sábado, 2 de junho de 2012

Aniversário

O Mipibuense parabeniza a professora Safira Gurgel por mais um aniversário que acontece neste sábado.

A professora Safira, exemplo de mãe, esposa, avó, amiga e exímia profissional merece o nosso respeito e a nossa admiração.


Parabéns e felicidades Safira!
_________________________________________________________
Fotografia: Blog de Daltro Emerenciano

Parabéns!

O Mipibuense parabeniza o vereador Kériclis Alves pela passagem do seu aniversário, neste sábado.

Fotografia: Facebook do vereador Kériclis

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PLANTÃO TERRA VIVA

Neste sábado a STVBrasil estará realizando mais um Plantão Terra Viva, em sua sede de São José de Mipibu, a partir das 08 horas, com orientações jurídicas, mediação de conflitos e o Café da Manhã com Cidadania, acolhendo nossa gente e escutando cada um de nossos irmãos e irmãs que precisam de ajuda.

O plantão Terra Viva acontece na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN.

Venha nos conhecer e saber um pouco mais sobre os seus direitos.

STVBrasil
Sociedade Terra Viva
11 anos de luta em defesa dos direitos do povo mipibuense
.
..

A carta roubada


Marina Silva

O Brasil não tem mais um Código Florestal, mas uma confusão jurídica. Um amontoado de remendos cuja função é semelhante à de uma pinguela, uma ponte improvisada no tronco de uma árvore abatida, para atravessar o período da Rio+20. Depois, o empenho em destruir a legislação ambiental certamente prosseguirá.
A versão: apesar de já ter o texto do novo Código "Florestal", o governo só o mostrou três dias depois da pomposa entrevista ministerial. Todos, inclusive jornalistas, às cegas, com acesso só à versão, feita em PowerPoint, de que a presidente Dilma chancelou (em alguns aspectos até piorou) o texto, ao arrepio da palavra empenhada, em "respeito ao Congresso e à democracia".
Só que os fatos, mesmo quando distorcidos, estarão sempre, como na carta roubada de Edgar Allan Poe, bem ali, no lugar onde se imaginava tê-los escondido.
Quatro dias depois, não no porta-cartas, mas no "Diário Oficial", estavam as inúmeras maldades da caixa de Pandora, sempre indiferente ao futuro, na velha porção ruralista: anistia aos desmatadores e incentivo a novos desmatamentos. Exigências abaixo do mínimo aceitável cientificamente de proteção aos topos de morros, encostas, veredas, apicuns, margens de rios, manguezais etc.
Está sendo abolida, na prática, a função social da propriedade e o direito dos brasileiros a um ambiente saudável. Os donos da terra são agora donos do ar, das águas, da fauna e da flora, para delas dispor como bem entender a lei do mais forte, que fizeram prevalecer.
Em troca, devem apenas evitar comemorações públicas, fingir contrariedade aceitando os vetos parciais e criticar os "radicais" ambientalistas, que não querem sorrir para a foto. Estes apenas alertam para a verdade simples: nem tudo pode ser objeto de negociação política. Se uma nascente, para não secar, precisa de certa quantidade de vegetação ao seu redor, como podem parlamentares decidir que não?
O Brasil será, enquanto não recuperar o bom-senso nessa área, uma terra sem lei. A violência recrudesce e não se passa uma semana sem um assassinato no campo ou na floresta. A discussão do código concentrou-se em anistiar ou não quem desmatou, se até 2008 ou antes, se deveriam ou não reflorestar, se toda a área ou só uma parte etc. Resumindo, em que medida legalizar os crimes ambientais. E o pior, o acordo político decidiu que a ilegalidade ambiental compensa.
Vamos agora à Rio+20 com o governo exibindo ao mundo os bons frutos da queda do desmatamento, obtidos com a lei que está sendo abolida.
Mas há uma falha, no mundo como no Brasil, nesse sistema: a natureza não o obedece. E a sua versão será o futuro real, a palavra final, a lei que "pega" e que pune.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Poema do menino Jesus (Fernando Pessoa)

TRIBUNA POPULAR

AGRADECIMENTO

           "Quero agradecer primeiramente a Deus e a Santa Rita de Cássia pela proteção divina, e a todas as pessoas que se uniram em oração pela minha vitória. Pois uma batalha sem Deus fica díficil ganhar por que nossa força vem Daquele que tudo pode.
Acredito que nessa eleição o povo de Mipibu teve opção de escolha, tivemos 36 candidatos para ocupar as 5 vagas. Eu sempre dizia durante a campanha que o eleitor tinha muita opção e isso era muito bom. Mais também orientava o povo que deveriam ter cuidado na escolha pois o conselho tutelar é coisa séria. E que os eleitos deveriam abraçar essa missão com muito zelo em garantir os direitos das crianças e dos adolecentes. Fico feliz em ter sido escolhido para exercer mais um mandato durante 03 anos, e assim dar continuidade ao trabalho que venho fazendo em nossa comunidade.
A minha vitória veio do trabalho prestado durante esse mandato e o povo reconheceu e me deu a oportunidade de continuar. Dificudades foram muitas, mais sempre dei o melhor de mim para que eu podesse fazer a diferença e assim cuidar com muito zelo da missão de ser conselheiro.
Pretendo dar continuidade ao trabalho que venho fazendo junto com os novos eleitos e com meus companheiros de luta que já são conselheiros comigo Odete e Renilson.
Agradeço pela confiança depositada, pelo carinho recebido e pela vitória dada. Pois isso não foi mérito meu e sim de todos aqueles que contribuiram para a concretização desse projeto.
Agradeço ao centro de nossa cidade e a todas as comunidades pois fui votado em todos os setores.
Enfim agradeço os 435 votos que me deu a 3º colocação: muito obrigado esses são meus sinceros agradecimentos.
Thiago Eduardo

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Coríntios

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
.
..

Rio + 20

No período de 16 à 23 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro a acontece a Rio + 20 e a STVBrasil estará representando o Rio Grande do Norte no evento.


A STVBrasil integra a Rede de ONG da Mata Atlântica, o Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente e estará, juntamente com outras instituições de todo o Brasil e do mundo, participando ativamente dos debates e atividades do evento.

O foco das atenções, no momento, recaem sobre as alterações do Código Florestal brasileiro que se encontra em debate em nível de Congresso Nacional e cuja flexibilização constitui um verdadeiro atentado a preservação das florestas brasileiras.

Atualmente a presidente Dilma vetou doze artigos do projeto de lei já aprovado na Câmara e Senado, entre tantos outros polêmicos. Todavia, o movimento ambientalista considera um retrocesso histórico as alterações sofridas e um grande prejuízo ao meio ambiente e à qualidade de vida das gerações futuras.
.
..

STVBrasil participará de eventos nacionais

A STVBrasil estará participando do III Seminário de Direitos Humanos e HIV/AIDS e I Seminário Nacional de Direitos Humanos e Hepatites Virais, que acontecem em Brasília - DF, no período de 13 à 15 de junho de 2012.

III Seminário de Direitos Humanos e HIV/Aids e o I Seminário Nacional de Direitos Humanos e Hepatites Virais têm como objetivo refletir sobre as conquistas neste campo em relação à epidemia da aids, na qual prevalecem o estigma e a discriminação à pessoa que vive com a doença. Como resultado das discussões, espera-se que sejam apontados caminhos para a efetivação dos direitos humanos a partir da perspectiva dos atores ligados à promoção do direito à saúde, tanto no enfrentamento da epidemia de aids, quanto nas questões ligadas às hepatites virais. Em sua terceira edição, o Seminário de Direitos Humanos e HIV/Aids agregará as discussões voltadas para as hepatites virais.
____________________
.
..

STVBrasil apresentará caso de violência homofóbica em São Paulo

A Sociedade Terra Viva acaba de receber confirmação de sua participação em quatro evento na cidade de São Paulo - SP. Os eventos são IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST e V Fórum Comunitário Latino-americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST, que acontecem na capital paulista, no período de 28 à 30 de agosto de 2012.

No evento, representantes da STVBrasil, apresentarão casos de violência homofóbica em São José de Mipibu e região, inclusive o caso do fechamento do Programa de Rádio Cidadania FM.

A experiência de trabalho da STBrasil foi considerada de grande relevância para os organizadores do evento.
.
..

TRIBUNA POPULAR

AGRADECIMENTO


"Venho através deste agradecer primeiramente a DEUS pelo pleito que vivenciamos neste domingo dia 27 para a escolha dos Conselheir@s Tutelar do nosso município, venho em público através desta nota agradecer os votos conscientes recebidos, bem como parabenizar o povo mipibuense que contribuíram com o fortalecimento da democracia representativa.
Não tenho palavras pra descrever meus agradecimentos a tod@s as pessoas que foram naquele domingo chuvoso até as escolas e depositaram seus votos em meu nome, fiquei muito honrada com a quantidade de votos que obtive, foram votos confiados, sinceros, verdadeiros que manifestaram de forma clara que não se estão submisso ao grande poderio econômico que dirigiu esse processo; agradecer aos meus pais Ademir Matias de Barros e Cláudia Barros pelos seus esforços, coragem e  disposição ao meu irmão Claudemir Barros que nesse momento esqueceu as nossas diferenças e abraçou o nosso projeto de mudança, este processo com vocês ao meu lado só provou que o meu fortalecimento como ser humano está ao lado de vocês, com muito amor, carinho Vocês  me ajudaram a conduzir esse processo com respeito e ética ao próximo.
Agradeço a cada um@, homens, mulheres, Jovens, idosos, Crianças...  Que com seus esforços, coragem e disposição que com esperança e indignação, que acreditam que somos capazes de construir um projeto de mudança que tem como base a sustentabilidade do planeta terra, procurando resgatar os verdadeiros princípios que regem a política a fim de se construir uma sociedade justa e fraterna; princípios insubstituíveis, como: a justiça social, a liberdade plena e a ética. Para que isso possa acontecer faz-se necessário que estejamos organizados e mobilizad@s, exigindo direitos inalienáveis como uma educação e saúde pública de qualidade, moradia digna e segurança pública, tudo isso visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Que os próximos processos de escolha para conselheir@ tutelar possa coibir o abuso do poder econômico, permitindo assim que o cidadão possa ter acesso às propostas dos candidat@s; não permitindo que os usurpadores de consciência se apropriem dos votos através de falsas promessas, como se os mesmos fossem mercadorias.
Por fim agradeço de coração á tod@s amig@s os presentes de corpo e presentes através de uma ligação, mensagem... Emanando sempre positividade!! E agradeço por cada voto obtido neste pleito e convido a sociedade mipibuense á participar de forma ativa da construção política do nosso município, e que não se permita ser um analfabeto político, pois esse é o pior analfabeto."


Camila Barros

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. (Bertold Brecht)

terça-feira, 29 de maio de 2012

TRIBUNA POPULAR

"Venho agradecer a todos os que votaram em mim pelos 471 votos, para conselheira Tutelar, agradecer aos amigos que por algum motivo não poderam votar mais ficaram torcendo.
Pela confiança que depositaram em minha pessoa para exercer um cargo de responsabilidade.

Josilene Florêncio de Medeiros
Conselheira Tutelar."

SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS


III Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas e Promoção à Saúde da
Coordenador: Prof. Dr. João Dantas Pereira
(UFRN)

Data: 11 DE JUNHO DE 2012

Inscrições:

22 DE MAIO A 07 DE JUNHO 08H00/12H00 - 13H00/17H00
Tel.: (84) 3215 3659
1 KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL NO ATO DO CREDENCIAMENTO

EM BOA HORA

Entrou em vigor nesta segunda-feira, 28, a Lei 12.652/2012, que tipifica o crime de condicionar o atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia.

Em verdade, a nova lei acresce o Artigo 135-A ao Código Penal (Decreto-lei 2.848/1940) que prevê pena de 03 meses a 01 ano e multa para quem exigir cheque calção, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial.

Ou seja, até esta segunda-feira, era uma prática comum dos hospitais particulares exigirem cheque ou mesmo dinheiro como calção para quem, muitas vezes, os procurava em situações de emergência. Assim, quantas famílias sofreram verdadeiros vexames nas portas de hospitais, barradas e obrigadas a entregar cheques em quantias vultosas para poder garantir a vida de parentes. Uma vergonha em um país que conta com o melhor sistema de saúde do mundo.

Com o advento da nova lei, chegada em boa hora, o povo brasileiro se verá livre dos abusos de proprietários inescrupulosos de hospitais  que enriquecem a custa do sofrimento alheio.

A nova lei ainda determina que todos os hospitais que realizam atendimento emergencial são obrigados a fixar em local visível cartaz ou equivalente com as informações:

“Constitui crime a exigência de cheque-caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do Art. 135-A do Decreto-Lei 2.848/1940 - Código Penal."
.
..

Ateus são mais motivados pela compaixão do que religiosos, diz estudo

Estudo da Universidade da Califórnia questiona associação entre generosidade e religião


“Ama o teu próximo” é a regra de ouro de quase todas as religiões. Mas uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que religiosos estão menos propensos a ajudar estranhos do que ateus, agnósticos e pessoas menos religiosas.

Em três experimentos, os pesquisadores descobriram que o sentimento de compaixão sempre levava as pessoas não religiosas a serem mais generosas do que as religiosas. Os resultados do estudo foram publicados na edição mais recente da revista científica Social Psychological and Personality Science.

A pesquisa desafia uma suposição generalizada de que os atos de generosidade e caridade são em grande parte movidos por sentimentos de empatia e compaixão. A ligação entre a compaixão e a generosidade se mostrou mais forte para aqueles identificados como não-religiosos ou menos religiosos.

“No geral, achamos que para as pessoas menos religiosas ajudar o outro ou não depende da força de sua ligação emocional com a outra pessoa”, disse o psicólogo social Robb Willer, da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo. “Os mais religiosos, por outro lado, podem fundamentar a sua generosidade menos em emoção e mais em outros fatores, como doutrina, uma identidade comum ou preocupações de reputação.”

No estudo, compaixão foi definida como a emoção sentida quando uma pessoa vê o sofrimento de outras, que então a motiva a ajudar, geralmente assumindo os riscos ou custos pessoais da ajuda.


O estudo focou apenas na ligação entre religião, compaixão e generosidade, sem examinar diretamente as razões pelas quais pessoas muito religiosas são menos compelidas a agir por compaixão do que outras. Contudo, os pesquisadores levantam a hipótese de que pessoas profundamente religiosas podem se guiar mais pelo senso de obrigação moral do que os não religiosos.

“Testamos a hipótese de que a religião mudaria como a compaixão impacta o comportamento generoso”, disse Laura Saslow, autora principal do estudo. A pesquisadora se interessou pelo tema quando um amigo não religioso lamentou só ter feito doações para o Haiti depois de ver um vídeo tocante de uma mulher sendo salva dos destroços do terremoto e não por uma compreensão racional de que era necessário ajudar naquele momento.

“Quis replicar essa situação – um ateu fortemente influenciado pelas suas emoções num ato de generosidade com estranhos – em três estudos amplos e sistemáticos”, disse Saslow. 

No primeiro experimento, os pesquisadores analisaram informações de uma pesquisa com mais de 1.300 adultos norte-americanos. Eles avaliaram quanto a compaixão motivou os participantes religiosos e não religiosos a fazerem caridade em situações como doar dinheiro ou comida para um sem-teto. Os menos religiosos ou ateus saíram na frente. “Os resultados indicam que, embora a compaixão seja associada com ações sociais em todos os participantes, essa relação é particularmente forte nos indivíduos menos religiosos”, relata o estudo. 

A pesquisadora se interessou pelo tema quando um amigo não religioso lamentou só ter feito doações para o Haiti depois de ver um vídeo tocante de uma mulher sendo salva dos destroços do terremoto, e não por uma compreensão racional de que era necessário ajudar naquele momento.

“Quis replicar essa situação – um ateu fortemente influenciado pelas suas emoções num ato de generosidade com estranhos – em três estudos amplos e sistemáticos”, disse Saslow.

No primeiro experimento, os pesquisadores analisaram informações de uma pesquisa com mais de 1.300 adultos norte-americanos. Eles avaliaram quanto a compaixão motivou os participantes religiosos e não religiosos a fazerem caridade em situações como doar dinheiro ou comida para um sem-teto. Os menos religiosos ou ateus saíram na frente. “Os resultados indicam que, embora a compaixão seja associada com ações sociais em todos os participantes, essa relação é particularmente forte nos indivíduos menos religiosos”, relata o estudo. 

No segundo experimento, 101 adultos americanos assistiram um de dois vídeos: um emocionalmente neutro ou outro que mostrava crianças pobres. Na sequência, eles receberam 10 dólares fictícios e foram orientados a dar qualquer quantidade de dinheiro a um estranho. Os menos religiosos deram mais dinheiro a estranhos do que os mais religiosos.

“O vídeo indutor de compaixão teve um grande efeito na generosidade desses participantes”, disse Willer. “Mas não fez muita diferença para os participantes mais religiosos.”

No experimento final, mais de 200 estudantes universitários foram questionados sobre como se sentiam no momento. Na sequência, participaram de um jogo em que receberam dinheiro para compartilhar ou não com um estranho. Numa das rodadas, os pesquisadores disseram a cada estudante que ele tinha recebido dinheiro de outro participante e que, se quisesse, poderia devolver à pessoa uma parte do dinheiro. Os participantes menos religiosos e com mais compaixão foram os mais inclinados a dividir o que tinham ganho com estranhos do que outros.

“A pesquisa sugere que embora pessoas menos religiosas tendam a ser encaradas com mais desconfiança, ao sentir compaixão, eles podem ser inclusive mais propensos a ajudar os outros do que pessoas religiosas”, disse Willer.
__________________________________________________
Fonte: Gazetaweb

segunda-feira, 28 de maio de 2012

TEMPLÁRIOS: SOLDADOS DE DEUS

As lições nossas de cada dia

O processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros e conselheiras tutelares de São José de Mipibu, realizado neste domingo, 27, trouxe para o centro do debate questões importantes e que clamam soluções.

Inicialmente o formato como foi conduzido, motivo de muitas gritas de pessoas do povo, e que suprimiu etapa importante como a realização de teste para os candidatos e o formato como se deu a votação no domingo.

Diga-se de passagem, as pessoas se perguntavam a todo instante o que e como proceder para votar. Uma única pessoa em cada sala para coleta de dados dos eleitores e assinatura da cédula de votação. Fatos que deixaram a sensação de desorganização nos eleitores.

Para além das questões anteriormente indicadas, outra nos chamou atenção. A presença de vários cabos eleitorais dentro e fora do local de votação. Até mesmo lideranças políticas condenadas pela Justiça por conduta reprovável atuavam livremente pedindo votos para seus pupilos.

Mas, se você quer mesmo saber o que alegrou nosso povo ao final do pleito, lhe contamos. A honestidade e a dignidade ainda não aboliram a cretinice e a venalidade de nossa sociedade. Mas começam a se insinuar. A velha raposa, combalida e cambaleante ante o forte golpe da democracia, quem outrora regozijava-se ao esbanjar sua impunidade publicamente, recebeu a resposta que o povo mipibuense há muito pretendia, a reprovação de seu pupilo como candidato a conselheiro.

Ao final, percebemos que a teoria dos frutos da árvore envenenada foi concebida positivamente pela população.

De certo, temos muito o que aprender com todo o processo e com as lições que nos foram apontadas, erros e acertos. Aos de boa fé cabe pugnar pelo fortalecimento da luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes e somar forças neste novo mandato que se inicia, certos de que todos podemos colaborar para tanto.

Parabéns à todos e todas que participaram do pleito! Exercendo a sua cidadania e o seu direito de participação no processo democrático. Aos eleitos e eleitas nossos votos no sentido de que conduzam seus mandatos sempre na defesa do melhor interesse das nossas crianças e adolescentes, para que possamos, quiçá em um futuro, termos adultos com mais dignidade e respeito.
.
..

domingo, 27 de maio de 2012

FLORES


VISITA

Quem também esteve visitando a Escola Municipal Severino Bezerra foi o ex-deputado Arlindo Dantas.

PROFESSOR E ALUNOS SE REENCONTRAM

Um reencontro emocionante marcou este sábado, 27, em São José de Mipibu.

Na mesma Escola Municipal Professor Severino Bezerra, onde um dia lecionaram e estudaram se reencontraram o professor Emanuel Barbalho e os seus ex-alunos Perceval Carvalho e Conceição Barbosa.



















Bons momentos vividos há muito tempo, quando ainda havia amizade e respeito entre o mestre e seus alunos e quando aprender significava a esperança de um futuro melhor.
.
..
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009