sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O ACHAQUE DA VENALIDADE

Os tempos atuais não estão para os bons samaritanos da política. Qualquer "piúba"* pode gerar um incêndio de grandes proporções e fritar aqueles menos avisados.

Foi o que aconteceu recentemente com um bom cidadão e detentor de mandato na província mipibuense, que, ao perceber a fuligem subir pela e se espalhar da chaminé, tratou de lançar um balde da'gua fria sobre o assunto. Mas, como diz o ditado popular, após lançar as penas sobre a cidade fica difícil recuperá-las uma a uma. E este é o pecado-capital da mídia local, que por algumas migalhas se submete ao julgo de quem pensa que manda na cidade.

E por falar de mídia local, que de ética e libertária não tem nada, ouve-se pelas alamedas provincianas espasmos de candidaturas que ora levam seus bajuladores para registrar seus orgasmos de vaidade pela paulicéia, ora financiam pseudos eventos que mais estão para palanque do que para espaços de formação de movimentos sociais.

Na verdade, o que se tem, de verdade, são caramujos mipibuenses que, eternamente enclausurados nas suas conchas, não resistem a um bom pacote de peixinhos e oncinhas para animar suas proles pelo próximo biênio e, quiçá, já planejando a boquinha na viúva a partir de janiero de 2014.

É preciso ter muita paciência e auto-controle para suportar este baile de máscaras.
__________________________________________
* Ponta de cigarro no mipibuês. (não confundir com "beck" ou "bola" atuais).

UMA HISTÓRIA DO POVO MIPIBUENSE

ABELHAS

A nossa amiga e mipibuense Fran Moura nos informa que abelhas invadiram o Abrigo Anízia Pessoa, em São José de Mipibu, na data de ontem e que vários idosos tiveram que ser levados ao Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros para atendimento médico.

De acordo com Fran, o fato ocorreu depois que membros do Corpo de Bombeiros tentaram retirar as abelhas de um imóvel próximo, provocando a migração das abelhas para o Abrigo.

Lamentavelmente alguns idosos(as) foram picados pelas abelhas e tiveram que ser levados ao hospital por particulares.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FOTOGRAFIA

(Fotografia da Série Imagens da África)


JAMAIS ESQUEÇAMOS

Durante o holocausto os nazistas,liderados por um anjo do mau, mandaram matar, torturar e negar os direitos e silenciar prisioneiros políticos poloneses, prisioneiros de guerra soviéticos, ciganos, homossexuais, eslavos, doentes mentais e deportados de várias nacionalidades.

O ódio contra os diferentes imperou e discordar significava sentença de morte.

Algo parecido está acontecendo em Mipibu?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DE EDUCAÇÃO, TRABALHADORES E FALTA DE RESPEITO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Após iludir e inebriar toda a categoria dos trabalhadores em educação, a prefeita, por delegação, passou literalmente a perna nos servidores públicos municipais da educação.

Em uma estratégia antiga, a famosa empurrada de barriga, o governo municipal prorrogou a mudança de nível dos trabalhadores em educação mesmo diante da força da lei do Plano de Cargos, recentemente aprovada debaixo de cacete e que registrou os piores prejuízos que a categoria já viu. Ou seja, o próprio Plano de Cargos que fora aprovado nos moldes do que a prefeita pediu, agora passa a não ser cumprido. Pelo menos no tangente ao atendimento das mudanças de letra e outras determinações dos trabalhadores que já contam com tempo suficiente para tanto.

Uma vergonha que a classe dos trabalhadores em educação esteja submetida a tamanha humilhação e vitimada por tanto abuso. Esta atitude da prefeitura viola os dispositivos legais do Plano de Cargos e lança na vala comum o que deveria representar avanços significativos para os trabalhadores. Observe que a mudança de letra, por exemplo, significa não apenas a ascenção funcional, mas também um simbólico aumento nos ganhos do trabalhador que tem como objetivo fomentar o melhor desempenho.

Agindo como está, a administração pública local provoca não apenas prejuízos financeiros ao trabalhador e trabalhadora que tem o direiro aos tais benefícios, mas também desestimula os profissionais e, por conseguinte, força o rebaixamento da qualidade do ensino. Isto porque nenhum trabalhador de sã consciência se sente bem em trabalhar para uma instituição que lhe nega os direitos.

Sabemos todos que temos excelentes profissionais em nossa educação e exemplos positivos são patentes em muitas unidades educacionais mipibuenses. Todavia, toda paciência tem limites e viver uma vida de humilhações não é próprio de cidadãos e cidadãs dignos.

Trabalhadores, é chegada a hora de resistir e lutar por seus direitos!

DESEMPENHO PARLAMENTAR 2010

O Mipibuense está realizando levantamento de informações junto a Câmara dos Vereadores para poder tornar público o desempenho de nossos vereadores e vereadoras no exercício de seus respectivos mandatos.


Para tanto, solicitamos algumas informações que servirão de subsídio para nossa pesquisa. O propósito deste trabalho é revelar a quantidade e qualidade do trabalho edil de São José de Mipibu, para que o cidadão eleitor possa avaliar e acompanhar, com clareza, a atuação de cada parlamentar.

Inicialmente estamos apresentando o levantamento feito com relação aos requerimentos apresentados pelos vereadores e vereadoras. Este primeiro momento diz respeito ao quantitativo de requerimentos. Em breve estaremos apresentando nossa análise do ponto de vista qualitativo.

PARLAMENTAR             REQUERIMENTOS/2010    MÉDIA
Kélia                          67             5,5 por mês
Jamaci                         47             3,9 por mês
Jean                           47             3,9 por mês
Kériclis                       39             3,2 por mês
Clidenor                       33             2,7 por mês
Socorro                        28             2,3 por mês
Simone                         19             1,5 por mês
Crisóstomo                     15             1,2 por mês
Roberto                        03             1 para cada 4 meses

Total                         298


Observe, irmão e irmã leitores, que os dados acima tratam apenas de números, não indicando a qualidade do material produzido nos 365 dias do ano 2010.

Enquanto alguns se destacam pelo considerável número de requerimentos apresentados, outros quedam-se em uma atuação pífia.

Todavia, conforme dito acima, esta é uma análise quantitativa do trabalho da edilidade. Porém, já indica à você eleitor(a) uma base da produção do trabalho da Câmara.

Em breve estaremos divulgando mais informações.
___________________________________
Fonte: Site da Câmara Municipal de São José de Mipibu

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DESEMPENHO PARLAMENTAR 2010

Após a eleição do parlamentar do ano 2010, quando os internautas elegeram o vereador Clidenor Ferreira como O Melhor do Ano, a STVBrasil vai realizar pesquisa sobre o desempenho parlamentar 2010.

A proposta é levantar e dar a conhecer o desempenho de nossa Câmara dos Vereadores no ano passado.

Aguardem novidades.

STVBrasil informa:

A STVBrasil informa que já está em pleno funcionamento em suas sedes conforme notado abaixo.

Em São José de Mipibu
Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, Tel: 84 32733980
Atendimento: segunda, terça, quarta, quinta e sábado
Das 08 às 12 horas

Em Natal
Rua Vigário Bartolomeu, 635/506, Cidade Alta, Tel: 88790727
Atendimento: terças e quintas-feiras
Das 14 às 17 horas

A Direção

LINHA VERDE

Se você tem conhecimento de algum caso de poluição ambiental, agressão ao meio ambiente, desmatamentos irregulares, lixão, violência contra animais, barulho ou som muito alto, DENUNCIE.

Ligue 08002811975!

         É grátis!

A natureza agradece.

A VERGONHA NOSSA DE CADA DIA

Alguém precisa avisar ao vice-prefeito Arízio Fernandes, atualmente prefeito em exercício, que lixão não é aterro sanitário. Que aterro sanitário é uma outra coisa e que sua existência pressupõe requisitos técnicos específicos e licenciamento ambiental.

Infelizmente quem poderia assessorar o prefeito em exercício no exercício das suas atribuições não o faz. E não pretendemos aqui ensinar a turma da girô a exercer as suas funções. Pois cabe a secretaria de meio ambiente coordenar as ações que dizem respeito ao controle e fiscalização desta pasta e orientar, com seus conhecimentos e capacidade técnica, o poder executivo para que a cidade tenha uma administração de verdade e voltada para o atendimento dos interesses coletivos do Povo da cidade.

Todavia não é o que se percebe em São José de Mipibu. O que se vê, na prática, é uma gestão tresloucada, incapaz e, o mais grave, arrogante ao ponto de não reconhecer a própria incapacidade para governar. Exemplo claro do que aqui se aponta é o fato do prefeito alardeiar aos quatro cantos que acabara de criar um aterro sanitário, quando todos sabem que aquilo é mais um lixão a céu aberto e que pode prejudicar toda a população mipibuense.

Assim como fizeram no episódio do discurso copiado do então Prefeito Carlos Eduardo, que entregaram para que Arízio fizesse a sua leitura na Câmara dos Vereadores, se expondo ao mais terrível vexame que uma autoridade poderia passar, agora, lhe disseram que a prefeitura havia criado um aterro sanitário, omitindo-lhe, propositadamente, a verdade dos fatos.

Nesse passe, o então prefeito vai carregar consigo o ônus desta lamaçenta obra municipal e suportar o desgaste que está por vir.

Nossa equipe tentou entrar em contato com o prefeito por toda a semana passada sem sucesso.

CHUVA PROVOCA ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Em razão das fortes chuvas do final de semana, um trecho da BR 101, localizado nas imediações de Emaús, na divisa entre Parnamirim e Natal (entrada do Conjunto Cidade Satélite), foi danificado, causando alterações no tráfego local.

Se você está saindo para Natal tome cuidado. As chuvas permanecem e o trânsito está lento.

Todo cuidado é pouco nestas ocasiões.



domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC antecipa resultado e divulga lista de aprovados no Sisu

O Ministério da Educação divulgou na manhã deste domingo a lista de aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para vagas em universidades públicas com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O resultado do exame estava previsto para sair só amanhã.

As informações estão disponíveis no site http://sisu.mec.gov.br/resultado.html O aluno também pode consultar seu boletim individual na página principal.

Neste ano, são oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior. Segundo o ministério, o sistema recebeu 2.020.157 inscrições.

O período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16) e foram até quinta-feira (20). Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Também houve vazamento de informações dos inscritos --candidatos puderam ver dados dos outros.

A Justiça Federal no Rio de Janeiro chegou a determinar a prorrogação das inscrições para alunos do Estado, mas a decisão foi derrubada na sexta-feira. Naquele dia, todas as liminares (decisões provisórias) que haviam sido concedidas no país garantindo a estudantes o acesso à correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apresentação de recurso ou prorrogação de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram uspensas por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No primeiro dia do Enem, 6.006 pessoas tiveram as provas anuladas. No segundo, 14.848 candidatos foram eliminados. Segundo o MEC, a maioria das anulações se deu porque o tipo de prova não foi marcado corretamente.

Em meio aos problemas, o ministro Fernando Haddad (Educação) suspendeu as férias que iriam de ontem até o próximo dia 30. De acordo com o MEC, a decisão foi tomada após a liminar do Rio que mantinha aberta as inscrições no Sisu. O cancelamento deverá ser publicado na semana que vem no "Diário Oficial da União".
-------------------------------------------
Fonte: Folha.com

NOVO LIXÃO É INAUGURADO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Após o embargo do lixão do Pau Brasil, realizado no ano 2010, pelos órgãos ambientias do RN, a prefeitura não desistiu e tratou de conseguir, em parceria com o Grupo Tavares de Melo (mais conhecido como Usina Estivas SA), um novo terreno para instalação de um novo lixão, que estão apelidando de aterro sanitário.

Nossa equipe esteve no local, neste sábado, 22, e constatou que não estão sendo atendidas as exigências necessárias para um aterro sanitário e que o lixo está sendo depositado a grosso modo e a céu aberto. O que pode comprometer o lençol freático local e a qualidade da água consumida pelos moradores do entorno da Mata da Malhada (Manimbú e adjacências).

Segundo informações colhidas nos órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização ambiental no RN, a prefeitura de São josé de Mipibu não possui licença ambiental para tal obra.

Importante destacar e esclarecer aos irmãos e irmãs mipibuenses, especialmente, residentes na zona sul do município, que da forma que está sendo conduzida a deposição do lixo naquela comunidade o problema tende a se agravar, podendo vir a contaminar as águas que chegam as casas e provocar vários tipos de doenças que são trasmitidas através da água poluída.

Outro ponto importantíssimo a ser enfrentado pelo atual governo é o provável colapso envolvendo a destinação dos resíduos sólidos (lixo) da cidade, caso este lixão também venha a ser embargado, como ocorreu com o lixão do Pau Brasil, no ano passado.

De acordo com levantamento feito junto ao setor de denúncias do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN (IDEMA), o lixão de Manimbú já foi denunciado por duas instituições de São José de Mipibu, a STVBrasil e o Conselho Municipal de Saúde. E, segundo a responsável pelo setor de fiscalização do IDEMA, o órgão, em breve, estará visitando o local e adotando as providências cabíveis.

De acordo com a direção da STVBrasil, o assunto tembém está sendo encaminhado aos conselhos estadual e nacional de Meio Ambiente, Ministério Público e à Câmara dos Vereadores de Mipibu para que tomem conhecimento e procedam segundo as suas competências.

Vamos continuar acompanhando o caso e em breve traremos mais notícias.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009