quinta-feira, 26 de maio de 2011

QUANDO SERÁ O FORA NORMA E ROSALBA?

Cerca de 500 jovens, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram de uma grande movimentação que se estendeu pela Avenida Bernardo Vieira, no trecho compreendido entre as avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho, na noite desta quarta-feira, 25 de maio.

A manifestação, gestada a partir de redes sociais como Twitter e Facebook, literalmente parou as avenidas nas imediações do shopping Midway a partir das 18 horas. A grande maioria era de jovens insatisfeitos com o descaso dos atuais governos do Estado e Prefeitura de Natal, Rosalba e Micarla, respectivamente.

Quem viu a manifestação sentiu saudades dos caras pintadas que deflagraram o fora Collor, uma atmosfera emocionante para quem viveu os tempos em que a população saía às ruas para reclamar seus direitos.

E vocês, irmã e irmão leitores, que não são bestas nem nada, devem estar se perguntando sobre o que esta manifestação tem a ver com São José de Mipibu. Ora, todos e todas sabemos que a realidade de São José de Mipibu é muito pior do que a de Natal e do Estado. Nela o Povo sofre desde o ano 2005, sob os desmandos de um desequilibrado, permissivo e incompetente, que fecha os olhos para a criminalidade e às drogas que avançam sobre nossas famílias, que, aliado a pseudo sindicalistas de quinta categoria, enganam os trabalhadores negando-lhes os direitos e que sufoca, há quase sete anos, o grito do Povo Mipibuense.

Ante o exemplo da juventude natalense O Mipibuense pergunta:

Onde está a juventude mipibuense?

Ficará calada e omissa assistindo o sofrimento de toda a população?

Quando será o GRITO DO FORA NORMA E ROSALBA em São José de Mipibu?


segunda-feira, 23 de maio de 2011

SÃO JOSÉ DE MIPIBU JÁ CONTA COM TARIFA LOCAL DE TELEFONE PARA LIGAÇÕES PARA NATAL E REGIÃO

Uma boa notícia para quem precisa telefonar para Parnamirim, Natal e demais cidades da região da Grande Natal. Já está valendo a tarifa local entre as cidades desta região.

Agora não é mais preciso digitar os prefixos e o usuário poderá digitar apenas o número do telefone desejado e pronto, a ligação está feita.

Para confirmar esta informação basta fazer uma ligação para qualquer número da capital, usando os prefixos 084 (operadora) e o número do telefone, como se fazia antes, e você ouvirá uma mensagem da empresa informando a novidade.

Até que em fim uma boa notícia entre tantas ruins.

O Mipibuense: boas novas de verdade para o Povo mipibuense.

"Porque quando a gente gosta ..."

OPORTUNIDADE

SELEÇÃO PARA VAGAS NO NORDESTE

O Instituto Mais Cidadania está selecionando profissionais na área de humanas para projeto social em dois estados no Nordeste. Os municípios onde os trabalhos serão realizados são:
- ALAGOAS - Rio Largo e São Luis do Quitunde;
- PERNAMBUCO - Sirinhaém e Ipojuca.

São vagas para para Mobilizador/a Local (R$ 3.0000,00 por 40h) e para Assistente de Campo (R$ 1.300,00 por 30h).

O trabalho consiste em realizar parcerias institucionais para oferecer serviços sociais gratuitos para comunidades populares, em eventos que promoverão os direitos de cidadania, através de mobilização comunitária. O projeto já está em andamento e está em fase de conclusão.

É necessário morar em um dos dois estados e ter formação na área de humanas, preferencialmente serviço social, ciências sociais, psicologia, geografia, economia e administração. Professores/as são bem-vindos.

Os currículos deverão ser enviados para selecao_nordeste@hotmail.com.

O início é imediato. Boa sorte!

OS GAYS E A BÍBLIA

Por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos. No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc). No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países-membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hetero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis, ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão;e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

SECRETÁRIA NÃO SABE QUE A LEI ESTÁ ACIMA DO ACORDO

Circula pelo universo virtual mipibuense a informação de que a se-cretária de turismo estaria fazendo uma campanha contra a poluição ambiental. Ocorre que, de acordo com nota divulgada, o que houve foi uma reunião com proprietários de carros de som para fazer um acordo com o objetivo de regular o funcionamento destes veículos.

O que causa espanto é a própria atitude da se-cretária em convidar apenas o proprietários de carros de som, como se fossem eles os responsáveis exclusivos por toda a poluição sonora na cidade. O que todos e todas sabemos não ser verdade.

Esta atitude da se-cretária é, no mínimo, suspeita tendo em vista que a Lei Municipal 957/2010 regulamenta o combate a poluição sonora na cidade, tornando totalmente descabível esta reunião e até mesmo invalidando-a, bem como as decisões nela tomadas e que vão de encontro ao dispositivo legal.

Senhora se-cretária, peça cópia da Lei 957/2010 à sua che-fe, a prefeita, e faça com que seja cumprida e isto, somente, bastará para resolver o problema da poluição sonora na cidade.

A regra deve valer para todos e todas e não apenas para os trabalhadores que sobrevivem do trabalho com os carros de som. Eles, talvez, sejam o menor dos problemas.

"Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam." (George C. Marshall)

domingo, 22 de maio de 2011

FLORES

STVBrasil participa de Congressos Nacionais

A STVBrasil esteve, nesta semana que passou, participando dos VIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST, IV Congresso Brasileiro de AIDS e I Congresso ALAC/IUSTI Latino-America na cidade de Curitiba - PR, onde apresentou suas experiências de trabalho com a população mipibuense e do agreste nas áreas de educação, saúde e direitos humanos.

Perante autoridades e profissionais da área médica do Brasil e de vários países da América Latina, foram apresentados os projetos sociais da Sociedade Terra Viva e mostrada a realidade da nossa região através de bons exemplos de trabalho e de abusos cometidos contra o nosso Povo através de atitudes homofóbicas, antidemocráticas e abusivas por parte de autoridades que deveriam dar bons exemplos.


Entre as experiências apresentadas ao público presente, o caso da patente homofobia contra a população LGBT de São José de Mipibu e o silenciamento da mídia por ordem de um deputado, eleito pelo Povo e a pedido de uma autoridade religiosa, causou grande comoção e críticas entre os participantes.

Na tarde do sábado, 21, a antropóloga e diretora executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, apresentou os dados do Centro de Referência em Direitos Humanos e falas de vítimas de violência atendidas pelo serviço.

O trabalho da STVBrasil foi elogiado e concorre, entre centenas que participaram do evento, a premiação por parte dos organizadores do evento.

O preço da dignidade ...

Quanto vale a dignidade de um homem?

- O material para a construção do muro de sua residência?

- Vinte horas de trabalho a mais no seu contra-cheque sem expediente?

- O desrespeito a própria história, a ética, ao trabalho e a verdade em nome do dinheiro e apadrinhamento político?

VOCÊ QUER UMA UNIDADE DE PLANTÃO ODONTOLÓGICO 24 HORAS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

Preocupados com a situação da população de São José de Mipibu, integrantes da STVBrasil - Sociedade Terra Viva vão pedir à prefeitura e à câmara dos vereadores a criação de uma unidade de plantão odontológico 24 horas, a fim de reparar décadas de abandono com a saúde bucal do Povo mipibuense e evitar que milhares de irmãs e irmãos tenham que passar noites sofrendo com dores por falta de uma unidade de pronto atendimento.

E para que a turma da giroflex não diga que o Povo não foi ouvido, O Mipibuense já quer ouvir a sua opinião e está realizando pesquisa para constatar a vontade popular.

O Mipibuense quer saber:

VOCÊ QUER UMA UNIDADE DE PLANTÃO ODONTOLÓGICO 24 HORAS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

Participe da pesquisa e dê a sua resposta votando em uma das opções no canto superior direito deste Blog.


O PAPA NÃO É MAIS POP

Após a divulgação, na mídia mundial, sobre a orientação papal para a realização das missas em latim, O Mipibuense perguntou aos internautas se eles e elas achavam que as missas deviam ser rezadas em latim e obtivemos o resultado que segue abaixo.

A pesquisa obteve o total de 42 votos. Destes, 12 % disseram SIM, que gostariam de que as missas fossem rezadas em latim. Já 5% dos participantes disseram não saber responder. Mas, o que mais chamou atenção na pesquisa foi o grande número de participantes que disseram não querer que as missas sejam rezadas em latim. Do total de participantes, 83 % disseram não querer a missa rezada em latim. Ou seja, por analogia e traduzindo a vontade popular, o Povo Mipibuense não quer que as missas sejam rezadas em latim. Dessa forma, dizendo, em alto e bom som, que o papa não é mais pop e que a orientação do alto clero não agradou os internautas.

Pois bem, se depender dos internautas as missas devem continuar sendo rezadas em língua nativa, o velho português brasileiro. E como diz o ditado popular, "a voz do Povo é a voz de Deus", logo, quem tem ouvidos para ouvir que ouça.


Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009