sábado, 23 de janeiro de 2010

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS TERRA VIVA

A solidariedade do empresariado mipibuense está surpreendendo a população local.


A Sociedade continua sua Campanha de Volta às Aulas e neste sábado chegou aos 49 kits escolares entregues gratuitamente para estudantes de São José de Mipibu.

A proposta é garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da sala de aula por falta de material escolar e contribuir para melhoria da educação do nosso Povo.

A diretora da STVBrasil, Conceição Barbosa, informa que todos os sábados serão sorteados kits escolares até o início das aulas na rede pública e que as crianças que não conseguirem telefonar para o Programa Cidadania FM não precisam se preocupar. Basta escrever uma carta para a Sociedade Terra Viva pedindo o seu kit escolar e dizendo porque quer ganhar o kit da Campanha.
As cartas podem ser entregues na sede da Sociedade Terra Viva na rua Cônego Lustosa, 156, centro, São José de Mipibu. Caso o prédio esteja fechado as cartas podem ser colocadas por debaixo da porta. Conceição lembra que todas as cartas serão lidas.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"TÁ DOMINADO! TÁ TUDO DOMINADO!"

Esta semana a cidade de Mipibu não deixou nada a dever para os grandes centros brasileiros. Em pleno centro da cidade, a noite, um grupo de vândalos demarcou seu território na base do bofete, cacete, murros, chutes e facadas.


Quem passava pelo local teve que procurar abrigo, pois a turba enfurecida avançava sobre tudo e todos que se apresentasse a frente. Até mesmo uma banca de venda de batatas foi invadida e revirada violentamente e seu dono teve que conter-se para não vir a ser vitimado pela gangue mipibuense.


Uma religiosa que caminhava em direção à sua residência, ao final de um culto, teve que socorrer-se dos postes e esquinas com medo dos vândalos que se enfrentavam mutuamente em uma verdadeira cena de guerra. Daquelas que a gente só via nos filmes da TV.


Relatos dão conta que várias pessoas telefonaram para a Polícia Militar e que somente depois de cerca de 20 minutos e, depois que a batalha já se encerrara com registro de feridos a faca e etc, é que uma viatura apareceu no local.


E a pergunta que se fazia na ocasião era uma só: onde está o governo da cidade?


E antes que alguém da turma da girô nos ligue ou mande mensagem perguntando o que a chefe tem a ver com a história, nós respondemos: TUDO.


A administração de uma cidade é de responsabilidade de quem foi eleita para tanto. Cabe ao governo municipal assumir o poder político e adminitrativo de verdade e exigir de quem de direito o cumprimento de suas atribuições. O que este governo parece ainda não haver entendido. Ou sequer ter noção do que seja governar.


O medo assola a cidade e o cidadão contribuinte. Os vândalos chegaram. As autoridades estão de férias com o nosso dinheiro nos bolsos ...


e o Povo entregue a própria sorte.


Que Deus se compadeça de todos nós. Amém!

HOSPITAL REGIONAL MONSENHOR ANTONIO BARROS

Nossa equipe esteve no Hospital Regional Monsenho Antonio Barros, nesta tarde de sexta-feira, 22, e conversou, por telefone, com o Diretor Adminsitrativo Carlos Magno, que nos informou que o Hospital está passando por grandes dificuldades em relação aos médicos.
Segundo Magno, está difícil montar a escala de plantão do Hospital com a quantidade de profissionais lotados naquela unidade hospitalar. Além disso, também estão enfrentando problemas com alguns profissionais que vêm faltando ao trabalho.
Com relação ao episódio ocorrido nesta sexta-feira, pela manhã, Magno nos disse que as médicas que deveriam estar no plantão no turno manhã, uma faltou e a outra só chegou após às 10 horas, o que revoltou as pessoas que aguardavam atendimento e tiveram que chorar suas dores sem atenção.
Pedimos ao Diretor Magno informações sobre as medidas administrativas que serão tomadas para punir os faltosos e também os profissionais que chegam atrasados ao trabalho e ele nos disse que já está cuidando de cada caso. Que vai colocar falta nos faltosos e descontar daqueles que não cumprirem com seus horários.
Ainda antes de sairmos do hospital, uma jovem mipibuense, que se encontrava acompanhando a sua mãe no Hospital, nos chamou e disse que estava há mais de 40 minutos aguardando a médica na sala de urgência. Nós procuramos a médica e fomos informados de a mesma estava na sala de repouso, enquanto cerca de 04 pessoas gemiam com dores aguardando a presença da tal médica.
Após um rápido acesso de exercício de cidadania no interior do Hospital, a senhora médica apareceu e passou a atender seus patrões e patroas que alí sofriam as dores do abandono e falta de assistência em saúde.
Neste sábado, 23, o Programa Cidadania FM vai tentar conversar com o Diretor Administrativo do Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros, Carlos Magno, para tentar esclarecer ao Povo Mipibuense, de vez, o que está acontecendo para além das macas e das salas de REPOUSO do Hospital Regional Monsenho Antonio Barros.

HOSPITAL?????????

População denuncia a baixa qualidade do atendimento do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros.

Na manhã desta sexta-feira, 22, quem precisou dos serviços do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros teve que esperar até o meio dia para ser atendido. Um cidadão que chegou no hospital por volta das 7 horas entrou em contato com a nossa equipe, às 10 horas, para informar que até aquele momento a médica Rosângela, que segundo informações de servidores do Hospital deveria chegar às 07 horas, ainda não havia chegado.

Nossa equipe tentou falar com a direção do hospital pelos telefones 32735472 e 32735488, mas ninguém atendeu nossos telefonemas.

Até por volta das 12 horas a tal médica Rosângela, ainda não havia chegado para trabalhar. Às 12:30 horas, telefonamos para uma pessoa que se encontrava no interior do Hospital e fomos informados de que a médica já havia saído para almoçar.

Vamos tentar falar com a direção do Hospital até o final desta tarde para obter uma explicação sobre o caso.


Se não houver resposta para o caso vamos encaminhar a denúncia ao Conselho Estadual de Saúde para providências.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

MIPIBU NO CONTROLE SOCIAL

Esta semana a Sociedade Terra Viva estará assumindo uma vaga no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a instância mais alta de controle, fiscalização e formulação das políticas de saúde pública do estado.

A ONG, genuinamente mipibuense, foi eleita pelas organizações não governamentais que integram o Movimento Ambientalista Potiguar para um mandato de 02 anos e será representada pelo bacharel em direito Bruno Leonardo Fagundes, quem também é voluntário da STVBrasil e presta seus serviços ao Povo mipibuense na Assessoria Jurídica da Terra Viva, todos os sábados.

(Bruno Leonardo é o mais novo conselheiro estadual de saúde)

Com esta representação o Povo mipibuense ganha um canal direto para denunciar irregularidades e cobrar as providências das autoridades.


Se você tem alguma denúncia ou reclamação sobre o atendimento em saúde ou falta dele em Mipibu, procure a nossa sede, na rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu.

TERREMOTO MIPIBUENSE*

Ninguém sabe mais o que é praça, o que quiosque, bodega, posto de distribuição de bebidas alcoólicas, ou o que você, meu irmão e minha irmã mipibuense, melhor nomenclatura decida atribuir. O certo é que a cidade se transformou em uma verdadeira barbárie.
Aqui se pode tudo! Estacionar sobre calçadas, transformar praças em bares, cercar praças para uso, abuso e venda de bebidas, construir sobre calçadas e utilizar como bar ... Tudo isso debaixo das barbas do governo municipal que insiste em fingir que está governando.
É comum se ver pessoas caminhando "pelas ruas" concorrendo com os veículos e quase sendo atropeladas, porque as calçadas estão ocupadas com com a conivência do governo.
O governo municipal está na praia, porque é verão e em Mipibu só fica quem não tem como e para onde ir.
Alhures, a Câmara Municipal, diga-se de passagem, de recesso, descansa em paz eterna, a espera do pagamento mensal e inerte como nunca deveria ter estado. Fecha os olhos para a sua missão legal e deixas o seu Povo a mercê da turba movida e abastecida pelo kit miséria.
Quase não se consegue ver famílias nas praças. Assim como nos disse nosso amigo João Batista Vianês, outro dia, "O Povo tem até medo de andar na praça, por causa dos bêbados".
É verdade, meu amigo! E mais verdade ainda é a omissão dos governantes que, há seis anos, mentem para o meu Povo. Fingem ser quem nunca foram e ter a capacidade e a vontade que jamais tiveram: de fazer a nossa Gente feliz e respeitada.
É lamentável que tais práticas venham se multiplicando na Terra Mipibuense. Que um governo seja forjado em dois únicos pilares, a incompetência e a perseguição aos filhos mais humildes desta cidade.
A desgraça de um Povo não se resume a terremotos, como ocorreu no Haiti recentemente. Outros terremotos e tusinames (como gosta de pronunciar uma prefeita) causam muito mais dores ao Povo, pela sua duração de tempo. Há terremotos que duram seis anos seguidos e sem intervalo, com a perspectiva de perdurar por oito. Transformando a vida de um cidade em um verdadeiro inferno.
O sofrimento e o abandono são marcas indeléveis nas milhares de vidas de minha Gente. Quantos idosos sem saúde, quantas grávidas correndo das portas da apami para Parnamirim, quantas crianças e mulheres sendo violentadas todos os dias, quantos jovens mergulhando nas sombras das drogas?
Não assistimos a queda de tantas casas em nossa Mipibu. Mas quantas famílias desmoronaram vitimadas pela fome, pelas drogas, pela falta de saúde e assistência?
Estamos vivenciando o nosso terremoto particular mipibuense, cujas vítimas são estimadas em 40 mil pessoas. E o seu epicentro está localizado ali, bem ao lado do cemitério.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DA GENTE QUE EU GOSTO*

"Gosto da gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.

Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato.

Gosto da gente que possui sentido de justiça.
A estes chamo de meus amigos."

A JUSTIÇA, MESMO QUE TARDIA

Nesta manhã de segunda-feira, 18, o Mipibuense Perceval Carvalho esteve reunido com a Secretária de Administração Janilza Ferreira para pedir providências quanto a violação dos seus direitos autorais na obra Hino Oficial de São José de Mipibu. Trata-se do caso da publicação da letra e música do Hino que vem sendo feita com a omissão do nome de Perceval Carvalho.


Desde há muito tempo a prefeitura vem negando-se a reconhecer a autoria do Hino do Município e tentando atribuir a autoria da música a terceiros que nada tiveram de colaboração na construção da referida obra.


Em novembro de 2009, Perceval Carvalho encaminhou documento à prefeitura pedindo para que a prefeita determinasse a suspensão de toda e qualquer divulgação do Hino Oficial de São José de Mipibu com a informação de autoria de forma errada, ou seja, que a prefeitura passasse a informar ao público a verdadeira autoria do Hino.


Conforme registro oficial na Biblioteca Nacional, a letra é de autoria exclusiva de Evandro Gomes da Silva e a música de Evandro Gomes da Silva e Perceval Carvalho.


Durante a reunião, na sede da prefeitura e na presença do marido da prefeita e do chefe de gabinete, Perceval Carvalho apresentou cópia do registro oficial do Hino e pediu que o governo agisse de boa fé, deixando de negar o reconhecimento aos verdadeiros autores da obra e que fossem tomadas as medidas para corrigir um erro, verdadeiro crime, que vem sendo praticado contra seus direitos autorais, desde o governo do então prefeito Janilson Ferreira.
A secretária Janilza, de imediato, pediu para que a documentação fosse encaminhada à assessoria jurídica da prefeitura para as devidas providências.

domingo, 17 de janeiro de 2010

DESPEDIDA

Festa bonita foi a da despedida do Padre Josenildo na Igreja Católica de Mipibu, na noite desta sexta-feira, 15, que contou com a presença de autoridades, fiéis e religiosos(as).
O discurso mais esperado do noite foi o da prefeita de Mipibu, que levou o discurso pronto e no papel, mas esqueceu de dar uma lida antes da cerimônia, o que levou a chief do executivo municipal a desfechar um sem número de pausas durante a sua fala.
O Mipibuense deseja sucesso ao Padre Josenildo, em seu ofício e se coloca a disposição para sempre que precisar de nossa humilde colaboração.

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS

A Campanha da Sociedade Terra Viva, através do Programa Cidadania FM, está fazendo sucesso e até já está servindo de modelo para outras pessoas.
(O que mais pode ser tão gratificante do que este sorriso?)

Neste sábado, 16, foram sorteados 23 kits escolares para os estudantes mipibuenses que telefonaram para o Programa Cidadania FM.

(Momento da entrega das doações do empresário Gustavo)

De uma forma que somente a Terra Viva sabe fazer e com o apoio das empresas LEDA EMPORIO, GUSTAVO GÁS, SUETANIA JOIAS, SUPERMERCADO DENES e MIL TRECOS, 23 crianças e adolescentes puderam ter acesso ao material escolar de forma gratuita e solidária.



Este ano a Sociedade Terra Viva está aniversariando, comemorando 10 ANOS DE LUTA em defesa dos direitos das pessoas mais humildes de São José de Mipibu e a Campanha do Kit Escolar tem por objetivo garantir que nenhuma criança fique fora da sala de aula por falta de material escolar.


A Campanha será realizada de janeiro à março, mas no seu ano de aniversário a Sociedade Terra Viva terá muitas surpresas boas para a sua gente. Durante todos os Programas de Rádio Cidadania FM estarão sendo sorteados presentes para os ouvintes que telefonarem. Portanto, você não pode perder o Programa Cidadania FM, todos os sábados, das 11 às 13 horas, na FM Olho Dagua.

Agradecemos a visita dos jovens amigos Olga e Emanuel, filhos do casal amigo mipibuense João Maria e Cláudia.

A VÍRGULA

SOBRE A VÍRGULA
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4. 2,34.
Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
Detalhes Adicionais:
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...
Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009