sábado, 21 de novembro de 2009

PMDEBISMO MIPIBUENSE 1

Depois de uma manhã inteira de muito trabalho, recebo a visita do mipibuense e pmdebista rocho Joel Amaral, com quem, por algumas horas, tive o prazer de conversar sobre as coisas de Mipibu.
Começamos pela administração local e os vários escândalos, até hoje sem nenhum preso ou presa, que se sucedem como o Mensalinho, o caso do pedreiro e o cheque, os irmãos metralhas e atantos e tantos outros que até hoje se descobrem e ficam sem solução, mesmo sob reprovação popular.
Falamos da São José de outros tempos, das lembranças dos velhos e bons tempos e do quão bom fora vivenciar tudo aquilo.
Sem delongas a coisa termina, por gravidade, rumando para o tema principal e recorrente: o velho e sofrido PMDB de Mipibu.
E a pergunta que insiste em não silenciar termina por ser revelada.
A quantas anda o PMDB Mipibuense? E o visitante, ávido por soluções para os problemas que há muito rondam o partido, responde que as coisas não andam bem.
"Estamos divididos! Mas, não podemos esquecer de que o PMDB fez a dierença na eleição para prefeito. Elegemos um vereador, que foi muito maltratado na campanha e também no governo e ainda está sendo maltratado."
Segundo Joel, o partido conta com alguns grupos como é o caso do G7, que ele integra, o G3 composto por Daltro, Binho e Zé Eduardo, o G1 composto por Arízio e o G1.1 composto pelo vereador Jamaci.
Joel afirma que esta divisão é ruim para o partido e que vai concorrer a presidência do partido em Mipibu e que, segundo entendimentos, o grupo G3 o apoiará neste pleito. Já não diz o mesmo do G1 e G1.1.
Em tom de desabafo Joel fez questão de destacar que a participação do vice-prefeito Arízio no governo não fortaleceu o partido em nada. Pelo contrário, provocou o esfacelamento partidário em razão das muitas decisões pessoais isoladas do vice-prefeito. O que deixou muito a desejar. Entre os muitos casos Joel cita o caso da nomeação da atual secretária Ana Ferreira, que, segundo Joel, não foi discutida no partido, mas uma indicação unilateral e pessoal do vice-prefeito que provocou mais acirramento na militância.
Quanto a sua saída do governo municipal, Joel informou não estar preocupado, pois quando assumiu o cargo junto a prefeitura, o fez para contribuir com o crescimento da cidade e não para auferir benefícios pessoais. Que não depende de prefeitura para viver. Mas que ficou muito insatisfeito com a atitude da senhora prefeita, quem não tem respeito para com o PMDB, desde a sua primeira gestão.
Joel disse, ainda, que vai lutar par reorganizar o PMDB no município e que espera contar com todos aqueles militantes dispostos a contribuir nesta luta.
É chegada a noite e mais uma vez os compromissos nos chamam e temos que suspender o nosso bate papo.
Mas uma coisa é certa, ainda teremos muito o que conversar sobre o tema.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

Hoje, 20 de novembro, se comemora o Dia da Consciência Negra em todo o Brasil.
Entre os 5.564 municípios brasileiros, 757 adotam o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, como feriado, segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Além dos que decretaram feriado, outros municípios transformaram a data em ponto facultativo.
HISTÓRIA
"Zumbi foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, uma das áreas usadas pelos escravos quando fugiam do domínio dos senhores de engenho. As primeiras referências à Palmares são de 1580, na região da Serra da Barriga, onde hoje fica a divisa entre Alagoas e Pernambuco. Há estimativas de que o quilombo durou mais de 100 anos. O líder do Quilombo dos Palmares no final do século 15 era Ganga Zumba, tio de Zumbi. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco ofereceu um acordo de paz a Ganga Zumba, que aceitou, mas nem todos concordaram. Aconteceu, então, uma rebelião, liderada por Zumbi, que governou o grupo por 15 anos. Foram necessárias 18 expedições do governo português, liderados por bandeirantes, para erradicar Palmares. Zumbi adotou uma estratégia de defesa baseada em táticas de guerrilha. Finalmente, os bandeirantes descobriram, através de um delator, o esconderijo de Zumbi. Em 20 de novembro de 1695, eles mataram Zumbi em uma emboscada. Sem outra liderança, Palmares sobreviveu até 1710, quando se desfez.
Hoje os
quilombolas, nome dado atualmente aos descendentes dos moradores dos antigos quilombos, são reconhecidos e suas áreas são demarcadas. Assim, ajudam manter a tradição e a cultura negra."(*)
E aqui na província, o que foi feito sobre o tema?
Estivemos visitando escolas, prefeitura, órgãos públicos e não vimos sequer uma referência ao assunto.
Ninguém sabia sem o que significa o termo Consciência Negra.
Parece que o governo das faixas não odeia apenas a população LGBT.

SOLIDARIEDADE

Companheiro Percival.
Conte com a nossa solidariedade.
Encaminhei esse email a todas as entidades militantes pelos direitos das Pessoas LGBT que conheço, solicitando que encham as caixas de email de todos os vereadores e da prefeita com notas de repúdio.
Eu, pessoalmente, mandei uma nota na qual, entre outras coisas, explico a prefeita que entre os recursos que ela recebe na saúde, dentro da DST/AIDS há uma orientação tecnica para que pos gestores invistam na visibilidade das pessoas LGBT, e a exemplo de outros municípios, essa ajuda sai em apoio às Paradas, que alem da visibilidade LGBT trabalha também a consciencia do respitos à Diversidade e a prenvenção.Parabens pela sua luta e continue assim, lutando, lutando e nunca se calando
Eurian Leite
Gente é Super Legal: Diferenças que Somam. Campanha ISP Brasil para o segmento GLBT no Brasil

HOMOFOBIA GOVERNAMENTAL

PREFEITA HOMOFÓBICA NEGA APOIO A V PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO AGRESTE

Em uma contumaz atitude homofóbica a prefeita de São José de Mipibu, cidade distante cerca de 30 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, nega apoio à V Parada Pela Diversidade Sexual do Agreste.

A coordenação do evento conversou com a tia da prefeita e também secretária de administração municipal, a senhora Janilza Ferreira, quem informou que a prefeitura não apoiará com estrutura para o encerramento da V PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO AGRESTE, que acontece na data de 12 de dezembro de 2009, sob a alegação de que não há recursos para tanto.

O estranho nesta estória é que durante todo o ano 2009, a prefeitura disponibilizou estrutura de palco e outras providências para eventos na cidade, dando a negativa apenas para as ações de visibilidade LGBT.

Há poucos dias a Câmara Municipal reconheceu o trabalho da ONG organizadora da PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO AGRESTE, aprovando, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o segundo sábado do mês de dezembro como o Dia Municipal de Luta em Defesa dos Direitos Humanos, que se encontra no gabinete da Prefeita aguardando sanção.

A STVBrasil REPUDIA a atitude homofóbica da chefe do governo municipal e conclama aos ativistas das ONG e movimentos sociais para juntarem-se a nós nesta luta pela eliminação do preconceito no governo municipal de São José de Mipibu.

Envie seu repúdio para:

PREFEITURA (Prefeita Norma Ferreira):
assecomsjm@feraz.com.br
assecomsjm@yahoo.com.br
assecomsjm@gmail.com

VEREADORES:
vereadorcrisostomo@camarasaojosedemipibu.com.br
vereadorakelia@camarasaojosedemipibu.com.br
vereadorkericlis@camarasaojosedemipibu.com.br
vereadorasocorro@camarasaojosedemipibu.com.br
vereadorroberto@camarasaojosedemipibu.com.br
vereadorasimone@camarasaojosedemipibu.com.br
jamacioliveira@yahoo.com
kericlis@hotmail.com
vereadorjean@camarasaojosedemipibu.com.br
claudionerino@hotmail.com
vereadorclidenor@camarasaojosedemipibu.com.br

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ARTUR DA TÁVOLA (Homenagem póstuma)


Coisas que a vida ensina depois dos 40


Amor não se implora, não se pede não se espera...

Amor se vive ou não.

Ciúmes é um sentimento inútil.

Não torna ninguém fiel a você.


Animais são anjos disfarçados,

mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.

Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.


As pessoas que falam dos outros pra você,

vão falar de você para os outros.

Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.


Água é um santo remédio.

Deus inventou o choro para o homem não explodir.

Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.


Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.

A criatividade caminha junto com a falta de grana.

Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.

Amigos de verdade nunca te abandonam.


O carinho é a melhor arma contra o ódio.

As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.


Há poesia em toda a criação divina.

Deus é o maior poeta de todos os tempos.


A música é a sobremesa da vida.

Acreditar, não faz de ninguém um tolo.

Tolo é quem mente.


Filhos são presentes raros.


De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.


Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas,

chaves que abrem portas para uma vida melhor.


O amor...

Ah, o amor...

O amor quebra barreiras, une facções,

destrói preconceitos, cura doenças...

Não há vida decente sem amor!

E é certo, quem ama, é muito amado.

E vive a vida mais alegremente ...

GOVERNO HOMOFÓBICO NEGA APOIO À PARADA PELA DIVERSIDADE DO AGRESTE

Mais uma vez o governo municipal nega apoio as ações da V SEMANA DA DIVERDADE SEXUAL DO AGRESTE.
Contrariando todo o histórico de apoio já registrado na cidade e para toda sorte de eventos, a prefeita de Mipibu negou disponibilizar palco para o encerramento da V Parada pela Diversidade do Agreste.
A equipe do Mipibuense conversou com a secretária de administração Janilza Ferreira, nesta quinta-feira, 19, quem confirmou a negativa, alegando que a prefeitura está sem dinheiro para tanto.
Mas, como para um bom entendedor um pingo é letra, basta lembrar que até mesmo para político paparicar namorada em festa a prefeitura colocou palanque.
Galo cantor, cavalo de bejú, bêbo, aspone, companhia dos irmãos e a marcha da misericórdia foram todos exemplos de palanque em praça pública. Mas para a defesa dos direitos do Povo Mipibuense não pode haver apoio?
Porque tanto ódio contra os homossexuais, contra as centenas de mulheres, crianças e idosos vítimas de violência?
Será que o nosso Povo mais humilde não pode ter direitos?

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA

A reunião para escolher os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Mipibu, nesta manhã de quinta-feira, 19, fadou-se na mesmice que vem sendo marca do atual governo municipal.

Da sociedade civil compareceram, a reunião, apenas quatro entidades (04). Sendo elas a STVBrasil, a Fundação Zé das Bicicletas, a associação de Ray e a associação da Dona Eliana do Pau Brasil.

Estranhamente as associações da Dona Eliana, quem tem imóvel alugado à prefeitura na comunidade do Pau Braisl e a fundação controlada pelo vereador Kéricles Alves, participaram do pleito para um conselho que tem como objetivo escolher entidades para fiscalizar os recursos municipais.

A pegunta que fica no ar é como uma associação poderá fiscalizar o poder público se a sua dirigente tem vínculo financeiro com o governo? Como uma entidade controlada por um vereador que é aliado do governo poderá fiscalizar a aplicação do erário com total liberdade e isenção?

A Sociedade Terra Viva repudia esse modelo de procedimento e retira-se dele para não coonestar atos contrários ao bem da democracia, legalidade e legitimidade do controle social das políticas públicas.

Você acredita nesta fiscalização?

TERÇA-FEIRA NA CÂMARA DOS VEREADORES



(Imagens de Camila Barros)

Sem comentários ...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CONVITE

TESTE ANTI HIV


Parada pela Diversidade Sexual do Agreste terá teste anti-HIV para a população.

A organização da V Parada pela Diversidade Sexual do Agreste informa que este ano a população poderá fazer o teste anti-HIV (teste da AIDS), durante o evento. A iniciativa está sendo negociada com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte/SESAP RN/Programa Estadual de DST AIDS RN e SESI RN para que a população possa a sua disposição uma estrutura para realização do teste.

Integrantes da STVBrasil estão tentando contato com a secretaria de saúde de Mipibu para que esta possa se integrar as ações da Parada e contribuir para a redução da incidência de casos de AIDS no município.

SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS

O V Seminário de Direitos Humanos, promovido pela Sociedade Terra Viva, a se realizar na data de 11 de dezembro, na câmara dos vereadores, poderá contar com a participação de representação do Ministério da Saúde.
A Direção da STVBrasil está tentando viabilizar a vinda de um técnico para proferir palestra sobre a atual situação da AIDS no Brasil e as políticas públicas voltadas para prevenção, assistência e tratamento da doença.
De acordo com Conceição Barbosa, já há uma sinalização positiva do Governo Brasileiro, mas por questões de agenda, a ONG vai aguardar a até o final do mês de novembro para confirmaçào.

NO HAVE MONEY? YES, HAVE MONEY SO MUCH!


E quem viu prefeitos e prefeitas chorando pela falta dinheiro, há poucos dias, agora já sabe que eram lágrimas de crocodilo.

Para quem estava vivendo uma crise financeira o que justificaria a criação de três novas secretarias e uma fundação do suvaco?

Todos sabemos que, na verdade, não haverão secretarias, mas cabides para pendurar pupilos e pupilas.

Qual a finalidade de uma secretaria de juventude em Mipibu? Qual o seu orçamento anual?

E diga-se o mesmo das outras duas e da fundação da axila!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

CORA CORALINA

SABER VIVER




Não sei...

Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,

Se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura...

Enquanto durar

CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL

Você ainda se preocupa em guardar aquelas chatas etiquetas comprovantes de votação eleitoral?
Agora você não precisa mais guardá-las!
Para retirar sua certidão de quitação eleitoral acesse o link abaixo.

OS PORTÕES DA VERGONHA


Pode uma rua ser dada de presente à uma empresa?

É possível se negar acessibilidade à mais de 40.000 cidadãos e cidadãs?

Quem vai nos salvar dessa vergonha?

Quem vai dizer basta à esse verdadeiro abuso?

Até quando suportaremos essa humilhação?


OS PORTÕES DA VERGONHA!

JUSTIÇA AOS INJUSTIÇADOS


Para dirimir as dúvidas que ainda possam existir e reparar um grande e grave erro que vem sendo cometido contra os verdadeiros autores do HINO OFICIAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, O Mipibuense traz à luz o registro oficial da obra e pede que de hoje em diante a JUSTIÇA SEJA FEITA AOS INJUSTIÇADOS.

BREVE HISTÓRIA

Quando São José de Mipibu vivia os tempos dos coronéis donos de gado, a prefeitura lançou um concurso para escolha do Hino Oficial do Município.

Naquela época, os jovens que se rebelevam contra o todo poderoso prefeito, eram condenados extrajudicialmente a duras penas. E foi, exatamente, o que aconteceu com um dos autores do Hino Oficial de São José de Mipibu.

Interessado em concorrer ao prêmio oferecido pela prefeitura, para quem se sagrasse vencedor, o jovem professor Evandro Gomes da Silva escreveu a letra e ensaiou um esboço de uma melodia para o Hino de Mipibu. Como não dominva a arte musical, nem dispunha de uma vivência musical, procurou o seu amigo, também professor, músico profissional Perceval Carvalho, para que trabalhasse a melodia do Hino, dando-lhe uma linha melódica graciosa e agradável. E foi atendido.

No entanto, o professor Perceval Carvalho estava sendo perseguido pelo então prefeito Janilson Ferreira, quem lhe havia suspendido os vencimentos de servidor público por discordar de seu governo. E observe-se que Perceval havia sido aprovado em concurso público e o prefeito era sabedor disso.

Ciente da perseguição que lhe era imposta pelo chefe do governo municipal, o Professor Perceval Carvalho orientou o Professor Evandro Gomes que omitisse o seu nome enquanto o Hino estivesse concorrendo e que, uma vez aprovado, poderia esclarecer a verdade. Pois, se o governo tomasse conhecimento da participação do Professor Perceval Carvalho na obra, com certeza o Hino seria desclassificado.

E assim, o Professor Evandro o fez. Omitiu o nome do Professor Perceval Carvalho e venceu o concurso, tendo o seu trabalho conjunto com o Professor Perceval tornado-se o Hino Oficial de São José de Mipibu.

Porém, os problemas dos autores do Hino estavam só começando. Após o concurso, quando tentou acrescentar o nome do seu parceiro no Hino o governo passou a investir no não reconhecimento da autoria, chegando a apontar um outro nome para substituir e perseguir o Professor Perceval Carvalho. Chegando a publicar o Hino em materiais da prefeitura sem o nome do verdadeiro co-autor. Uma vergonha!

No entanto, por precaução, em 1999, os autores verdadeiros encaminharam o Hino para registro oficial junto a Escola Nacional de Música, onde obtiveram sucesso e onde o Hino se encontra devidamente registrado para o bem do Povo e elucidação da verdade.

Portanto, para que não pairem dúvidas e que a justiça seja feita, segue cópia do registro oficial do Hino de São José de Mipibu no órgão competente para ciência do Povo Mipibuense.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA?

Denúncia chega ao Mipibuense dando conta da existência de uma suposta secretaria de segurança municipal, que seria dirida por um policial.
A equipe dO Mipibuense entrou em contato com a Secretária de Administração Janilza Ferreira quem nos prestou a informação de que NÃO EXISTE SECRETARIA DE MUNICIPAL DE SEGURANÇA, o que pode haver é apoio para as necessidades do pelotão de polícia localizado em São José de Mipibu.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O MELHOR PARLAMENTAR DO ANO


Leitora pede mais detalhes sobre o prêmio O Melhor Parlamentar do Ano 2009 e o Blog O Mipibuense esclarece.

O prêmio "O Melhor Parlamentar do Ano" é uma promoção do Blog O Mipibuense e tem como objetivo ouvir a população internauta sobre quem é considerado o MELHOR PARLAMENTAR DO ANO 2009, entre os parlamentares mipibuenses.

Ao final da enquete realizada aqui no Blog omipibuense.blogspot.com, os dados serão amplamente divulgados e o parlamentar eleito o melhor do ano 2009 será diplomado durante a Assembléia Geral da Sociedade Terra Viva, prevista para acontecer na noite do dia 26 de dezembro de 2009, em local a ser definido.

Assim, esperamos haver contribuído com os esclarecimentos necessários aos nosos leitores e leitoras e pedimos que continuem votando nos seus esclhidos.

A Edição dO Mipibuense

domingo, 15 de novembro de 2009

V PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO AGRESTE

(Fotografia de Perceval Carvalho)
Aconteceu neste sábado, 14, mais uma reunião do corpo de voluntários da Sociedade Terra Viva para discutir a organização da V Parada pela Diversidade Sexual do Agreste, que contou com participação maciça de seus membros.
(Fotografia de Brenda Lívia)
De acordo com Camila Barros, que integra a Comissão Organizadora da V Parada, a programação deste ano contará com o segunte cronograma:

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia 28 de novembro, 19 horas - Coquetel para escolha da Rainha da Diversidade

Local: Sede da Sociedade Terra Viva em São José de Mipibu

De 07 a 10 de dezembro - Oficinas e palestras nas escolas de São José de Mipibu

Dia 11 de dezembro - 19 horas - Seminário Regional de Direitos Humanos e Diversidade Sexual

Local: Câmara dos Vereadores de São José de Mipibu

Dia 12 de dezembro
09 horas - Mobilização na feira livre de Mipibu

16 horas - V Parada pela Diversidade Sexual do Agreste

Concentração no Conjunto Habitacional Tancredo Neves (SJMipibu) com caminhada até o centro da cidade, onde acontecerá o encerramento com apresentações culturais, shows e muita diversão.

FALTA DAGUA


População mipibuense clama por água. São inúmeras as reclamações de todas as partes da cidade dando conta da falta dagua nas residências. A CAERN, empresa responsável pelo abastecimento dagua precisa encontrar solução urgente para o caso e sanar um problema que está crescendo vertiginosamente na província de Mipibu.

Estrutura e pessoal são apenas dois dos principais problemas argumentados para justificar a crise atual. Todavia é preciso lembar que ninguém, mesmo sem água, é dispensado do pagamento da conta dagua. O que implica em dizer que a responsabilidade da empresa é grande e para com toda a população.

Na verdade, há que se cuidar e com urgência, pois o problema tende a se agravar a cada dia em razão do crescimento populacinal e consequentemente do consumo de tão precioso bem comum.
Blog desenvolvido por Haendel Dantas | Blog O Mipibuense 2009