sexta-feira, 27 de abril de 2012

Parabéns!

O Mipibuense parabeniza o amigo e empresário Alcimar Cortez, por mais um aniversário que se comemora neste sábado.

Empresário bem sucedido e comprometido com a melhoria da qualidade de vida do povo mipibuense, Alcimar tem dado exemplo de responsabilidade social, apoiando iniciativas populares e ajudando centenas de pessoas.

Parabéns Alcimar!
.
..

Plantão Terra Viva

Você tem dúvidas sobre seus direitos?

A STVBrasil - Sociedade Terra Viva estará realizando mais um PLANTÃO para tirar todas as suas dúvidas, realizar mediação de conflitos e encaminhar providências para os casos que se enquadrem no perfil das populações atendidas pelo Projeto Justiça e Cidadania.

Ao mesmo tempo estará acontecendo o Café da Manhã com Cidadania, organizado pela Professora Alba Lúcia.

Venha para a STVBrasil - Sociedade Terra Viva.

"Porque quando a gente gosta é claro que a gente cuida."


Sociedade Terra Viva
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro,
São José de Mipibu. Tel: 84 3273-3980
.
..

Senac abre inscrições para mais de 350 vagas gratuitas em maio


"O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abre processo seletivo para mais de 350 bolsas de estudos integrais nos municípios de Caicó, Macaíba, Mossoró e Natal, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). As vagas previstas para o mês de maio abrangem capacitações em áreas como gestão e negócios, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, comércio e saúde. As inscrições começam na próxima segunda-feira (30) e seguem até 11 de maio, exclusivamente por meio do site www.rn.senac.br/psg.

O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Até dezembro, a instituição lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Processo Seletivo
A seleção será realizada de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, observando-se ainda os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade de curso.

Logo após a realização da inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, via e-mail e através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.

Resultados
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) ofertará 4.782 bolsas de estudos integrais ao longo de 2012, em 42 cursos distintos no Rio Grande do Norte. Somente no mês de abril, mais de 760 novos alunos iniciaram cursos no Senac, a partir dos benefícios do Programa. No período de 2010 a 2014, serão investidos R$ 38 milhões na oferta de vagas gratuitas no estado, por meio do PSG."
_______________________________________________
Fonte: Tribuna do Norte

PELO FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL


Em poucos dias, o Congresso pode votar uma histórica reforma constitucional que pode punir pessoas que mantenham escravos e confiscar terras onde forem encontradas pessoas escravizadas para reforma agrária. É a legislação mais forte que já propuseram para lutar contra o flagelo do trabalho escravo no Brasil. 

É inaceitável que, no século 21, o horror da escravidão ainda assombra todos os cantos do país -- à medida que centenas de milhares pessoas são escravizadas atualmente. No mês passado, adultos e crianças foram resgatados de uma fazenda cujo proprietário era um deputado estadual! Eles moravam em pequenas barracas e bebiam da mesma água suja que as vacas e outros animais

Agora é hora de agir. Nosso protesto em todo o país pode forçar o Congresso a fazer os donos de fazenda pagarem o preço por torturarem ou escravizarem seus concidadãos. Clique abaixo para se juntar e construir um protesto ensurdecedor antes da Avaaz se reunir pessoalmente com o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para entregar nossa mensagem: 


Os livros escolares nos ensinam que a escravidão foi abolida há 124 anos pela princesa Isabel, mas a verdade é que ainda hoje há pessoas que vivem na escravidão -- os mais pobres de nós são levados a acreditar em empregos prósperos, mas acabam arriscando suas vidas em plantações de cana-de-açúcar, carvoarias, criação de gado, prostituição e outras atividades. Muitas vezes eles são literalmente forçados a trabalhar com uma arma apontada para suas cabeças. 

Uma chave para acabar com a escravidão está prestes a ser entregue ao Congresso. Vamos abafar o lobby dos ruralistas, que querem acabar com essa PEC, e aumentar o coro retumbante para derrotar o vergonhoso mercado da escravidão do Brasil de uma vez por todas. Assine a petição e encaminhe para todos: 


Cada vez mais, vemos que o poder popular pode fazer o impossível. A escravidão é uma crise que afeta todo o planeta e temos uma chance de encabeçar a abolição. O Congresso deu o primeiro passo, agora podemos ajudar a alcançar um Brasil livre de escravos. 

Com esperança, 

Equipe da Avaaz 
.
..

ELES VOTARAM PELA DESTRUIÇÃO DE NOSSAS FLORESTAS


quinta-feira, 26 de abril de 2012

"O futuro nos cobrará, a História não nos absolverá"


(Chico Alencar - Deputado Federal, PSOL/RJ)

A proposta do Código Florestal apresentada pelo deputado Paulo Piau (PMDB/MG) é decepante e decepcionante. Decepcionante porque Sua Excelência sempre proclamou “isenção” e “olhar técnico” sobre o projeto que veio do Senado. Ele não procedeu assim: atuou, nas modificações propostas, de acordo com os interesses do agronegócio. Aqui não se trata de um Código Florestal, mas de um Código facilitador das grandes atividades econômicas no campo brasileiro. O enfoque produtivista, sem mediação com a urgente e necessária preservação ambiental, predominou. A fantástica biodiversidade e os ricos biomas brasileiros, já tão maltratados, continuarão vulneráveis.
        
Relembramos que o Código Florestal em vigor, desde 1965, agora sepultado, nunca foi respeitado integralmente. Isto explica nossos recordes de desmatamento, enchentes destruidoras, estiagens recorrentes, espécies em extinção. Tudo soma negativamente para os extremos climáticos que afetam o planeta como um todo. E atinge nossa lisonjeira posição de país que tem a maior reserva de água doce do mundo.
        
Das 21 propostas de alteração feitas pelo relator, apenas duas procedem, por retirarem repetições do texto que veio do Senado. As demais são desastrosas: rejeitam princípios como a “importância da biodiversidade”, o “compromisso com a sustentabilidade”, a “proteção da vegetação nativa” e a “integração da norma florestal com as demais políticas ambientais”. Tudo isso foi simplesmente retirado do artigo 1º, para evitar “dubiedade na Justiça”, segundo o relator!
        
A proposta, que obteve apoio da maioria do plenário da Câmara, é FRAGILIZADORA: das nascentes, dos cursos d´água, dos rios, das matas ciliares, dos manguezais, dos nossos biomas. Deixa indeterminada a recuperação da vegetação nativa nas Áreas de Proteção Permanente. Exclui a delimitação de faixa de proteção das veredas. Não exige APPs em reservatórios de água de até um hectare. Dispensa também APPs em imóveis de até 15 módulos voltados para a aquicultura. Rejeita a determinação de que municípios delimitem faixas de passagem de inundação por meio dos planos diretores e leis de uso do solo. Recusa a exigência de implantação e manutenção de áreas verdes de 20 metros quadrados por habitante nas novas expansões urbanas. Retira controles sobre a atividade madeireira, inclusive a emissão de documento de origem florestal. Exclui a obrigatoriedade da oitiva do órgão ambiental federal para supressão de vegetação que abrigue flora ou fauna ameaçada de extinção. Favorece créditos e incentivos a ruralistas, sem exigências de programa de regularização ambiental no prazo de 5 anos, anistiando e premiando a quem desmatou irregularmente. Joga fora a destinação de 30% dos recursos arrecadados com cobrança pelo uso da água (Lei 9.433/97) para manutenção, recomposição ou recuperação de Áreas de Preservação Permanente em bacias hidrográficas. Abre novas possibilidades de empreendimentos da carcinicultura e outras atividades econômicas nos biomas costeiros. Transfere para legislação posterior, inclusive de âmbito estadual, a obrigatoriedade da recomposição das matas ciliares.
       
Tudo isso poderá soar, sem dúvida, como um ‘liberou geral’ para os que exploram economicamente o campo brasileiro.
        
Por tudo isso, quando a consciência cidadã planetária se empenha no princípio do CUIDADO e da PRECAUÇÃO, e o mundo sofre com a devastação do produtivismo sem critérios, só podemos repudiar essas alterações no Código Florestal Brasileiro. O PSOL, como da votação inicial aqui na Câmara, e como praticado no Senado Federal, por nossa representação, afirma que todo esse processo está equivocado: não buscou informações junto à ciência, manipulou os pequenos da agricultura camponesa e extrativista como biombo para os interesses dos grandes, agiu no interesse imediato, descomprometido com as futuras gerações e o Bem Viver na Terra.
        
Sobre a decisão que o Parlamento tomou, cabe alertar: o futuro nos cobrará, a História não nos absolverá.
.
..

Novo Código Florestal impõe derrota ao governo e ao meio ambiente


Há mais de uma década em tramitação no Congresso, o texto que reformula o Código Florestal brasileiro foi finalmente votado ontem na Câmara dos Deputados, gerando um resultado de sabor amargo para o governo e com potênciais efeitos negativos para o meio ambiente.
O relatório do deputado Paulo Piau foi aprovado, segundo o placar, por 274 votos a favor, enquanto a proposta que mais agradava a presidente Dilma Rousseff - o texto aprovado no Senado em dezembro, com maiores salvaguardas ambientais - contabilizou apenas 184 votos de apoio.
A derrota na Câmara não impede contudo que a presidente vete a proposta e edite uma medida provisória, que atenda ao seu ponto de vista quanto aos temas mais polêmicos e também sensíveis ao meio ambiente.
Entre os pontos espinhentos aprovados pelos deputados, mas que desagradam ao governo, está a diminuição do limite de recuperação de vegetação em áreas de preservação permanente (APPs).
O novo Código Florestal estabelece que propriedades rurais localizadas próximas a pequenos rios, de até 10 metros de largura, terão de recuperar uma faixa de 15 metros em cada margem. Porém, o texto de Piau não contempla regras de recomposição de mata para propriedades agrícolas em rios mais largos - ao contrário do texto do Senado, que previa a obrigatoriedade de recomposição de uma faixa de mata entre 30 e 100 metros para rios com mais de 10 metros de largura.
Na noite de ontem, o governo amargou outras derrotas durante a votação de destaques dos partidos feitos ao projeto. O novo Código Florestal retirou a proteção dos apicuns e salgados, locais próximos à praia onde é feita, por exemplo, a carcinicultura (produção de camarão). Segundo o texto, essas regiões deixaram de ser classificadas como APPs, perdendo a proteção legal.
O problema, para os ambientalistas, é que o apicum e o salgado são considerados como pertencentes ao ecossistema manguezal, e, portanto, desempenham papel fundamental na preservação do bioma.
_______________________________________________
Fonte: Info.abril.com.br

MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Teve início nesta quarta-feira, 25, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, Natal, a reunião anual da Articulação Nacional de Luta contra a AIDS.


A reunião, que conta com ativistas de todo o Brasil, tem como objetivo a definição de estratégias para enfrentamento do processo de desmonte da resposta brasileira para enfrentamento da AIDS no Brasil e que tem na sociedade civil um dos seus principais sustentáculos.


A mesa de abertura contou com representações do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura do Natal, Câmara dos Vereadores de Natal, Fórum de ONG do Rio Grande do Norte e Articulação Estadual de luta contra a AIDS.

Os debates acontecerão até o sábado, dia 28.
_____________________________________
Imagens: Sabrina Kallahari e Roberto Pereira

terça-feira, 24 de abril de 2012

Millôr Fernandes

"Jornalismo é oposição.
O resto é armazém de secos e molhados."


segunda-feira, 23 de abril de 2012

PERSEGUIÇÃO

Trabalhadores em educação reclamam que estão sendo perseguidos pela prefeita.

Segundo denúncias chegadas aO Mipibuense, um acordo que teria sido feito entre as secretarias de educação municipal e estadual permitia que trabalhadores eleitos ou exercendo suas atividades em escolas diferentes da suas de origem, estariam sendo perseguidos e obrigados a retornar as antigas funções sem qualquer explicação. Ao mesmo tempo, pupilos e pupilas da prefeita Norma Ferreira não estariam recebendo o mesmo tratamento e permanecendo em seus cargos sem qualquer interferência.

Fragilizada politicamente e no ambiente familiar, a prefeita está tentando mostrar a força que já não tem. O resultado, na verdade, é o prejuízo de trabalhadores e trabalhadoras que nada têm a ver com a briga familiar na Lagoa do Fumo.
.
..

AUSÊNCIA

Até este momento nenhum pré-candidato a prefeito(a) de São José de Mipibu se manifestou sobre os apelos da população registrados aqui nO Mipibuense.

Um verdadeiro vexame para quem pretende governar uma cidade de mais de quarenta mil habitantes.

Todavia, tendo em vista que ainda temos um bom tempo antes das eleições e os tribunais ainda podem impedir a candidatura de alguém, vamos aguardar de boa fé as manifestações.

Outro item importante a ser debatido pelos pré-candidatos com a população é o plano de governo de cada um deles. Até as últimas eleições nunca se ouviu falar em plano de governo. Vamos ver se este ano algum(a) pré-candidato vai preparar algo.

Estão lançadas as fichas!
.
..

domingo, 22 de abril de 2012

NÃO DEIXE A NAÇÃO PELADA!

SEJA UM HERÓI!


A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas. Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!

Acesse aqui: LIGA DAS FLORESTAS


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009