sexta-feira, 8 de junho de 2012

As ONGs ambientalistas/ecologicas sao as que melhor protegem o ambiente, segundo 41% dos brasileiros


(Vitor Abdala)

Pesquisa divulgada na ultima quarta-feira (6.06) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostra que 22% dos brasileiros dizem saber o que é a Rio+20. Entre essas pessoas, 89% afirmam saber que a conferência das Nações Unidas vai “mudar a maneira como usamos os recursos naturais do planeta”. Mesmo nesse grupo, 11% acreditam que a Rio+20 tem por objetivo tratar de outros temas.

Apesar de 78% dos brasileiros não saberem o que é Rio+20, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que os 22% são um número expressivo, já que na época da Rio92, apenas 3% sabiam o que era aquela conferência.

“É bastante expressivo que 22% saibam que vai acontecer a conferência. Considerando que estamos falando de todo o Brasil, estamos falando de 40 milhões de pessoas. Acho o número muito bom. E evoluiu em relação à pesquisa feita há três meses [por entidades ambientais, que mostrou que apenas 17% sabiam o que era a Rio+20]”, afirmou.

A pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável, realizada pelo instituto CP2 em abril deste ano, mostra ainda que 65% dos brasileiros dizem que cuidar do meio ambiente é uma questão de “sobrevivência”. Entre os demais motivos alegados para se ter cuidado com o meio ambiente, aparecem “futuro melhor” (15%), “preservação” (8%), “prevenção de catástrofe” (4%) e “responsabilidade socioambiental” (1%).
______________________________________________
Fonte:Agência Brasil

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Para os que virão

“Para os que virão”
(Tiago de Melo)

Como sei pouco, e sou pouco, faço o pouco que me cabe me dando inteiro.
Sabendo que não vou ver o homem que quero ser.

Já sofri o suficiente para não enganar a ninguém: principalmente aos que sofrem na própria vida, a garra da opressão, e nem sabem.

Não tenho o sol escondido no meu bolso de palavras.
Sou simplesmente um homem para quem já a primeira e desolada pessoa do singular - foi deixando, devagar, sofridamente de ser, para transformar-se - muito mais sofridamente - na primeira e profunda pessoa do plural.

Não importa que doa: é tempo de avançar de mão dada com quem vai no mesmo rumo, mesmo que longe ainda esteja de aprender a conjugar o verbo amar.

É tempo sobretudo de deixar de ser apenas a solitária vanguarda de nós mesmos.
Se trata de ir ao encontro. (Dura no peito, arde a límpida verdade dos nossos erros.)
Se trata de abrir o rumo.

Os que virão, serão povo, e saber serão, lutando.
__________________________
Fotografia: Sebastião Salgado

Tribuna Popular

Bom Dia, finalmente temos a oportunidade em sonhar com uma providência que deve ser do interesse de todos os mipibuenses, u seja a defesa do pouco patrimônio natural que ainda há. Falando do Rio Mipibu é um absurdo a canalização do esgoto feito pela própria prefeitura, tornando-se inimiga número 01 do município, chegou a hora de reverter essa situação, já votei e pretendo ajudar com outras assinatura, mesmo morando aqui em São Paulo. O importante é ver um dia um parque, para isso precisamos ver essa centelha de mata atlântica, junto com rio, tornar-se área de proteção permanente, já sempre será nascente.
(Arinaldo)
.

Campanha pela criação do Parque Municipal da Bica (petição on line)


O Rio Mipibu dá nome e abastece a cidade de São José de Mipibu, localizada no estado do Rio Grande do Norte, nordeste brasileiro.


A cidade cresceu sobre remanescente de Mata Atlântica e avança de forma permanente e desordenadamente sobre o que resta da pequena mancha de floresta onde se encontra a nascente do Rio Mipibu. Ocorre que o processo de degradação em andamento poderá acarretar o desaparecimento da pequena floresta e o fim do Rio Mipibu e, consequentemente, o fim do abastecimento dagua para uma população de mais de 40.000 habitantes.



Há décadas a ONG STVBrasil - Sociedade Terra Viva luta pela proteção e preservação do Rio Mipibu e da Mata da Bica. Porém, os governos municipais que se sucedem têm insistido na negação, ao seu próprio povo, ao direito a um futuro em um ambiente saudável, consumo de água boa e qualidade de vida.

Tudo isto somente será possível se preservarmos hoje o que resta da Mata Ciliar da Bica e do Rio Mipibu.

A única forma que dispomos de conter esse processo é a criação, através de lei, do Parque Municipal da Bica.

Seu apoio é a força com a qual podemos contar. Ajude-nos assinando a petição!

Assine a petição clicando no link



Divulgue a Campanha em seu blog, Facebook, Twitter e entre seus contatos.
.

Corpus Christi


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Segundo Santo Agostinho, é um memrial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho [1]. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
_________________________
Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Galvão Filho: seu novo trabalho


Parabéns!

O Mipibuense deseja Feliz Aniversário para a amiga Angela Freire, quem comemora mais um aniversário nesta quarta-feira.


Que o nosso Grande Arquiteto do Universo de permita tudo de bom e de belo Anginha!
________________________________________
Fotografia do Facebook de Angela Freire

terça-feira, 5 de junho de 2012

TRIBUNA POPULAR

"LARANJEIRAS DO ABDIAS ESTÁ EM FESTA COMEMORANDO OS FESTEJO DE SEU PADROEIRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, MAS AS RUAS DO POVOADO ESTÃO EM SITUAÇÃO LASTIMÁVEL, O LIXÃO E MATAGAIS MISTURAM-SE AS BELEZAS NATURAIS, PARECE QUE NÃO EXISTE PREFEITURA PREOCUPADA COM A SITUAÇÃO DO POVOADO."
.
..

TRIBUNA POPULAR

"O POSTO DE SAÚDE DE LARANJEIRAS DO ABDIAS ESTÁ SERVINDO DE PLATAFORMA POLÍTICA PARA OS CABOS ELEITORAIS. EM VEZ DE TRABALHAR PELA SAÚDE DE NOSSO POVO ALGUNS PARTIDÁRIOS PROCURAM UTILIZAR O AMBIENTE DO POSTO COMO COMITÊ DE PARTIDOS POLÍTICOS."
.
..

segunda-feira, 4 de junho de 2012

POLÍTICA LOCAL

"Assinou a própria sentença"

Repórter Bocão nos informa que, estando em um grande shopping da capital potiguar na semana que passou, viu, de longe, uma reunião onde o vereador Kéricles Alves, a prefeita de São José de Mipibu e um representante do PR (do Deputado Federal João Maia) discutiam a indicação de um vice para a chapa do edil.


Durante a conversa ficou acordado que o vice será do PR, um empresário com estabelecimento na província de Mipibu.


Ao testemunhar a indicação o repórter Bocão não se controlou e desabafou: "Agora ele assinou a sentença dele. Quem tem um vice desses não precisa de adversário."


Desistência

Bocão também conseguiu interceptar e decodificar a informação de que uma pré-candidata, loira, a vereança, alardeada como menina dos olhos da prefeita Norma Ferreira, desistiu da candidatura por não estar sentindo firmeza no apoio. Segundo Bocão, a pré-candidata pranteava e dizia "Sem apoio eu não consigo me eleger."


São as silhuetas da política local que já começam a inflamar o noticiário.
.
.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009