sábado, 22 de junho de 2013

#ACORDAMIPIBU e #VEMPRARUA!

CONVITE
Caros(as) voluntários(as) da STVBrasil, parceiros(as) e apoiadores(as), boa noite!
Recebemos convite para participação no Ato Público pela redução do preço da passagem de ônibus em São José de Mipibu, ato que acontecerá no dia 27 de junho de 2013, às 16 horas, saindo da Praça do Cemitério.
Por entendermos que a reivindicação do movimento é justa e pelo pioneiro e histórico engajamento da STVBrasil as lutas populares em defesa dos direitos de nosso povo, pedimos a colaboração de todos(as) com a divulgação do evento nas redes sociais das quais participem, veículos de mídia e estejam presentes ao ato na data agendada.
A história de nossa gente tem sido a estória contada por nossos exploradores. Séculos de aviltamento e violação de nossos direitos fundamentais.
Atualmente, uma seleta elite empresarial suga o sangue de nossa gente, cobrando preços abusivos da passagem de ônibus. É preciso dar um BASTA!
R$ 5,00 por uma passagem de ônibus É ROUBO!
#ACORDAMIPIBU! e #VEMPRARUA!
A Direção

STVBrasil - Sociedade Terra Viva
12 anos de luta em defesa dos direitos humanos

De preás e bonecos de Olinda ...





































Fonte: http://franmoura.blogspot.com.br/2013/06/puta-que-pariu-povim-criativo-da.html

Casamento LGBT

São José de Mipibu terá seu primeiro casamento LGBT nos próximos dias.

Com o apoio da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, Projeto Justiça e Cidadania, duas mulheres mipibuenses estarão formalizando seu casamento, resultado da união estável que mantém.

O casal, que não autorizou a divulgação de seus nomes, procurou a STVBrasil para que pudessem garantir seus direitos.

"Queremos nos casar porque nos gostamos e já moramos juntas há algum tempo! Refletimos e resolvemos oficializar nossa união para garantia dos nossos direitos comuns." Reportou aO Mipibuense uma das nubentes.

Este será o primeiro casamento LGBT no Rio Grande do Norte e, se depender da STVBrasil, será efetivado com toda a pompa e circunstância. Para Perceval Carvalho, Antropólogo pela UFRN e Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil, "Este será um momento único e um divisor de águas em nossa cidade, o rompimento do velho paradigma e o início de uma nova realidade para aqueles e aquelas de quem o amor não ousavam dizer o nome."

O casamento LGBT tornou-se possível com a aprovação da Resolução 175/2013, do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza tal procedimento cartorial. Tal resolução surgiu em razão da recusa de alguns cartórios brasileiros em realizar a escritura pública da união estável entre pessoas de mesmo sexo, medida que já havia sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal em 2011.

A diferença entre a união estável e o casamento, entre outras, está na  possibilidade de escolha do regime. Ou seja, quando se vive em união estável não se pode escolher o regime e vale a regra geral onde cada parte tem direito a 50% do patrimônio. Já com o casamento, é possível às partes escolher o regime patrimonial.

O Mipibuense vai acompanhar os preparativos e, havendo autorização, fará a cobertura oficial do primeiro enlace matrimonial entre pessoas do mesmo sexo do Rio Grande do Norte.
.
..

OPORTUNIDADE PARA TRABALHO VOLUNTÁRIO

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva abrirá inscrições para vaga de trabalho/estágio* voluntário em sua sede de São José de Mipibu.

As inscrições estarão abertas no período de 01 à 20 de julho de 2013 e os(as) interessados(as) devem enviar currículo para o e-mail stvbrasil@hotmail.com 

Os candidatos(as) devem estar cursando (a partir do terceiro ano) ou haver concluído formação superior, saber trabalhar com as novas tecnologias da informação e da comunicação (Internet, redes sociais e programas como Word, Excel e Power Point), ter disponibilidade para viagens, entre outros requisitos que serão avaliados.

Somente serão aceitas inscrições através do e-mail.

* O voluntário(a) poderá receber bolsa auxílio e/ou diárias de acordo com as atribuições e a critério da instituição.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ProUni abre hoje inscrições para mais de 90 mil bolsas


Os universitários que desejam se candidatar a uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos) poderão fazer inscrição a partir desta sexta-feira (21) até as 23h59 do dia 25 de junho, por meio do site do programa.

Para o segundo semestre deste ano serão oferecidas 90.010 bolsas 55.658 integrais e as demais parciais (50% da mensalidade), segundo o MEC (Ministério da Educação).

A primeira divulgação dos resultados será no dia 28 de junho e a segunda, no dia 13 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 26 a 29 de julho. A primeria convocação será a partir do dia 2 de agosto e, a segunda, no dia 12 de agosto.

No site do MEC, é possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para acessar as vagas do ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação.

BOLSA
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante que conseguir bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) sem a necessidade de apresentar fiador.

Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

No entanto, caso o candidato seja selecionado no Sisu (Sistema de Seleção Unifica) e no ProUni, ele deverá optar por uma das vagas. Isso porque é vetado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
__________________________
Fonte: Folha on line

Liminar do STJ garante liberdade de manifestação em Natal


O movimento Revolta do Busão, organizado em Natal, assegurou o direito de se manifestar livre e pacificamente nas marginais da BR 101, nesta quinta-feira (20).

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar em habeas corpus impetrado por integrantes do movimento. Eles querem garantir o direito de ir e vir nas vias da cidade, com a realização de caminhadas pacíficas.


O pedido havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e o novo habeas corpus no STJ foi impetrado nesta quinta-feira mesmo.



Com o pedido de liminar, o movimento – formado por estudantes universitários e cidadãos em geral – queria evitar ordens para que a polícia impedisse o direito de locomoção dos manifestantes na passeata agendada para esta quinta-feira, a partir das 17h.



“Em análise sumária, entendo preenchidos os requisitos necessários à concessão da liminar, em razão da flagrante ilegalidade da decisão que impede a livre manifestação pacífica em território nacional, direito fundamental inalienável, nos termos do artigo 5°, IV, XV e XVI, da Constituição Federal de 1988”, afirmou o ministro na decisão.


Para o ministro, não cabe ao Poder Judiciário impor previamente o emprego da força policial para reprimir a circulação de cidadãos que buscam o legítimo exercício da cidadania, em prol de melhorias públicas.
_______________________________
Fonte: STJ

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mais de 50.000 pessoas pararam Natal nesta quinta-feira

Com toda certeza, mais de 50.000 pessoas lotaram a BR 101, no trecho entre o bairro Mirassol e o Shopping Midway, durante a Revolta do Busão, nesta quinta-feira, 20/06/2013.


Lamentavelmente pode-se perceber que policiais e guardas municipais, sem identificação, estavam presentes nas imediações do ato. O que leva um policial a esconder a sua identificação? Com a palavra o Ministério Público.



A manifestação foi totalmente pacífica e os participantes mostraram aos governos a insatisfação generalizada.








VEM PRA RUA!


NÃO É POR CENTAVOS, É POR OUTRA CIDADE, POR OUTRO PAÍS, POR OUTRO MUNDO

Em apoio às manifestações contra o aumento das passagens em todo o país
A Revolta contra o aumento das passagens, que neste momento ocorre em todo o Brasil, com centenas de milhares nas ruas, com repercussão e apoio internacional, está abrindo um novo tempo no país, revelando e destampando um caldeirão fervente de poderosas insatisfações acumuladas. O povo brasileiro começa a acordar, com a corajosa juventude à sua frente.
 A população não aceita mais aumentos nas passagens, com sistemas de transporte precários, insuficientes, que só servem aos lucros dos gananciosos empresários do setor, e que tratam as pessoas como gado em ônibus, metrôs e trens superlotados.
 A juventude e a população de modo geral estão indignadas por verem bilhões do dinheiro público investidos em grandes estádios da Copa do Mundo de 2014, para atender antes de tudo aos interesses das empreiteiras e da mídia nacional e internacional em um grande circo, enquanto os serviços públicos como educação, saúde, transportes, segurança, etc. sofrem a falta de recursos. De que adianta o Brasil ter alguns dos mais belos estádios e ao mesmo tempo ter um dos piores sistemas de educação do mundo, um sistema de saúde falido? O modelo de inclusão social via mercado de consumo esgotou-se, num contexto de inflação crescente e falta de investimento em serviços públicos universais e de qualidade.
 A juventude se revolta contra a bárbara repressão policial e o arbítrio do judiciário – implacável na defesa dos interesses dominantes –, exigindo o livre direito de expressão. Revolta-se, ainda, contra a cotidiana violência policial e o conservadorismo que atacam as novas formas de manifestação cultural e comportamental. Não vê perspectivas no mundo do trabalho, quando para ela só se oferece desemprego ou trabalho precário, mal pago, intermitente. Ajuventude está resgatando o direito de expressão e manifestação para todo o povo brasileiro, inscrito na Constituição de 1988, que as elites conservadoras tentam cassar.
 Há indignação frente a um sistema político corrupto e falido, baseado no fisiologismo e no clientelismo, que se diz “democrático”, mas que destina de forma obscura a maior parte do dinheiro público aos interesses e lucros das grandes empresas, do agronegócio e dos bancos, negando ao povo serviços públicos decentes. Enquanto protegem os ricos e os corruptos, os governos, os legislativos e o Judiciário atacam os direitos do povo, criminalizam as lutas sociais. O Brasil continua sendo um país capitalista extremamente desigual, uma “democracia” capitalista muito limitada e corrupta.
Nós, professores da UFRN, abaixo assinados, desde as suas primeiras manifestações, apoiamos firmemente a luta dos jovens nas ruas em Natal, enquanto muitos a atacavam. A Revolta do Busão em Natal deu um exemplo ao Brasil e, antes de todos, mostrou o caminho. Nossos alunos e a juventude de Natal e do RN estão de parabéns!
 Avante, como outros jovens indignados em todo o mundo, vocês constroem nestes dias esperanças de um novo tempo, um novo mundo, um novo Brasil, um novo estado, uma nova cidade de igualdade, justiça e liberdade. Vocês reencantam o Brasil e o mundo, as mentes e os corações. Enchem-nos de orgulho, de novos sonhos e utopias. Estamos ao vosso lado!
 Convidamos todas e todos a participarem da manifestação marcada para este dia 20 de junho, às 17h, no Via Direta. Convidamos todos os colegas professores, técnicos e estudantes das universidades e outras instituições de ensino a se fazerem presentes conosco. Pedimos que repassem a todos os amigos esta nota e convocatória.
18 DE JUNHO DE 2013
    Robério Paulino - professor do Depto. de Políticas Públicas, Gabriel Eduardo Vitullo – professor do Depto. de Ciências Sociais, Alípio de Sousa Filho – professor do Depto. de Ciências Sociais, Maria Regina Ávila– professora do Depto. de Serviço Social, César Sanson– professor do Depto. de Ciências Sociais, Eduardo Sande – professor da Escola de Ciência e Tecnologia, Lincoln Morais – professor Depto. de Ciências Sociais, Nadia Vanti – professora do Depto. de Ciência da Informação, Silvana Mara – professora do Depto. de Serviço Social, Andrea Lima – professora do Depto. de Serviço Social, Rita de Lourdes de Lima – professora do Depto. de Serviço Social, Ilka de Lima – professora do Depto. de Serviço Social, Juliana Nascimento – professora do Depto. de Serviço Social, Leidiane Souza – professora do Depto. de Serviço Social, Tássia Monte – professora do Depto. de Serviço Social, Márcio Moraes Valença – professor do Depto. de Políticas Públicas, Edmundo Pereira – professor do Depto. de Antropologia, Carlos Guilherme Valle – professor do Depto. de Antropologia, Márcio de Lima Dantas – professor do Depto. de Letras, Moises Domingos Sobrinho – professor do Centro de Educação, Sandra Erickson – Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas, Alex Beigui – professor do Depto. de Artes, Haria Helena Costa Braga - professor do Depto. de Artes, Sávio Araújo – professor do Depto. de Artes, Irene Alves Paiva – professora do Depto. de Ciências Sociais, Homero de Oliveira Costa – professor do Depto. de Ciências Sociais, Maria da Conceição Almeida – professora do Depto. de Fundamentos e Políticas da Educação, Renata Archanjo – professora do Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas, Simone Batista - professora da Escola de Ciências e Tecnologia, Orivaldo Pimentel – professor do Depto. de Ciências Sociais, Luiz Carlos Jafelice – professor do Depto. de Física, Elisete Schwade – professora do Depto. de Antropologia, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – professora do Depto. de Engenharia de Produção, Alessandro Dozena – professor do Depto. de Geografia, Maria Teresa Nobre – professora do Depto. de Psicologia, Maria do Socorro Quirino Escola – professora do Depto. de Saúde Coletiva e Nutrição, Eduardo Pellejero – professor do Depto. de Filosofia, Ricardo Pinheiro – professor do Depto. de Engenharia Elétrica, Maria das Graças Pinto Coelho – professora do Depto. de Comunicação Social, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz – professora do Depto. de Engenharia de Produção, Alessandro Dozena – professor do Depto. de Geografia, Cimone Rozendo – professora do Depto. de Ciências Sociais, Francisco Alexandre da Costa – professor do Depto. de Física, Andréa Vasconcelos Carvalho – professora do Depto. de Ciência da Informação, Nelson Marques – professor do Núcleo de Comunicação em Cultura, Ciência e Tecnologia, Jader Leite – professor do Depto. De Psicologia, Wanderson Santana da Silva – professor do Depto. de Engenharia de Materiais, Monalisa Carrilho – professora do Depto. de Filosofia

REVOLTA DO BUSÃO - HOJE - 17 HORAS - SHOPPING VIA DIRETA - NATAL - RN


Prefeito de Natal recua e promete baixar passagem de ônibus para R$ 2,20

Movimento REVOLTA DO BUSÃO, genuinamente natalense que ganhou o mundo, coleciona vitórias pelo país. Várias cidades brasileiras já reduziram o preço da passagem e o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, já sinaliza a redução da tarifa de ônibus para R$ 2,20.

A Governadora Rosalba Ciarlini anunciou que está disposta a colaborar no que for necessário para a redução do preço da passagem.

Apesar do recuo da governadora e do prefeito da capital, o avanço nas negociações e a baixa do preço da passagem na capital, os empresários de transportes das cidades da região metropolitana da Grande Natal continuam impondo tarifas abusivas e inexplicáveis ao povo.

Onde está a juventude da Região da Grande Natal?
.
..

quarta-feira, 19 de junho de 2013

AVISO A POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE


NATAL VAI PARAR!


O Mipibuense apóia a manifestação pacífica contra todas as formas de violência, pela redução da tarifa de ônibus e estará presente na Revolta do Busão, desta quinta-feira, 20 de junho de 2013, 17 horas, em frente ao Shopping Via Direta.

Venha, você também, ajudar a transformar este país!
.
..

STVBrasil fará campanha de prevenção as DST HIV AIDS e Hepatites Virais durante o São João

Avançam os entendimentos entre a ONG STVBrasil - Sociedade Terra Viva e a Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu com relação a preparação da campanha de prevenção das DST HIV AIDS e Hepatites Virais no São João 2013, em São José de Mipibu.

De acordo com o coordenador da campanha, Bruno Leonardo, as negociações estão avançadas e os preparativos bem encaminhados, restando definir pequenos detalhes, que até a tarde desta quarta-feira serão sanados.

A campanha de prevenção das DST HIV AIDS e Hepatites Virais será realizada em todos os dias de festa, com ponto de apoio para orientações à população e distribuição de insumos como preservativos, gel e material educativo.

Mesmo com as dificuldade por que passa o município, o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Dantas, reconheceu a importância do trabalho, manifestou seu apoio as atividades de prevenção e está viabilizando as condições para que a campanha possa ser realizada de forma a beneficiar a população mipibuense.

terça-feira, 18 de junho de 2013

“Quero reafirmar que o Congresso Nacional não pode ficar surdo. Tem que ouvir as vozes das ruas, que gritam por melhorias e avanços”

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) saudou nesta terça-feira, 18/06, no plenário da Câmara, as manifestações sociais protagonizadas pela juventude brasileira, que protestam contra o aumento das tarifas do transporte coletivo e em defesa do direito à cidade em diversas regiões do Brasil.
Fátima repudiou a forte repressão policial e violação de direitos humanos, ocorrida na semana passada em São Paulo, e elogiou o discurso da presidenta Dilma Rousseff que proferiu: “o Brasil hoje acordou mais forte, e a grandeza das manifestações de ontem comprovam a energia da nossa democracia”.
 “Não poderia deixar de manifestar minha solidariedade à juventude que ousa lutar e reivindicar por mais avanços, bem como de repudiar a ação truculenta de setores da polícia militar que ainda não conseguiu transitar da cultura da ditadura para a cultura do Estado democrático de direito. Em Natal, os manifestantes também já enfrentaram as consequências da concepção de segurança pública vigente. O que tinha por objetivo desmobilizar os manifestantes terminou desencadeando mais indignação, fortalecendo o movimento denominado "Revolta do Busão", defensor de uma pauta de reivindicações que incorpora desde a revogação do aumento da tarifa ao passe livre para estudantes e desempregados”, declarou.
Fátima também criticou o papel do Congresso Nacional diante das transformações sociais em curso no país.  “Eu quero, mais uma vez, reafirmar que o Congresso Nacional não pode ficar surdo. Tem que ouvir as vozes das ruas, que gritam por avanços. É inaceitável que a agenda da reforma politica, da democratização dos meios de comunicação, do PNE com 10% do PIB e 100% dos royalties para educação, dos direitos LGBT e da mulher, das comunidades quilombolas e indígenas, entre outras, estejam mofando e não avancem no Parlamento”, disse. “Os gestores precisam ampliar o debate no sentido de construir soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. Quem está na rua aprendeu o que aprendemos quando decidimos construir o Partido dos Trabalhadores: sem luta, não há transformação”, completou.

Mídia


Fátima ressaltou, ainda, o papel perverso que a grande mídia tem  exercido na atual conjuntura política, ora criminalizando os movimentos sociais, ora tentando utilizá-los para fornecer discurso aos partidos políticos que, sem rumo e sem projeto para o país, buscam qualquer artifício para tentar desestabilizar o governo democrático e popular liderado pela presidenta Dilma Rousseff. “Esquece que o projeto elitista e conservador que afundou o Brasil na recessão econômica e na inflação foi derrotado em 2002, com a vitória eleitoral do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O desejo da maioria da população brasileira não é retornar ao passado, mas sim dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos dez anos”, disse.
_____________________________________
Fonte: Assessoria de imprensa da Deputada Fátima Bezerra

Brava juventude brasileira

Manifestações populares pipocam por todo o país e dizem em alto e bom som: BASTA! Basta de abusos nas tarifas de transportes, basta de corrupção, basta de violência contra a juventude, basta de homofobia, basta de intolerância e BASTA!!!!!!!

O que começou como uma Revolta do Busão tomou o país e fez ver a classe política que o gigante não estava tão adormecido quanto parecia estar.

Neste fim de tarde folheio os grande jornais do Brasil e me deparo com algo inimaginável. Uma notícia assim, inacreditável. Leio, releio e tenho dúvida sobre o que estou vendo escrito. Será que é isto mesmo? É verdade essa notícia? Estou mesmo acordado ou sonhando?

Os principais jornais e mídias brasileiras divulgam a informação que os prefeitos das cidades de Cuiabá, Recife, João Pessoa e Porto Alegre anunciaram a redução das tarifas de ônibus. Custo a entender, mas aos poucos começo a já me acostumar com os fatos.

A noite de ontem foi de uma emoção indescritível. Ao acompanhar as imagens pela televisão, havia algo dentro do meu peito que parecia querer pular. Ver cem mil pessoas tomando posse das ruas do Rio de Janeiro, outros milhares em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, foi demais. Ver garotos entregando flores aos policiais agressores, ver idosos, trabalhadores, mulheres e até crianças caminhando de mãos dadas em um só movimento e as pessoas nos prédios ao redor aplaudindo é um sonho. E surtiu efeito! A voz das ruas começa a ser ouvida e as respostas estão surgindo.

Neste momento, vejo na TV, mais uma vez o povo nas ruas e os políticos acuados e acovardados.

Brava juventude brasileira!
.
..

Recardo sobre a primavera brasileira

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Desculpem o transtorno! Estamos transformando o Brasil."

Frase de um cartaz carregado nas mãos de um jovem participante da manifestação que parou Brasília, nesta tarde (17/06/2013).

Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais declara apoio a Revolta do Busão

Não à violência institucionalizada. 
Sim à democracia participativa e à cidadania ativa.

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais(FBOMS) vem a público expressar seu repúdio à violenta repressão protagonizada pelo Estado e convidar as suas organizações afiliadas para protestar contra o aumento das tarifas do transporte público.

Defendemos o direito do cidadão se manifestar pacificamente. O direito de organização é intrínseco à democracia e a sociedade civil organizada é protagonista de inúmeros avanços que hoje integram nossa Constituição. 

Repudiamos a violência contra manifestantes e contra a imprensa que cobria os acontecimentos em todo o país.  A suposta defesa do patrimônio público e do direito de ir e vir  da população não justifica as gravíssimas violações dos direitos com uso abusivo de bombas e balas de borracha.  É claramente inconstitucional esta tentativa de cerceamento do direito de manifestação. Exigimos transparência nas apurações e o acompanhamento da sociedade civil, por meio das organizações dedicadas às questões dos direitos humanos. 

A questão do transporte público é de suma importância para a sustentabilidade dos espaços urbanos, tanto por sua contribuição para a redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa, como pelo fato de atenderem preferencialmente às populações de baixa renda que dependem desse serviço para sua inserção econômica e social. 

Questionar o aumento da tarifa faz todo o sentido se tomarmos como exemplo a frota paulistana, que em 2006 chegou a ter 14.905 ônibus em circulação e hoje tem 15.025 – ou 0,8% de aumento. Nesse mesmo período, o preço da passagem passou de R$ 2,10, no caso do metrô, e R$ 2,00, para os ônibus, para os atuais R$ 3,20 – ou uma elevação de 60%.   É inevitável identificar uma política pública não escrita, porém praticada, de privatizar a questão do transporte: afinal, nesse mesmo período as ruas das cidades tem recebido milhões de novos veículos ao ano com as isenções de impostos federais.

A sociedade não abre mão de seu direito de lutar por seus direitos.  Por isso, o FBOMS exige que os governos envolvidos busquem o diálogo para estabelecer condições dignas e seguras para o exercício legítimo da cidadania nas ruas de nossas cidades. 

17 de junho de 2013

O BRASIL VAI PARAR NESTA QUINTA-FEIRA, 20 DE JUNHO


Revolta do Busão: CONVITE

O Movimento mais importante da atualidade no Brasil e que já alcança boa parte do planeta, a Revolta do Busão, convida VOCÊ para nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17 horas, em frente ao Shopping Via Direta, em Natal, lutar pela plena liberdade de manifestação, por um Brasil livre livre da intolerância, pelo fim da violência policial e pela redução do preço da passagem de ônibus.

REVOLTA DO BUSÃO
Quinta-feira (20/06/2013)
17 horas
Em frente ao Shopping Via Direta
.
..

Famosos se unem na internet e apoiam movimento para mudar o Brasil

Depois de milhares de pessoas saírem as ruas em diversas cidades brasileiras para protestar, alguns famosos resolveram se manifestar e apoiar essa causa. Paulinho Vilhena, Thaila Ayala, Carmo Dalla Vecchia e Fernanda Rodrigues foram alguns deles.

Segundo o site "Ego", na noite deste domingo (16), os artistas se mobilizaram nas redes sociais e publicaram fotos em que aparecem de olho roxo, uma referência à repórter Giuliana Vallone, da "Folha de São Paulo", que foi atingida por uma bala de borracha durante manifestação em São
Paulo.
Usando as hastags "muda Brasil" e "dói em todos nós", os atores divulgaram imagens que fazem parte do protesto fotográfico "Dói em Todos Nós", do fotógrafo Yuri Sardenberg.
Na legenda da sua foto, Paulinho escreveu: "Parem com a falsa ignorância de achar que o que está acontecendo é somente pelo aumento do transporte público. É também! Mas a grande verdade é que o brasileiro não aguenta mais o que esta acontecendo. Nós queremos e merecemos ter orgulho de ser brasileiro”.
"Agora é a hora de lutarmos por um país livre, pelo direito da democracia , contra essa ditadura e essa opressão ridícula e vergonhosa!”, escreveu Thaila.
Yasmin Brunet, Mayana Neiva e Miguel Rômulo foram outros famosos que também se manifestaram pela internet.
________________________________
Fonte: Yahoo

Apoiamos a "Revolta do Busão" e repudiamos toda violência

domingo, 16 de junho de 2013

Ação pede à Justiça para transexual mudar de nome


O Núcleo de Prática Jurídica da UnP, integrante da Rede Laureate, atende diariamente uma média de 30 casos de todos os tipos, oferecendo serviços gratuitamente à população. Um desses casos foi o da transexual com nome de registro Eimar Silva de Barros Filho, 18 anos de idade, que pretende se chamar oficialmente Rochely Eleonora Silva de Barros. Para tanto, o Núcleo ajuizou ação de alteração de registro da transexual, inédita no RN, que foi julgada na quinta-feira (13). A previsão é que a decisão de julgamento do mérito saia em 40 dias.
De acordo com a jurisprudência no país, a troca de nome para transexuais é automática para aqueles que realizam a mudança de sexo, já que os juízes entendem que perante a Lei trata-se agora de uma pessoa de um sexo diferente. No entanto, a operação só é permitida após os 21 anos de idade.
A proposição de ação foi redigida pela estudante de Direito da UnP Camila Raisa Fernandes, com outros dois colegas do 9º ano do curso, com orientação do professor Antonino Pio Albuquerque.  Para Camila, a ação abre precedentes jurisprudenciais no RN, em virtude de ser o primeiro caso de alteração de registro de uma transexual que ainda não fez a cirurgia de transgenitalização (mudança de sexo) no estado. “Trata-se de assegurar o princípio constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. Rochely só terá uma vida digna quando puder ser reconhecida na sociedade do modo como ela se sente, uma mulher, sem ter que passar por situações vexatórias e constrangedoras de se apresentar como mulher e ter em seus documentos um nome masculino”, argumentou a estudante.
Para a transexual, a mudança de nome será parte do sucesso de uma luta cujo objetivo principal será a realização da cirurgia de transgenitalização, assim que completar 21 anos. “Para mim, significa conseguir ser gente na sociedade, porque eu vivo como se não existisse”, disse. Rochely garante ainda não haver dúvidas quanto a sua decisão. “Não tem nada a ver comigo”, afirma sobre a identidade masculina, acrescentando que está sendo acompanhada por psicólogo, psiquiatra e urologista, tudo para que possa realizar “o objetivo principal”. 
De acordo com o orientador da ação, professor Antonino Pio, a alta qualidade do trabalho apresentado pelos alunos da Prática Jurídica deu a segurança para que a ação legal fosse impetrada, sendo provável que a transexual consiga realizar a mudança. “Agora aguardamos o resultado da audiência, todos acreditam no sucesso da ação”, afirma o professor. No Brasil existem apenas dois casos do tipo, um no Rio Grande do Sul e outro em Sergipe, sendo esta a primeira vez que o tema é debatido nas cortes do RN.
_______________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

Feliz aniversário!

Este domingo é de festa. Hoje muda de idade a professora, blogueira e uma das mulheres mais corajosas que já conhecemos, Fran Moura.

Felicidades Fran!


NOTA DE APOIO DO GREENPEACE AO MOVIMENTO REVOLTA DO BUSÃO


As ruas de São Paulo, ontem, foram palco de cenas de violência e repressão contra os protestos que há mais de uma semana cobram do governo a redução das tarifas de ônibus e metrô.

Além de São Paulo, diversas capitais aderiram ao movimento e estão levando essa indignação às ruas. Mas a discussão da tarifa é apenas o estopim de uma demanda há tempos reprimida: os governos municipais, estaduais e federal devem rever com urgência suas políticas de mobilidade urbana.

O Greenpeace é uma organização que tem em seu DNA o protesto pacífico como forma de cobrar mudanças de atitudes de governos e de corporações. Lamentamos as cenas divulgadas nos últimos protestos e pedimos o fim da qualquer ato de violência. De qualquer maneira, defenderemos sempre o direito à manifestação não violenta, afinal ela é um instrumento da democracia.

Os protestos devem continuar e o poder público precisa estar aberto ao diálogo. Balas de borracha, bombas de efeito moral e cassetetes são incapazes de calar inconformismos e desejos de mudanças.


Marcelo Furtado
Diretor-executivo do Greenpeace Brasil
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009