quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia nacional da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
 
A data foi instituída em reconhecimento a luta de Zumbi dos Palmares, tornando-o um herói nacional vinculado a luta do povo negro. Uma referência e uma data para ser lembrada por todo o povo brasileiro. Um marco na luta por liberdade e igualdade.
 
Em São José de Mipibu, a luta da STVBrasil - Sociedade Terra Viva, fez com que fosse instituído, através de lei municipal, o Terceiro Sábado de Novembro, como Dia Municipal da Consciência Negra.
 
Esta é a nossa luta, o jeito Terra Viva de defender os direitos de nossa gente, nosso povo.
.
..

STVBrasil convoca sua assembleia gera

A STVBrasil, Sociedade Terra Viva, através de sua Diretoria Executiva, convida a todos os seus voluntários e voluntárias, dirigentes e população em geral para sua Assembleia Geral Ordinária que se realizará às 19 horas e 30 minutos do dia  21 de dezembro de 2013, em sua sede na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, São José de Mipibu, RN.
A Diretoria Executiva
.
..

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O voto secreto acaba agora

Amigos da Avaaz,




Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto. Agora estamos a poucas horas da vitória -- uma votação hoje à tarde no Senado pode decidir pela transparência total no Congresso. Mas Renan Calheiros está tentando derrubar a proposta. Clique agora para enviar uma mensagem clara aos senadores e mostrar que os brasileiros estão de olho:

Ligue Agora

Há um ano e meio, nossa comunidade se uniu à luta pelo fim do voto secreto no Congresso. Hoje, estamos a apenas uma votação da transparência total em nossa política. Mas, com apenas algumas horas até que a votação aconteça, alguns senadores – liderados por Renan Calheiros – não querem isso.

O voto aberto é nossa melhor chance de combater a corrupção — a proposta já foi aprovada em primeiro turno, mas precisa de mais uma votação para virar realidade. Renan sabe que o voto secreto é sua única chance de ser reeleito presidente do Senado, por isso está convencendo outros senadores a votarem com ele. A votação hoje à tarde será apertada, mas se fizermos barulho na imprensa e nos ouvidos dos senadores "em cima do muro", eles vão saber que serão cobrados nas urnas.

Tudo se decide nas próximas horas. Não vamos deixar que eles nos façam de palhaços. Clique agora para mandar uma mensagem clara para os nossos senadores e mostrar a eles que o povo brasileiro está de olho:


Se o voto secreto continuar, Renan deve usar essa manobra para se reeleger presidente do Senado – e outros senadores vão usar essa regra nada democrática para ficar no poder e fortalecer alianças que podem levar à corrupção. E o absurdo não para por aí: em algumas sessões de discussão da proposta, foi possível ouvir alguns senadores dizerem que o povo não quer o voto aberto, alegando que o Congresso já é transparente, ou ameaças como "quem tudo quer, nada leva".

Foi a pressão popular que fez com que chegássemos até aqui: primeiro a indignação de mais de 1,6 milhão de pessoas após a eleição vergonhosa de Renan à presidência do Senado e depois a manutenção do mandato de Natan Donadon, nosso primeiro deputado-presidiário! Nesse momento, os senadores estão usando manobras do regimento para destruir a proposta, criando emendas que, por exemplo, deixam o voto aberto apenas para cassação de mandato. Mas essa é uma solução capenga, e nossa democracia merece muito mais.

Diversos parlamentares admitiram que, sem a participação de pessoas como nós, o fim do voto secreto nunca estaria tão perto. Fomos às ruas, nos mobilizamos online e garantimos, com cada ligação ou tuíte, que os parlamentares nos escutassem. E estamos perto de vencer – clique aqui para ver os números de telefone e perfis nas redes sociais dos senadores e diga a eles como se sente!


As mudanças só acontecem pela vontade do povo -- nossa comunidade cresce rapidamente no Brasil, e o voto aberto pode ser uma das nossas maiores conquistas. Por tudo aquilo que já fizemos e pela oportunidade de construir um país melhor, vamos garantir esta vitória.

Com esperança e determinação,

Equipe da Avaaz

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

STVBrasil apoiará reestruturação do GAMI

STVBrasil apoiará reestruturação do GAMI
Sensibilizada com a situação por que passa o Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (GAMI), em razão de roubo ocorrido na sua sede  e no intuito de contribuir para a sua reestruturação, a direção da Sociedade Terra Viva autorizou a doação de vários brindes entre eletrônicos e produtos de beleza que poderão ser utilizados na nova sede ou em campanhas para arrecadar fundos para a instituição.
 
A Diretora Executiva da STVBrasil, antropóloga Conceição Barbosa, fez questão de destacar a importância do grupo GAMI para as mulheres. "O grupo GAMI é um parceiro histórico da STVBrasil na luta por direitos humanos no nosso estado. A atuação dessas bravas guerreiras que dedicam suas vidas para defender os direitos da mulher potiguar é uma marca indelével na nossa história. Todos temos o dever de contribuir para que o GAMI se mantenha ativo e atuante, exercendo seu advocacy e fomentando a cidadania. As meninas são um exemplo de resistência em nosso estado." Afirmou Conceição.
 
O Grupo GAMI , que tem na sua presidência a militante Goretti Gomes, estará promovendo o evento SHOW EM SOLIDARIEDADE AO GAMI, a partir das 14 horas do próximo domingo, 24, na sede do Nana Banana, na Praia da Redinha, em Natal. O evento contará com presenças ilustres como Fátima Aguiar, Edja Alves, Mariângela, Isabelle Peixoto, Nevinha Bandeira, Neide Lis, Kelly Vange e Jane Mel.
 
Você também pode e deve ajudar. Participe!
 
Assessoria de Comunicação da STVBrasil
.
..

SOLIDARIEDADE


domingo, 17 de novembro de 2013

Já não se faz mais mendigo como antigamente

Era uma noite fria, quando caminhando por uma das ruas do Rossio, em Lisboa, fui surpreendido por um cidadão caucasiano, de meia idade, que forçadamente iniciou uma conversa. Como já era madrugada e sem qualquer alma viva por perto, fingi não entender o que aquele personagem indesejado tentava me dizer.
 
Inicialmente ele me perguntara se era português e se poderia ajuda-lo, pois precisava de dinheiro para comer algo. Ao compreender  enredo do samba do malandro português e identificar o meu papel na cena que ali se iniciava, tentei encerrar o diálogo, respondendo-lhe em inglês que não falava português e que não entendia o que ele estava dizendo.
 
Imediatamente o suposto mendigo me surpreende mais uma vez e, em inglês fluente, passa a narrar tudo o que havia dito em argumentação ao seu pedido de ajuda. Surpreso e sem palavras em qualquer idioma, tendo em vista que já havia chegado as portas do meu hotel, mais que depressa entrei pensando com meus botões: Já não se faz mais mendigo como antigamente.
.
..

Ajude as Filipinas

Caros amigos,


Filipino Boy
A pior tempestade já registrada causou devastação nas Filipinas, e cientistas afirmam que ela é uma consequência das mudanças climáticas. Líderes políticos estão reunidos neste exato momento para decidir se pagarão os bilhões de dólares prometidos para ajudar países vulneráveis a se proteger de desastres climáticos, dinheiro que poderia servir para aumentar as chances de sobrevivência nas Filipinas após essas tempestades mortais. O negociador filipino está em jejum e acabou de iniciar uma petição na Avaaz – vamos mostrar que estamos com ele:

É impossível imaginar todo o horror que aconteceu nas Filipinas. Dez mil pessoas foram arrastadas por uma muralha de água de mais de sete metros, com ventos a uma velocidade de 300km/h. Uma cidade de 200 mil habitantes está tão devastada que parece que foi atingida por uma bomba nuclear. Esta é a pior tempestade já registrada, mas pode ser apenas o começo, a não ser que nós tomemos uma atitude. 

Neste exato momento, as potências mundiais estão reunidas em uma conferência global sobre o clima, discutindo a possibilidade de repassar bilhões para proteger os países mais vulneráveis a desastres climáticos. Yeb Sano, o negociador-chefe das Filipinas, fez um discurso na conferência, anunciando, em meio às lágrimas, o início de um jejum até que seja fechado um acordo para ajudar sua família, seus concidadãos e todas as outras nações que correm o risco de ser atingidas por tempestades violentas como esta. 

Yeb está sozinho diante de uma sala repleta de burocratas, que estão fazendo muito pouco ou quase nada para ajudar. Mas se nossa comunidade de 29 milhões de pessoas mostrar que está com ele, podemos virar o jogo e pressionar os países mais ricos a abrir seus cofres agora. Clique abaixo para fazer isso acontecer:


Yeb Sano, o representante das Filipinas em assuntos ligados a mudanças climáticas, passou horas tentando falar com seu irmão depois da tempestade. Ele finalmente o encontrou: seu irmão era parte de uma equipe que removia os corpos das vítimas, para que voluntários de forças humanitárias pudessem iniciar a limpeza. Após ficar sabendo disso, Sano fez um discurso incrivelmente corajoso diante dos demais representantes para mudanças climáticas, dizendo: 

"Eu falo pela minha delegação. Mas, mais do que isso, eu falo pelas inúmeras pessoas que não poderão mais falar por si mesmas, após morrerem na tempestade. Eu também falo pelos que ficaram órfãos devido a esta tragédia. Eu também falo pelas pessoas que agora estão correndo contra o tempo para salvar os sobreviventes e aliviar o sofrimento daqueles que foram afetados pelo desastre. Nós podemos tomar atitudes drásticas para evitar um futuro no qual supertufões sejam parte do cotidiano... É uma loucura o que meu país está vivenciando como resultado desse evento climático extremo. A crise do clima é uma loucura e nós podemos dar um fim a ela. Aqui mesmo, em Varsóvia."

Em respeito às vítimas do Haiyan e de todas as tempestades deste tipo que poderão ocorrer no futuro, nós temos o dever de pensar de forma mais abrangente do que os nossos líderes estão pensando. As mudanças climáticas os mataram. E são as mudanças climáticas que precisamos deter. Um compromisso maior em financiar o gerenciamento das mudanças climáticas é essencial para o pacto global de que precisamos desesperadamente para salvar o mundo. E os países mais ricos já prometeram destinar milhões para isso! Até agora, quase nada do dinheiro prometido chegou ao seu destino, mas isso pode e deve mudar. E a tragédia das Filipinas, bem no meio da conferência do clima, é a nossa chance para fazer isso acontecer.

Clique abaixo para apoiar Yeb e o seu país, bem como com todos aqueles que já foram ou poderão vir a ser vítimas de desastres causados pelas mudanças climáticas


Yeb encerrou o seu discurso escrevendo uma promessa para todos: “Em solidariedade aos meus compatriotas, que estão tendo dificuldades para encontrar comida, e ao meu irmão, que não come nada há mais de três dias, com todo o respeito ao senhor presidente, e não quero desrespeitar a sua hospitalidade, eu vou iniciar um jejum voluntário pelo clima. Isso significa que eu voluntariamente não comerei nada durante a COP, até que um resultado significativo esteja à vista." Juntos, nosso movimento pode acolher este desafio e levar esperança para ele e sua família, bem como para gerações de cidadãos em países mais vulneráveis. 

Com esperança e determinação, 

Equipe da Avaaz 
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009