sábado, 4 de maio de 2013

Coisas da nossa terra


(Fotografia de Perceval Carvalho)

No caminho com Maiakóvski


Assim como a criança humildemente afaga a imagem do herói, assim me aproximo de ti, Maiakóvski.

Não importa o que me possa acontecer por andar ombro a ombro com um poeta soviético.
Lendo teus versos, aprendi a ter coragem.


Tu sabes, conheces melhor do que eu a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.


Nos dias que correm a ninguém é dado repousar a cabeça alheia ao terror.
Os humildes baixam a cerviz; e nós, que não temos pacto algum com os senhores do mundo, por temor nos calamos.
No silêncio de me quarto a ousadia me afogueia as faces e eu fantasio um levante; mas manhã, diante do juiz, talvez meus lábios calem a verdade como um foco de germes capaz de me destruir.
(Eduardo Alves da Costa)

Quando a gente gosta é claro que a gente cuida

Mais um dia da Sociedade Terra Viva na luta em defesa dos direitos da nossa gente aconteceu neste sábado, 04.

Equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos trabalhando para garantia dos direitos do nosso povo.























Relatório de gestão


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - RN
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS IMPLEMENTADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM 2013

1ª) Encontro com os Gestores
A Secretária de Educação de São José de Mipibu - professora Lúcia Martins - e sua Equipe, promoveram reunião com os gestores das escolas municipais para a abertura do ano letivo de 2013 e reconheceram, através de premiação, as escolas e suas equipes por méritos alcançados em 2012 e 2013, além de sortear brindes com os demais presentes. 
Dos homenageados, destacamos os seguintes Gestores: 
* Adriana Matias e Fátima Silva- Escola Municipal Josefa Generosa de Melo e CEMEI Professor Mário Alexandre (pontualidade)
* Rondinele Rangel, Maria das Neves e Aparecida - Escola Municipal Maria Mirtes da Silva, Escola Municipal Eusa de Melo Palhano e Escola Municipal Marcina Galvão (entrega em tempo hábil de documentação na secretaria)
* Mário Alexandre e Cristina - Escola Municipal Professor Severino B. de Melo (aprovaram o maior número de alunos no IFRN)
* Rosemeire Mafra e Jocélia Maria - Escola Municipal Maria Salete de Lima ( alcançaram maior média no último IDEB)
Entre tantas propostas discutidas, ficou firmada a parceria entre diretores e secretaria para a realização de um trabalho conjunto, objetivando o crescimento e um melhor desempenho na educação de nosso município.


2ª) Jornada Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação, realizou de 25 de Fevereiro a 01 de Março, a Jornada Pedagógica com o Tema: Comunidade Escolar: Possibilidades e Desafios da Educação Mipibuense.
Na abertura da Jornada Pedagógica, foi proferida uma palestra relacionada ao tema, pela Professora Doutora, Sandra Maria Borba Pereira e contou com a participação de toda a rede municipal de educação. Nos demais dias, foram desenvolvidas oficinas temáticas para os vários segmentos de nossa educação. Tais como: Secretários Escolares, Merendeiros, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilantes e Gestores Escolares. As oficinas foram ministradas respectivamente para todos os segmentos acima citados, por vários profissionais: Profissionais do Departamento de Inspeção Escolar da SME, Nutricionista da SME, Psicólogos do CRAS e CREAS – SEMTHAS, Policiais Militares da CIPRED – Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas e ainda, membros do Núcleo Sindical de São José de Mipibu.
Concomitante com todas essas atividades, aconteceram ainda, reunião com pais e/ou responsáveis em cada Unidade de Ensino.

3ª) Levantamento da estrutura física das escolas e reparos necessários
Em parceria com a Secretaria de Obras, foi feito uma análise da estrutura física de todas as Unidades de Ensino, em seguida deu-se início aos devidos reparos, priorizando as que se encontravam em estado mais crítico.
Os reparos continuam sendo executados por profissionais da Secretaria de Obras de forma gradativa e o nosso principal objetivo é atender a contento a todas as necessidades no menor prazo possível.

4ª) Aquisição do transporte Escolar para os Universitários do turno vespertino e ampliação do número de veículos no turno matutino.
Em parceria com a Secretaria de Transportes, ampliamos o número de veículos para atender a demanda do turno matutino - que passou de um para dois ônibus escolares - asseguramos a mesma quantidade no turno noturno e ainda ampliamos a oferta do serviço, colocando um ônibus para atender a clientela do turno vespertino.


5ª) Implementação da Política Municipal de Educação e Saúde na escola
Em parceria com a Secretaria de Saúde, implementamos a Política Municipal de Educação e Saúde na Escola. Inicialmente, objetivando identificar e prevenir possíveis problemas auditivos, profissionais da área, realizam procedimentos necessários para uma avaliação precisa.
O atendimento acontece as quartas e sextas-feiras no Centro de Referência, e são encaminhados nesses dias, pela equipe da Secretaria de Educação, exatamente trinta alunos.

6ª) Reimplantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas)
Considerando a extrema importância do Programa, defendemos a sua reimplantação em nossas escolas. Inicialmente, cinco escolas da rede municipal de ensino foram contempladas: Angelina Vasconcelos, Eusa de Melo Palhano, Maria Aparecida de Carvalho Ferreira, Cloris Trigueiro e Severino Bezerra de Melo. Pretendemos, até o término do ano letivo, contemplar as demais escolas onde funcionam turmas do 5º ano do ensino fundamental.

8ª Articulação para a Implementação do PRONATEC
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA COM A UFRN, ESCOLA DE MÚSICA E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU TRAÇARAM METAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PRONATEC EM NOSSO MUNICÍPIO.
A Secretária Municipal de Educação, professora Lúcia Martins e a Coordenadora Administrativa, professora Maria dos Prazeres, reuniram-se no início do ano letivo, precisamente em 23/01, com a Coordenadora Geral do PRONATEC, a professora Raquel Carmona com o objetivo de traçar metas para a implementação do PRONATEC em nosso município. Em seguida reuniram-se com a Subcoordenadora da SUEP – na Secretaria de Educação do Estado – a professora Suerda, responsável pelo programa naquela Secretaria, a fim de viabilizar o mais rápido possível a implementação do Programa.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo          ‘Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O início dos cursos tinham início previsto para março de 2013 e a meta de atendimento seria de 130 alunos do Ensino Fundamental II  (6º – 9º ano) assim distribuídos:
*50 vagas para músico de orquestra.
*50 vagas para músico de banda.
*30 vagas para canto popular.
As articulações já haviam sido feitas no inicio da atual gestão, em reunião realizada com a Secretária Lucia Martins e sua equipe, Prefeito Arlindo Dantas e Ângela Freire – Secretária do curso técnico de música e auxiliar técnica administrativa do PRONATEC da escola de música. Tendo em vista a impossibilidade da implementação dos cursos através da Secretaria de Educação, unimo-nos a secretaria de Assistência Social e estamos em parceria implementando o projeto, cujas inscrições já estão sendo realizadas na SEMTHAS.
9ª Implantação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) (parceria com o SEBRAE)
Com o objetivo de despertar o interesse pelo empreendedorismo nas crianças de 06 a 14 anos de idade, a Secretaria Municipal de Educação e o empresário Alcimar Cortez, reuniram-se com o Gerente da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE e a técnica responsável pelo Projeto – Rosina Ciarlini, na perspectiva de implementar o JEPP nas escolas municipais.
No Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os professores serão capacitados por facilitadores do SEBRAE e repassarão as informações obtidas, para seus alunos.
As primeiras articulações já foram feitas, e o curso terá início ainda essa semana na Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo.


10ª) Viabilização dos Programas: BRASIL ALFABETIZADO, GEEMPA, MAIS EDUCAÇÃO, PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Programa Brasil Alfabetizado, continua esse ano, com as ações referentes ao ano base 2012, para tanto, foi necessário vários acessos ao sistema para mudança da gestão, finalizar a situação dos alunos (aprovados, reprovados ou desistentes) de 24 turmas, baixar e imprimir as ações desse ano, tais como: testes de entrada e de saída dos alfabetizadores e alfabetizandos.
Articulamos a viabilização da continuidade do Programa GEEMPA, que oportuniza a correção do fluxo escolar na alfabetização, atendendo alunos a partir de oito anos de idade.
O Programa Mais Educação, que atende a escolas com baixo IDEB, visa fomentar projetos e ações de articulação de políticas sociais e ações sócio-educativas oferecidas a crianças, adolescentes e jovens. É uma estratégia do governo federal em parceria com o município, cujo objetivo principal é a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Inicialmente o Programa foi implantado em apenas quatro escolas, recentemente, fizemos a adesão para mais nove, oportunizando assim um atendimento em tempo integral a um maior número de educandos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa, foi mais uma importante viabilização que articulamos para o nosso município. Visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, o programa contribuirá na formação dos professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, objetivando melhorias na prática pedagógica e consequentemente no aprendizado do aluno.

11ª) Processo Seletivo para Bolsa Monitoria
Realizamos o processo seletivo para Bolsa monitoria destinado a alunos do curso de Pedagogia a fim de ocuparem 75 vagas de professores auxiliares em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que atendam portadores de necessidades especiais.

12ª) Criação de Conselhos Escolares
Estamos em processo de implantação dos Conselhos Escolares nas escolas do município com a perspectiva de conclusão até o mês de Junho do ano em curso.

13ª) Encontros por Polos com a Equipe Pedagógica
Realização de encontros de formação por Polos com professores da Educação Infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

14ª) Oficina de Educação Musical
Oferta de Oficinas de Educação Musical para professores do município, em parceria com o Programa Continun da UFRN, que atende também a professores das vizinhas cidades de Monte Alegre e Nísia Floresta.

15ª) Processo Seletivo para Salas Multifuncionais
Organizamos o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas nas Salas de Recursos Multifuncionais, destinado a professores do quadro efetivo. Todas as medidas cabíveis já foram tomadas, restando apenas a realização da Seleção, que acontecerá nos próximos dias 24, 25 e 26  de abril do ano em curso.

16ª) Formação Continuada para professores do AEE
A Secretaria promoveu no período de 04 a 08 de Março, a Semana de Estudos em Atendimento Educacional especializado com foco nos Transtornos de Aprendizagem. Os professores das Multifuncionais, seguirão um calendário de formação continuada semanal envolvendo o estudo das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A programação dos estudos, está organizada em palestras com temas específicos, oficinas e estudos de caso; todos destinados à inclusão escolar do aluno portador de necessidades especiais.

17ª) Articulação para sediar o I SEMPED ( Seminário de Pedagogia da Região Agreste)
Com o objetivo de viabilizar o encontro de estudantes, docentes e profissionais de pedagogia da região agreste, promovendo uma vasta discussão sobre os elementos constitutivos fundamentais na formação destes profissionais do conhecimento e suas muitas atuações, a Secretaria de Educação do Município, sediará o I seminário de Pedagogia da Região Agreste,  com o tema: “O pedagogo do Século XXI e os novos desafios da pedagogia contemporânea” 
O Seminário - coordenado pela Educadora Corporativa na Empresa Logus Gestão de Conhecimento,         Valêska Alburquerque Valdiviino, - está previsto para acontecer, no próximo mês de Junho do ano em curso, com data a ser definida.
________________________________________________________________
Fonte: Gabinete da Secretaria Municipal de Educação

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PESQUISA

O Mipibuense quer saber:

A Câmara Municipal de São José de Mipibu deve aprovar a lei da ficha limpa para os ocupantes de seus cargos?

Dê a sua opinião votando na pesquisa no canto superior direito deste Blog e ajude a melhorar a cidade de São José de Mipibu.
.
..

Plantão Terra Viva


A STVBrasil estará oferecendo mais um plantão para atendimento ao público em sua sede de São José de Mipibu.

No Plantão Terra Viva você vai poder tirar suas dúvidas sobre seus direitos e ficar por dentro das mais recentes novidades sobre as regras para contrato de empregadas domésticas e os novos direitos garantidos à estas profissionais.

As novas regras já estão valendo!
.
..

Quem tem medo do Lobo Maut...?


quinta-feira, 2 de maio de 2013

O maior gay do mundo!

Se soubesse que ia ser desse jeito, o veterano Jasson Collins, pivô do Washington Wizards, não teria esperado tanto tempo para fazer história na NBA.
Imagina que delícia, ainda mais para um sujeito com 2,14 metros de altura e 116 quilos, sair do armário para a consagração que, a rigor, não chegou a desfrutar tão plenamente nas quadras.
O primeiro gigante das quatro maiores ligas esportivas dos EUA (basquete, hóquei, beisebol e futebol americano) a assumir sua homossexualidade virou, de repente, o maior astro da atualidade na América.
Obama ligou elogiando sua coragem; Bill Clinton tuitou seu “orgulho em chamar Jason Collins de amigo”; Spike Lee foi direto ao ponto: “Coisa linda!”
A revelação do atleta no site da revista ‘Sports Illustred’ deve abrir a porteira para outros pesos pesados enrustidos dos esportes de massa nos EUA. Só se fala disso no imenso armário dos jogadores de futebol americano!
Melhor não sair todo mundo junto para ninguém se machucar!
___________________________________

Professores terão de melhorar alunos para ganhar diploma

O Ministério da Educação lançará nas próximas semanas programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores em matemática, física, química e biologia, tanto no ensino médio quanto no superior.


As quatro matérias são as que mais possuem problemas de qualidade, de acordo com o próprio governo federal.

Uma das ações será a oferta de pós-graduação em universidades federais e privadas a professores que lecionam as disciplinas nas escolas públicas de ensino médio.

O certificado garantirá aumento salarial ao docente (progressão na carreira), mas só será concedido se houver a comprovação de que seus estudantes melhoraram exigência inédita em programas federais de educação.

"Hoje, gasta-se muito com formação dos professores, mas a melhoria não chega aos alunos", disse Mozart Neves, que coordenará o programa do Ministério da Educação.

Editoria de Arte/Folhapress
A forma de avaliar a evolução dos estudantes não está definida. O docente reprovado poderá refazer o curso.

O número de professores participantes do programa dependerá da adesão dos Estados, que são os responsáveis pelos docentes.

O país tem cerca de 250 mil docentes de ensino médio em matemática, física, química e biologia, segundo os últimos dados do governo. Mas boa parte não tem formação na área --em física, são 90%.

OUTRAS FRENTES
"Temos um número insuficiente de professores nessas áreas. E a procura pelas licenciaturas é insuficiente", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para tentar reverter o quadro, o programa terá outras duas frentes.

Em uma delas, o governo tentará incentivar alunos do ensino médio a escolherem o magistério nessas áreas.

Para isso, estudantes com interesse nessas matérias passarão a ter aulas de reforço e ganharão ajuda mensal de R$ 150 (paga pela União).


Eles participarão também de atividades nas universidades em grupos que reunirão docentes universitários, alunos de licenciaturas e professores das escolas básicas. A meta é recrutar 100 mil estudantes do ensino médio.

Em outra frente, os estudantes que já estão nas licenciaturas poderão fazer aulas de reforço nos conteúdos básicos, numa tentativa de diminuir a evasão nos cursos.

Ex-diretor da Unesco no Brasil (braço da ONU para educação), Jorge Werthein diz que o programa é interessante. Ele faz, porém, ressalva sobre a vinculação do certificado de pós-graduação ao professor à melhoria dos alunos.

"Ainda não se encontrou uma boa forma de avaliar o trabalho do professor. Pode haver injustiças."
___________________________________________
Fonte: Folha de S. Paulo

terça-feira, 30 de abril de 2013

‘Igreja está fechada para o mundo e ao diálogo’, diz padre excomungado em SP.

O padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto, excomungado pela Diocese de Bauru na segunda-feira após a publicação de vídeo em que defende que pode existir amor em relações bissexuais e que há fidelidade em relacionamentos extraconjugais contanto que aceitos pelo cônjuge, vê a atitude da Igreja com indiferença. Ele acrescentou que já havia dito, no sábado, que não mais exerceria as funções sacerdotais a partir desta segunda-feira, pois não se retrataria das declarações consideradas polêmicas.


Em entrevista ao GLOBO, o padre Beto defendeu uma discussão teológica com os fiéis e disse que a Igreja “ainda é homofóbica” e “fechada para o mundo de hoje”.

Como o senhor vê a excomunhão?

Vejo com uma grande indiferença. Antes da tomada de posicionamento da Igreja, já declarei publicamente que me afastaria do meu exercício dos ministérios sacerdotais. Dou graças a Deus que a fogueira não existe mais. Sou um teólogo e minha intenção é desenvolver uma discussão teológica para que a análise dos textos da Bíblia não seja mais utilizada para discriminação e infelicidade das pessoas. Hoje, a diversidade sexual existe e há muitos textos na Bíblia que não mais podemos considerar palavras de Deus.

O senhor seria hoje vítima da Inquisição, caso ela ainda existisse, é isso?

Sem dúvida. Os queimados na fogueira eram os condenados à excomunhão, os hereges eram os pecadores. Iria, portanto, para a execução.

Quais as intenções do senhor ao publicar os vídeos?

Aprofundar a reflexão. Infelizmente, a Igreja Católica ainda é homofóbica, apesar de ter muitos homossexuais dentro dela. Ela se torna fechada para o mundo de hoje e não aberta ao diálogo. Não tolera a reflexão.

Como na época da Teologia da Libertação?

Isso. Na Teologia da Libertação, você tem as discussões sociais. Hoje, é importante a questão da moral sexual da Igreja.

O que o senhor pretende fazer, agora excomungado?

Continuar a minha vida na integridade, transparência. Não quis anular como pessoa. Vou continuar dando aulas, exercendo o meu magistério, praticando a reflexão como teólogo.
______________________________________

Deputado Fábio Dantas recebe diretores da STVBrasil

O Deputado Estadual Fábio Dantas recebeu em seu gabinete, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira, 30, os diretores da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, Perceval Carvalho e Conceição Barbosa.

A reunião tratou, entre outros assuntos, de questões municipais de São José de Mipibu que afligem e carecem de respostas efetivas para proteção e garantia dos direitos da população.

COMUNIDADES
O deputado garantiu apoio aos projetos sociais da Sociedade Terra Viva e forneceu informações sobre melhorias que estarão sendo levadas à cidade, ainda este ano, destacando o calçamento da comunidade da Rocinha, ruas do Pau Brasil e Conjunto Bela Vista, asfaltamento do centro da cidade, frisando que os recursos destinados à essas obras foram fruto dos esforços de seu mandato e dos deputados Gilson Moura e Ezequiel Ferreira.

A SULANCA
De acordo com Fábio, o desastre arquitetônico da sulanca, objeto de embargo judicial, deverá ser demolido e transferido.

PRAÇA 
Um projeto está em estudo para recuperação e modernização da Praça Celso Sales, no centro, e, segundo o deputado, promete uma grande inovação no município.

APAMI
O deputado mostrou-se preocupado com a situação da APAMI de São José de Mipibu, informando que estão sendo mantidas negociações para o não fechamento da associação presidida pelo tio da vice-prefeita. Mas, que o funcionamento do serviço de obstetrícia do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros é uma realidade e será posto em funcionamento em breve.
.
..

UFRN publica edital de concurso para cargos Técnico-Administrativos


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com edital de concurso público para preenchimento de vagas em cargos Técnico-Administrativos em Educação no seu quadro permanente. As vagas são para técnicos de Ensino Superior (15 vagas), Ensino Médio Profissionalizante (8 vagas), Ensino Médio Completo (1 vaga) e Ensino Fundamental Completo (25).
Os cargos disponíveis são: engenheiro/ engenharia civil – engenheiro / telecomunicação – engenheiro agrônomo, músico, pedagogo, revisor de textos, tecnólogo microscopia, assistente social, gestão pública, nutricionista, editor de imagens, técnico de laboratório / biotério, técnico de laboratório / microscopia, técnico de laboratório / materiais, técnico de laboratório / logística, técnico em saneamento, técnico em eletrônica, assistente de alunos, auxiliar em administração, auxiliar de creche, auxiliar de biblioteca e operador de luz.
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 13 de maio até às 23h59min do dia 03 de junho. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00 dependendo do cargo pretendido. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho, no município de Natal/RN.
Veja o EDITAL.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Padre de Bauru que criticou postura de católicos sobre temas sexuais é excomungado



Após vídeo de apoio a gays e bissexuais, padre Beto foi acusado de desrespeitar a moral e os 'dogmas da Fé Católica'


BAURU - A Igreja Católica anunciou nesta segunda-feira a excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, de Bauru (SP). O padre é acusado de cometer heresia e de ferir os dogmas da fé religiosa ao divulgar na internet suas opiniões sobre o tratamento dado pela Igreja Católica aos temas sexuais. Nos vídeos, o padre critica a igreja por manter uma posição considerada retrógrada sobre a relação entre parceiros bissexuais e do mesmo sexo. 
Segundo a Diocese de Bauru, o padre Beto foi excomungado por um padre  perito em Direito Canônico, nomeado juiz, chamado pelo bispo de Bauru, Dom Frei Caetano Ferrari, para estudar a situação. Ao analisar o caso, o juiz chegou à conclusão de que Beto poderia ser excomungado e também enfrentar um processo de demissão do Estado Clerical, que será enviado para o Vaticano. A Igreja se revoltou porque as opiniões do padre chegaram em vídeos enviados à Confederação Nacional dos Bispos, ao Núncio Apostólico e até ao Vaticano.
O anúncio de excomunhão foi feito em nota divulgada pelo bispado e assinada por um Conselho Presbiterial Diocesano. A nota explica a convocação do padre perito em Direito Canônico, nomeado como juiz-instrutor, e diz que houve tentativa de um último diálogo, mas que Beto reagiu agressivamente, recusando o diálogo. Diante da negativa, que teria ocorrido na presença de cinco membros do Conselho dos Presbíteros, decidiu-se pela excomunhão.
“O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma cuja pena prescrita no cânone 1364, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico é a excomunhão anexa a estes delitos”, diz a nota.
Padre Beto disse que foi pego de surpresa. Pelos vídeos divulgados há duas semanas, ele foi advertido pelo bispo de que deveria retirar os vídeos da rede social e internet e fazer uma retratação, cujo prazo terminaria nesta segunda (29), mas ao chegar pela manhã para entregar a carta de demissão, ele foi levado para uma sala, onde havia cinco pessoas, o juiz e uma cadeira vazia. “Fiquei surpreso porque fui cumprir o combinado com o bispo, que era para eu me manifestar até hoje, e não participar de uma reunião”, contou padre Beto ao Estado. “Quando me sentei na cadeira, perguntei se aquilo era um tribunal e se a cadeira era para o réu. Como me disseram que era e que eu seria o réu, me levantei e disse que estava ali para entregar a carta, mas eles me disseram que não aceitaria a carta e que eles é que iriam me demitir”, contou.
A situação, segundo Beto, não durou mais do que sete minutos. Ele então registrou a carta em cartório para que fosse levada ao bispo por um oficial de Justiça, mas o bispo não a recebeu. Padre Beto disse que não vai tomar qualquer procedimento com relação ao caso. “Dou graças a Deus que hoje em dia não existe mais fogueira, senão eu estarei queimado a essa hora”, afirmou. Segundo o padre, ele vai sobreviver com as aulas que leciona em três em faculdades em cursinhos de segundo grau e  com suas palestras. Para  ele, sua excomunhão e possível demissão têm outra causa. “É fruto de intrigas ‘hierarquicas’, de colegas e gente invejosa que existem dentro da igreja”, disse.
O bispado informou que o juiz-instrutor tem autoridade para fazer a excomunhão. O juiz e o bispo não quiseram dar entrevista, mas a igreja confirmou que padre está excomungado, privado de celebrar e receber todos os sacramentos, e que enfrentará agora um processo de demissão do Estado Clerical.
O processo de demissão é sigiloso, iniciado na Diocese e enviado ao Vaticano por se tratar de matéria reservada a Santa Sé, que é a responsável pela sentença definitiva. A partir daí, o réu não poderá mais se chamado de padre e ficará impedido de praticar o exercício do ministério sacerdotal. Já a excomunhão é a privação da recepção de qualquer sacramento, mas se o padre demonstrar arrependimento a Igreja poderá retirar a excomunhão, mas não a demissão do Estado Clerical.
______________________________________________
Fonte: Estadão

Padre Beto defende a homossexualidade e critica dogmas católicos

VAGAS EM MONITORIA


EDITAL Nº 004/2013

A Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu - RN, com sede à Rua 26 de julho, nº 08, Centro, CEP 59162-000, no uso de suas prerrogativas legais, e considerando o disposto na Lei Municipal nº 1010/2013-GP/PMSJM, torna público para conhecimento dos interessados a abertura de 12 (doze) vagas para o Processo Seletivo de Bolsa Monitoria para as Escolas e/ou Centros Municipais de Educação Infantil.
1-      DAS INSCRIÇÕES.
Dias: 29 e 30 de abril de 2013.
Local: Secretaria Municipal de Educação
Horário: 8 às 12h e das 14 às 17h
1.1  CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES.
1.1.1        – Poderá se inscrever o aluno que:
a)      Estiver regularmente matriculado no curso de Pedagogia de qualquer entidade Superior Pública ou Privada;
b)      Estiver cursando o primeiro semestre letivo.
1.1.2        OUTRAS CONDIÇÕES EXIGIDAS:
a)      Em conformidade com o artigo 1º da Lei Municipal nº 1010/2013, os candidatos selecionados deverão atuar na Educação Infantil e nas turmas de Ensino Fundamental I (com alunos com deficiências que não realizem as atividades educacionais com independência, bem como inerentes à alimentação, higiene e locomoção), objetivando integrar o aluno no processo de formação profissional, desenvolvendo atividade de ensino e busca a melhoria do processo ensino aprendizagem, servindo como instrumento de apoio ao docente, cuja turma possua mais de vinte alunos.
 2-DAS VAGAS
 2.1.As 12 vagas disponíveis estão assim distribuídas  nas seguintes escolas e/ou CMEIs:
1º. CMEI Professor Mário Alexandre do Monte, centro (01 vaga)
2º .Escola Municipal Jorge Ferreira, Cobé  (03 vagas)
3.º Escola Municipal José Gomes de Lima, Jacaracica (01 vaga)
4º. Escola Municipal Marcina Galvão, Pium (01 vaga)
5º .Escola Municipal Janilson Ferreira, Sítio Buraco (01 vaga)
6º. Escola Municipal Prefeito Janilson, Arenã (01 vaga)
7º. CMEI Santa Isabel, Mendes (01 vaga)
8º. Escola Municipal Manoel Martins da Costa, Boa vista (01 vaga)
9º. Escola Municipal Maria Moura, Retiro (01 vaga)
10º. Escola Municipal Angelina Vasconcelos de Farias, Bairro Novo (01 vaga)
2.2. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de classificação.
3.PROCESSO DE SELEÇÃO.
O processo de seleção estará a cargo de uma banca examinadora nomeada pela Secretaria de Educação de São José de Mipibu -RN, e deverá ter no mínimo cinco membros (técnicos da própria secretaria).
2.1- A seleção dos candidatos à Monitoria far-se-á no dia 02 de maio do ano em curso, mediante critérios definidos pela banca, e incluirá:
2.1.1- Avaliação dissertativa no campo de atuação com no mínimo 15 linhas e pontuação de 0 a 10,0 pontos.
2.2 – A seleção dos candidatos será classificatória e, em caso de empate, será escolhido o candidato que tiver a maior idade.
4.REGIME DE TRABALHO.
O regime de trabalho será de 20 horas semanais de trabalho efetivo, sem qualquer vínculo empregatício com a instituição.
5.VALOR DA BOLSA.
O valor da bolsa auxílio monitoria será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de acordo com artigo 5º da Lei Municipal 1010/2013. 
6.CRONOGRAMA.

INSCRIÇÕES
29 e 30 de Abril


AVALIAÇÃO DISSERTATIVA
02 de maio
Local: Auditório da secretaria Municipal de Educação, Centro – São José de Mipibu/RN.
Hora: 8h
RESULTADO DA AVALIAÇÃO DISSERTATIVA
03 de maio de 8 ás 12h
RECURSOS
03 de maio de 13 às 17h
RESULTADO FINAL
06    de maio às 10h
  
7.VIGÊNCIA DA MONITORIA.

A vigência ou duração da monitoria estabelecida neste edital será de maio a dezembro do corrente ano.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.
São José de Mipibu – RN, 26 de abril de 2013.
Lúcia Martins de Moura
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009