sábado, 28 de setembro de 2013

FELIZ ANIVERSÁRIO BETTH!

O Mipibuense parabeniza a nossa querida Beth pela passagem de seu aniversário, que acontece neste sábado, 28.
Feliz aniversário Beth!
.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

STVBrasil conclui capacitação para jovens LGBT nesta sexta-feira

A STVBrasil, em parceria com a ONG baiana GLICH e o Fórum LGBT Potiguar, concluiu nesta tarde de sexta-feira, capacitação em direitos humanos voltada para jovens LGBT, em Natal, RN.


A capacitação faz parte das ações o Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face e conta com apoio da UNESCO e Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de DST AIDS e Hepatites Virais.


O evento reuniu jovens LGBT e ativistas, especialistas e profissionais de várias áreas que ministraram oficinas sobre diversos temas relacionados aos direitos humanos e cidadania.


Ao final, os participantes foram certificados e poderão ser selecionados para integrar a equipe do Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face e trabalhar na efetivação de prevenção das DST AIDS e Hepatites Virais.


No mês de outubro, a STVBrasil vai selecionar 15 jovens para participarem de um novo ciclo de oficinas. Nestas, serão escolhidos 05 jovens para compor a equipe do Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face e iniciar as atividades previstas na proposta.

Nosso agradecimento a todos e todas que colaboraram para o sucesso deste evento.

Assessoria de Comunicação
STVBrasil
Sociedade Terra Viva

Argentina reconhece criança transgênero


Lulu, aos seis anos, ainda surpreende os adultos que convivem com ela. Recentemente, falou com naturalidade para uma psicóloga: "Sei que não vai sair nenhum bebê da minha barriga e que eu não vou ter peito".

E agora ela também sabe que seu antigo nome, Manuel, ficará somente como uma lembrança do passado. E que, em breve, passará a ser Luana, o nome que escolheu há dois anos.

Os pais da garotinha argentina conseguiram autorização do governo de Buenos Aires para que a filha trocasse sua identidade no DNI, o RG da Argentina. Ela será a primeira criança transgênero a obter esse feito no país.

Mas não foi fácil. Em dezembro de 2012, o órgão estadual responsável pelos registros havia negado a solicitação. A mãe de Lulu, Gabriela (ela não revela o sobrenome), decidiu então escrever uma carta à presidente Cristina Kirchner contando a história.

A Presidência recebeu a mensagem e encaminhou o caso para a Senaf (Secretaria Nacional da Criança, Adolescente e Família).

Na segunda-feira, o órgão enviou uma carta ao governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, e em dois dias autorizaram o novo registro. A família de Lulu mora na Grande Buenos Aires.

"O DNI é como um espelho. Se uma pessoa não se identifica ali, isso não é bom. Foi uma luta importante que vencemos", afirma à Folha um dos psicólogos da criança, Alfredo Grande.

Para César Cigliutti, presidente da CHA (Comunidade Homossexual Argentina), a conquista de Luana é "emocionante". "É algo histórico conseguir um novo registro sem que tenha sido necessário recorrer à Justiça", diz.

A entidade de direitos LGBT assessora a família de Lulu com o tratamento psicológico e prestou acompanhamento jurídico no processo da nova identidade.

Segundo Cigliutti, o governo aceitou o uso da Lei de Identidade de Gênero para promover a mudança, já que a legislação não define nenhuma idade para o reconhecimento de um transgênero.

A psicóloga Valéria Paván, que também atende Lulu há dois anos, afirma à Folha que não foi preciso apresentar nenhum laudo psicológico da paciente. "Justamente porque essa lei procura a despatologização dessa questão."

PRINCESA LULU
Lulu é irmã gêmea de um outro menino. Sua mãe, que neste momento prefere não dar entrevistas, falou há um mês à Rádio La Retaguardia. Contou que, quando a filha tinha um ano e seis meses, disse: "Eu, menina, eu princesa". E que desde então assumiu ser menina.

A argentina não é a primeira criança transgênero a ter uma nova identidade. A americana Coy Mathis, 6, também conseguiu no ano passado mudar seus documentos.

E foi assistindo a um programa de TV sobre uma menina transgênero que Gabriela diz ter compreendido o que se passava com a filha e buscou ajuda.

"Ao aceitar que meu filho não era o filho que eu dei à luz, mas sim uma menina, aceitei sua identidade e me coloquei ao seu lado", disse a mãe de Lulu.

"Muitas crianças transgênero não têm pais que as escutem. Os de Lulu prestaram atenção nela. Ter um novo documento é um passo importante. Mas ela sabe que ainda tem muita coisa pela frente, porque tem consciência de que seu corpo é o de um homem", afirma a psicóloga Paván.
____________________________________________
Fonte: Folha de São Paulo

Confirmada a presença de Jarita Night and Day na Parada Gay de São José de Mipibu

CONFIRMADÍSSIMA!!!!!! JARITA NIGHT AND DAY na Parada Gay de São José de Mipibu, 14 de dezembro de 2013.A Diretora Executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, acaba de informar que conversou pessoalmente com a maior estrela do universo DRAG do Rio Grande do Norte, na manhã desta quinta-feira, 26/09/2013, e obteve a confirmação da presença da artista na IX Edição da Parada Gay de São José de Mipibu,RN, Brasil.

Jarita Night and Day se apresentou e fez a locução da I Edição da I Parada Gay de São José de Mipibu e já há alguns anos não conseguia espaço em sua agenda para animar a Parada. Este ano tudo promete ser sucesso total.

Conceição Barbosa nos disse, ainda, que este ano a Parada contará com a presença da blogueira Fran Moura na equipe de coordenação e que, neste momento, estão sendo negociadas as presenças de nomes importantes do mundo artístico como o Grupo HESHA, a Banda CHAOSFACE, entre outras atrações.

Venha ajudar na organização do maior evento libertário e pacífico do agreste! Traga sey talento, sua voz, sua música. Entre em contato com a equipe organizadora através do telefone 84 32733980 e do e-mail stvbrasil@hotmail.com

Acompanhe todo o processo de organização da Parada Gay de São José de Mipibu aqui pelo Face da STVBrasil.

Assessoria de Comunicação
STVBrasil

Pesar

O Mipibuense se solidariza com familiares e amigos do nosso querido John Kennedy, servidor da Câmara Municipal de São José de Mipibu, em razão do seu falecimento.
.
..

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jovens participam de capacitação em direitos humanos

Até a próxima sexta-feira, 27, a STVBrasil está realizando capacitação para jovens LGBT de Natal e região da Grande Natal.

O evento integra as ações do Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face que tem como idealizadora a ONG GLICH da Bahia e é executado, no Rio Grande do Norte, pela STVBrasil - Sociedade Terra Viva.

Nesta semana será realizada capacitação para jovens LGBT, a fim de selecionar 15 participantes para novo treinamento posterior. Ao final do processo serão escolhidos 05 jovens que irão se integrar, como multiplicadores, ao Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face e realizar ações de prevenção presencial e nas redes sociais virtuais.

Os selecionados poderão receber ajuda de custo pela atuação.

Assessoria de Comunicação
STVBrasil
Sociedade Terra Viva

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lei Maria da Penha não consegue reduzir homicídios de mulheres, diz Ipea

A Lei Maria da Penha não teve impacto sobre a quantidade de mulheres mortas em decorrência de violência doméstica, segundo constatou um estudo divulgado hoje (25) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

De acordo com os dados do instituto, entre 2001 e 2006, período anterior à lei, foram mortas, em média, 5,28 mulheres a cada 100 mil. No período posterior, entre 2007 e 2011, foram vítimas de feminicídio, em média, 5,22 mulheres a cada 100 mil.

Feminicídio é o homicídio de mulheres em decorrência de conflitos de gênero, geralmente cometidos por um homem, parceiro ou ex-parceiro da vítima. Esse tipo de crime costuma implicar situações de abuso, ameaças, intimidação e violência sexual.

Entre 2001 e 2011, estima-se que cerca de 50 mil crimes desse tipo tenham ocorrido no Brasil, dos quais 50% com o uso de armas de fogo. O Ipea também constatou que 29% desses óbitos ocorreram na casa da vítima - o que reforça o perfil das mortes como casos de violência doméstica.

Para o Ipea, o decréscimo em dez anos é "sutil" e demonstra a necessidade da adoção de outras medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, à proteção das vítimas e à redução das desigualdades de gênero.

Em relação ao perfil das principais vítimas de feminicídio, o Ipea constatou que elas são mulheres jovens e negras. Do total, 31% das vítimas têm entre 20 e 29 anos e 61% são negras. No Nordeste, o percentual de mulheres negras mortas chega a 87%; no Norte, a 83%.

Entre os estados brasileiros, o Espírito Santo é o que mais registrou assassinatos de mulheres entre 2009 e 2011, 11,24 a cada 100 mil - muito superior à média brasileira no mesmo período. Em seguida, outros Estados com alta incidência de homicídios de mulheres foram a Bahia (9,08), Alagoas (8,84) e Roraima (8,51).

Em contrapartida, os Estados com a incidência mais baixa foram Piauí (2,71), Santa Catarina (3,28), São Paulo (3,74) e Maranhão (4,63). No caso do Piauí e do Maranhão, o Ipea estima que a baixa incidência seja decorrente da deficiência de registro.

De acordo com o Ipea, 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em relação ao homem isso não ocorre. Apenas 6% dos assassinatos de homens são cometidos por uma parceira.
_________________________________________
Fonte: Folha de São Paulo

Oportunidade de emprego em São José de Mipibu



Oportunidade de emprego em São José de Mipibu

Bacharel ou estudante em Administração ou Contabilidade.

Interessados, mandar currículo com foto para o e-mail: diretoria@cortezonline.com.br

terça-feira, 24 de setembro de 2013

HOMOFOBIA CUSTA APENAS 15 MIL REAIS, por enquanto, mas é um bom caminho rumo à cadeia.

Em processo movido em Sertãozinho, empresa de fast food é condenada a pagar 15 mil reais a funcionário chamado de BICHA por seu superior, que obviamente perdeu o cargo. A advogada estuda quando poderá divulgar os nomes das partes e lembra que o homofóbico ainda deverá responder na Secretaria da Justiça pela lei 10948, cuja multa naquele processo chega a 20 mil reais.

Ações assim são importantes no combate às expressões homofóbicas que alimentam os assassinatos motivados por este preconceito fazendo do Brasil, campeão mundial neste quesito.

Se você, homossexual, for vítima de xingamento homofóbico procure seu advogado ou a OAB.
________________________
Fonte: ABGLT

Violência contra homossexual mipibuense é registrada junto a Coordenação Estadual de Direitos Humanos

Equipe do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil - Sociedade Terra Viva se reuniu na manhã desta terça-feira, 24, com a Coordenadoria dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte para denunciar violência cometida contra um jovem homossexual mipibuense no domingo passado e pedir providências contra o agressor.

Após tomar conhecimento da agressão covarde e cruel motivada por ódio relacionado a sexualidade da vítima, os diretores da STVBrasil, Conceição Barbosa e Perceval Carvalho, juntamente com o Presidente do Fórum LGBT Potiguar, Wilson Dantas, e o Presidente da ONG GLICH, Rafael Ribeiro, que se encontra em Natal para visita de supervisão das ações do Projeto da Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face se reuniram com a Coordenadora dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, Advogada Adna Lígia, para pedir as providências no sentido da apuração do crime.

A Diretora Executiva da STVBrasil, Conceição Barbosa, evidenciou que a Sociedade Terra Viva se colocará a disposição do jovem agredido para que este caso não fique impune e que o agressor responda na forma da lei. "Estamos aguardando a presença do jovem, que por questão de ética não podemos divulgar o nome, para iniciarmos os procedimentos cabíveis através da nossa Assessoria Jurídica e vamos cobrar dos parceiros governamentais todas as medidas legais para punir o agressor", afirmou Conceição.

Neste momento, o Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos da STVBrasil, Perceval Carvalho, pede para que as pessoas que presenciaram o fato entrem em contato através do telefone 32733980, pela manhã, para mais detalhes sobre o crime.

Assessoria de Comunicação
Sociedade Terra Viva

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sociedade Terra promove curso de capacitação para jovens LGBT

A ONG Sociedade Terra Viva está promovendo, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Natal, RN, o I Curso de Capacitação em direitos humanos para jovens LGBT. O evento, realizado em parceria com o Grupo GLICH de Feira de Santana - BA, acontece no IFRN da Cidade Alta, em Natal, e contará com a participação de especialista na temática.

A capacitação integra o conjunto das ações do Projeto Rede Arco-Íris de Prevenção Face a face, com apoio da UNESCO, Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de DST AIDS HV. Apoiam o evento em nível local o Programa Estadual de DST AIDS HV RN, PM DST AIDS Natal, Fórum de ONG AIDS do RN e Grupo Oxente de Libertação Homossexual.

Nesta segunda-feira, 23, a Sociedade Terra Viva recebe a visita do Coordenador do GLICH, Fábio Ribeiro, que vem a Natal supervisionar as atividades do Projeto.

Assessoria de Comunicação
Sociedade Terra Viva
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009