sábado, 5 de fevereiro de 2011

FRASE

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..."

"Esperar liberdade nas relações políticas é o mesmo que esperar o carinho de um escorpião"

Esta semana tivemos a oportunidade de conversar com um Mipibuense daqueles que vivem a sua vida do seu trabalho e sustenta sua família com o suor de seu rosto. Lamentavelmente não tenho autorização para citar o seu nome e, portanto, em respeito, não o farei.

Entre um dedo e outro de prosa sobre coisas da vida de nossa Gente, eis que, com um estalo, ele, entristecido e aparentemente abalado, me confidencia:

- Você sabia que saí da prefeitura?

E, surpreso, lhe respondo que não.

- Verdade! Trabalho desde a primeira eleição para esse povo e o que ganho é traição! Nem tiveram coragem de me dizer. Ficaram me enrolando e não me pagaram.

Sem saber muito o que dizer me solidarizei com ele e lhe disse para ter paciência, pois as traições parecem ter virado moda na província. E ele, cabisbaixo, se despede e retorna aos seus afazeres.

O teósofo indú Jidu Krishnamurti nos ensina que "A liberdade não é uma reação, nem tampouco uma escolha. É pretensão do homem pensar ser livre porque pode escolher. Liberdade é observação pura sem direção, sem medo de castigo ou recompensa. A liberdade não tem motivo: ela não se acha no fim da evolução do homem e sim, no primeiro passo de sua existência."

Portanto, esperar liberdade nas relações políticas é o mesmo que esperar o carinho de um escorpião, cuja característica mais essencial é o ataque, até mesmo aos aliados.

O antropólogo Edgar Morin alega que o ser humano é o único animal que, ao contrário de todos os outros, possui um poliprograma. Ou seja, o rato é um roedor e será onde quer que esteja e seja mantido. Será sempre um rato! É da natureza do cão o latir e o fará independente de onde foi criado ou seja mantido. Ele sempre latirá!

Segundo Morin, o ser humano é o único que responde de acordo com o ambiente em sua volta. Ou seja, se for criado com cães tentará imitá-los. Se for criado com macacos tentará ser um. 

Retomando o pensamento krishnamurtiano, podemos dizer que o que temos na verdade é um vazio. E que "A verdade é uma terra sem caminho. O homem não chegará a ela através de organização alguma, de qualquer crença de nenhum dogma, de nenhum sacerdote ou mesmo um ritual, e nem através do conhecimento filosófico ou da técnica psicológica. Ele tem que descobrí-la através do espelho das relações, por meio da compreensão do conteúdo da sua própria mente, mediante a observação, e não pela análise ou dissecação introspectiva. O homem tem construído imagens em si próprio, como muros de segurança - imagens religiosas, políticas, pessoais. Estas se manifestam como símblos, idéias, crenças. O peso dessas imagens domina o pensamento do homem, as suas relações e a sua vida diária. Tais imagens são as causas de nossos problemas, pois elas dividem os homens. A sua persepção da vida é formada pelos conceitos já estabelecidos em sua mente. O conteúdo de sua consciência é a sua consciência total. Este conteúdo é comum a toda humanidade. A individualidade é o nome, a forma e a cultura superficial  que o homem adquire da tradição e do ambiente. A singularidade do homem não se acha na sua estrutura superficial, porém na completa libertação do conteúdo de sua consciência, comum a toda humanidade."

Assim, devemos buscar a liberdade para além das imagens de nossas consciências, olhar através do que se nos apresenta culturalmente em nossas relações cotidianas. As estruturas que vivenciamos são nada mais do que um complexo sistema de informações arcaico e viciado.

A história que nos contam e que contamos nada mais é do que a repetição do que nos foi preparado para nos manter numa matrix chamada ideologia dominante.

STVBrasil: um exemplo de luta e de dedicação ao Povo Mipibuense.

No mês de janeiro, a STVBrasil retomou suas atividades após o recesso de final de ano e se prepara para dar continuidade as suas ações de rotina como o Café da Manhã com Cidadania, que acontece todos os sábados.


Neste sábado o atendimento do Centro de Referência em Direitos Humanos atendeu, por toda manhã, mais um conjunto de pessoas de São José de Mipibu e Nísia Floresta, que procuraram a STVBrasil para garantia de seus direitos.


Além do Centro de Referência em Direitos Humanos a STVBraisl oferece ainda outras atividades como o Programa Educação para a Vida, que desenvolvido em parceria com o Governo do RN, disponibiliza preservativos e gel lubrificante para os seus usuários(as).


Se você ainda não recebe o seu preservativo mensalmente, procure a nossa sede em São José de Mipibu, na Rua Cônego Lustosa, 156, Centro, e faça seu cadastro. Assim, você terá direito a receber os seus preservativos todos os meses gratuitamente.

Em nome dos(as) milhares de mipibuenses que são atendidos semanalmente na STVBrasil, nós agradecemos aos nossos apoiadores:

LEDA EMPÓRIO;
COMERCIAL CORCINO;
COMERCIAL PADRE CÍCERO;
SUPERMERCADO DENES;
LIGEIRINHO DISK AGUA E GÁS;
AÇOUGUE CANAÃ;
BOLOS CASEIROS DO EDIVO;
CERÂMICA MARTA JOB;
CORTEZ INFORMÁTICA;
ESC INFORMÁTICA.

Estas empresas praticam a responsabilidade social em São José de Mipibu. E você deve guardar os nomes dessas empresas e sempre que precisar comprar algo lembre que elas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos e irmãs.

Dê um exemplo de fortaleza, coragem e dignidade! Nessas empresas você pode confiar.

Entre em contato através de nossa sede, pelo telefone 32733980 ou pelo e-mail stbrasil@hotmail.com

TRIBUNA POPULAR

Olha Perceval, não acredito que o deputado mordaça corresponda as expectativas dos que elegeram, pois, o que ele fez, tirando do ar, a voz de quem denunciava as irregularidades e buscava soluções para os mais humildades, tenha metas para o municipio e como diz La Rochefoucaul "Comete-se mais traições por fraqueza do que em consequencia de um forte desejo de trair".

A charge postada anteriormente confirma esta citação.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Real­men­te não sei mais quem de­fen­der, mas não vou mais per­der tempo de­fen­den­do Wilma."

Disparo do deputado Fábio Dantas ao perceber que fora traído pelo silêncio do grupo da ex-governadora Wilma de Faria, no episódio da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa.

É verdade deputado! O senhor tem todos os motivos do mundo para estar chateado com o ocorrido. A traição é o instrumento dos "fracos, medrosos, medíocres" e covardes.

O silêncio ante as traições, covardias e toda sorte de violência contra o ser humano também é um crime contra toda a humanidade.

Somos solidários ao seu sofrimento, muito embora a recíproca não tenha sido verdadeira. Temos certeza que o senhor irá corresponder a confiança que lhe creditamos enquanto Povo.

"No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos." (Martin Luther King)

APAGÃO TOMOU CONTA DO NORDESTE BRASILEIRO

Uma falha no sistema que controla as usinas de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó provocaram um grande apagão em todo o nordeste, deixando milhões de brasileiros no escuro em oito estados (Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piaí).

O apagão teve início por volta das 23:30 horas e somente foi restabelecida a luz elétrica por volta das 02:30 horas.

Muita gente ficou presa em elevadores na capital do estado, Natal, e até mesmo aviões que deveriam pousar no aeroporto Augusto Severo tiveram que mudar sua rota para a cidade de Fortaleza.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PARABÉNS PROFESSORA!

O Mipibuense parabeniza a Professora, Escritora e amiga Lúcia Amaral pelo seu aniversário nesta sexta-feira, 04.

Professora, tudo de bom e de belo para você e todos os seus.

Silenciar a mídia é roubar a voz do Povo!

E quem pensava que a lei da mordaça somente serviria para silenciar o programa Cidadania FM se enganou redondamente.

O autoritarismo é um mal que sempre rondou a humanidade e é intrínseco ao caráter humano. Para contê-lo existe a lei, ou, pelo menos, deveria.

Os homens e mulheres de bem deste planeta jamais irão vangloriar-se da injustiça, do autoritarismo e de qualquer forma de violência e intolerância, seja ela política ou religiosa.

A democracia pressupõe a liberdade de expressão e não há maior violência contra a humanidade do que o cerceamento desse direito. Aqueles e aquelas que fazem uso desta prática, desumana e irracional, muitas vezes, argumentam superioridade racial, religiosa, etc e assim cometem atrocidades contra seres humanos tal e qual o fez Hitler durante o holocausto.

Pessoas dotadas de caráter e de inteligência jamais permitirão que a intolerância e o autoritarismo sobrepujem a liberdade de qualquer povo.

No entanto, temos que estar atentos e atentas para os espasmos  de autoritarismo que, vez por outra, ainda insistem em emergir dos velhos e podres porões da mediocridade, da covardia e da fraqueza nossa de cada dia.

Fechar jornal, programa de rádio, ameaçar jornalistas, blogueiros, por criticar é típico daqueles que não aceitam as diferenças e têm as suas características pessoais como sinônimo de superioridade. Com este pensamento desacatam, torturam, violam, assassinam e tentam, a sua maneira, transformar os diferentes ou aqueles e aquelas que simplesmente pensam de forma diferente em marginais.

Portanto, todos devemos nos preocupar quando a liberdade de livre expressão for cerceada. Esta é uma violência não apenas contra um veículo de comunicação, mas contra toda a sociedade.

Toda forma de violência contra o nosso Povo, a nossa Gente, deve ser combatida. Sempre que alguma injustiça for cometida contra qualquer do Povo deve ser rigorosamente punida de forma a desestimular a violência, seja ela contra quem quer que seja.

Silenciar a mídia é roubar a voz do Povo!

"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."(António Aleixo)

O Mipibuense não é profeta, mas cantou a insignificância da troupe da prefeita Norma Ferreira há bastante tempo, aqui mesmo.

Muita gente, principalmente a turma que gosta das oncinhas, peixinhos e das tetinhas da viúva, anunciou que com a mudança de governo a turma da girô seria fortalecida, passando a ocupar o alto escalão da administração pública estadual. Tamanha foi a decepção tanto do ferreirismo mipibuense, quanto dos venais provincianos que deram com os burros nagua literalmente.

Afora umas guloseimas itepianas lançadas de "apôito" à uma metade de meia dúzia de familiares, pela governadora Rosalba, outra coisa não choveu no seco terreno da política local. Até mesmo a irmã da prefeita, que era dada como certa no primeiro escalão do secretariado rosalbiano foi descartada, tendo que contentar-se com a brôa vencida da I URSAP em Mipibu.

De certo, havia muita gente na fila de espera sem saber que não havia vagas. E a fumaça começa a subir entre as "lideranças" políticas mipibuenses.

Irmãos e irmãs, acreditem, o tempo é o melhor mensageiro da verdade.

"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência."(António Aleixo)
.
..

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Jean-Paul Sartre

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

CHARGE MIPIBUENSE

Perguntas de leitor

Um leitor insatisfeito com os anos de injustiça que se abatem sobre a província mipibuense nos envia as seguintes indagações:

1- Porque que a turma do mensalinho foi descoberta e denunciada e ninguém foi preso e nem devolveu o dinheiro surrupiado dos cofres públicos?
2- Porque que a gang dos metralhas praticamente desmontou a prefeitura sob os olhos de todos e ninguém foi preso?
3- Porque será que um idoso ficou quase dois anos esperando uma cirurgia e sendo enganado pela prefeitura e ninguém fez cumprir o estatuto do idoso?
4- Porque que duas ruas da cidade estão sendo doadas à empresas privadas e as autoridades permanecem de braços cruzados?
5- Porque que o nepotismo continua imperando em nossa cidade sem qualquer penalidade aos népotas?
6- Porque que bancos de praça pública e ruas são verdadeiras propagandas de políticos e seus familiares em São José de Mipibu e nenhuma solução se vê tomada?
7- Porque que, ao contrário da turma do mensalinho e dos metralhas, os filhos das famílias pobres estão sendo agredidos e levados às drogas sem qualquer atenção por parte dos governos?

São inquietações difíceis de responder. Pois, que tem o condão para tanto permanece silente e inerte. Mas, são ágeis para se apropriarem do dinheiro do Povo. Esse mesmo Povo que pergunta e sofre diuturnamente. São ágeis para bebericar feito sibaritas o sangue da nossa Gente na beira mar, para gozar várias férias ao ano sob a mentirosa alegação de problemas de saúde (porque de doença não há nada), para degustar a desgraça nossa de cada dia, agora abençoada pelo anjo do mal e, como se ouve nas alamedas provincianas, pelo "deputado da mordaça".

O único instrumento independente e democrático de livre expressão da grande maioria da população foi retirado do ar de forma covarde, anti-democrática e criminosa. Portanto, o Povo Mipibuense foi silenciado e lançado, assim como Daniel, na cova com os leões.
...
Que o nosso Grande Arquiteto do Universo nos proteja desses ávidos usurpadores de nossos direitos e de nossa dignidade.
.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Arnaudo Jabour

"Lembro de uma frase de Proust: 'Para entender uma situação desconhecida, lançamos mão de elementos conhecidos e por causa disso não conseguimos entendê-la'. O tempo atual é muito humilhante para os chamados 'idiotas da objetividade'. Talvez isso seja bom, para acabar com a folga. Seremos obrigados a confiar em que talvez haja uma razão dentro da loucura. Devemos acreditar em uma espécie de 'inconsciente histórico' dentro da marcha das coisas, que nos protegerá contra o suicídio."
.....

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

INSATISFAÇÃO POLÍTICA LOCAL

O levantamento iniciado pela STVBrasil sobre a produção parlamentar de São José de Mipibu em 2010 está gerando insatisfação em parte dos vereadores(as).

O fato é que parlamentares estão dando conta da inconsistência dos dados publicados no site da Câmara, tal fato levando-lhes prejuízos por não refletirem as suas verdadeiras produções.

Na verdade, muitas informações não estão publicadas no site e as que aparecem estão desatualizadas. É preciso lembrar que este serviço, o site da Câmara e sua manutenção, é pago. Portanto, devendo ser bem feito e levar a melhor informação à população de São José de Mipibu.

A casa parlamentar deve ser exemplo de transparência e publicidade dos atos da administração pública, pautando-se sempre pela lisura de seus atos e consistência de suas publicações. Somente assim, o Povo Mipibuense poderá creditar-lhe total confiança e respeito.

Nossa equipe vai buscar esclarecer o episódio junto a Câmara e contribuir para fazer daquela casa um espaço de fortalecimento da democracia e da participação popular.

Santuário de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz - RN)

domingo, 30 de janeiro de 2011

Flores

(Fotografia da Série Flores. Nosso agradecimento a Sra. Jaci, que gentilmente nos permitiu esta imagem em seu Jardim, na comunidade do Porto, Nísia Floresta-RN)

A VERDADE SOBRE O NOVO LIXÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Veja aqui as imagens do novo lixão criado pela prefeitura de São José em parceria com o Grupo Tavares de Melo (Usina Estivas SA), na comunidade de Manimbú.


As imagens falam por si só e dispensam qualquer comentário.

CIDADANIA.COM
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009