sábado, 11 de maio de 2013

STVBrasil

Esta semana, representantes da STVBrasil estarão no Rio Grande do Sul. A tem o objetivo de conhecer a estrutura e funcionamento do Parque Nacional de Aparados da Serra, um dos maiores patrimônios naturais brasileiros.

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação integral e está encravado na Serra Geral, região fronteiriça entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Criada em 1959, com uma área de 13.141,05 ha, é administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBIO) e tem como objetivo a proteção de importantes ecossistemas como Mata Atlântica, Floresta de Araucária e Pampa Gaúcho.
.
..

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Centro de Referência em Saúde de São José de Mipibu terá Serviço de Atenção Especializada em AIDS

O Secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Alexandre Dantas, reuniu-se com pessoal da STVBrasil nesta quinta-feira, 09, para tratar da reestruturação do Serviço de Atenção Especializada em AIDS (SAE) mipibuense.


De acordo com Bruno Leonardo, integrante da equipe de coordenação do SAE, existem recursos financeiros disponíveis na Programação de Ações e Metas para as DST HIV AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde e que serão liberados, ainda este ano, para reestruturação do SAE municipal e que já estão sendo mantidas as negociações para liberação desses recursos e sua aplicação na melhoria das instalações do serviço.

O Secretário de Saúde informou que está disposto a fazer o melhor pela saúde da população de São José de Mipibu e que determinou que sejam adotadas as providências para que o serviço venha realmente a acontecer e, para tanto, pretende contar com a experiência de trabalho e parceria da Sociedade Terra Viva.

O SAE mipibuense, apesar de já constar como pronto no papel, foi recebido pela atual gestão sem quaisquer condições, funcionando dentro das instalações do Centro de Referência e precariamente.

Equipe da STVBrasil, única ONG com atuação histórica no município na luta contra a AIDS, vem acompanhando de perto a reorganização do SAE e colaborando para que as pessoas vivendo com HIV/AIDS possam contar com um serviço de qualidade.

Durante a reunião ficou acertado que a equipe do SAE e STVBrasil se reunirá para elaborar um plano de trabalho e aplicação dos recursos que estarão sendo recebidos.

Conceição Barbosa, dirigente da STVBrasil e pesquisadora que realizou estudo sobre a descentralização do Sistema Único de Saúde em São José de Mipibu, elogiou o esforço do Secretário Municipal de Saúde, tanto na valorização da parceria entre governo e sociedade civil organizada para o exercício do controle social das políticas públicas, quanto na sua disposição para garantir saúde de qualidade à um segmento populacional que padece de patologia grave e debilitante. "A saúde pública precisa melhorar e para tanto é preciso que governo e sociedade civil estejam juntos na luta pela melhoria e fortalecimento da estrutura da rede pública." Afirmou Conceição.
.
..

Prefeito honra compromisso com trabalhadores em educação

A Prefeitura de São José de Mipibu pagou nesta sexta-feita, 10, a última parcela do acordo firmado com a categoria dos trabalhadores  em educação.

Contrariando os abusos cometidos nos últimos oito anos, quando o governo violava direitos e negava aos trabalhadores o alimento, o atual governo mostrou disposição e honradez para com os compromissos firmados.

Parabéns ao chefe do executivo municipal!
.
..

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Charles Taylor em Natal

por Alyson Freire

Amanhã, dia 10, às 19h, no auditório da Biblioteca Central, a UFRN receberá um dos grandes nomes da filosofia contemporânea, Charles Taylor. Não se trata de um mero especialista neste ou naquele pensador, muito embora o filósofo canadense seja um profundo conhecedor de Hegel, tendo escrito obras influentes e inovadoras sobre o filósofo de Jena.

Taylor é um pensador autoral, criativo e que, por isso, desde início de sua carreira se propôs a elaborar interpretações originais sobre antigos e novos problemas fundamentais do pensamento social e filosófico, tais como: a natureza da linguagem e da ação humana, as bases de uma antropologia filosófica, os significados dos sentimentos morais, os sentidos de uma vida plena, os dilemas do multiculturalismo, a secularização, entre outros.

Tal não significa que Taylor seja um “cavaleiro solitário”. Pelo contrário, sua obra e filosofia estão enraizadas numa tradição de pensamento que atravessa o liberalismo comunitarista e o pragmatismo norte-americano ampliando-os em direção de referências européias como Herder, o jovem Hegel, a hermenêutica, Heidegger e Wittgenstein.

Charles Taylor não somente foi um contemporâneo de gigantes do pensamento do século XX como Michel Foucault, John Rawls e Jurgen Habermas mas um interlocutor privilegiado e crítico em relação a esses autores.

Sua reflexão assume a defesa radical da ideia do agir e pensar humano enquanto necessariamente situados numa forma de vida e motivados moralmente. Quer dizer, a realização das ações, em última instância, não se define nem se orienta pela racionalidade autofundante do sujeito ou pelo utilitarismo da autoconservação, mas, antes e fundamentalmente, por sentimentos morais significativos – a honra, a autonomia, a dignidade, a autenticidade – que os indivíduos, situados histórica e culturalmente, buscam realizar de acordo com o horizonte de bens morais que formam o sentido de vida plena numa época.

Taylor é o topógrafo hermenêutico das configurações morais modernas. Em seu empreendimento arqueológico lança mão de uma erudição filosófica e estética extraordinária, escavando o campo das idéias e das mentalidades em busca de articulações mais compreensivas sobre os sentidos opacos, os critérios, as valorações de comportamento e de objetos e os pressupostos normativos que constituem os nossos juízos e aspirações morais. Elabora, portanto, uma cartografia dos bens e sentidos últimos que movem os corações e mentes dos homens modernos; refaz sua história e investiga suas conseqüências até produzir um diagnóstico de época, uma generalização teórica que é um verdadeiro retrato moral sobre o que somos e aspiramos existencialmente.

Engana-se quem julga estar diante de um filósofo cujo trabalho se concentraria unicamente neste campo especializado da reflexão filosófica que seria o da filosofia moral. Não. Taylor leva suas análises e conceitos até o campo da política quando, e nesse sentido torna-se particularmente importante para a sociologia, a antropologia e o direito, refletindo sobre as convivências – e seus dilemas – entre os diversos grupos culturais e sociais, examina a relevância e atualidade das lutas e reivindicações desses grupos em torno do reconhecimento de suas identidades e formas de viver. O que está em jogo nesse mundo plural e conflituoso, afirma Taylor, não é a tolerância ou a formação de um consenso racional e equilibrado entre as diferenças e os valores, mas sim o reconhecimento real e imprescindível às diversas possibilidades de ser no mundo. Para o filósofo canadense, o reconhecimento não é uma cortesia, uma concessão permitida e sancionada, senão uma necessidade vital, emocional, moral, constitutiva dos agentes e do valor de sua própria autoimagem.

Cabe mencionar aqui também a importância da iniciativa do Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas – NUECS (UFRN) –, a qual, vale ressaltar, é inestimável e merecedora de aplausos e todo tipo de congratulações. Ela é, ao mesmo tempo, um contundente indicativo acerca da ambição e da força pretendidas por esse tão recente grupo de pesquisadores, professores e estudantes. Novas grandes surpresas virão, inclusive da própria lavra do NUECS.

Assim como antes, quando grandes pensadores ainda não tão conhecidos pelo campo intelectual nacional de então fizeram frutificar por aqui novas pesquisas e trabalhos inspirados, a vinda de Charles Taylor ao Brasil, e em particular a Natal, pode resultar no mesmo efeito, haja vista o vigor, a sofisticação e originalidade de suas ideias. Porém, isso quer dizer algo bem mais relevante do que a proveitosa disseminação do seu pensamento e obra entre nós; significa, com efeito, a ocasião para uma apropriação expressiva e criativa do seu pensamento e conceitos para pensar e abordar os temas e as questões que afligem nossa realidade. Portanto, aproveitemos a oportunidade.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Esmagados para fazerem nossas roupas

Caros amigos do Brasil,



Centenas de mulheres de Bangladesh morreram queimadas ou soterradas enquanto produziam *nossas* roupas! Dentro de alguns dias, as principais empresas de moda poderão assinar um pacto que poderá tanto ser um forte código de segurança ou um acordo fraco para “inglês ver”. Se um milhão de nós exigirmos que o presidente da GAP assine um acordo que salvará vidas, outros seguirão

Assine a petição

Todos nós vimos as horríveis imagens de centenas de mulheres inocentes queimadas ou soterradas até a morte nas fábricas enquanto faziam nossas roupas. Entretanto, nos próximos dias, temos a oportunidade de fazer com que as empresas do setor impeçam que isso aconteça outra vez, seja em Bangladesh ou no Brasil. 

Grandes empresas estão numa corrida desenfreada para reduzir custos. Grandes marcas da moda são abastecidas por centenas de fábricas em Bangladesh. Agora duas marcas, incluindo Calvin Klein, assinaram um forte código de segurança contra incêndio em Bangladesh. Outras, estão em reuniões de emergência decidindo se assinam ou não e nossa pressão pode fazer com que eles assinem

As negociações terminam dentro de alguns dias. GAP, que possui as marcas Emme, Cori e Luigi Bertolli está mais suscetível a dar o primeiro passo para apoiar um forte acordo, e a melhor forma de pressioná-la é ir atrás de seu presidente. Se um milhão de nós apelar diretamente a ele em uma petição, página do Facebook, tweets, e anúncios, seus amigos e familiares irão todos ouvir falar deles. Ele saberá que sua reputação e a de sua empresa estará em jogo. Assine pela segurança dos trabalhadores e encaminhe este email para todos:


O recente acidente segue um padrão em Bangladesh e no Brasil. Nos últimos anos, incêndios e outros desastres tiraram milhares de vidas e deixaram outros feridos demias para poderem trabalhar. O governo de Bangladesh faz vista grossa para as péssimas condições de trabalho, permitindo que os fornecedores reduzam os custos para fazer roupas a um ritmo e preço de acordo com a expectativa dos gigantes da moda mundial. As grandes marcas dizem que monitoram, mas os trabalhadores dizem que as empresas não são confiável para fazer suas próprias auditorias

O acordo de segurança apoiado por trabalhadores dessa indústria exige inspeções independentes, relatórios públicos sobre as condições das fábricas fornecedoras, e consertos obrigatórios. O acordo seria válido inclusive ​​nos tribunais dos países de origem das empresas! Os detalhes de quais empresas compravam da fábrica que desabou na semana passada ainda não são conhecidos e não há nenhuma evidência de que a GAP estava entre elas. Mas trabalhadores morreram em outras fábricas fornecedoras da GAP em Bangladesh e seu comprometimento agora iria colocar uma enorme pressão sobre outras empresas. 

As empresas estão decidindo o que fazer nesse momento. Vamos pedir ao presidente da GAP para assumir a liderança na indústria comprometendo-se com o plano de segurança. Assine, e em seguida compartilhe esse email amplamente - quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, vamos publicar anúncios publicitários que os chefes dessas grandes marcas não poderão ignorar:


Mais de uma vez os membros da Avaaz se uniram para lutar contra a ganância corporativa e apoiar os direitos humanos. No ano passado, nós ajudamos 100 trabalhadores indianos a voltar em segurança para casa quando uma empresa do Bahrein se recusou a deixá-los sair do país. Vamos agora ajudar a parar a corrida mortal para o fundo de segurança de fábrica. 

Com esperança e determinação 

Equipe da Avaaz

Hospital Monsenhor Antônio Barros está próximo de iniciar atendimento em obstetrícia


ESTADO GANHA NOVOS LEITOS DE OBSTETRÍCIA 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através das Secretarias de Estado da Saúde Pública e da Infraestrutura,  está concluindo, esta semana, a 1ª fase da obra de ampliação do Hospital Regional  Monsenhor Antonio Barros, em São José de Mipibu, que contempla  a reforma do setor de Obstetrícia. A  previsão é que a obra  completa  esteja concluída no mês de  julho e está avaliada no valor de Rs 660.598,92, recursos próprios do Estado.
Com a conclusão desta 1ª fase da obra, o  Hospital Regional de São José de Mipibu vai ganhar 44 leitos relacionados à obstetrícia, sendo 12  de alojamento, 03  de pré parto, 12 de enfermaria(internação), 04 do CRO(centro cirúrgico), 05 observação infantil, 06 de observação adulta(pronto socorro) e 02 leitos de estabilização.
Para a Diretora da Unidade Hospitalar, Isabelli Grilo, esse momento é de grande satisfação para todos os servidores. “Estamos trazendo novas vidas para a unidade e é visível a felicidade das equipes que se preparam para essa nova fase”, disse ela.
Com esse novo momento do Hospital Antonio Barros, as equipes de nutrição, enfermagem e  assistência social, coordenadas pela nutricionista Rejane Guedes, estão desenvolvendo o “Projeto Nascer- Preparando o HRMAB para acolher novas vidas”. O projeto visa revitalizar as rotinas e protocolos de acolhimento da unidade, estimulando principalmente, o aleitamento materno.  “Estamos planejando as necessidades em curto e médio prazo para a mudança do perfil do hospital”, falou a nutricionista.
Quando concluída a reforma geral, no mês de julho, o Hospital ganhará mais 12 leitos (enfermaria-observação), chegando a 56 leitos no total, além da revisão de toda parte elétrica e hidráulica, troca de portas e pintura geral. Também haverá a mudança e ampliação do fluxo da unidade hospitalar.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, o Estado vem organizando ações que possibilitam  dar uma melhor assistência com qualidade e segurança às gestantes. “Estamos trabalhando para garantir que as parturientes sejam atendidas com dignidade no local onde residem”, disse Luiz Roberto.
_______________________________________________________
Fonte: Assessoria de Imprensa da SESAP RN / Imagen do blog Informativo Mipibu

terça-feira, 7 de maio de 2013

Somos tão jovens: você conhece o mito, agora conheça a história

Quem é vivo e acompanha a mídia, principalmente a virtual, já ouvir falar no filme brasileiro recentemente lançado sob o título "Somos tão jovens", de Antônio Carlos da Fontoura.

O filme, estrelado por Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres, Olívia Torres, Daniel Paci, Sérgio Dalcin, Nicolau Villa-Lobos e Thiago Mendonça no personagem de Renato Russo, em cartaz nos melhores cinemas do Brasil, que pretendia contar a história do cantor Renato Russo e das bandas das quais participou, deixou a desejar, pelo menos para as pessoas que já assistiram o filme.

Ao final do filme a expressão é uma só: "Já terminou? Estava esperando a história começar."

"Somos tão jovens" provoca uma espécie de grande expectativa na compra do ingresso e uma decepção ao rolar dos créditos e acender das luzes do cinema.

Assim como alguns outros filmes brasileiros da atualidade, "Somos tão jovens" carece de um bom roteiro, algo que leve a platéia à reflexão e ao entendimento.

A história do Renato Russo e da Legião Urbana é bem maior. Talvez, seja esse o motivo da surpresa.

Movimento #FORAINFELICIANUSJÁ : a hora da onça beber água.

Caros amigos,



O momento chegou! O prazo dado pelo PSC para decidir o que fazer com Feliciano se esgotou e amanhã iremos cobrar André Moura, líder do partido, para que ele cumpra com sua palavra. Faça uma ligação para o deputado André Moura e ao PSC, e compartilhe com todos: 

Ligue agora

O momento chegou! O prazo dado pelo PSC para decidir o que fazer com Feliciano se esgotou e amanhã iremos cobrar André Moura, líder do partido, para que ele cumpra com sua palavra

No mês passado, o deputado André Moura prometeu que assim que acabasse o período probatório de Marco Feliciano ele avaliaria se ele teria condições para permanecer na Comissão de Direitos Humanos e Minorias ou não. Esse prazo se esgotou e agora vamos exigir que ele leve adiante sua promessa! 

Amanhã, haverá uma reunião do PSC e o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) entregará a seus colegas uma carta nossa expondo as 10 razões pelas quais Feliciano falhou durante esse período diretamente para André Moura. Além disso, faremos uma encenação em Frente ao Congresso, em Brasília, com Feliciano e seus Top 10 reforçando nossa mensagem pela mídia. 

Precisamos focar toda nossa pressão agora em André Moura para que ele responda à promessa que fez e tire Feliciano da CDHM. Ligue para seu gabinete agora! Vamos congestionar sua linha telefônica e deixar claro que o prazo de Feliciano já se esgotou! 

  • André Moura - Tel (61) 3215-5846
  • Diretoria Nacional do PSC: Tel (61) 3323-2020
Aqui estão as 10 razões pelas quais Feliciano deve sair e que você pode mencionar quando telefonar para seu gabinete. Lembre-se de ser educado e respeitoso. Se os números estiverem ocupados, não desista, é sinal de que nossa pressão está funcionando! 

1. Ele acusou antigos membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias de compactuarem com o diabo. 

2. Feliciano retuitou que o "destino" de crianças adotadas por casais gays é o estupro. 

3. Em petição ao Supremo Tribunal Federal, o pastor disse novamente que os africanos são amaldiçoados. 

4. A ministra da Igualdade Racial apresentou uma moção pedindo a saída de Feliciano 

5. O Procurador-Geral da República pediu uma investigação sobre o fato de Feliciano ter empregado 5 membros de sua igreja em seu gabinete parlamentar 

6. O próprio líder da igreja de Feliciano disse à mídia que o pastor está usando essa polêmica para se promover. 

7. A Folha de S.Paulo reportou que apenas 6 dos 44 deputados da Bancada Evangélica, a suposta base de apoio de Feliciano no Congresso, apoiam o pastor publicamente. 

8. Feliciano restringiu a entrada do público às sessões da CDHM, e ordenou a presença de mais seguranças para manter os "intrusos" do lado de fora 

9. Cinco membros da CDHM renunciaram aos seus cargos na Comissão, citando a impossibilidade de continuar a trabalhar com Feliciano. 

10. A imprensa divulgou que Feliciano está sendo investigado pelo suposto envolvimento em um esquema de corrupção envolvendo empresas de construção com conexões políticas! 

Depois que você tiver telefonado para os líderes clique aqui para contar quais foram suas respostas. 


Dia após dia, os membros da Avaaz têm se mobilizado contra violações de direitos humanos, dando um passo adiante para limpar a política no Brasil quando disseram que isso era impossível. Agora, vamos nos certificar de que o deputado André Moura cumprirá sua promessa e conseguir uma vitória. 

Com esperança e determinação, 

Equipe da Avaaz 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

COVER METAL FEST: THE BIG 4

(Banda Chaosface) 

Sábado, 11/05/2013, A partir das 17 horas
Local: Centro Cultural DoSol - Ribeira, Natal, RN.

Nova edição do evento em que você sabe o que vai ouvir e tem certeza que vai gostar!

Uma homenagem especial as quatro lendas do Thrash Metal mundial!

- Chaosface (Metallica + autorais);
- Santo Pecador (Slayer + autorais);
- Ancyer (Anthrax);
- Megadeth Cover.

Abertura: Inversion (autorais + covers)

Ingressos antecipados ao preço de R$ 5,00 a venda na Frutos Studio & Produtora (Praça Augusto Severo, 260, 2o andar, Ribeira, Natal, RN) e na Loja Dio Record (rua Ulisses Caldas, 169, 1o andar, Cidade Alta, Natal)

Organização: M&M Produções
Apoio: Loja Records & Frutos Studio & Produtora / STVBrasil - Sociedade Terra Viva / Blog O Mipibuense
.
..

AGU vai cobrar R$ 2,7 milhões de prefeitos cassados por gastos com novas eleições


Valor é para ressarcir custos da União nos casos de gestores afastados por crime eleitoral


A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira, 6, que vai cobrar R$ 2,7 milhões de prefeitos cassados para cobrir os gastos da União com a realização de novas eleições. O valor refere-se a 51 ações em curso com pedido de ressarcimento.
Outras 37 ações serão protocoladas  na Justiça Federal nos próximos dias e em seis casos foi feito acordo. Ao todo, há 94 ações realizadas em parceria com a Justiça Eleitoral. Em todas, os prefeitos foram cassados porque foram condenados por crimes como compra de voto e abuso de poder político e/ou econômico.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que o gasto adicional deve ser debitado na conta de quem o causou, no caso os políticos que deram causa à anulação da eleição. A Justiça Eleitoral convoca um novo pleito sempre que o candidato eleito com mais de 50% dos votos tiver o registro indeferido ou o mandato cassado por conduta vedada pelo Código Eleitoral ou delito previsto na Lei de Inelegibilidades, como compra de votos, abuso de poder econômico ou uso indevido dos meios de comunicação. Esses candidatos perdem os cargos e são convocadas novas eleições.
Segundo a AGU, o Estado de Minas Gerais tem a maior quantidade de pedidos de ressarcimento, com 21 ações. O órgão busca reaver R$ 281.848,33. O Pará tem apenas seis ações, mas o valor cobrado supera R$ 500 mil.
A intenção da AGU com as ações é inibir que prefeitos cometam atos ilegais durante a campanha eleitoral. "Eles precisam estar cientes que terão que devolver aos cofres públicos todos os gastos com as novas eleições realizadas por causa de ato fraudulento cometido que, consequentemente, gerou a cassação", afirmou o diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa da AGU, Renato Dantas.
_________________________________________
Fonte: Estadão
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009