sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONSCIÊNCIA

Uma leitora nos envia as perguntas abaixo.

Se a prefeita está cometendo este abuso contra os trabalhadores em educação, o que farão seus candidatos, se eleitos?

Será que os trabalhadores em educação irão votar em candidatos apoiados pela prefeita?
.
..

MP denuncia venda de sentenças no Tribunal de Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou e o juiz da 4ª vara Criminal da Comarca de Natal Raimundo Carlyle acatou Denúncia contra a servidora Ana Lígia Cunha de Castro, assessora do desembargador Rafael Godeiro a época das investigações, por crime de corrupção passiva.

A denúncia ajuizada pelo Ministério Público Estadual foi recebida ontem 13/04 e as acusadas são Sônia Abrantes de Sousa, que pretendia conseguir decisão judicial favorável; e Ana Lígia Cunha de Castro, assessora do desembargador Rafael Godeiro.

Segundo a denúncia dos promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Ana Lígia teria vendido a ideia a Sônia Abrantes de que, em virtude da amizade entre o pai da primeira, o Juiz de Direito aposentado Lavoisier Nunes de Castro, com o Desembargador Rafael Godeiro, seria mais fácil a obtenção do provimento judicial favorável.

"A assessora do desembargador quer R$ 15 mil para ser dada a decisão". Traz um dos trechos de diálogo por telefone interceptado durante investigação da Polícia Federal autorizada pelo juiz federal Mário Jambo, da 2ª Vara Federal, mas que não investigava venda de sentença no TJRN.

Sônia Abrantes havia sido selecionada para Defensora Pública em caráter temporário e com a proximidade do fim do seu contrato tentou buscar uma liminar judicial para continuar no cargo e ser efetivada sem o ingresso através do concurso público. Embora a negociação tenha sido realizada a decisão não foi concedida em favor da acusada. Na distribuição o processo não ficou com o Desembargador Rafael Godeiro, mas com o desembargador Caio Alencar, que indeferiu a liminar em 6 de maio de 2008.

Comprovada a negociata, os Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público pediram  à Justiça a condenação de Sônia Abrantes e Ana Lígia, respectivamente, pelos crimes de corrupção ativa (artigo 333 do Código Penal) e corrupção passiva (artigo 317 do Código Penal); além da perda da função pública.

A denúncia do MP Estadual lembra ainda que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Púbico já tinha conhecimento de outra conduta ilícita de Ana Lígia Cunha de Castro. Em 23 de junho de 2004 foi instaurado Inquérito Civil na 46ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público para apurar possível prática de "exploração de prestígio" e outros crimes como extorsão, peculato a apropriação indébita que teriam sido praticados pela denunciada. Os fatos teriam ocorrido em 2004, quando  também no exercício de função de Assessora do desembargador Rafael Godeiro, Ana Lígia atuava negociando decisões judiciais apresentando-se como advogada do escritório do seu pai.

O juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Natal Raymundo Carlyle, ao acatar ontem a Denúncia do MPRN, decretou a quebra de sigilo telefônico e bancário das denunciadas, além de estipular prazo de 10 dias para que as partes citadas se defendam.
 
Clique AQUI e veja a íntegra da Denúncia.

* Fonte: MPRN.

Veja lista com as 20 melhores e as 10 piores profissões


O site americano de empregos CareerCast.com elaborou um ranking com melhores e as piores profissões dos EUA neste ano.

A lista foi feita com base em cinco critérios principais: ambiente de trabalho, potencial de renda, perspectivas de futuro, esforço físico exigido e nível de estresse profissional. A página utilizou dados estatísticos oficiais de órgãos governamentais americanos. Veja as listas abaixo.

VEJA A LISTA DAS 20 MELHORES:

PosiçãoProfissão
1Engenheiro de software
2Atuário
3Gerente de recursos humanos
4Técnico em higiene dental
5Planejador financeiro
6Audiologista
7Terapeuta ocupacional
8Gerente de publicidade on-line
9Analista de sistema
10Matemático
11Fonoaudiólogo
12Optometrista
13Fisioterapeuta
14Farmacêutico
15Programador de sites
16Engenheiro de petróleo
17Dietista
18Estatístico
19Quiroprático
20Sociólogo

VEJA A LISTA DAS DEZ PIORES:
PosiçãoProfissão
1Lenhador
2Produtor de leite
3Soldado
4Operador de plataforma de petróleo
5Repórter
6Garçom
7Leiturista (medidor de consumo)
8Lavador de pratos
9Açougueiro
10Apresentador (rádio e TV)
__________________________________________
Fonte: Folha.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

STF decide que não é crime o aborto de fetos anencéfalos

Após dois dias de debate, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 8 votos a favor e 2 contrários, que a interrupção de gravidez no caso de fetos com anencefalia comprovada não é crime.


Os votos contrários foram proferidos pelos ministros Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. O ministro Dias Toffoli não votou por ter se considerado impedido, já que se manifestou sobre a ação enquanto advogado-geral da União.

Último a votar, o ministro Cezar Peluso defendeu que o feto anencéfalo tem vida intra e extra-uterina, mesmo que dure apenas alguns segundos ou dias. "Não é possível pensar em morte do que nunca foi vivo", disse.

Para Peluso, este foi o julgamento mais importante da história do tribunal. Isso porque "tentou definir o alcance constitucional do conceito de vida e de sua tutela normativa".

Ainda no primeiro dia de julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski foi o primeiro a votar contrário a ação. Para ele, só o Congresso Nacional poderia mudar a lei e permitir o aborto nestes casos. Lewandowski foi o último ministro a se manifestar ontem.

A FAVOR

O primeiro ministro a se manifestar sobre o aborto de fetos anencéfalos, ontem, foi o relator da ação Marco Aurélio Mello. Em um voto que durou mais de duas horas, ele afirmou que "obrigar a mulher a manter a gestação [de feto anencéfalo] assemelha-se, sim, à tortura e a um sacrifício que não pode ser pedido a qualquer pessoa ou dela exigido".

A ministra Rosa Weber e o ministro Joaquim Barbosa falaram em seguida e seguiram o voto do relator. Em seguida, votou o ministro Luiz Fux, que afirmou que não entraria na discussão sobre a valoração das vidas. "Não me sinto confortável de fazer a ponderação de que vida é mais importante, se a da mulher ou a do feto."

Já a ministra Cármen Lúcia afirmou que qualquer que seja a decisão da mulher sempre será uma "opção de dor", e também votou a favor da antecipação terapêutica do parto no caso de fetos comprovadamente anencéfalos.

O ministro Celso de Mello foi o oitavo ministro a votar favoravelmente à antecipação do parto no caso de fetos anencéfalos. Mello iniciou seu voto reforçando a separação entre Estado e Igreja. "O único critério a ser utilizado na solução da controvérsia agora em questão é o que se fundamenta no texto da Constituição, nos tratados internacionais e nas leis da República", disse.

O ministro Gilmar Mendes foi o sétimo voto favorável. "O aborto de anencéfalos tem o objetivo de zelar pela saúde psíquica da gestante", afirmou. "Não é razoável, não pode ser tolerável, não pode ser tolerável que se imponha à mulher esse tamanho ônus à falta de um modelo institucional adequado".

O ministro Ayres Britto resumiu o debate dizendo que "se todo aborto é interrupção de gravidez, nem toda interrupção de gravidez é um aborto para fins penais". O caso em questão, disse, é atípico e, assim, não deve ser entendido como o aborto proibido em lei. Mas como um aborto em linguagem corrente.
___________________________________________
Fonte: Folha.com

FATOS DE BASTIDORES


Certa vez, o cientista Albert Einstein recebeu uma carta da miss New Orleans onde dizia a ele:

"Prof. Einstein, gostaria de ter um filho com o senhor.... A minha justificativa se baseia no fato de que eu, como modelo de beleza, teria um filho com o senhor e, certamente, o garoto teria a minha beleza e a sua inteligência".



Einstein respondeu:

"Querida miss New Orleans, o meu receio é que o nosso filho tenha a sua inteligência e a minha beleza".

.
..

Tribuna Popular

"E aí eu pergunto se alguém VAI CORTAR O PONTO DA PREFEITA OU DO VICE PREFEITO, quando não vão para a Prefeitura, quando passam semana e mais semana sem nem sequer pisarem na Prefeitura. Ou dos Vereadores que comparecem a Câmara apenas uma vez por semana e outros que nem comparecem? Mas com certeza o ponto dos trabalhadores que fazem com que a educação caminhe, com que a cidade cresça, este sim poderá ser cortado, mas dia 07 DE OUTUBRO aparecerá justamente o salário de troco, de revolta e de indignação para com aqueles que não defenderam a população e nem os trabalhadores, o Caixa Eletrônico será a URNA. Aguardemos e veremos."
.
..

quarta-feira, 11 de abril de 2012

TRANSPARÊNCIA ELEITORAL

O povo mipibuense clama por soluções para problemas crônicos que afligem a coletividade. Assim, O Mipibuense vai ouvir a voz das ruas e publicar, aqui, os reclamos da nossa gente.

E as primeiras perguntas que se lançam aos pré-candidatos, caso sejam eleitos/as, é:

1) Quem assume o compromisso de criar o Parque Municipal da Bica em seu governo?
2) Quem assume o compromisso de criar, em seu governo, o Pronto Socorro Odontológico 24 para atendimento gratuito à população?
3) Quem assume o compromisso de criar/implementar, em seu governo, os conselhos de meio ambiente, da cidade e da mulher de São José de Mipibu?

As respostas ficam a critério dos pré-candidatos, que podem entrar em contato com O Mipibuense através do e-mail omipibuense@hotmail.com e do telefone 32733980.

E à você, eleitor e eleitora, O Mipibuense abre este espaço para que possam enviar suas indicações para que os pré-candidatos possam dizer, claramente, o que vão fazer ou não.

À mídia local, comprometida com a transparência nas eleições, fica o convite para se engajar nesta luta e colaborar abrindo espaço e divulgando as preocupações do povo.

.

TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO, EM GREVE, SOFREM PERSEGUIÇÃO

Obrigados a entrar em greve em razão das mentiras plantadas pelo governo municipal e pelo descumprimento dos acordos firmados com a categoria, os trabalhadores e trabalhadoras em educação começam a sentir a marca maior do governo dos ferreiras: a perseguição.

Segundo relato do Sindicato, as pressões já se iniciaram e são sentidas a partir da determinação da prefeita para que a secretária de educação corte o ponto dos trabalhadores que estiverem em greve. Uma vergonha para quem também já foi trabalhadora e há pouco participava de greves por melhores condições de trabalho e salários. Como o poder sobe à cabeça e muda hábitos.

Quanto a prefeita e o eterno vice não há o que estranhar. Nunca foram afeitos a garantia dos direitos do povo e nunca o serão. Sempre viveram as custas da desgraça da grande maioria.

Quanto aos trabalhadores e trabalhadoras em educação, estes têm o dever de manter a luta em busca da garantia dos seus direitos e de um futuro melhor para nossa São José de Mipibu. Pugnar pelo fim da mentira na administração pública e pela execração pública dos verdadeiros crápulas aviltadores dos seus direitos.

Para os trabalhadores e trabalhadoras em educação, homens e mulheres livres das amarras e sem medo do chicote dos ferreiras, todo o nosso apoio.

ASSEMBLÉIA GERAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO
Data: 17 de abril de 2012 (terça-feira)
08 horas
Local: Escola Municipal Severino Bezerra de Melo
--------------------------------------------------------
Fotografia do Blog da Educação Educadores Mipibuenses
.
..

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A hora é de olhar em volta de nós mesmos e buscarmos uma práxis que consiga realizar a verdadeira "oração".

A sociedade atual está carente de humanidade. Fala-se muito em amor, perdão, caridade ... Todavia, a transformação destas palavras em práxis não se evidencia na rotina de nossas vidas.

Vemos muita gente nos templos, os mais diversos, e muitos templos cheios de gente. Porém, a ação não se revela. Pessoas enchem os templos e a boca de tantas palavras, mas não passa disso. Tantos e tantas se prostram diante do templo, mas não se compadecem diante de tanta miséria em volta do templo e de si.

Temos tanta gente sofrendo em nossa volta, tantos irmãos e irmãs, mas os nossos olhos não conseguem enxergar. Estamos cegos de olhos abertos.

Fechados na nossa or-ação individualista esquecemos que a fé sem ação transformadora não nos leva a lugar nenhum. Que de nada adianta rezar/orar uma noite inteira e não ajudar o irmão que sucumbe as tantas fomes no caminho de volta dos templos para nossas casas.


Tiago nos ensina que a "fé sem obras é morta"(2:26). Ele aconselha-nos a visitar e ajudar aqueles que precisam de nós. E é disso que cuidamos neste momento. Precisamos sair de nós mesmos, de nosso isolamento, para aprendermos a viver a solidariedade.


Cremos, na maioria das vezes, que impressionamos com nossas or-ações, doações, sorrisos e cânticos. E que este conjunto de atos vazios de ações nos trará a salvação.


Ledo engano! Este mundo corroído pela desumanidade e pela ganância de uns poucos caminha para o abismo. A hora é de olhar em volta de nós mesmos e buscarmos uma práxis que consiga realizar a verdadeira "oração".


E eis que não me venham os fundamentalistas de plantão me lançar a crítica e me atribuir princípios contrários a virtude e a religião. Posto que não escrevo para tais. Escrevo para aqueles e aquelas que, sensíveis, têm olhos para enxergar o sofrimento de nossa gente e mãos prontas para ajudar aos que precisam.
.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009