica empobrecida do pragmatismo (não é pragmático discutir temas para perder, melhor esconder posições e ganhar!) – formas autoritárias da política –, trato de chamar atenção para o dano político e cultural que se produz ao se perder a chance de enfrentar, mesmo com diferenças, o conservadorismo que amanhã atrapalhará o vencedor que pretenda emplacar transformações, e que já atrapalha avanços que a sociedade brasileira não pode mais continuar negando ao segmento LGBT e de mulheres, que, embora minorias políticas, são numericamente importantes segmentos sociais.
 
Nessas eleições, por temor de enfrentar o familismo cristão conservador, a questão gay não aparece nos programas eleitorais de nenhum dos candidatos, não é discutida, e o tema do aborto virou motivo de chantagem, ingrediente eleitoreiro. O medo de enfrentar o poder eleitoral das igrejas conservadores (algumas com práticas que são verdadeiro terrorismo da palavra!) tem deixado os candidatos, neste segundo turno, inteiramente prisioneiros de posições acanhadas que só acanham a sociedade brasileira. Os discursos dos candidatos ou daqueles que os apóiam referem-se a esses temas como “coisas sem importância”, “baboseira”, “política do submundo”, “baixaria”, “questões secundárias”, entre outras expressões, revelando o quanto, em suas concepções, a política é compreendida como a esfera de coisas cuja importância não torna possível a ocupação com temas “menores” como os direitos civis de gays, lésbicas e transexuais ou a questão do aborto. Mesmo a alusão a que alguém seja gay ou lésbica é tratada como “acusação”, “calúnia”, numa clara revelação que se tem a homossexualidade como um atributo negativo. Do contrário, por que tomar como calúnia ou acusação a referência (verdadeira ou falsa) à homossexualidade? O modo de responder não deveria ser outro? Por que sentir-se “difamado” por alusão à suposta homossexualidade? Na tensão da disputa, perde-se o senso crítico e o senso comum vai ganhando a confirmação de suas representações, preconceitos...
 
Não se torna mais possível que, no século XXI, dois importantes partidos como o PT e PSDB se permitam rebaixar seus programas, discursos e posicionamentos à vontade de religiões conservadoras que conduzem o país para o atraso cultural e político. Conciliar com a vontade das igrejas cristãs conservadoras e homofóbicas, em nome de pragmatismo político, é permitir que aqueles que hoje exigem “compromissos de campanha” contra o aborto e contra os direitos LGBT, e outros temas que incomodam, tornem-se amanhã, dentro e fora do Congresso Nacional, como cães de guarda da moral sexual vigente, os primeiros e mais ferrenhos opositores de posicionamentos e ações de governo favoráveis a políticas públicas e direitos que não podem mais continuar suspensos, negados, obstruídos, confiscados.
 
Na disputa final, PT e PSDB deveriam dar lições de coragem política, enfrentando a ideologia familista cristã conservadora que faz com que a sociedade brasileira seja hoje uma das mais atrasadas em relação aos direitos LGBT e a questão do aborto. Mas, inversamente, assistimos os dois partidos com peças de marketing caricaturescas de “mães brasileiras”, “mulheres grávidas”, “valores sagrados”, “fé”, “família”, visitas a templos etc. Imagens e palavras de concessões ao familismo cristão conservador, numa clara alusão a posições anti-aborto e contrárias a qualquer defesa de direitos que incluam as reivindicações do segmento LGBT como casamento, adoção etc. Dilma acaba de assinar carta em que se compromete a nada fazer que “afronte à família”, mesmo diz que alterará o PLC 122 (que trata da criminalização da homofobia) nos pontos em que este seja “ameaça” à liberdade religiosa e de expressão (isto é, tenta acalmar os padres e pastores homofóbicos, que querem ter o direito de, em seus sermões, continuar maldizendo a homossexualidade e os gays e lésbicas) e que é “pessoalmente contra o aborto”. Por sua vez, Serra traz a figura da comovente “mãe” e sua solidária ideologia do “amor materno”, discurso subliminar contra o aborto, e, embora tenha assinado documento em que se posiciona favorável à “união civil” de homossexuais, declara que não é favorável ao “casamento”, assunto que seria das igrejas.

Dilma e Serra deveriam ter a coragem de desafiar a ideologia familista cristã numa prova de coragem para governar uma sociedade que não pode ter no seu Estado um lugar de atuação de religiões, mas um espaço laico. Única possibilidade de elevar a própria esfera política à posição de esfera na qual não se toma posições baseadas em crenças ou critérios religiosos, mas a partir de critérios racionais, públicos e políticos. Todavia, escondidos nas razões do pragmatismo político-eleitoral e submetidos à ideologia do marketing, que, contemporaneamente, substitui a própria política, as duas candidaturas rebaixam seus propósitos e deixam-se derrotar por um familismo homofóbico e conservador que, qualquer que seja o resultado eleitoral, já pode comemorar sua vitória.

SECRETÁRIA REPROVADA

A secretária de educação de São José de Mipibu foi reprovada pelos internautas.

Perguntado se estavam satisfeitos com a atual secretária de educação a pesquisa revelou o seguinte resultado:

O que revela a insatisfação dos internautas para com a atual secretária de educação.

Senhora prefeita, o Povo exige as providências!

QUANTO VALE UMA CATEGORIA?

Descoberto, em fim, quanto vale uma categoria. O preço de uma categoria vale, para os cinco citeiros a bagatela de 02 notebooks, um som e os benefícios de que já desfrutavam como receber sem trabalhar e os dois cargos no CRE ao preço de 40% a mais no salário. Este o é o valor da categoria.

Na manhã desta sexta-feira, 15, dia municipal do peleguismo pseudo-sindical, nossa equipe, depois de ser enganada pela secretária de finanças quem prometeu que prestaria as informações na data de ontem e não o fez, portanto, tendo a secretária mentido, a supersecretária de administração nos passou a informação de que a prefeitura está destinando 02 notebooks e um som para a festa do peleguismo.
E não adianta ameaças e nem ficar com cara feia porque este é o nosso trabalho, o nosso compromisso. Se você não quer que seu nome apareça não se exponha. Não faça maracutaia e não tente enganar os trabalhadores.

Estamos de olho!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SABE QUEM VAI PAGAR AS DESPESAS DA FESTA DO PELEGUISMO?

O Mipibuense não descansa e está em busca de informações sobre quanto o Povo Mipibuense vai pagar para que aconteça a festa do peleguismo.

Nesta manhã de quinta-feira, 14/10/2010, nossa equipe está mantendo contatos para tentar descobrir quanto você, cidadão e cidadã de São José de Mipibu, vai gastar com esta festinha, mesmo sem ser consultado. Pois o trio sintCIT/Igreja/Prefeitura montaram a festança e fizeram gastos e quem vai pagar somos nós.

Informados de que a conta da festa do peleguismo vai ser paga pela prefeitura, a equipe dO Mipbiuense entrou em contato com a prefeitura de São José de Mipibu, na manhã de hoje, para tentar descobrir quanto vai ser gasto.

O chefe de gabinete da prefeitura, João Freire, nos informou que toda a responsabilidade é da secretaria de educação. A secretária da secretária de educação, Ed-leusa, nos disse não saber quanto e nem quais serão as despesas com a festa. Disse ainda que quem sabe é o financeiro. A senhora Elione, secretária de finanças, nos informou que não sabe quanto será gasto, mas nos informou que vai procurar saber e que entrará em contato, ainda hoje, para informar quanto a prefeitura vai gastar com a festinha.

O Mipibuense vai aguardar a resposta da secretária Elione e as informações para, de acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal, esclarecer ao Povo Mipibuense quanto nós, os contribuintes, vamos ter que gastar.

Nós acreditamos na secretária de finanças e temos certeza de que ela vai prestar as informações ao Povo Mipibuense.

Aguardem novidades a qualquer momento!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ESTATUTO DO MOTORISTA

Tramita no Senado Federal um projeto de lei que, se aprovado, irá beneficiar a categoria dos motoristas.

De acordo com a nova lei, intitulada de Estatuto do Motorista, o motorista profissional terá carga horária de 06 horas e direito a aposentadoria com 25 anos de trabalho.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

COISA DO MEU BRASIL VARONIL

Você sabe o que é ALFISINA?

Você não sabe o que é ALFISINA?

Tem certeza?

Tudo bem, eu também não sabia.

Para descobrir veja a imagem abaixo e aprenda.

Agora, quando precisar vá depresa consertar a infecção eletrônica do seu carro.

12 DE OUTUBRO - DIA DA CRIANÇA

A Sociedade Terra Viva deseja à todas as crianças tudo de bom e de belo!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ESQUECERAM DE UM RIO

A equipe contratada pela prefeitura, em 2007, para ela-borar o Plano Diretor da cidade esqueceu que o Rio Pituba existe, nasce no centro da cidade e a mata ciliar que protege a sua nascente está sendo consumida pelo avanço da urbanização e pela incompetência da administração local.

E olha que, segundo bocas miúdas, o valor pago pelo plano foi de cerca de R$ 85.000,00.

Como pode alguém que se diz bióloga esquecer um Rio tão importante?

Como pode um governo cometer tamanha garfe?

É a nossa província mipibuense!

Aqui se canta

"Não fui eu quem criou o mensalinho
eu não sou o doutor Bejú
o meu cavalo não toma soro
eu não poluo o nosso Rio Mipibu".

E tenho dito!

Um Dia das Crianças super especial na Empório Baby & Kids


Já estamos em Outubro, o mês oficial das Crianças! Viva! E a Empório Baby & Kids está recheada de novidades para a criançada!

A loja está toda no clima do Dia das Crianças, com decoração e músicas ligadas à essa época tão especial! Sem contar da variedade de brinquedos de todos os tipos, desde os tradicionais jogos educativos, carrinhos, bonecas até os modernos laptops infantis. Olha só uma pequena parte:

A coleção completa da Barbie, com destaque para a "Barbie H2O Studio" onde a menina desenha na roupa da boneca do jeito que quiser usando somente água!
Para os meninos fãs de desenhos de ação, temos vários modelos do personagem Max Steel!


Então, esperamos vocês aqui na Empório Baby & Kids para deixar esse Dia das Crianças 2010 ainda mais especial e feliz!

domingo, 10 de outubro de 2010

ALMOÇO

Neste domingo, 10, o mipibuense roxo Antônio Fagundes, mais conhecido como Toinho de seu Zé Fagundes, estará dando um almoço para familiares e amigos em sua residência, na Praia de Ponta Negra.

FRASE

"Fico muito feliz em ver tanta gente na Terra Viva. Sendo atendida pelo médico, pela assessoria jurídica.
Isso é muito bom!"*

____________________________________________________
*Frase do Vereador Kériclis Alves, em visita a sede da STVBrasil de Mipibu, em 09/10/2010.

DIA DAS CRIANÇAS TERRA VIVA

A Sociedade Terra Viva realizou mais uma Campanha do Dia das Crianças, neste sábado, 09, através do Programa Cidadania FM.

O programa contou com forte participação da comunidade e soteou presentes para as crianças que participaram da programação.

Veja algumas imagens da Campanha.


A Campanha do Dia das Crianças Terra Viva 2010 contou com apoio da FM Olho Dagua, Comercial Corcino e Valdir Confecções e Variedades.

DE ABORTO E CANDIDATOS

(Por Sônia Soares*)

Preocupados em não perder votos dos fiéis, os candidatos à Presidência no segundo turno apressaram-se em fazer o discurso ‘em defesa da vida’.

Relendo o livro ‘EM QUE CREEM OS QUE NÃO CREEM’, onde Umberto Eco, que se diz ateu, discute com o então cardeal romano Carlo Maria Martini, deparo-me com a questão do aborto.

Umberto Eco questiona o teólogo sobre a ‘vida', onde tem início, o que é?

Martini corrige e diz que o que está em questão não é a VIDA, mas que o ‘espinhoso problema ético refere-se à vida humana’. Ocorre que também sobre isto, o cardeal esclarece as inúmeras imprecisões, por exemplo, ao se dizer que a vida humana é o valor supremo para os católicos. Citando Mateus (10,28), ele diz que a vida que tem valor supremo para os Evangelhos é a ‘vida divina comunicada ao homem’. Ao retomar a divisão feita por Aristóteles entre zoé (vida física, biológica) e bios (vida do animal político, ou seja, o homem), Carlo Maria Martini ainda acrescenta o termo psyché para se referir à vida psíquica. Assim sendo, e unindo os três termos, ele afirma que � ��o valor supremo é o homem vivente da vida divina’.

Entretanto, a grande questão para o direito que precisa legislar sobre isso, é o limite, ou seja, quando e onde começa a vida. Umberto Eco provoca o cardeal ao perguntar: se vida e humanidade já estão no sêmen, podemos considerar que seu desperdício é um delito comparável ao homicídio? Para o criacionismo, a alma é introduzida no feto diretamente por Deus, e por isso, a Igreja repudiou o traducionismo de Tertuliano, para quem a alma (e com ela o pecado original) é transmitida através do sêmen.

A esse respeito, o cardeal aponta que, hoje, diante dos conhecimentos da ciência, a Igreja admite que a partir da concepção nasce um ser novo. Daí que ele não faz o apelo genérico (que estão fazendo Serra e Dilma) de defesa do ‘direito à vida’, mas reconhece que se trata de uma responsabilidade em relação a alguém, que deve ser objeto de afeto e cuidado.

E aqui se encontram as propostas de Dilma e Serra, seguindo a cartilha católica. O conflito, uma vez estabelecido, ou seja, não havendo a possibilidade deste afeto e deste cuidado, então civilmente deve ser resolvido por meio da ‘ajuda’ e do ‘apoio’. Daí a visita de Dilma à instituição religiosa das freiras e o programa de Serra ‘apoiando’ as futuras mamães...

Para concluir o debate com Eco, o cardeal deixa em aberto seu segundo questionamento, sobre ‘onde começa a vida’, afinal, a Igreja ‘celebra mistérios’ (como no caso do sacerdócio permitido apenas aos homens). Já no caso da atuação dos nossos candidatos, não ha qualquer mistério...
______________________________________________
*Sônia Soares (nutricionista, mestre em filosofia, servidora da UFRN e volutária da STVBrasil)

"O direito nunca deve se adaptar à política, mas é a políta que sempre se deve ajustar ao direito". (Kant)
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009