sábado, 7 de junho de 2014

Parabéns!

Neste sábado faz aniversário o homem da voz de veludo da FM Olho Dagua, o nosso amigo N Ricardo.


O Mipibuense parabeniza o aniversariante.
__________________________________________________
Fotografia do Facebook do aniversariante.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Casal homoafetivo consegue licença paternidade de 6 meses no Recife

Enfermeiro Mailton Alves Albuquerque vai cuidar do segundo filho. Decisão administrativa é inédita no país.


O nascimento de Theo - no Recife, na noite de quinta-feira (5) - marca uma decisão inédita no Brasil. Pela primeira vez, um homem terá direito a uma licença paternidade de seis meses, mesmo período que é oferecido para a licença maternidade. Os homens, no Brasil, podem ficar apenas cinco dias cuidando dos filhos quando nascem. Os pais de Theo - Mailton e Wilson Alves Albuquerque, enfermeiro e empresário, respectivamente - já haviam conseguido outra decisão inédita no país: colocar o nome dos dois pais na certidão de nascimento da primeira filha, Maria Tereza, há dois anos.
A licença de Mailton, que é funcionário público, foi autorizada por meio de um processo administrativo na Prefeitura do Recife , feito através da Secretaria de Assuntos Jurídicos. “Eu sempre acreditei que, ao solicitar a licença paternidade, a Prefeitura iria ceder, porém, pra minha surpresa, o direito foi assegurado de forma administrativa, não precisei recorrer e colocar um advogado. É fundamental para um recém-nascido, nos primeiros seis meses, o contato e o convívio constante para ele ter como referência quem é o pai”, comenta o enfermeiro.
O direito que foi conquistado por Mailton e Wilson abre caminho para que outras organizações familiares possam surgir, independente da opção sexual ou identidade de gênero dos pais. “Se nós queremos ter filhos, vamos tê-los. Não somente os casais homoafetivos, mas o homem solteiro, a mulher solteira, eles podem ter esse direito garantido”, fala Wilson. “Agora nossa família está completa”, confirma Mailton.

1º bebê in vitro de casal homoafetivo
Pernambuco registrou o primeiro bebê in vitro de um casal homoafetivo. Juntos há 17 anos, a chegada de Maria Tereza mudou a rotina de Mailton e Wilson. O escritório onde trabalham, na Ilha do Leite, no Recife, precisou adaptar-se, com brinquedos pelo chão e o berço ao lado das mesas. A decisão de terem um herdeiro aconteceu há onze anos, quando estabeleceram uma união estável.

Na época, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estava em vigor desde 1992, determinava que os usuários da técnica de fertilização deveriam ser mulheres em união estável ou casadas. Em 2010, Mailton fez um intercâmbio no Canadá, onde conheceu outro casal gay que já tinha três filhos, concebidos através da técnica. Um ano depois, o CFM mudou a resolução e, a partir daí, todas as pessoas capazes poderiam usufruir da técnica. No mesmo mês, os dois procuraram uma clínica no Recife para começar a fazer os exames; uma prima de Mailton emprestou o útero para a geração de Maria Tereza, fertilizada pelo óvulo de uma doadora e o espermatozóide de Maílton. Desta vez, a mesma doadora cedeu o óvulo para ser fecundado por um espermatozóide de Wilson. Uma amiga do casal emprestou o útero para a gestação.
____________________________________
Fonte: G1

Dona Neusa: Missa de 01 ano

Missa de 01 ano de falecimento de nossa querida Dona Neusa.


A história de nossa gente, nosso povo, é a nossa própria história. Pessoas boas, cidadãs de bem, verdadeiros exemplos de mães, amigas, avós, esposas ... devem ser sempre lembradas.
________________________________
Imagem do Blog de Fran Moura.

Município deve fornecer medicamento a portadora de problemas circulatórios

A juíza Welma Menezes determinou ao município de Alexandria, na região Oeste do Estado, que forneça o medicamento de uso contínuo Xarelto 20 mg Rivaroxabana, a uma portadora de problemas circulatórios, residente na cidade. A Ação Civil Pública é do Ministério Público (MPE), que foi procurado pela autora após negativa da Prefeitura e da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) de prover a medicação. O MPE investiga a causa da recusa.
A magistrada ordenou que o remédio ofertado pelo Poder Público deve ser em quantidade suficiente para o tratamento da paciente, de acordo com prescrição médica. O prefeito de Alexandria e o secretário municipal de Saúde terão 10 dias para cumprir a decisão, sob pena de multa diária no valor de mil reais. Em caso de aplicação de pena, os valores serão revertidos ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
Após os 10 dias de prazo para o ente público, a parte autora também deverá ser intimada para em 48h informar se lhe foi disponibilizada a medicação. A juíza considerou a necessidade de deferimento do pleito visto que trata-se de medicamento de alto custo e que a paciente não tem condições de arcar com tal despesa, vez que é aposentada e recebe mensalmente um salário mínimo. A medicação custa em média R$ 224,70.
“Em um Juízo preliminar, mostra evidente a obrigação do Estado do Rio Grande do Norte, uma vez que se constata evidente afronta a direitos e princípios resguardados pela CF [Constituição Federal], com expressão mais marcante sobre o direito à vida e à saúde”, destacou a magistrada Welma Menezes.
________________________________
Fonte: TJRN

terça-feira, 3 de junho de 2014

A verdadeira copa do povo brasileiro

Em tempos de copa do mundo no Brasil, o desperdício de alguns milhões de reais dos sofridos bolsos dos brasileiros e toda uma farsa montada pelo governo para reprimir qualquer oposição à Fifa, uma notícia chama atenção da população brasileira.

Nesta manhã de terça-feira, 03, a mídia nacional acordou o país com a notícia da morte um homem por problemas cardíacos na porta do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na zona sul do Rio de Janeiro.

Pessoas que estavam no ônibus disseram que o hospital não permitiu a entrada da vítima e o hospital informou que não houve tempo de prestar o atendimento.

A vítima era o fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, de 63 anos, que faleceu dentro de um ônibus estacionado na porta do hospital.

Luiz Cláudio era fotógrafo especialista em fotografia de natureza e nos deixa um grande e verdadeiro legado através de seu trabalho.
________________________________________________________________
Fotografia: https://scontent-a-atl.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/68406_1380446658883196_2059827900_n.jpg

domingo, 1 de junho de 2014

Aeroporto Aluízio Alves - São Gonçalo do Amarante: PARA UM SONHO NÃO VIRAR PESADELO


Fiz as arengas que estavam ao meu alcance e outras que jamais poderia travar, observada a correlação de forças e os interesses econômicos, desde que Natal foi escolhida Sede da Copa do Mundo.

Participamos da criação do Comitê Popular da Copa - Natal 2014 e da Associação dos Atingidos pelas Obras da Copa - APAC.

Num tempo em que todos estavam embriagados pela condição de sermos de Sede da Copa, trouxemos, junto com outras mentes críticas e apaixonadas por Natal, algumas reflexões sobre as obras necessárias para uma Natal fraterna e terna - como nos encantava a cantiga Praieira de Otoniel Menezes e Eduardo Medeiros - e as que estavam nos "laboratórios" para serem efetivadas pela administração, dita Verde, de Natal que trucidavam o Direito Humano à Moradia de mais de uma milhar de famílias no Bom Pastor, Av. Mor-Gouveia, Av. Felizardo Moura , Av Industrial Francisco Motta e da Rua Compositor João Luis, dentre outros logradouros.

Procuramos fazer a luta com tenacidade, pobreza e zelo.

Procuramos ser elegantes, justos, cuidadosos e educados.

Por vezes estivemos prestes a rompem os limites de civilidade a que nos impomos, às vezes, quase perdendo a ternura. Muitas vezes tivemos que inventar ou reinventar a criatividade para “escaparmos” e fazer a luta seguir com possibilidade de vitória, o que foi alcançado.

Vivemos momentos de muita tensão, de bate-bocas, de indignação. Mesmo nesses momentos reconhecemos a grandeza de pessoas que defendiam pontos de vista antagônicos aos nossos, como os então Secretários, Sérgio Pinheiro e Wálter Fernandes e os componentes da atual gestão municipal, como Wálter Pedro e Alexandre que, após entre choques, laboraram em acerto ao aceitarem, mediante compromissos assumidos pelo Prefeito Carlos Alves perante o Comitê Popular da Copa - Natal 2014, a APAC e ao Instituto Ethos e o Comitê Jogos Limpos, a evitarem as funestas Desapropriações para pretensas obras de Mobilidade.

Digo isso porque o Rio Grande do Norte precisa reinventar a esperança e o orgulho e na medida que se nos preparamos para receber o funcionamento do novo Aeroporto, assaltam-me uma série de questionamentos que queria compartilhar com amigos e amigas da Terra de Poti e até com pretensos inimigos que possa, mesmo sem querer, amealhado ao longo da vida.

Como apenas agora, alguns estão descobrindo a distância e os problemas de acesso a São Gonçalo do Amarante, coisas que sempre me pareceram óbvias, encontro-me ensimesmado com alguns aspectos que me parecem graves.

São tantos e tamanhos atropelos que a sociedade potiguar padeceu nos últimos anos que, mesmo correndo o risco de chover no molhado ou até ser injusto com alguns, o amor que me prende a essa terra e aos seus habitantes e o compromisso de tentar promover os Direitos Humanos para todos é que me levam a ousar fazer perguntas óbvias e que já devem está devidamente saciadas nos meandros da Administração Pública e dos órgãos de Controle, senão, vejamos:
1. O Aeroporto Aluísio Alves já recebeu o habite-se?
2. Será que todos os cuidados com referência à necessária segurança estão devidamente observados?
3. Como no episódio do Arenas das Dunas não há um aperreio e pressões de última hora?
4. Em não estando tudo devidamente saciado, não seria o caso de mais um curto adiamento para não se correr riscos desnecessários?

São arguições singelas que faço movido pela verificação de que em inúmeros episódios a improvisação reinante e a falta de sequência lógica administrativa nos pôs em risco evitáveis. De longe acompanhei pelejas para se liberar um show, a abertura de um ponto comercial, uma caminhada , uma praça , uma festa...etc.

Espero que a insegurança que passamos em outros episódios não estejam próximas no momento em que São Gonçalo do Amarante recebe um Aeroporto cujo sonho prometeu-lhe fartura e desenvolvimento.

Que o sonho não se transforme em pesadelo e que os órgãos responsáveis pela bastante fiscalização sejam chatos e impertinentes como foi o Comitê Popular da Copa – Natal Copa 2014 com relação às Desapropriações, mesmo que, para isso, tenham que remar contra a maré.

"Navegar é preciso", não resta dúvida, remar contra a maré, todavia, às vezes faz o homem encontrar-se com o seu destino de servidor público.

Marcos Dionisio Medeiros Caldas
Comitê Popular da Copa – Natal 2014
_________________________________________________
Fotografia do Facebook de Marcos Dionísio

Parabéns!

O Mipibuense parabeniza o jovem Claudemir, por mais um aniversário que comemora na data de hoje.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009